Escrito Com o Sangue do Meu Coração

Escrito Com o Sangue do Meu Coração Diana Gabaldon

Resenhas - Escrito Em Sangue do Meu Próprio Coração

Larissa2765 31/10/2022

??"Jamais poderia haver alguém como você."
??"Você sabe que tudo vai se ajeitar? desde que vivamos por tempo suficiente."
??"NEM TODOS OS QUE QUEREM IR PARA O CÉU DESEJAM MORRER PARA CHEGAR LÁ"
??"Você é meu lobo?, dissera-lhe Rachel. ?E se você caça à noite, voltará para casa.? ?E dormirei aos seus pés?, respondera ele"

Gabrielle 17/11/2022

Que livro perfeito, eu amo a história deles e quanto conteúdo de história esse livro carrega, indico muito!

Caroline Vital 28/11/2022

Uma releitura (gigante!)
Para lembrar os fatos, já que só agora que saiu a continuação (depois de 8 longos anos).

Continua sendo maravilhoso, escrita e pesquisa de fatos excelente. Ri, chorei, foi tudo!

Diana Gabaldon te amo ?

Yogi 17/01/2023

Que livro!!! Muitas informações, muitas... muita coisa acontecendo o tempo todo... ah, Frank!!!
Li esse livro desejando já ter o 9 em mãos pra matar a curiosidade.
É eletrizante, é mesmo com a quantidade de páginas eu não me importava, eu só queria ler mais e mais...

Gisele 17/02/2023

Serie longa, cansativa não sei como tive paciência em ler ela em dois meses, bati meu recorde. Mas muito boa história, a narrativa da autora é maravilhosa.

Denise 05/05/2023

Escrito Com Sangue
Nossa, não lembrava quase nada desse livro! Agora várias coisas fizeram sentido do livro 9
E adivinha quem já começou a reler? ????

Franciele126 01/07/2023

Simplesmente amei?? melhor leitura da minha vida. Os personagens são encantadores e o contexto histórico é incrível.

Ana Cris 17/07/2023

Tradução dos fãs
Já fiz uma resenha mais detalhada em outra edição, quando da minha primeira leitura. Ademais, no volume 8 a história já dispensa resenha ou comentários... rsrs Mas vamos lá. Diferente do livro 7, onde autora de forma criativa, intercala as histórias dos personsagens no tempo onde cada um está usando cartas, este livro é dividido em duas partes: na primeira, vemos a história do ponto de vista dos personagens que estão vivendo a Revolução Americana em +ou- 1778, a saber, Claire, Jaime, Ian, Lord John, William etc... Na segunda parte, já em 1980, conta o restante da história da família de Brianna exatamente de onde parou o livro 7.
Pra quem for baixar, deixo a dica para procurar a tradução do grupo de fãs Fraser's Ridge. Essa turminha teve o cuidado especial de traduzir de forma diferenciada a forma diferente de falar dos Quackers, além de ser o melhor arquivo digital para Kindle.

Jotinha 30/09/2023

CADÊ O SANGUE?!
Diferentemente do livro 7, o livro 8 teve um bom aproveitamento e os arcos dos persongens ficaram mais interessantes, com a reta final da guerra que se arrasta desde o fim do sexto livro, sinto que no nono livro ela vai de fato acabar. Não gostei das divisões das partes, as vezes tinha povs de Roger e Brianna da página 1 até a 300 e depois de Jaimie e Claire até a 600. Horrível, esquecia o que acontecia e perdia o foco. Aconteceu duas tragédias que não esperava, uma delas o Rollo ter abotoado o paletó foi terrível, mas a Rachel é um bom Porto Seguro para Ian. O final do livro foi tão

Thalita 04/10/2023

Então...
Acho que esse foi o mais difícil pra mim, ficou bastante arrastado porque eu não gosto do Roger e o querido me apareceu em basicamente todo o livro, eu só continuei pq queria os momentos do Jamie com a Claire, esses dois com o Lord John e o Fergus é o que me fazem continuar kkkk gosto do Ian também, mas Roger deus é mais. Ah e um ps: coitada da Marsali que respira e já ta grávida KKKKKK Fergus não da um descanso pra ela, é um filho atrás do outro minha nossa, fora isso os últimos capítulos foram o que me fizeram terminar

ingridgi 03/01/2024

Coitado
Vou admitir que esse livro foi grandes emoções, só as partes do William e do John q eu achei um tédio como sempre

Livia.Pascolato 28/02/2024

Escrito com o sangue do meu coração
PARTE I - Vínculos
Junho de 1778
- Ian monta um túmulo para Jaime e sua mãe, ainda não sabendo que eles estão vivos.
- William sai revoltado após quebrar a casa e aceita o convite de uma prostituta.
- Claire conta a sra. Figg e a Jenny a situação em que se encontram.
- Jaime e John estão a 1 hora de cavalgada de Filadélfia. Eles começam a discutir e Jamie bate em John, quando chegam homens sob o comando de Jethro Woodbine. Eles conversam não muito amigavelmente e Jaime deixa John com eles.
- William consegue se desentender com a prostituta e sai de lá, esquecendo seu casaco.
- O general Clinton quer ver John Grey com urgência, então Claire vai até lá. Chegando, encontra o duque de Pardloe, Hal, irmão de John. Ela fala que não sabe onde ele se encontra, quando vai sair o duque fala que está mentindo e chama a liteira, para levá-la até seu alojamento. No meio do caminho ele sofre um ataque de asma e Claire tem que mudar o rumo para sair do meio do povo.
- Os homens decidem levar John ao acampamento para o coronel Smith. Visto que acharam a carta de Charles Grey e Hal dizendo que ele estava ativo novamente no exército (que ele descobriu naquele momento).
- Claire manda mensagens para avisar que o duque esta na casa do irmão, tentando retardar a procura deste.
- Jaime esta voltando para Filadélfia, próximo à entrada da cidade encontra Dan Morgan e este o convidou para visitar um amigo, eles foram.
- Claire cuida de Hal, que melhora mas está em observação. Ela e Jenny estão preocupada com a grande turba que está se iniciando nas ruas com a saída dos ingleses para Washington. De repente Colenso (ordenança de William) aparece fugindo e entra na casa, ele diz que o major Findlay que falar com William.
- Jaime chega até George Washington, que o convida para ser general das tropas de Taylor, que veio a falecer. Ele pretendia ir até Filadélfia, mas aquela dor em sua perna apareceu de repente.
- Grey é levado até o coronel Smith (um vira casaca), que conta sobre Charles Grey e o Massacre de Paoli.
- Grey acha ter escutado a voz de Dottie e canta para tentar avisa-la que está lá, preso.
- Hal conta a Claire que veio para Filadélfia com o aviso de sua nora de que seu primogênito, Benjamin, foi capturado em Brandywine. Além disso, também ficou sabendo que tem um neto, Trevor, de 3 meses. Sua nora pede ajuda nesse momento difícil.
- Jaime ainda sente muita dor, mas pelas filhas de Silvia, que o acolheu, fica sabendo que toda manhã algumas carroças vem da Filadélfia com alimentos.
- Denzell Hunter encontra Grey e o avaliar. Fica sabendo de Jamie e toda a história. Smith chega e diz que precisará levar John amanhã para conversar com Washington.
- Claire continua cuidado de Hal e cuidando para que ele não saia da casa e se ponha a procura de John ou Jamie, que ainda não voltaram.
- O capitão Richardson pergunta a William aonde seu pai está e diz que seu tio Hal sumiu de sua casa. William não sabe sobre nenhuma das informações.
- Clinton vai até a casa de Claire a procura de Hal.
- Ian conta a Rachel sobre Emily e todo o resto de sua história.
- Com ajuda de Denzell e Dottie, John consegue fugir.
- William vai novamente ao puteiro e paga para Arabella, que descobre ser Jane, ficar com ele, dormindo, apenas para livra-lá de Hawkinss.
- Ian e Rachel encontram William passando com o exército. Ian o chama e quando Rachel conta sobre o noivado William soca Ian. Uma briga se desenrola e ele leva Ian preso por bater em um oficial.
- Rachel encontra Jaime e este conversa com William, para soltar Ian. Pois se não ele mesmo iria até o exército para contar o real motivo da briga.
- Claire encontra Benedict Arnold que oferece uma carona. Claire segue então até a casa dos Bartram.
- Denzell vai até a casa para cuidar de Hal, que se enfurece quando o vê. Ian é Rachel chegam junto, encontram Jenny. Jamie vai atrás de Claire.
- Claire está no jardim quando Jaime chegam, conversam e se resolvem.

PARTE II - Enquanto isso, de volta ao rancho?

Outubro de 1980
- Jemmy passa pelos trilhos e sente a mesma vibração que sua mãe.
- Roger atravessa as pedras com Buck.
- Brianna briga com Rob e consegue nocautea-lo e jogá-lo dentro do buraco do padre.
- Buck decide ir em direção a Inverness e Roger em direção a Lallybroch.
- Chegando em Lallybroch, encontra-se com Brian Fraser e sua filha Jenny. Roger desconfia que esteja no ano errado, em 1739.
Outubro de 1739
- Roger está em Lallybroch e conta a história (em partes) para Brian Fraser. Mas ainda não entendeu como foi parar naquela época, e porque Jemmy estaria lá.
Outubro de 1980
- Jemmy consegue fugir dos túneis, um outro homem começa persegui-lo.
- Amanda consegue sentir Jemmy e quando estão mais perto ela comunica Brianna. Ela segue pela estrada até a represa e então encontra Jemmy.
- Bree vai até a casa com os polícias, então quando eles vão embora, ela percebe que sua arma da cozinha não está lá e nem Rob no buraco.
Outubro de 1739
- Roger sai com Brian em busca de informações sobre Jemmy e vão até For William após passarem nas fazendas próximas.
Outubro de 1980
- Bree deixa as crianças com Fiona e conta a ela sobre tudo, afinal ela é uma das únicas pessoas que sabe sobre tudo. Bree precisa sair investigar.
- Vai até o hospital, conversar com MacLeod que tentou ajudar Jemmy, mas foi agredido pelo homem. Ela tenta fazer um esboço dele.
Outubro de 1739
- Jenny corre até Fort William avisando que Buck está na casa dos MacLaren. Chegando lá ele diz que seu coração não está normal.
- Roger vai até a casa do MacLaren onde Buck está, o curandeiro Hector McEwen chega.
- Roger descobre que Hector também é do futuro, de 1841.
- O Sr. MacLaren conta a Roger sobre uma casa há uns 3 km dali é história de assombração, onde um homem foi achado enforcado.
Outubro de 1980
- Na pousada de Fiona, Jem escuta alguém chegar e quando vê, é Rob Cameron. Ele quer conversar com Fiona para saber sobre as pedras, quanto isso, Jem vai até a casa da vizinha ligar para polícia. Quando vê pela janela do banheiro, Rob sair correndo. Segundo Fiona, ele escutou no rádio seu nome como procurado por sequestro, bate em Fiona e foge.
Outubro de 1739
- Durante a estadia na casa dos MacLaren, chegam lá, homens de Leoch. Incluindo Dougal (futuro pai de Buck). Eles conversam e contam que a mulher que vivia ali fugiu depois da morte do homem enforcado e foi para Crasnemuir e ela se chama Geillis Isbister (futura mãe de Buck).
- No dia seguinte, Roger e Buck partem.
Outubro de 1980
- Brianna volta até Lallybroch e monta vigia na torre. Vê pessoas dentro de sua casa, quando de repente vê a van do Sr. Buchan (marido de Fiona), na sequência outra van aparece e bate neles. Bree consegue fugir do local com ajuda também de um Fiat Uno que logo descobriu ser de Lionel Menzies.
- Além de Rob Cameron, ela reconhece o homem de quem arrancou a balaclava, era o Michael Callahan, o arqueólogo.
- Param em um posto, Lionel os leva de volta para Lallybroch e não encontram ninguém.
- Brianna escreve uma carta para Roger e vai guarda-lá na parte secreta da escrivaninha, então acha uma carta de seu pai Frank para ela. Frank diz a ela sobre a descendência de Simon Lovat, e sobre uma profecia que há sobre ?o última linhagem de Lorde Lovat governará a Escócia. Se essa informação cair em mãos erradas, talvez o lugar mais seguro seja no passado.
Novembro de 1739
- Brian Fraser recebe Roger e Buck dizendo que acharam duas medalhinhas com as iniciais de J.W.M (que na realidade são do pai de Roger, Jerry Walter MacKenzie, e as medalhas estavam com ele quando estava voando na guerra e nunca mais apareceu).
- Roger decide ir até Fort William e conversar com o novo comandante, Jack Randall.
- Roger conversa com Buck, que acha que Cameron pode ter forjado tudo e Jem está em sua própria época.
Novembro de 1980
- Brianna sempre escreve para Joe, mas dessa vez a cartas tem uma foto das crianças na Disneylândia e diz que Bree está levando as crianças para verem os avós.

PARTE III - Uma espada recém-feita das cinzas.
Junho de 1778 - Filadélfia
- Jaime conta a Claire sobre ter precisado aceitar o cargo de coronel, Claire e ele precisam partir, se despedem de Fergus, Marsali e sua família.
- Ian está com medo dos amigos quadres não aceitarem ele e de expulsarem Rachel. Ian liberta Hal.
- Jaime proíbe Germain de ir a guerra.
- William ajuda a família Endicotts, tem receio de encontrar com Hawkinss. Reencontra Denys Randall-Isaacs, que o alerta sobre Richardson e o avisa sobre seu tio Hal, do qual ele não sabia.
- Lorde John, disfarçado como Bert, encontra Germain, que está procurando o avô após ser assaltado na estrada. John conversa com ele e diz que o ajudará. Estão indo para Coryell?s Ferry, para encontrarem o capitão Washington.
- Claire e Jaime estão em Langhorne, onde passam a noite em uma igreja.
- William encontra Arabella-Jane com sua irmã, elas pedem ajuda para chegarem até Nova Iorque.
- A brigada de Jaime estará sob comando de Charles Lee.
- Claire, Jaime, Ian e Rollo chegam em Coryell?s Ferry. Claire vai em busca de comida e conhece o marquês La Fayette, que a convida para seu jantar com os homens coronéis. Jaime chega junto, e lá estão Washington, Lee e muitos outros.
- Claire após se despedir e deixar Jaime com os cavalheiros, foi para casa dos Chenowyths, mas decide sair e encontra Denzell. Claire tira as dúvidas de Dottie e Rachel em relação a sua primeira vez e como tudo ocorre. Vão para a enfermaria até Ian encontrá-la e levar Jaime até ela.
- William encontra Richardson, mas consegue se desvencilhar dele. Lembra de Claire e Jaime.
- Ian é convidado a uma reunião por Denzell. Conta para Jaime, que cederá a barraca e pede conselhos sobre sua futura noite de núpcias.
- William vai encontrar Jane e sua irmã. Elas estão cuidando de Colenso (sei ajudante) e também de Zeb (colocado no lugar de ajudante enquanto Colenso está ruim). Ele faz um trato com Jane, para que ela e a irmã cuidem deles e ele então as ajuda a chegar até Nova Iorque, sob seu cuidado.
- Grey e Germain chegam a Coorney?s e Germain vai correndo até a barraca de comandantes. Grey fica sabendo ali que Jaime é comandante.
- Jaime sai cavalgar com Nathanael Greene, antigo membro quacre. Pergunta sobre as probabilidades de Ian e seu casamento. Eles se encontram com Ian e Rollo que está com a perna machucada por uma armadilha. Ian tem que se reportar com o capitão Mercer, pede para Jaime levá-lo até Claire para ela cuidar de sua pata.
- Claire encontra o coronel médico Jared Leckie mexendo em suas coisas, quando confronta em relação a um paciente ele fica revoltado.
- Claire está com Jaime enquanto ele verifica o regimento, quando encontra John e também Germain, eles se rendem.
- Lorde John explica como adquiriu seu olho roxo e em estado crítico, quando entra na tenda, Percy, seu meio irmão, que está lá a convite de La Fayette. Ele quer falar com John, mas não conseguem, são interrompidos por Jaime, que não consegue tirar da boca dele o que ele quer com Fergus. Percy vai embora.
- Claire consegue soltar o músculo ocular de John, Jaime pede para que Germain fique observando e cuidando de John, e que esteja presente em qualquer conversa dele com Percival Beauchamp.
- Germain encontra o homem que roubou Clarence dele e conta a Claire. Ela vai até ele e cuida de seu ferimento, enquanto pensa que provavelmente Germain está tentando recuperar o animal. Percy aparece e ela pede para que ele ajude Germain. Ele ajuda, Germain aparece sobre o burro e então acham que ele está roubando, mas em meio a multidão Fergus aparece, conseguem explicar a situação. Ele diz que conversará mais tarde com Percy.
- O capitão Woodsworth foi falar com Jaime sobre Armtrong (John) e Jaime disse que está sendo alimentado e cuidado. Perguntou também sobre seu neto, o que irritou Jaime pelo fato de John ter dito que conhecia o garoto, consequentemente conhecendo Jaime de algum lugar.
- Todos os soldados se preparam para a batalha.
- William não consegue dormir, mesmo sabendo que não participará da batalha. Então, Jane aparece em sua tenda, mas ele a manda de volta para a sua.

PARTE IV - O dia da batalha.
- Ian se prepara
- William não pode participar a batalha por ser um prisioneiro de guerra, o general Clinton manda que ele fique na parte administrativa, mas ele se encontra com o capitão André que pede que ele leve um despacho para o coronel Tarleton.
- Washington manda abandonarem os excessos, Claire precisa levar apenas o necessário, quanto espera com John, conta a ele sua aventura com Hal.
- Jaime parte com os homens, Claire fica com Ian esperando Denzell chegar.
- Jaime está com a consciência pesada por não ter revogado a condicional de Grey, mas também não o entregou aos seus oficiais.
- Ian saiu vasculhar, encontrou um outro índio, mas não o viu, e também granadeiros.
- William chegou até Tarleton e entregou a carta. Este lhe pergunta sobre Arabella, e porque ela disse que é sua, William o ameaça caso encoste nela. Eles começam a brigar, William é tirado de cima de Tarleton e colocado no cavalo e parte. Encontra então escoceses indo atacar e tentam pega-lo mas ele foge.
- Percy conta a John que Richardson é um espião americano, e sobre as tentativas de colocar William em perigo, Percy desconfia que ele queira pegar William e rapta-lo já que agora a França está na guerra e pretende recuperar os terrenos de posse dos britânicos.
- Fergus e Germain veem John Grey e Percy fugindo, cada um para um lado.
- Claire acompanha Denzell até chegarem nos postos do hospital montado.
- John segue tentando chegar ao exército, ao seu filho. John é pego por dois homens e pedem que o levem ao general Fraser. Quando o encontram, Jamie dispensa os dois e revoga a condicional de John, este por sua vez, foge.
- William pergunta a uns alemães onde tem um ferreiro e enquanto o espera, eles o atacam.
- Ian percebe que está sendo seguido por abenakis, consegue despista-los, mas encontra William perto do riacho desmaiado. Os abenakis o acham, começam a brigar, Ian sobe em uma árvore e eles desistem, pegam sua égua e fogem.
- Ian vê Owen e Lee marchando, precisa pedir ajuda, com sua égua roubada não conseguiria levar William sozinho, decide tentar encontrar La Fayette ou tio Jaime.
- Jaime vê Ian chegando e conversando com ele, sente quando a fecha atinge seu sobrinho no ombro, seus homens começam a atacar e matam um dos abenakis. Conforme eles voltam, Washington chega ao lugar, e pede para Jaime o acompanhar.
- Hal encontra William.
- Ian é capturado e encontra John Grey, ele reafirma aos captores quem John realmente é.
- William acorda na tenda de seu tio, que já sabe sobre toda a história.
- Jaime está perto da igreja que montaram o hospital, ganharam um ataque contra os britânicos que recuam. Ele começa a procurar Claire e quando a encontra vê o tiro que a acerta.

PARTE V - Contando cabeças.
- Jamie segura Claire, o Dr Leckie estanca o sangue e vai embora,um soldado diz que Lee o chama e ele revoga sua autoridade para ficar com Claire.
- Denzell chega e conversa com Claire, opera, da certo, eles rezam.
- John Grey está com o capitão André, e vê Ian brigando com o abenaki, ele o mata.
- William encontra-se com seu pai John.
- Grey oferece um cavalo a Ian, mas ele recusa e prefere voltar para seu acampamento a pé.
- Hal e John conversam um pouco, mas John deixa os assuntos mais importantes para o dia seguinte, Hal o avisa de que seu filho mais velho, Ben, está morto.
- Hal não acredita que Ben esteja morto, pois quem lhe deu a notícia foi Richardson.
- Tarleton vai até a barraca de William que está com uma forte amnésia. Conta sobre os desertores que o jogaram e pegaram seu cavalo e também conta sobre Harkness que ficou na Filadélfia e não está com seu regimento.
- William fica sabendo que Jane e Fanny foram embora e vai atrás delas.
- Hal e John conversam sobre Percy, Hal quer voltar para Filadélfia atrás de Richardson para descobrir o que aconteceu com Ben.
- Claire está se recuperando, quando ela e Jaime recebem a visita de John. Ele pede ajuda a Jamie para que ele escreva ao general Arnold para que eles possam procurar por Willie na cidade, eles acham que a saída das moças foi uma emboscada de Richardson para Willie.
- Jamie fica revoltado com a oferta de residirem na casa de John.
- William consegue encontrar as irmãs, que fogem e encontra também Rachel, que o ajuda a achá-las. Rachel finalmente encontra Ian, com ajuda de Fanny.
- Fanny e Jane contam a William que quando elas estavam no bordel, Harkness ofereceu um alto valor pela virgindade de Fanny e Jane o golpeou, matando-o no quarto e fugindo em sequência.
- Jane conta que decidiu fugir porque conhece tipos insistentes, como Tarleton.
- Rachel decide que levará as irmãs para um acampamento de quacres. William fica responsável por levar Ian de volta até Claire, onde estaria Denzell, responsável por cuidar dele.
- William deixa Ian e vai embora sem conversar com ninguém.
- Ian acorda após todo o procedimento, já enfaixado e com Rachel do seu lado.
- John e Hal chegam a casa na Filadélfia e encontram Dottie, ela conta sobre o casamento que acontecerá nos próximos dias. Incrivelmente William aparece na casa, eles conversam sobre Richardson, Ben e assuntos de guerra, William decidiu ir atrás de Ben, já que não é mais soldado, não pode ser morto por espionagem, ele parte.
- Denzell e Dottie se casam, Ian e Rachel se casam.

PARTE VI - Os laços que unem.
Dezembro de 1980 - Califórnia
- Brianna está resolvendo todas as questões possíveis, conversando com Joe e deixando tudo certo. Ele envia uma carta a ela, lendo, ela descobre que Roger está em 1739 e que ele está investigando sobre as medalhas que achou de seu pai.
Novembro de 1739 - Escócia
- Roger chega até o Sr. Cumberpatch, que havia comprado as plaquinhas de um homem, que comprou de outro na muralha. Além disso, ele acha um pingente com uma granada facetada e o compra.
- Roger conta a Buck sobre seus verdadeiros pais, Dougal e Geillis.
Dezembro de 1980 - Boston
- Bree conversa sobre as possibilidades de sua volta no tempo com Joe e Jemmy.
- Jemmy conta que também sente Amanda, assim como ela sente ele.
Dezembro de 1739
- Roger e Buck chegam na muralha de Adriano e encontram o homem procurado, inclusive, com a jaqueta de Jeremiah, mas ele os afugenta.
Dezembro de 1980
- Bree e Joe fazem um teste para calcularem a distância em que Jemmy e Amanda conseguem sentir um ao outro.
- Mandy consegue sentir Jemmy e Bree por 6 km, Jemmy consegue sentir Mandy até 1,5 km e sua mãe bem menos.
Dezembro de 1739
- Roger e Buck descobrem o local de outro círculo de megalíticos, é levado até o local por Ridley, que conta a eles sobre o Sr. Hacffurthe, dono de um grande ?chicote?, que na realidade era o equipamento de paraquedismo do exército.
- Eles descobrem que o homem que surgiu ali nas pedras, foi saqueado pelo clã Wad e espancado. Então esse homem tentou roubar uma torta e está detido em Quarton.
- Eles encontram Jerry preso, o soltam e fogem com ele, levando-o até o círculo, Roger lhe dá a granada. Mas no fundo sabe que ele não conseguirá, isso o leva a pegar nas mãos de seu pai e dizer que o ama, mesmo que ele não saiba quem Roger é.
- Buck quer ir para Cranesmuir ver Geillis.
Dezembro de 1980 - Edimburgo
- Bree está indo para Inverness, pediu para Fiona buscá-la e para Lionel ficar de olho em Rob. Eles iriam atravessar.
Dezembro de 1739 - Cranesmuir
- Roger e Buck chegam a casa de Geillis, lá com ela, está o Dr. Hector McEwan, quando Buck vai até o consultório de Geillis, Hector fica muito enciumado e Roger explica a situação para ele, eles saem dar uma volta e mais uma vez ele coloca as mãos sob a cicatriz de Roger com aquela luz azul e Roger sente a melhora.
- Buck fica chocado em saber que sua mãe é praticamente uma puta, visto que ela até beijou ele, mas não aconteceu mais nada.
- Buck se propõem a voltar e levar notícias a Bree, e também trazer noticiais para ele. Ele conta sua história com Morag, sua esposa, e sabe que ela ficará mais feliz se ele não voltar para ela.
Dezembro de 1980 - Craigh na Dun
- Brianna e as crianças chegam às pedras. Leonel Menzies aparece para ajudá-los e impedir Rob Cameron caso ele apareça.
- Rob Cameron de fato aparece, mas eles conseguem atravessar a tempo.
Dezembro de 1739
- Bree e as crianças chegam até a torre de Lallybroch, eles veem um homem subindo, Brian Fraser, quando ele vê Brianna e Jemmy desmaia, achando ser Ellen e William.
- Mandy está sentindo seu pai.
- Roger estava chegando a Lallybroch quando encontra com Jemmy, em sequência Buck aparece com Mandy.
- Roger leva Bree até McEwan pois ela não quer interferir no passado de sua família conhecendo Brian. Eles ficam e passam a noite ali.

PARTE VII - Antes que eu me vá
Setembro de 1778
Filadélfia
- Claire e Jaime estão na Filadélfia. Morando com Marsali e Fergus.
- Claire está se recuperando bem. Chega na casa, um bilhete ameaçador, Marsali diz que sempre chegou mas quando vê aquele se assusta.
- Claire conversa com Jaime sobre Fergus, e Percy que ainda está insistindo no assunto com Fergus.
- Ian e Rachel irão levar Dottie até Nova Iorque ver Hal, uma vez que seu irmão Ben realmente está morto, e seu irmão Henry está na lista dos que irão morrer. Ian irá levá-los junto com outros mohawks.
Nova York
- Dottie está com Hal, e pergunta sobre o que está acontecendo, Hal se mantém firme em acreditar que Ben está vivo ainda, e que a informação de sua morte dita por Richardson é falta.
Filadélfia
- Ian e Rachel já voltaram e Ian conta sobre a possiblidade de voltarem para cordilheira com seus tios.
- Ian acorda, mas Rollo não. Ele e Rachel levam ele para enterra-lo.
Montanha de Watchung
- William segue em direção a Nova Brunswick.
Filadélfia
- Benedict Arnold bate a porta de Fergus e pergunta sobre Claire e se ela pode ajudar um parente de um amigo. O amigo em questão é Sr Shippen e o ferido, Tench Bledsoe.
- Claire tem que amputar Tench, ele sobrevive.
- Claire anda sendo perseguida por jovenzinhos que acham que ela é legalista, isso causa crises de pânico devido ao seu infeliz trauma de estupro.
Nova Jersey
- Willie chega aoAcampamento de Middlebrook, finge ser um amigo da família e começa sua investigação.
- Levam-o ao túmulo de Ben, que segundo eles, morreu de tifo. William decide voltar para Nova Iorque e conta ao seu tio. Mas antes, decide levar uma mecha de cabelo.
- William profana o túmulo, e quando se dá conta, o morto não é Ben, é um ladrão qualquer, está sem as orelhas.
Filadélfia
- A gráfica pega fogo, Claire e Jaime saem correndo para acordar as crianças e Fergus e Marsali. Ninguém acha Germain e Henry-Christian.
- Quando estão lá fora, eles veem os dois meninos lá em cima, Germain agarra uma corda, e segura seu irmão, mas ele cai.
- Henry-Christian morre.
- Após o velório, Ian e Rachel junto com todos os familiares, levam Henry-Christian para descansar ao lado de Rolllo.

PARTE VIII - Busca e regaste
Setembro de 1778
- Sra Bell envia uma carta a Jamie dizendo que sua prensa está muito bem e se encontra na fazenda do sr. Simpson em Savannah.
- Willie envia uma carta ao seu tio sobre a possível fuga de Ben.
- John avisa Hal quando ele é Dottie atracam em Charleston para descobrir sobre Amarantus Cowden, suposta mulher de Ben. Ela se encontra de férias em Savannah, eles precisam ir para lá.
- General Clinton ordena que Hal é seu exército sejam reunidos e levados a Savannah para se juntarem a Archibald Campbell e ocupar a cidade.
Outubro de 1778
- Dottie descobre que está grávida, John decide levá-la de volta para Nova Iorque, Amaranthus terá que esperar mais um pouco.
Fim de novembro de 1778
- Marsali e Fergus estão acomodados com os filhos em Savannah. Claire e Jaime decidem esperar o inverno passar para subirem a cordilheira.
- Claire segue atendendo pacientes, Jaime e Ian arrumam emprego. Em um dia após uma paciente com uma fístula do reto/vagina, Claire sai correndo ao encontro de William.
- William conta sobre sua investigação com Richardson e também pergunta sobre Denys Randall. Clarice não sabe muita coisa a respeito.
Dezembro de 1778
- Fergus, Jaime, Ian e Germânia estavam em um lodaçal caçando e pescando. Eles veem então a chegada de muitos navios britânicos.
- General Howe É Richardson aparecem a porta de Jaime perguntando se ele não irá defender a cidade, Jaime nega e também diz que não irá com eles.
- Claire vai te o boticário e descobre que eles tem éter. Enquanto se prepara para operar Sophronia, o capitão Richardson chega ao consultório e diz que ele é um rebelde e não um legalista, trabalha para os americanos e que induziu Grey a se casar com ela. Para que ele fizesse amizade e a levasse a virar uma espiã para ele, Claire muito brava pede para que ele se retire. Sua paciente chega.
- Sophronia é uma menina de 12 anos, escrava, abusada pelo seu senhor, engravidou e perdeu o filho, isso causou as fístulas que Claire habilmente conseguiu consertar com ajuda do éter e de Rachel.
- William está andando quando encontra Fanny, que diz que sua irmã Jane foi levada pelo major Jenkins, que a reconheceu da noite que Haukness a levou e ela o matou.
- William vai até a mansão onde Campbell está, e encontra lá seu pai e seu tio. Ele conta o problema de Jane.
- John não conseguiu fazer nada a respeito da situação de Jane.
- William vai até Jaime e pede ajuda para resgatar Jane. Jaime vai com ele até a casa, entram, mas quando chegam no quarto, Jane não suportou, quebrou uma garrafa e acabou com o seu sofrimento.
- Todos vão ao enterro com Fanny, William da a ela sua égua Miranda. Ele irá seguir para Saperville. Jaime e Claire deixaram Marsali e Fergus em Charleston e irão até Willmington se prepararem para subir a cordilheira, levando Fanny e Germain.
Janeiro de 1779
- Hal e John encontram Amaranthus e Trevor.
- William vai até Jaime perguntar sobre sua mãe.

PARTE IX - ?O mundo pode acabar, mas o amor e a música resistirão?.
Março de 1779
- Novamente na Cordilheira.
- Claire opera Fanny que tem a língua presa, apenas cortando um pouco seu frenulo, tudo ocorre bem.
- Eles descem até o entreposto comercial dos Beardleys, Claire e Jenny fazem compras e trocas. Ian e Rachel encontram com Herman e Trask, as gêmeas (Hermione e Ermintrude) que agora moram com a sra. Sylvie (dona do bordel) e trabalham com a parte da segurança. Chamadas agora de Wurms.
- Claire vê um dos homens que abusou dela, ele reconhece a voz, de quando ele chamava por Martha. Mas apesar de segui-lo, não tem porque falar com ele e nem descobrir quem o homem é. Mas também não sabe como ele escapou do massacre naquela noite.
- Durante a volta, Ian percebe que a algo incomodando sua tia Claire.
- Jenny percebe que Claire está estranha e pergunta, ela conta a história a Janet e esta conta sobre Maggie, sua filha, que também foi estuprada, pelo irmão do marido.
- Jaime leva Claire para ver a fundação da nova casa, ele pergunta o que aconteceu no entreposto, mas ela ainda não está pronta para contar.
- Jaime e Claire dormem junto a fundação, mas ela acorda sozinha, Jaime foi a caça, ela tinha certeza. Ele havia falado com Jenny.
- O filho de Ian e Rachel nasce, um menino.
- Jaime volta, fez o que tinha que ser feito.
- Jaime e Claire estão trabalhando na fundação e na horta quando param para descansar viram uma família chegando? eles saem correndo ao encontro de Brianna, Roger, Jem e Mandy.

adriscie 03/04/2024

No começo a leitura estava mais devagar, como fazia uns meses desde que li o último, já tinha esquecido um pouco do que havia acontecido, mas depois que peguei o embalo, aproveitei muito. Como os livros são grandes e densos, leio devagar e aproveitando a leitura.
Então realmente, não acho que seja o tipo de livro para ler de uma vez só, e sim ir curtindo a leitura e absorvendo a história.
Tô gostando muito da Claire mais velha, adorei as partes do Ian, só fiquei com um pouco de preguiça nas partes do William. Mas é um livro sensacional, como sempre!