O Chamado do Cuco

Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Vinicius Ciongoli 06/08/2023

Encantadora e surpreendente
Comecei esse livro sem muitas expectativas (sinceramente só tinha começado por ser escrito pela J.K Rowling sob seu pseudônimo), mas no final devorei as últimas 250 páginas em algumas horas e virou uma das minhas séries literárias favoritas de todos os tempos.

Os personagens são encatadores e você acompanha a evolução deles e de suas relações de forma natural ao mesmo tempo que acompanha o detetive Cormoran Strike e sua (nesse primeiro livro) secretária Robin Ellacott desvendarem um possível assassinato de uma super modelo.

Esse livro tem aquele tipo de reviravolta no final que explode sua mente e faz você querer mais.

Atualmente (2023) a série está no seu sexto livro, com o sétimo sendo lançado em inglês em setembro.

Simplesmente maravilhoso.

Fabricio268 02/08/2023

Objetivo proposto atingido.
Um romance policial que entrega o que promete, horas saudáveis do bom e leve entretenimento.
Leitura agradável.
Michela Wakami 04/08/2023minha estante
Você vai ler os outros dessa série, amigo?

Fabricio268 04/08/2023minha estante
Como já tenho eles, menos o último, acho que vou ler. Só não sei quando.

Millena.Errero 01/08/2023

Fiquei meio dividida?
A história em si é muito bem construída, mas preciso admitir que achei a leitura um tanto lenta, principalmente pela quantidade de nomes de ruas e lugares na Grã-Bretanha que para mim não ajudavam muito a construir o espaço na imaginação.

Demorei para conseguir me apegar aos personagens principais e ainda agora, não sei se realmente cheguei a sentir uma conexão com a Robin, por exemplo.

Realmente leva um tempo até que as coisas comecem a acontecer de verdade, mas quando o Strike vai atrás das pistas e se dedica de verdade ao caso, eu acabei ficando bastante presa em tudo o que estava acontecendo e querendo saber mais.

Alguns detalhes do caso ainda me confundem um pouco, talvez precise reler algumas partes para entender a revelação (que sim, só veio nas últimas páginas) completa com outra cabeça.

No geral, foi bem interessante, mas gostaria que o desenvolvimento tivesse sido um pouco mais dinâmico.

Roberto.Vasconcelos 24/07/2023

Cormoran e Robin
Taí um livro muito satisfatório.
Gostei bastante da forma que os personagens são desenvolvidos, o Cormoran tem uma vida pessoal cheia de mistérios e o autor vai soltanto pitadas aqui e ali pra instigar a curiosidade, já a Robin consegue formar uma boa dupla com ele e se destacar ao mesmo tempo.

A história em si me pareceu um pouco arrastada mas foi bom mesmo assim.
Chegando próximo ao final me peguei pensando em como o assassino foi idiota, afinal depois de escapar da investigação da polícia ele consegue se colocar em risco de forma desnecessária o que me deixou em dúvida mas enfim , os personagens principais são cativantes e conseguiu me deixar interessado na continuação.

AlanaDeduck 22/07/2023

Alta qualidade de escrita, mas...
Um romance policial escrito por JK Rowling, trata de um universo de fama, dinheiro e mentiras. A escrita maravilhosa, fluida. Mas eu não consegui me conectar, mergulhar na história. O enredo me deixou curiosa, mas não foi aquela sensação gostosa de "preciso saber, não consigo parar de ler". Cormoran e Robin são personagens muito boas, talvez seja o motivo pelo qual darei uma chance ao segundo livro da série. Em relação ao desfecho, já tinha passado pela minha cabeça quem é @ assassin@, mas confesso que foi tão contraditório em alguns momentos que pareceu bobo. Terminei com uma sensação de que poderia ter sido melhor, mas não foi ruim ao ponto de desistir dos demais livros da série. Espero que os próximos sejam melhores, mais refinados e amadurecidos nesse universo investigativo.

Gomor 19/07/2023

Cormoran Strike é um detetive com problemas financeiros, um namoro desfeito e um trabalho sem sucesso. No mesmo dia em que conhece sua secretária provisória, o advogado, irmão de Lula, aparece para pedir que ele investigue sua morte. A famosa modelo de fato se suicidara?
O livro é bom, mas achei a escrita um pouco enrolada o que dificulta o andar da história. Mas valeu!

Luaba 17/07/2023

Muito bom, mas...
A história é interessante, com nuances e impossível de suspeitar de apenas uma pessoa o livro inteiro.

Contudo, para mim, a leitura ficou arrastada nas primeiras 150 páginas, até realmente engrenar a história. Depois disso, foi ótimo. Uma leitura fluida e não tão pesada.

Um ponto que me incomodou um pouco: os capítulos intercalam entre a investigação em si e a vida privada do detetive Strike (e até um pouco de Robin).
Isso dificultou a imersão na leitura, visto que são bastantes personagens e nem todos tem a ver com o caso. Ainda, no final, a conclusão sobre as questões em aberto desses personagens pareceu ter sido escrita às pressas. Poderia facilmente ter mais alguns capítulos discorrendo sobre eles.
Não me pareceu proposital para uma eventual continuação, acho que foi só deixado de lado mesmo. Se for isso, uma pena, pois dá para sentir que a intenção é certo envolvimento com a história particular dos personagens, principalmente para desenvolver empatia.

Ou seja: vale a pena a leitura! Sim, eu sei que eu destaquei pontos negativos acima, mas eu não acho a leitura menos prazerosa por isso. Pelo contrário: eu queria mais!

Dica: deixe lápis e papel dentro. São muitos personagens e você vai ter que ficar voltando para lembrar quem é quem se não anotar ("Um cara chamado Milton estava com a gente esse tempo todo?!? ?)

Cris.Aguiar 16/07/2023

Me enganou!
Eu achei que seria um livro chatinho de ler... Me incomodou muito a letra pequena em páginas largas... mas olha (!), me enganou!

As primeiras páginas são um cheirinho isca que essa narrativa fará contigo, você vai avançando e quando vê... está tentando juntar as pistas junto com o Strike, levantando teorias, "mandando ele verificar" alguma pista que o escritor (ou a escritora ;) ) não foi atrás... E LÁ ESTÁ, você chega ao final sem nem perceber e curte pra caramba.

Me ganhou, vou para o próximo.

Laura 16/07/2023

O chamado do cuco
Uma história muito envolvente, apesar de ser um pouco arrastada em alguns momentos, o suspense perdura, finalizado com todas as peças se juntando de uma forma incrível
Wagner47 16/07/2023minha estante
Exatamente o que achei. Enrolativo, mas que direciona a um final muito bom.
A sequência já achei o oposto. Frenética na investigação, mas com uma solução bem normal.
Porém o terceiro equilibrou os dois lados pra mim

Carolina.Filth 12/07/2023

Investigação e mistério do início ao fim!
Geralmente eu tenho opiniões muito fortes sobre as minhas leituras, mas dessa vez eu tô um pouco confusa e sem saber muito como explicar o que achei. Mas vou tentar!!

A escrita é muito fluida, os personagens são muito bem construídos, descritos e aprofundados. Vi algumas pessoas dizendo que o livro tem mais páginas que o necessário, mas eu discordo, porque esse livro contém o ponto de vista de MUITOS personagens ao mesmo tempo, é literalmente um acusando o outro, um tendo uma percepção diferente do outro... E a escritora dedicou a quantidade perfeita de páginas para que tudo isso ficasse crível e bem desenrolado. Por sinal, ela mandou muito bem criando maneirismos para todos os personagens, e elaborando personalidades super distintas umas das outras. Eu gosto de como os protagonistas são pessoas com falhas e acertos, e que nem sempre eles nos entregam imediatamente o que queremos ler! Eu gosto que as vezes personagens que eu adoro se desentendam, porque isso os tornam humanos de verdade. E por sinal, a narrativa é muito no ponto, dou garantias sobre isso pois tenho muita dificuldade de visualizar aparências de personagens e cenários, mas nesse livro aqui eu consegui perfeitamente! É bem raro pra mim.

Tenho 3 críticas negativas sobre esse livro:
1 ? Eu nem sempre me sentia animada pra ler ele. Por algum motivo eu nunca senti a vontade de abrir e devorar ele, ou fiquei trabalhando e desejando estar lendo ele. Eu não sei dizer o porquê, mas tive de me forçar um pouco pra terminar.

2 ? Depois que eu descobri quem era a escritora, fiquei paranóica e comecei a enxergar alguns padrões de preconceito dentro da história que eu não consigo determinar se realmente é real ou se é só eu ouvindo vozes.

3 ? Gostaria que a investigação incluísse um pouco mais o leitor, para nos dar a oportunidade de ir desvendando a história JUNTO com o Cormoran, ao invés de só descobrirmos no final quando ele confronta o assassino. Diversas vezes durante a leitura a história se foca nos pensamentos do protagonista, mas nunca sobre o que ele pensa do caso. Minha nota 4 ao invés de 5 se dá principalmente por causa disso. O livro exclui muito o leitor da investigação, não queria receber as respostas, mas gostaria de receber a oportunidade de desvendar o caso junto com o Strike.

É isto. Recomendo.
Natylla_ 12/07/2023minha estante
A série é muita boa. Mas tive um sensação igual a sua do item 2.

tabatagalera 04/07/2023

Quem diria que JK fosse escrever um Romance Policial. Fiquei bem surpresa com a trama, Strike consegue enxergar coisas, que me fez pensar, como assim que foi isso? Que horas que você descobriu isso? Como assim? Kkkkk
Confesso que em momento algum passou pela minha cabeça que um certo personagem seria o vilão da história, minha lista de suspeitos passou longe kkkkk
Já coloquei os outros livros do Cormoran na lista hehe

Gabrielli... 25/06/2023

Não gostei
Um livro demorado, que se concentra em detalhes que eu achei foram desnecessários para a história.
Talvez eu assista a serie inspirada nesse livro, provavelmente vai ser melhor
Tainá.J 24/08/2023minha estante
Não sabia que tinha série! Obrigada??

Emilly1172 22/06/2023

Ela pode ser horrível mas escreve tão bem.
O livro poderia até ser menor, mas não sei qual a mágica dessa mulher pra a gente conseguir lembrar de todos os milhares de personagens da história.
Bruna 22/06/2023minha estante
Por conta desse post, quero voltar a lê-lo, pois abandonei. Estava meio chato é parado. Que bom que gostou, isso me deu uma animada...