O Histórico infame de Frankie Landau-Banks

O Histórico infame de Frankie Landau-Banks E. Lockhart

Resenhas - O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Fabiana 18/01/2019

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks foi meu primeiro contato com E. Lockhart e posso declarar: me apaixonei à primeira lida. A autora dialoga com o leitor de uma maneira tão leve e divertida e utiliza de uma escrita extremamente inteligente, até fugaz, que não tem como não se apaixonar. Todos as personagens possuem um aprofundamento interessante, como a Zada, irmã de Frankie, e Trish, amiga. Suas histórias dialogam entre si e contribuem para a formação do caráter forte de Frankie.
A narrativa traz pautas importantíssimas para o público-alvo ao qual o livro é destinado, como feminismo, inclusão social e relacionamentos abusivos e também discussões inusitadas e interessantes que a gente não sabia que precisava saber, como a do pan-óptico.

Apesar de Matthew ser namorado de Frankie ser um fator importante no desenrolar da narrativa, o livro não é sobre romance. É sobre superar expectativas, sobre se impor, sobre feminismo. O relacionamento da protagonista, podemos perceber, se caracteriza como abusivo pelas inúmeras declarações e ações de Matthew, e é interessante perceber e acompanhar como Frankie lida com essa paixão conturbada, e como isso influencia nas suas decisões comandando a Leal Ordem dos Bassês - a sociedade secreta de Matthew.
É muito divertido os momentos em que a autora traz a história por trás daqueles elementos que ela decide mostrar na obra, como a Sociedade Cacofônica, além de dar sustância à narrativa.

Para finalizar, gostaria de deixar aqui minha apreciação pela tradução feita por André Czarnobai. Soube adaptar muito bem as figuras de linguagem utilizadas como adjetivos e os "positivos negligenciados" de Frankie. Genial!

"É melhor ficar sozinha, ela pensa, do que ficar com alguém que não te enxerga como você é. É melhor liderar do que seguir. É melhor falar do que ficar em silêncio. É melhor abrir portas do que fechá-las na cara das pessoas."

site: https://blogliterariodafabi.blogspot.com/2019/01/resenha-7-o-historico-infame-de-frankie.html

Estante Limitada 29/09/2020

que livro gostoso de ler ♥
SERIO esse livro é leve, divertido e rápido.
O final apesar de ser previsível foi perfeito para essa está estoria maravilhosa.
SPOILER
adorei o fato da frankie não ficar com o babaca do matthew no final e ter feito todos os meninos de trouxa.

Julya.hammes 09/11/2022

Raiva
Cara, decepcionada. O livro poderia ter tido um final FODA. Porém chegou na metade pra frente a autora cagou o livro. O final é horrível, decepcionada. 4/10.

Liliane32 21/12/2022

Sobre poder
O livro tem uma temática muito boa: a necessidade de ser aceito pelo que se é, não somente pelo que as pessoas vêm em você. No decorrer do livro vemos a Frankie que o pai queria que fosse um menino e a mãe que ela fosse uma eterna "princesinha" crescendo nos seus 15 anos. Ela começa a se descobrir como estrategista, com vontade de liderar, pertencer a algo e ter poder.
A oportunidade de pertencimento surge no grupo do novo namorado, Matthew e seus amigos. A oportunidade de poder ela cria quando decide controlar as atividades da sociedade secreta dos Bassês. Ela quer provar que não é só bonita e inofensiva. Ela é inteligente, astuta e tem um cérebro.
No geral achei bem construído. Só acho que é muita coisa para quem só tem 15 anos e até ontem era bem alienada. No livro ela evolui para ser a namorada do "cara" e para pária, em um piscar de olhos. No meio do caminho passa por cima de um monte de gente e arruma muita confusão.
Gostei da forma como a autora escreve, estou no humor para livros jovens adultos e este é bem escrito. Gostei mas não amei.

clarocarol 30/12/2022

Tipo de livro que a ambientação é TÃO boa, que a gente se sente na escola, na praia, no restaurante, no dormitório, em todos os lugares. A história tem um pano de fundo muito bom e muito bem explorado, quem nunca quis desvendar segredo de uma sociedade secreta enquanto ainda tava na escoa??? Realizou meu sonho pelo menos

Bia 02/02/2023

"Acolhida e rejeição significa que causou impacto"
Esse livro é simplesmente incrível, ele é genial, principalmente pq tem coisas que realmente aconteceram, sem contar nos assuntos específicos que esse livro aborda como por exemplo o pan-óptico (o sentimento de estar sendo vigiada), apenas pensei que o final seria diferente mais ainda sim foi maravilhoso.

Bialencar 02/07/2023

Diferente
Li faz um tempo, gostei por ser algo diferente do que eu já li. Gosto de outros livros da autora e decidi ler esse

Caty linda 19/03/2024

A protagonista é genial
É um livro bom, em geral amei como o livro foi se desenvolvendo e mostrando mais sobre a Sociedade e a Frankie. A única coisa que eu não gostei foi a forma como eles limitaram a genialidade da protagonista. Ela é uma garota inteligente, estrategista e genial (pena que, no livro, resumiam ela a apenas uma garota bonita). E a autora não conseguiu nos mostrar muito desse lado dela. Acho que a Frankie teria um grande potencial para um segundo livro. Tirando isso, é um livro excelente.