A coragem de ser imperfeito

A coragem de ser imperfeito Brené Brown

Resenhas - A coragem de ser imperfeito

Tatiane495 03/03/2024

Desperdício de tempo
Livro repetitivo sobre o tema da vulnerabilidade, com exemplos pessoais de vivência da autora e estudiosa sobre o assunto, que mais parece ter a solução pra todos os problemas que acomentem a essência humana, da mais tenra idade à maturidade.

Cansativo, por vezes pareceu desconectado do tema em várias passagens, citando exemplos no mundo corporativo, entre outros que particularmente, não vi qualquer relação com o propósito do livro.

Fernanda.PantaleAo 02/03/2024

Lido pela segunda vez
Muito bom, ele mostra situações de vulnerabilidade e vergonha quem nem lembramos que agimos automaticamente. E como tentar repensar.

NatAlia233 01/03/2024

Sensacional
Que livro bom! Vou reler muitas vezes para sempre avaliar se estou colocando em prática o que aprendi.

Fabi 01/03/2024

Indicado por minha psicóloga, gostei demais da leitura. Como precisava enxergar certas coisas, me cobro muito a perfeição, e aí a ansiedade grita. Algumas partes do livro são um pouco cansativas, mas ainda acho que vale muito a leitura. Tem também muitas coisas práticas para implementarmos em nossa vida.

Carlinha 01/03/2024

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emoc...
Iniciei a leitura devido a um desafio de leitura de um grupo do Facebook que participo, o Kindle-Lerune.

O tema do mês de fevereiro era Título com a Inicial do Seu Nome.

Sempre busco intercalar leituras mais construtivas com outros tipos de leitura e achei que ia ser o típico livro de auto-ajuda, porém fui surpreendida.

Achei o conteúdo muito rico, baseado em anos de pesquisa, ensinamentos preciosos que nos faz refletir muito sobre quem somos, quem gostaríamos de ser, como a sociedade espera que sejamos, como gostaríamos que nossos filhos/alunos fossem e como educá-los.

Trás muita reflexão, muito autoconhecimento, mas de forma leve.

Em alguns momentos achei a leitura bem arrastada, mas mesmo assim vale a pena.

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente.

Bianca.Ilkiu 29/02/2024

Não sou fã de leitura motivacional, mas esse livro é muito interessante porque trata da importância da vulnerabilidade na nossa vida.

rafapagno 28/02/2024

Útil, mas um pouco prolixo
Realmente os conceitos apresentados no livro são excelentes e aplicáveis, faz você pensar, se questionar e refletir em suas ações.

Apesar de ser um livro com poucas páginas e, de certa forma, direto, a partir da metade do livro a leitura se torna um tanto quanto prolixa e cansativa, com exemplos desnecessários. Logo no começo do livro, você já consegue entender o conceito, por isso que a partir da metade, ele se torna prolixo.

No entanto, a essência e o assunto principal do livro são perfeitos para quem se sente preso no perfeccionismo, por buscar agradar à outros.

O livro fala da diferença de culpa e de vergonha, sobre como a sociedade (ou ambiente familiar e empresarial) que usa a vergonha e humilhação como forma de "controlar" ou manipular o comportamento de outros cria indivíduos cada vez mais limitados e regidos pelo medo, fazendo com que sua criatividade se torne limitada (por medo de expor suas ideias e ser humilhado) e, consequentemente, tornando as pessoas robóticas.

O maior proveito que eu tirei do livro é que a vulnerabilidade, ou seja, se permitir sentir e abrir mão do controle, é a chave para melhorar nossos relacionamentos, a carreira profissional e a nossa relação com nós mesmos.

É um bom livro, mas não foi o melhor que eu já li.

Duane.Quintino 27/02/2024

Sobre vulnerabilidade
Riquíssimo de conteúdo (o livro é baseado em muitos anos de pesquisa), mas particularmente achei a leitura um pouco cansativa ?. A parte final do livro cai muito bem para mães e pais, tem trechos muito úteis e uma forma diferente de enxergar e orientar a educação dos filhos.
Lilly 28/02/2024minha estante
Eu tbm achei cansativo kkkkkkkkk parece uma repetição eterna do mesmo com outras palavras

Duane.Quintino 29/02/2024minha estante
Exatamente! Hahaha eu achei a palestra dela no TED tão animada que acabei esperando isso do livro tb hahaha

Lilly 02/03/2024minha estante
A decepção, meu pai

Gabriella 26/02/2024

Eu confesso que já tinha este livro a muito tempo, e não tinha me chamado tanta atenção, mas me surpreendeu bastante.
Achei a leitura meio ?boring? em alguns pontos mas me trouxe insights muito bacanas sobre pontos importantes da minha vida e personalidade.
Tem uma parte que ela fala sobre estarmos sempre esperando pelo pior, principalmente quando estamos muito felizes, e me vi muito nisso.
Recomendo a leitura, assim como as palestras disponíveis da autora no Ted talks, valem a pena!

Gleiciane.Leal 26/02/2024

Não é meu estilo de leitura favorita, mas consegui extrair ensinamentos preciosos, principalmente no último capítulo sobre criação de filhos.

KaelanyS 25/02/2024

Livro fantástico
Gostei bastante do livro, muitas dicas valiosas. Não é só mais um livro irrealista de auto ajuda
Recomendo !!

tainacarolino 25/02/2024

- diria que esta é uma leitura obrigatória para quem está em processo terapêutico, pois quem está vivendo a terapia sabe da necessidade de se abrir para as emoções.

?viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. mas isso não precisa ser ruim. a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.?

eu demorei muito tempo para entender que ao fugirmos de emoções como medo, mágoa e decepção, trauma, também nos privamos do amor, da aceitação, da criatividade e das novas experiências que dão significado à vida.
percebo que aqueles que defendem a todo custo dos erros e fracassos acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão sentido à vida. é exatamente isso que o livro demonstra com sensibilidade.?

esteffanerodrigues 25/02/2024

Acho que o único livro de autoajuda que eu li na vida hahaha e é até bom! não sei se eu leria outros desse estilo

Thais.Hernandes 25/02/2024

"A Coragem de Ser Imperfeito" é um livro escrito por Brené Brown, onde ela explora a importância da vulnerabilidade e da aceitação de si mesmo. Brown argumenta que a busca pela perfeição é uma armadilha que nos impede de viver plenamente e de nos conectar verdadeiramente com os outros. Em vez disso, ela defende a ideia de que aceitar nossas imperfeições e ser autêntico é essencial para uma vida significativa e satisfatória. O livro aborda temas como vergonha, autoestima, empatia e relacionamentos saudáveis, oferecendo insights e práticas para cultivar a coragem de ser verdadeiramente quem somos. É uma leitura inspiradora que desafia as noções convencionais de sucesso e felicidade, incentivando os leitores a abraçarem sua humanidade e a viverem com autenticidade.

Jess Cipriano 25/02/2024

Esse livro me fez abrir a mente pra muitas questões. Tive reflexões incríveis ao ler, porém, não é o tipo de literatura que me prende, e por esse motivo dei 4 estrelas.
Em determinado momento fiquei um pouco entediada, mas é por uma questão de gosto mesmo.