A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

ValAria34 28/01/2024

Me prendeu do início ao fim!
Quando leio um livro físico, normalmente marco as partes do livro que mais gostei, ou que me chamaram atenção etc...
Mas com A metamorfose eu não pude fazer isso, fiquei extasiada com a leitura do início ao fim, não consegui ao menos distinguir uma única cena ou frase que pudesse ser "especial" para ser marcada e lembrada, porque essa leitura ao certo me marcou na alma. Eu interpretei o livro à minha maneira, tentando compreender o que Kafka quis passar com a história do Gregor.
Normalmente leio livros rapidamente, mas dessa vez eu sinto que devorei essa história.
bubuletta 28/01/2024minha estante
Ele é o bichão mesmo!

clarice 27/11/2022

não foi um livro que me envolveu necessariamente, mas é uma boa reflexão sobre a natureza egoísta do ser humano? o pessimismo com que as situações cotidianas são retratadas me lembrou Saramago em Ensaio sobre a Cegueira
Gabriela 27/11/2022minha estante
HIT

joaoggur 02/05/2021

Aberto a interpretações.
A Metamorfose, por incrível que pareça, é um livro aberto a interpretações. Você pode compreendê-lo como um simples livro que trata de um homem, que em certa manhã, acorda como um inseto.
Ou, pode ser interpretado como uma grande metáfora ao trabalho e a família, e como aqueles que, supostamente, amamos, podem ser abandonados por nós mesmos.

Qual a minha interpretação? eu não sei decidir.
As duas interpretações são válidas. As pessoas têm o costume de problematizar as coisas, não? Talvez.

Mas, se eu fosse para o lado mais filosófico da coisa, diria que o livro é sobre família, privilégios (sim, privilégios) e valorização.

Gregor trabalhava em um emprego maçante e bem valorizado: viajava de cidades em cidades e ralava de forma expressiva, mas no final do mês, uma grande quantia era a ele depositada. Ou seja: ele bancava a família. Mas, foi só ele acordar metamorfoseado em um enorme inseto... (ok, devo confessar que esse argumento é um pouco falho [dado que não é NADA comum acordarmos como um animal], mas acho que a intenção do autor foi essa: colocar a transformação em um inseto como uma metáfora para a mudança) que ele vira a ovelha negra, o renegado. Enquanto a família amamentava nos seios dele estavam todos calados, mas quando ele mais precisa, é renegado. Esse é um dos pontos altos da história, mas também é um argumento contestável, pois a história já começa em um ponto alto, o Background é incerto. Mas essa é a MINHA interpretação. É realmente um livro de experiência única.

Gostei muito desse livro do Kafka. Me fez refletir e pensar sobre a vida. Ótima leitura.

diennifercb 27/07/2022

Estranhamente.. bom
Eu consegui vencer o meu primeiro audiobook! Esse livro é bem legal, é uma leitura super rápida e fluida, tem uma crítica social muito interessante, usando de uma situação bem estranha (?), mas ao mesmo tempo super ilustrativa e de fácil compreensão. Eu queria ser madura para realizar a leitura de certos tipos de livro, mas esse aqui me lembrou o tempo todo daquele meme do "meu namorado falou que não me amaria se eu fosse uma minhoca", e isso me proporcionou altas risadas conforme ia lendo, mas não sejam como eu, levem a leitura a sério porque vale a pena a reflexão que ela traz.

Pedro Henrique 03/04/2021

Atentem-se à pergunta ao final da resenha
"Certa manhã, ao acordar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se, na sua cama, metamorfoseado num inseto monstruoso", o que fatidicamente alterou todo o rumo de sua história, fazendo-o de um homem caixeiro-viajante que, inclusive, sustentava seus pais e sua irmã, para um inseto "incapaz" e incompreendido.

A metamorfose em um inseto, por óbvio, era algo metafórico, apenas para ilustrar uma transformação drástica na vida de alguém.

E assim, Franz Kafka destaca a fragilidade humana frente às diversas opressões que diariamente ceifam vidas, sonhos e sentimentos, atingindo, assim, um nível elevadíssimo de reflexão.

E mais, de melancolia também, por mostrar como tudo tão de repente pode mudar e como, em detrimento de tal mudança, podemos ser completamente incompreendidos e ignorados, inclusive por aqueles que mais amamos.

Franz Kafka - o mesmo que um dia disse que "tudo o que não é literatura me aborrece" é genial, pois, utiliza-se de exemplos absurdos ou exagerados para narrar coisas óbvias e triviais, o que o fez, inclusive, entrar nos celébres anais da literatura clássica, com notável destaque a essa obra prima, escrita em 1912 e com cerca de 100 páginas, de recomendável e necessária leitura à todos.

E por sinal, ninguém melhor do que Kafka, que perdeu suas três irmãs em campos de concentração nazistas e, ainda, tinha uma pérfida relação com o pai, para retratar na literatura a realidade opressora vivida em seus tempos.

Pergunto, por fim: se alguém que você ama de repente deixar de ser o que é ou passar a viver uma situação completamente diferente, você continuaria a amá-lo? Ou, ainda, será que se isso acontecesse com você, será que os ao seu redor continuariam a te amar? Fiquem com esse asteroide colidindo em suas mentes!
@LuanLuan7 04/04/2021minha estante
Excelente reflexão.

Reccanello 21/06/2021minha estante
Provavelmente, não.

lolo :) 30/12/2022

Foi um livro que li que mais tinha coisa por trás, nas entrelinhas, do que no enredo em si. Peguei para mim algumas coisas e acabo smp me lembrando delas, ou seja, gostei muito da reflexão que tive. Aconselho esse livros para aqueles que conseguem ter discernimento para ir mais profundo.

Joice.Yuko 27/07/2021

Que livro curto mas tão profundo...
Em poucas páginas Kafka nos fez refletir e muito sobre vários aspectos da vida cotidiana e como uma mudança (metamorfose) pode revelar muitas faces desconhecidas sobre as pessoas. Quero ler mais livros de Franz Kafka.

Kelly 16/06/2021

Leitura rápida, história tensa...
Lido em um dia, pois não conseguia parar de ler essa história maluca.

Cara, confesso que esperava mais.
Este livro me deixou muito irritada, para dizer o mínimo.

O rapaz se transforma em um inseto e ninguém questiona o motivo?
Nenhuma explicação é dada?

Poxa...

O desenrolar das coisas é tenso, a tristeza e angústia que o protagonista passa, o desleixo ao qual a família o trata, tudo muito insano.

E o modo como termina, triste e revoltante.

Por ser um 'clássico' me dispôs a ler esperando que fosse incrível, quando na verdade, para mim, foi apenas 'bom'.
Targaryen 16/06/2021minha estante
Eu não vi sentido nenhum nesse livro

13marcioricardo 25/06/2022

Quando falta a humanidade, sobram os insetos.
Um certo dia, um homem que trabalhava de forma extenuante num emprego em que não era feliz e com colegas que lhe desagradavam, para sustentar toda a sua família, acorda de uma noite de sono transformado em inseto.

Assim, não podendo ser mais útil à família e causando constrangimento, Gregor Samsa torna-se um fardo e fica confinado ao seu quarto, perdendo o carinho da família. E as coisas só pioram.

GuiBatelochio 19/07/2021

Pobre Gregor! ??
Em A Metamorfose, Gregor, que mora junto à sua família (pais e irmã), acorda transformado em uma criatura híbrida de humano com um inseto gigante (o mais asqueroso possível), de forma que deixa de ser considerado sequer uma pessoa. Até esta transformação, era o principal responsável pelo sustento de sua casa.

É bem triste observar a forma como as coisas mudam. Gregor já não é mais considerado humano e, de provedor acaba se tornando um peso para sua família, que até aquele momento era na verdade um peso para ele e ele não o percebia. Ficou clara a crítica à forma como as pessoas são valoradas pela sua capacidade de retorno financeiro, algo bem comum ainda em nossos dias.
Mesmo que seguisse com boas intenções, Gregor não era compreendido e muito menos correspondido. Ao contrário, era sumariamente desprezado e desumanizado por sua aparência horrorosa.

Foi um livro bem curto e rápido de ler, consegui começar e completar no mesmo final de semana. Agoniante em alguns momentos (por toda a situação), mas de tranquilo entendimento. Apesar de curtinho, conseguiu me impactar e me deixar muito pensativo.
Primeiro livro que li do Kafka e recomendo muito a leitura.
Camyla 02/11/2021minha estante
Gostei muito do seu ponto de vista, estou lendo pela segunda vez e não tinha dado atenção à essa perspectiva; foi algo que passou superficialmente por mim (até agora).
Acho que é um livro único porque cada pessoa lê uma história. E por isso, acredito que é muito especial relê-lo, porque nos dá uma noção do quanto mudamos.

GuiBatelochio 02/11/2021minha estante
É verdade, a mesma leitura pode impactar de forma muito diferente nas pessoas... a fase que a gente está muda a percepção tbm...
O que mais te pegou quando vc leu?

Camyla 03/11/2021minha estante
Acho q foi o relacionamento da família. A forma como eles ficam desestabilizados com a mutação do Gregor, mas depois vão aprendendo a apoiar-se mutuamente.

Lua 08/11/2022

No começo não entendi nada e no final foi igual no começo
Não entendi nada do que estava lendokkkk,mas não é ruim não viu...
achei que foi meio "encheção de linguiça" ali pelo final.
Karine.Florencio 08/11/2022minha estante
Cara, tem nem como achar ruim de algo que não se entendeu, né não? ? adorei a resenha, esclarecedora hahahahahahaha

Cristiane 08/11/2022minha estante
Amei o título da resenha!!
Eu Tenho que ler esse livro, mds

Natália 08/11/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkk

Nana 28/11/2022

Um livro sobre a sociedade.
O começo te dá uma sensação de estranheza, você não sabe como interpretar ou o que exatamente o livro quer passar, mas mesmo assim continua pq desperta a sua curiosidade. Durante a leitura eu fui capaz de pensar em várias coisas e causas, possíveis finais e porquê aquilo estava acontecendo, e todas estavam erradas. A explicação do final consegue deixar o livro mais completo e te dar uma luz do tipo: "então é isso". Confesso que quase chorei no final dele, coisa que quando comecei a ler, não achava que seria possível.

Dr.le 27/08/2022

Estranhamente bom
"Que Experiência ao mesmo tempo, avassaladora, fascinante e viajante."
Parece um livrinho curto e inocente logo de cara a primeira página te engana muito, mas o golpe veio, no fim é só melancolia e você se pega refletindo umas coisa que... nossa muito fora da caixinha.
Minha dica é; leia devagar não precisa ter pressa a escrita é fácil então aproveita a onda .

Maria Faria 26/07/2020

Kafka no divã
A Metamorfose é novela famosa entre os leitores. Dificilmente encontramos leitor que não saiba, ainda que superficialmente, sobre a história de Gregor Samsa, que acordou de sonhos intranquilos metamorfoseado em um inseto monstruoso. O livro narra como Gregor tenta adaptar-se à sua nova condição enquanto sua família resiste em aceitar a nova realidade.
Kafka escreveu uma história perturbadora que caberá em qualquer paralelo que analisa o comportamento humano diante de situações difíceis. É uma realidade indigesta saber que a história envelheceu tão bem e próxima da realidade.
Para quem já leu, faça um paralelo com a atual forma que a sociedade trata seus anciãos. Por fim, afirmo que Kafka não é recomendado para os que não estão preparados para enfrentarem um divã.

Gabriel 31/03/2021

Sobre o valor e o reconhecimento que temos numa sociedade.
"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso." O livro começa de uma forma direta e tudo o que ocorre na história é desdobramento desse acontecimento. Um ponto muito interessante é que a falta de uma explicação sobre o ocorrido não desfaz a verossimilhança do livro, pois o autor é tão genial que descreve uma situação que consegue ser, ao mesmo tempo, absurda e realista.

Uma leitura rápida e profunda, provocadora e instigante. Ler "A Metamorfose" é saber que a história não fica só no papel: entra na sua mente e te faz pensar em mil e uma interpretações diferentes.