Boneco de Neve

Boneco de Neve Jo Nesbo

Resenhas - Boneco de Neve

Claudiane 08/02/2016

Ótima leitura de carnaval
Livro dinâmico, com um ótimo investigador (na torcida pelo Hole - Fassbender na versão para o cinema), trama excelente e que realmente envolve àqueles que apreciam um bom romance policial com crimes bem desenvolvidos.
Apenas o plot twist que não me surpreendeu (por que presumi o assassino ao longo do livro - coisa que raramente acontece), mas a personagem foi bem construída e sua fundamentação foi bem consistente no final da obra.
A caminho de O Leopardo!

Alisson 10/02/2016

Surpreendente..
Boneco de Neve é o segundo livro que leio da literatura policial Escandinávia. Elogiei muito o primeiro livro, mas esse fez com o outro se parecesse fraco. Esse segundo livro se superou.

Aparentemente é um livro clichê, com um serial killer que coloca um boneco de neve na frente da casa da próxima vítima, geralmente mãe e casada, sempre na primeira neve do ano. Aparentemente. Ao decorrer das páginas, percebe-se que não é tão simples assim. Há um motivo. Há uma loucura obsessiva. O inspetor Harry Hole está na linha de fogo. Harry Hole será o grand finale.

O inspetor é durão, autoritário, não gosta de receber ordens, não gosta de relatórios, é intuitivo, porém, é humano. Sua humanidade quase acabou com sua carreira, quando se tornou um alcoólatra. Porém ele era Harry Hole. Era conhecido em toda a Noruega por ser o investigador que prendeu um serial killer na Austrália. Todos conheciam Harry Hole. Inclusive o serial killer.

O psicopata cruel cria suas próprias regras, por isso não é nada fácil seguir suas pistas. Os crimes em si não se coincidem, a não ser pela escolha da vítima (mãe e casada) e sempre na primeira neve do ano. Há exceções. Harry precisa entrar na mente do assassino em série para entender qual será o seu próximo passo. Mal sabe ele que já estava sendo estudado há muito tempo. Era necessário se reinventar.

O livro me apresentou um cenário que eu não conhecia. A Noruega. Apesar de ser o país mais rico do mundo, também é o pais com o maior número de suicídio. Será que isso faz sentido? Com Boneco de Neve, entendemos um pouco sobre as principais características da Noruega, seus habitantes, e suas belas cidades como Oslo e Bergen.

A escrita do livro é moderadamente subjetiva. Dá-se a impressão que Jo Nesbo escreveu o livro imaginando ser Harry Hole, apesar de ter escrito em terceira pessoa. Confesso que nos primeiros capítulos eu fiquei bastante confuso. Demorei pra engatar na leitura. Eram muitas descrições de assassinatos em série e explanação do cotidiano de Harry. Mas eram características fundamentais para a construção do livro. Como num bom thriller, tudo se encaixa. O final é surpreendente.

Ray C G 26/02/2016

Serial killers na escandinavia
Estava bastante ansiosa para ler um livro de Jo Nesbo e acho que não poderia ter começado melhor. Achei muito bacana a escrita do autor. A história conta sobre um assassino em série que mata mulheres casadas e com filhos na primeira neve do ano. O policial Harry Hole investiga o caso e é aquele tipico policial que não consegue separar a vida pessoal do trabalho. O crime vai se desenvolvendo e novos assassinatos e pistas vao surgindo. Desde lá para a pagina 200 eu já imaginava quem seria o assassino, apesar disto o livro não ficou menos gostoso. Apenas em um momento duvidei de quem seria o autor dos crimes. Mas o legal é o que está por tras e as vzs nem imaginamos. Adorei super recomendo. Estou adorando os autores que escrevem sobre serial killers na escanavia, comecei lendo os livros da Camilla e agora de Nesbo e estou adorando os dois.

Tiago 26/10/2017

Clichês congelados
Resolvi apostar na leitura desse livro após ouvir bastante coisa a respeito dessa série de livros de Jo Nesbo e também pelo fato de a adaptação cinematográfica estar para sair. Após a leitura de "Boneco de Neve", não pretendo ler mais nenhum livro do autor e muito menos ver o filme.

O início do livro é no mínimo confuso, vai e volta no tempo sem muita necessidade. Lá pela página 90 as coisas começam a seguir um ritmo mais inteligível, porém a trama não empolga e não apresenta absolutamente nada de novo até o seu desfecho ridículo.

Sim, além da falta de originalidade, "Boneco de Neve" aposta nos clichês mais batidos do gênero em suas 100 páginas finais sem o menor medo do ridículo. As reviravoltas são manjadas e o culpado facilmente identificável.

Pura perda de tempo.

Mari 13/11/2017

Há uns dias, eu fui ao cinema. O trailer do filme Boneco de Neve passou e eu fiquei arrepiada só de assistir. Sai dali falando para Deus e o mundo desse filme, mostrei o trailer pra todo mundo e prometi pra mim mesma que leria o livro antes de ver o filme.

Alguns dias depois, ele chegou em casa e eu quase cai dura de felicidade! Ele foi para o topo da lista de leitura e corri com o que estava lendo para terminar logo e poder conhecer melhor Jo Nesbø. Depois desse livro, ele entrou pra lista de autores inteligentes e já quero começar a ler o outro livro dele que tenho em casa!

Já vou avisar que vi diversas opiniões sobre ele e não foi unanimidade: tem muita gente que amou e muita gente que odiou. O melhor é cada um ler e tirar suas próprias conclusões mesmo! ;) Ah, me desculpem, mas a resenha de hoje não ficou nada pequena!

Harry Hole é o inspetor da Divisão de Homicídios de Oslo que ficou muito conhecido depois de prender um serial killer, que ao contrário dos EUA, não são muito comuns na Noruega. Ele é um homem bem fechado e focado no trabalho, mas que teve muitos problemas com a bebida no passado, o que estremeceu um pouco a sua fama pelo país. Porém, não o suficiente, pois quando um caso complicado chega, ele é colocado na linha de frente da equipe.

Mulheres estão desaparecendo e a única coisa deixada para trás é um boneco de neve. O padrão é o mesmo: mulher casada, com um filho e o boneco de neve do lado de fora da casa. Encarando-os como se soubesse mais do que todo o departamento de polícia junto. No começo, eles não sabem que se trata de um serial killer, até que Harry recebe uma carta do suposto assassino fazendo menção ao boneco de neve.

A partir disso e de muita pesquisa, eles descobrem que não é a primeira vítima e que não será a última. Com uma equipe muito competente, Harry consegue levar a investigação a outro patamar. Sempre com a ajuda de Katrine Brett, a nova policial do departamento, e seus parceiros da divisão. A corrida para encontrar o assassino começa e o tempo está contra eles. Harry precisará correr contra o tempo para desvendar as pistas e estar um passo a frente.

Não é preciso muito para saber que meu autor favorito é o Harlan Coben. Eu sou apaixonada em seus livros pelo fato de eu nunca ter sacado quem era o assassino antes dele me contar. Nunca mesmo. Sua escrita é feita para te confundir e te dar mais informação do que você é capaz de processar. Te deixando na dúvida o tempo inteiro e se confundindo nos chutes. Apesar de ter um ponto de vista principal, existem outros, cenas curtas, que só acrescentam mais confusão ao bolo que já fica a sua cabeça e que não te explica nada. É por isso que eu gosto do Harlan. E é exatamente por isso que eu amei Jo Nesbø.

Da mesma forma que nos livros do Coben, eu não acertei o assassino até que o autor quis me contar quem ele era. Eu tive vários palpites ao longo da leitura e cheguei até a pensar “se for esse cara, vai ser muito imbecil”, porque o autor me fez acreditar que eu estava certa... Porém, não estava haha Ele jogou vários pontos de vista e muitas cenas de outros personagens que me deixavam cada vez mais perdida! E eu amei! Hahaha

Algumas pessoas não gostam desse tipo de narrativa, mas se não for assim não vai existir o mistério e a vontade louca de descobrir logo quem é o culpado. Se fosse pra ser fácil, nem precisava de um livro de 400 e poucas páginas, né? haha Eu terminei o livro totalmente apaixonada. A revelação do assassino nesse livro não foi tão surpreendente – eu já tinha pensado nele algumas vezes -, mas a explicação sim. Esse foi o grande ponto do livro, o motivo.

A leitura é um pouco densa e a quantidade de informações é grande. Por isso, eu não terminei antes. Porém, tudo é importante e vai fazer diferença na trama. Foi tudo tão bem pensado, que me surpreendeu haha Fazia um tempo que eu não lia um suspense policial tão bem feito assim (saudades Harlan haha).

Os personagens são bem montados e foram feitos para nos enganar. Não se deixem enganar por Jo Nesbø, é tudo o que eu posso falar hahaha Eu nunca tinha lido nada dele e por isso não conhecia o Harry, nosso personagem foco. Ele tem uma série todinha pra ela, na mesma pegada da série do Myron Bolitar. É bem possível ler o livro sem ter lido o resto, mesmo esse sendo o sétimo da série. Eu li e não senti falta de nenhuma explicação.

Só tenho um aviso: os nomes são bem diferentes! No começo, fiquei bem perdida quanto ao sexo de cada um deles e quem era quem, mas aos poucos fui me acostumando. Além disso, quando comecei a ler achei que o livro teria muita narração e ficaria aquela coisa monótona que eu não gosto. Porém, tudo importa. Se existe uma descrição ali, não é a toa. Ela vai fazer diferença mais para a frente.

A diagramação ficou boa, apesar do espaçamento do alto da página estar menor e me incomodar um pouco. Tá bom, me incomodou bastante, mas conforme fui sendo hipnotizada pelo livro, me esqueci disso. Tudo é bem simples e não tira o foco do livro. A capa que recebi é a inspirada no filme. Eu nunca fui a favor de capas assim, mas essa é bem discreta e achei mais bonita do que a original.

Para quem é fã de suspenses policiais, vale a pena! Se não der para ler o livro, pelo menos vamos encarar o filme. Pelo trailer eu já vi algumas coisas diferentes, mas não me importei. Se ele for metade do que é o livro, já fico feliz! Agora estou ansiosa para continuar com a série

site: http://galaxiadosdesejos.blogspot.com.br/2017/11/boneco-de-neve-jo-nesb.html

Debyh 15/11/2017

Eu me apaixonei por Harry Hole em O Fantasma, mesmo pegando a história dele no meio (se bem que temos um caso por livro como expliquei antes e não é necessário ler os anteriores), mas no livro do Fantasma ele cita muito os acontecimento do Boneco de Neve, e nossa como fiquei curiosa. Então obviamente eu comprei o Boneco de Neve para entender os paranaues né? Se era a intenção do autor, parabéns você conseguiu já que ele revelava só o suficiente para me deixar curiosa.
Harry é um ótimo investigador da polícia, mas o caso em que ele se depara é extremamente desafiador afinal é algo que ninguém conseguiu decifrar mesmo que já tenham se passado vários anos. Um crime horrendo ocorre em toda a primeira neve e Harry se vê em algo extremamente complexo, desafiador e mortal.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/boneco-de-neve-jo-nesbo/

Di Maio 17/11/2017

Abandonei, reli e não gostei.
O começo do livro é melhor do que o desenrolar. É criado um suspense bom, mas logo se inicia aquela parte em que ele tenta jogar você pra vários suspeitos. Porém de início dá pra sacar quem são os envolvidos, depois você só fica no suspense de como o inspetor vai descobrir.
No final algumas questões não são amarradas e outros não o são com coerência. Ele faz tanto suspense e enrola tanto a trama que depois tem problema pra concluir, e conclui o ponto de qualquer jeito, faltando um pouco de sentido às vezes.
A parte boa é que o livro traz muitas descobertas, coisas novas, dá pra aprender um pouco sobre investigações (embora alguns dados usados não correspondam à realidade); e a descrição do ambiente encanta em vários momentos (em outros embaralha).
Não leria de novo e não vou ler os outros livros.

Queria Estar Lendo 20/11/2017

Resenha: Boneco de Neve
Recebido em cortesia do Grupo Editorial Record, Boneco de Neve é o aclamado livro do autor Jo Nesbø - sétimo volume na série Harry Hole, o thriller de investigação criminal envolve o famoso detetive na caça de um serial killer que aparece sempre que o primeiro floco de neve cai.

Alguns livros são uma montanha-russa de emoções; esse foi um carrinho bate-bate. O tipo de história que constrói todo um clima de tensão em momentos de investigação para de repente te jogar de frente com uma parede cheia de novas possibilidades e teorias, isso sem falar nos sustos e no suspense tão bem escrito. Boneco de Neve foi uma obra prima e definitivamente merece todo o hype que tem.

"- Ontem à noite encontrei o celular da vítima dentro de um boneco de neve. Não sei exatamente o que é isso, chefe, mas acho que é importante descobrir. E rápido."

Apesar de ser o sétimo volume da série, ele mantém a sensação de livro único por tratar de um caso isolado. Os nomes que aparecem se tornam familiares para quem lê conforme as páginas passam; ainda que alguns causos e lembranças do protagonista claramente se refiram aos livros anteriores, não é nada para causar confusão extrema. Depois de umas vinte páginas eu já estava familiarizada com tudo - é quase como ler as aventuras do Robert Langdon. Você sabe que é uma série e que tem várias coisas acontecendo ao redor do protagonista, mas cada livro cuida de um caso isolado e te deixa livre para acompanhar como quiser.

Harry Hole é um personagem bem complexado. Sombrio, marcado por perdas e por erros que levaram a grandes traumas, o investigador age de acordo com a racionalidade e com o inconsciente, se deixando guiar por intuições e pela mente rápida. Ele é ótimo no que faz, mas está enfrentando a sombra de sua última captura. No centro de investigações e na própria cidade, Harry é visto como uma lenda e como um fantasma. O caso se torna seu e o cara realmente mergulha de cabeça nele; é o típico protagonista perturbado e frio que histórias desse tipo usam tão bem. O egocentrismo dele é discreto, mas está ali na maneira obsessiva com que ele analisa detalhes, relembra acontecimentos e se fixa e se entrega à busca pelo assassino.

"Em breve virá a primeira neve. E então ele aparecerá outra vez. O boneco de neve. E, quando a neve sumir, ele terá levado alguém consigo. O que você deve se perguntar é: "quem fez o boneco de neve?"

Com o Boneco de Neve, a coisa vai pra um lado sinistro e bem orquestrado. Ele está caçando mulheres aleatórias junto à nevasca e se aproveita do clima sombrio e isolado para criar suas cenas macabras. Os bonecos de neve são mensagens, e decifrá-las é o maior desafio enfrentando pelos investigadores.

Esse é o tipo de livro que mexe com o psicológico do leitor, que te faz duvidar das próprias teorias - e por isso um suspense policial tão bom. As pistas de repente não parecem tão verídicas e novos fatos são colocados em jogo. Personagens irrelevantes crescem dentro da trama para depois desaparecer nela novamente. A coisa do gato e rato entre investigador e serial killer é mais discreta do que em outras obras, mas aqui eu tive a mesma sensação desesperadora que Eu Vejo Kate passou tão bem - a sensação de que o assassino estava brincando comigo, além das páginas. De que descobrir sua identidade seria meu triunfo. E, nossa, que mistério bem trabalhado!

"- É racional ter medo daquilo que você não conhece. Quem não tem não sobrevive por muito tempo."

É aquela sensação de pânico durante boas 300 páginas até o autor finalmente revelar o que estava guardando - e aí a sensação muda e se torna um choque tremendo acompanhado de "como eu não vi isso antes?" que passa a refletir nos próprios personagens. Outros nomes além do investigador têm grande importância para a história, como a novata Katrine Bratt, que divide ótimos momentos de interação com o protagonista e usa muito de sua habilidade dedutiva para ajudar na caça ao serial killer; Rakel, um antigo caso romântico de Harry que ainda está atada à vida dele; Arve Støp, Gunnar Hagen e outros tantos essenciais para o desenvolvimento do suspense.

A nova edição foi lançada em comemoração ao lançamento do filme que adapta essa história; estrelado por Michael Fassbender, Rebecca Ferguson e Val Kilmer, a adaptação chega aos cinemas brasileiros dia 7 de Dezembro.

"Harry teve aquela sensação. Que o caminho era por aí, que era essa a pista que levaria para fora do labirinto. Ou, para ser mais preciso, para dentro do labirinto. Para o coração da escuridão."

No mais, o livro é um thriller excelente para quem quer roer as unhas e perder o compasso do coração para desvendar esses crimes horrendos. O autor sabe entregar uma obra completa, e vai encher os olhos dos fãs desse gênero.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/11/resenha-boneco-de-neve.html

Xico 14/12/2017

Só mais um livro policial....
Não sei porque falam tanto deste livro. É bom sem dúvida, mas para virar filme teria que ser muito melhor. A parte dramática do livro eu gostei. a estória é envolvente, mas definitivamente não é essa coisa toda não. Mas vale a leitura. Bom passa tempo.

Luan 18/12/2017

Jo Nesbø e seu Boneco de Neve são mais uma prova de que existe qualidade literária SIM fora do eixo EUA/Inglaterra
Saindo daquele eixo Estados Unidos/Inglaterra, sempre é possível encontrar boas e gratas surpresas literárias. Foi assim, por exemplo, com o japonês Koushun Takami, de Battle Royalle, ou Stieg Larsson, da trilogia Millennium. E agora, novamente, isso se repete com Jo Nesbø, escritor norueguês. Autor do suspense Boneco de Neve, que vai virar filme em breve, Nesbø conseguiu trazer para o leitor um "respiro de qualidade" neste gênero literário, seguindo o mesmo exemplo do que aconteceu com o sueco Stieg Larsson.

Boneco de Neve traz a história de um assassino que assina suas mortes sempre com um... boneco de neve. O desafio de tentar descobrir a identidade do criminoso fica a cargo do policial Harry Hole. É ele quem se depara com o crime e começa a fazer ligações que mostram o quão grandioso pode ser o fato que está se desenrolando. Com algumas viradas e muita qualidade, Boneco de Neve traz o melhor do romance policial.

O livro não deve nada aos grandes e memoráreis já publicados e mais conhecidos, especialmente vindos da terra do tio Sam. Não deve, tampouco, aos autores mais conhecidos. Uma vez que estamos falando de um escritor já muito conhecido, que publicou inúmeras obras na Noruega, somente ainda não ganhando o devido reconhecimento em todo o mundo – o que parece estar mudando agora, principalmente com o lançamento do filme baseado na obra.

Entre as qualidades do livro, destaca-se a criação da história, os personagens e a escrita. Pronto, três das principais características para que um livro obtenha sucesso. Li muito pouco da sinopse antes de comprá-lo e dentro do pouco que sabia, conforme ia lendo, a história só cresceu e me surpreendeu, mostrando que o autor sabia muito bem aquilo que estava criando. Como se trata de uma obra que que pertence a uma série (a série do detetive Harry Hole), alguns personagens já eram recorrentes. Mas o leitor que leu pela primeira vez começando com Boneco de Neve, ou seja, bem na metade, não se sentiu perdido. Por falar nos personagens, eles são muito bem construídos.

A escrita é um capítulo à parte. Via muitos elogios ao texto do autor e por isso temia que fosse rebuscada ou até difícil. No entanto, o que encontrei foi mesmo uma grande qualidade de escrita ao mesmo tempo que é simples e de fácil acesso a todos os públicos. Mas, além disso, é possível ainda destacar a qualidade do desenvolvimento da narrativa. O autor não se perde em momento algum, embora em determinadas partes do livro possa parecer que a ideia original esteja se perdendo. Muito pelo contrário. Ele tem foco e por mais que abra o leque de histórias, tudo vai fechar de forma bastante satisfatória de modo que vem a surpreender o leitor.

Há alguns defeitos ao longo do livro? Sim. Mas qual não tem, não é mesmo? No entanto eles são praticamente irrelevantes. O autor peca, levemente, por alguns excessos na descrição de algumas cenas, cenários ou de alguns acontecimentos. Outro ponto negativo é que em alguns momentos, Nesbø escorrega e deixa a história um pouco previsível. No meu caso, consegui sacar alguns pontos do mistério antes da hora, o que nem sempre é demérito do escrito. Mas, assim mesmo, ele conseguiu me surpreender nas explicações finais.

Em suma, o autor conseguiu se aproximar muito daquele que eu considero, atualmente, como referência no gênero de romance policial: Stieg Larsson (mesmo não estando mais vivo, ele é a referência atual). Além da qualidade de escrita e construção de história, os dois também se assemelham na trama bem elaborada e na razão que motivou a existência do livro – e quem já leu a trilogia Millennium sabe muito bem do que isso se trata. O livro e o autor me conquistaram e a certeza é que vou continuar lendo livros dele. Apesar de receber cinco estrelas, só não favorito ele pelo fato de que no cômputo geral, não fui totalmente arrebatado pela história, fator primordial que me faz favoritar uma obra.

Gy de Paula 19/12/2017

Intrigante
Uma leitura intrigante, fácil e rápida.
Jo Nesbo escreveu um livro cheio de reviravoltas e consegue prender o leitor do início ao fim.
A estória é muito bem construída, todos os fatos, mesmo os mais banais, são importantes e são de relevância para o desenrolar da trama.
A trama se desenvolve na busca de um serial killer que assassina mulheres ao cair da primeira neve, o Boneco de Neve. O responsável pela caçada é o inspetor Harry Hole, pessoa de comportamento duvidoso (ligado ao álcool), conhecido por já ter capturado outro serial killer. Ele acaba tendo que lidar com as dificuldades da investigação e também com a dúvida que paira sobre as suas habilidades.

Cássia 09/01/2018

Muito bom!!!!!!!
Super recomendo pra quem gosta de um bom mistério, reviravoltas, e investigações.

50livros 14/01/2018

Livro bom para ficar paranoico
Achando que estava abafando, lendo o livro antes de assistir no cinema, me deparo com a triste realidade de que esse livro é o de número 7 (SIM, SETE!) de uma série com o detetive Harry Hole, beberrão, viciado em teorias da conspiração e que vê Serial Killers até nas estrelas. Sim, eu perdi 6 investigações, caindo de pára-quedas em um assassinato de arrepiar os cabelos da nuca.

A historia é aquele thriller policial clássico: detetive e sua equipe investigam desaparecimentos estranhos, descobrindo que se tratavam de assassinatos em série. Aquela receita certa para o sucesso. Será?

Sou uma amante de perseguições policiais, estou em dia com Law and Order: SVU, estou maratonando (de novo) Criminal Minds e fiz o CSI Experience em Las Vegas (EM BREVE AQUI NO BLOG!), podendo me considerar um Horacio Kane (CSI Miami) da literatura. Por conta disso, fica muito difícil achar uma história investigativa que eu não desvende uma coisa ou outra.

Bom, nesse livro, eu não desvendei o final porque ele acabou sendo o mais óbvio e egocentrista na figura do detetive, como se mais nenhum personagem tivesse peso suficiente. Os personagens são ótimos, bem construídos, exceto o assassino, que tem uma personalidade meio idiota, pelo menos eu achei.

O problema, no fundo no fundo, não é o final, o assassino, o detetive, os crimes, nada disso. O que pegou para mim foi que o livro esfriou. O autor esticou demais algumas partes do livro que achei cansativo, tirou aquela ansiedade que te faz ler o livro cada vez mais rápido para saber o desfecho. Acabou que, ao invés de sentir isso, eu fui ficando cansada de ler até o desfecho. Por honra literária, li até a última palavra, mas confesso que não quero ler algo do Jo Nesbø tão cedo.

Apesar da tradução estar super bem feita, a história é naturalmente lenta sem ter tantas reviravoltas assim. Meio que, por conta do primeiro capítulo do livro, você já imagina a motivação do assassino, mas quer ver como o detetive chega até lá. Mas, infelizmente, o autor se perdeu mais preocupado em colocar um personagem chocante como assassino do que realmente dando nuances mais sutis ao crime.

Me entendam, não é um livro ruim, muito longe disso, mas não combinou comigo o suficiente para correr e ler os livros antecessores da vida de Harry Hole. Vou ler um dia? Talvez, mas não prometo quando.

site: www.50livros.com/single-post/2017/12/19/Resenha-de-Boneco-de-Neve-de-Jo-Nesbø