Boneco de Neve

Boneco de Neve Jo Nesbo

Resenhas - Boneco de Neve

Alice 04/02/2018

Maravilhosamente tenso
O Boneco de Neve é o sétimo livro da série que leva o nome do seu personagem principal, Harry Hole. Esse foi o primeiro livro que li de Jo Nesbo, e sei que comecei pela ordem errada, mas queria ler o livro para poder assistir ao filme, e como são casos independentes a ordem em que se lê acaba não fazendo diferença, meu único arrependimento é não ter lido antes.
Harry Hole é um inspetor da homicídios em Oslo, um alcoólatra tentando sair do vício, obcecado por seu trabalho sempre que tem um novo crime para desvendar. Apesar de todos os defeitos, sua maior qualidade é ser excelente em seu trabalho, fazendo com que, infelizmente, seja mal visto por seus colegas só por ter feito treinamento no FBI e ser especializado em serial Killers, sendo o único deles já tendo prendido um.
Harry tem uma relação conturbada com sua ex namorada, Rakel que tem um filho, Oleg, que por sinal adora Harry.
Agora com a chegada de sua nova parceira, Katrina Bratt, Harry precisa desvendar o desaparecimento de varias mulheres casadas e com filhos, que já acontecem há anos, sempre que cai a primeira neve do ano e o autor sempre deixando um Boneco de Neve presente no local.
Achei a escrita de Jo Nesbo simplesmente incrível. A estória tem varias reviravoltas por toda parte do livro, fazendo com que você fique preso querendo adivinhar o próximo acontecimento e deduzindo que o assassino é um personagem diferente a cada virada de página.

“Se maldade e loucura são duas coisas distintas ou se somos apenas nós que decidimos chamar de loucura tudo que está além daquilo que compreendemos como motivo para a destruição.”
GinTônica 05/02/2018minha estante
undefined

Rafa 08/01/2014

O detetive Harry Hole recebe uma carta e a dispensa como de um lunático. Ledo engano.

Eu tive que conferir se tranquei a porta da frente e ler este livro em uma posição que conseguisse enxergar a porta do meu quarto. Não sou padrão de referência, porque admito, me assusto fácil. Só digo que foi uma má ideia lê-lo de noite.

Em nada afeta o entendimento do livro que esse seja o sétimo de uma série e não o primeiro. Somente temos spoilers da vida pessoal do detetive, alguns crimes que ele analisou no passado. Eu estava tão envolvida no assassino deste livro que sinceramente não lembro se a solução dos casos antigos foi mencionada nesse livro.

Além do caso, gostei bastante das pitadas de vida pessoal do detetive. É um personagem bastante profundo, consegui visualizá-lo bem. Seus relacionamentos aparecem ao longo do livro e acabei torcendo para que tudo desse certo para ele também na sua vida particular.

Sobre os assassinatos, eu achei bastante violentos. Principalmente quando a narrativa é assumida por uma das vítimas no momento de sua morte, inconscientemente eu me encolhi e arrepiei, toda a emoção da personagem, eu senti junto.

Eu desconfiei em alguma parte do livro sobre quem poderia ser o assassino, mas depois de uma reviravolta, fui ter minhas suspeitas confirmadas somente no final do livro mesmo. São vários personagens e histórias entrelaçadas que realmente não dá para ter certeza de quem é quem.

Com certeza vou conferir outros livros do autor, já até dei uma pesquisada e outros livros da série já foram traduzidos para o português. Recomendo para quem gosta de livros de investigação, com uma pitada de terror e thriller.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br/

Gabi de Sanctis 08/01/2014

Boneco de Neve
Para ser bem direta: as trinta primeiras páginas do livro são um pé no saco. Sem ofensas, mas olha, que coisa chata. Talvez alguém que leu o livro e está lendo essa tentativa de resenha (eu não consigo chamar de resenha porque não chega nem perto do que uma resenha precisa ter) possa achar que eu esteja errada, mas, enfim, são só as 30 primeiras. Depois que você ultrapassa todas essas páginas de puro blábláblá, as coisas começam a melhorar. A história começa a tomar forma e a ficar interessante.

Leia mais em:

site: http://monstro-meu.blogspot.com.br/2014/01/resenha-20-boneco-de-neve.html

Amora Literária 09/04/2014

BONECO DE NEVE, JO NESBØ
Você quer brincar na neve? Um boneco quer fazer? Você podia me ouvir e a porta abrir… NÃO! Você não vai querer o boneco de neve de Jo Nesbø em sua casa. Macabro e perturbador, como descrito pelo The Guardian, o livro conta a história do Inspetor Harry Hole, que após receber uma carta anônima e ameaçadora, tenta montar o quebra-cabeça que revelará a identidade do assassino que assombra Oslo ao cair da primeira neve do ano.

site: http://www.amoraliteraria.com.br/resenhas/boneco-de-neve-jo-nesbo

Fabricio Zak 15/12/2015

Se todo bebê é um milagre perfeito, a vida não passa de um processo de degeneração.
“Todos temos transtornos de personalidade. E são justamente nossos atos que definem até que ponto somos doentes. É o que chamamos de igualdade perante a lei, mas isso é totalmente sem sentido, já que ninguém é igual.”

Harry Hole é o inspetor de polícia de Oslo, capital da Noruega, que possui como sua maior personalidade a luta contra o alcoolismo. A Noruega é um país onde não é frequente ocorrerem casos de assassinatos em série, porém desta vez a história mudou. Anos atrás, Harry investigou um caso de um serial killer na Austrália, o que o torna no mais provável a solucionar o caso desse novo serial, o Boneco de Neve.
Na primeira neve do ano, um boneco de neve é deixado no quintal das vítimas sinalizando que ali uma mulher vai desaparecer, o que deixa a polícia encafifada com essa peculiaridade de aparência inocente, porém sombria.
A história é centralizada no desaparecimento de duas mulheres. Uma some sem deixar vestígios e a outra tem apenas a cabeça encontrada em cima de um boneco de neve. A partir daí, Harry Hole e sua nova parceira Katrine, perseguem o assassino baseados em semelhanças entre os dois casos, o que desencadeia algo muito maior do que eles imaginavam e que os leva a desenterrar curiosos e macabros elementos ligados ao serial killer.

Mais em: http://goo.gl/RTnCW2

Gabriel Failde 08/01/2016

Nada melhor do que começar o ano com uma leitura excepcional. Nunca tinha escutado falar no autor norueguês Jo Nesbo, mas quando me deparei com o livro “Boneco de Neve”, tive a certeza que deveria conhecê-lo.

Ao pesquisar sobre Nesbo, também descobri que ele não era tão “desconhecido” como eu imaginava. Com mais de 20 milhões de livros vendidos pelo mundo, ele se destacou com uma série de romance policial protagonizada por Harry Hole, um inspetor da polícia emblemático que resolve diversos casos de assassinatos. A série é contemplada por 8 livros (que podem ser lidos aleatoriamente), mas apenas 6 foram lançados no Brasil.

“Boneco de Neve” é o quinto deles e conta a instigante caçada a um serial killer na Noruega. Em uma tarde fria de novembro, ao cair da primeira neve do ano em Oslo, Birte Becker chega do trabalho e elogia o lindo boneco de neve que o filho e o marido fizeram no jardim. E, para a sua surpresa, os dois respondem quase que instantaneamente: “que boneco”? Segundos depois, ao olharem pela janela, notam a presença da escultura de gelo, com olhos de pedrinhas negras voltadas diretamente para a casa.

Na mesma noite, Jonas (o filho pequeno de Becker), acorda e nota que sua mãe não está em casa. Ele desce as escadas e presencia pequenas poças d'água nos degraus. E congela ao perceber que, do lado de fora da casa, o cachecol rosa que ele tinha dado para a mãe estava enrolado no pescoço do boneco de neve.

No dia seguinte, a polícia é acionada, e o inspetor Harry Hole é chamado. Ao chegar ao local, Hole se arrepia ao olhar as bolas de neve que formavam um boneco. Apesar de a maior parte dos desaparecidos na Noruega voltarem depois de um ou dois dias, ele já pressentia que esse caso seria diferente. Que o sumiço estaria diretamente relacionado a uma carta que recebera há a alguns meses, intitulada de “boneco de neve”.

Com o passar das investigações, Hole e sua equipe se veem diante de casos similares que não foram solucionados na última década: o desaparecimento de mulheres casadas e com filhos, sempre na primeira neve do ano. Quando, dias depois, outra mulher some e Harry encontra um boneco de neve macabro na floresta, perto da casa dela, ele tem a certeza de que, pela primeira vez, está diante de um serial killer em seu país.

Anteriormente, o inspetor já havia prendido um na Austrália e, ao voltar à Noruega, se tornara popular e midiático. No fundo, ele sabia que o novo caso não era uma simples coincidência, e que estava sendo vigiado e levado ao caminho guiado pelo psicopata desconhecido.

Apesar dos nomes de locais e pessoas em norueguês, o livro é de leitura viciante. Ao virar uma página, você logo é levado à próxima, e à próxima, e assim por diante. A quebra da ordem cronológica, as sacadas do autor ao longo da trama e as ligações entre todos os personagens são sensacionais e ditam um ritmo alucinante. Para quem gosta de um bom romance policial, “Boneco de Neve” é mais do que indicado.

Rogerio.Oliveira 29/01/2016

Assustador
Atormentador, prende do início ao fim! Um ótimo livro para se ler a noite e se tiver frio, melhor ainda.

Claudiane 08/02/2016

Ótima leitura de carnaval
Livro dinâmico, com um ótimo investigador (na torcida pelo Hole - Fassbender na versão para o cinema), trama excelente e que realmente envolve àqueles que apreciam um bom romance policial com crimes bem desenvolvidos.
Apenas o plot twist que não me surpreendeu (por que presumi o assassino ao longo do livro - coisa que raramente acontece), mas a personagem foi bem construída e sua fundamentação foi bem consistente no final da obra.
A caminho de O Leopardo!

Alisson 10/02/2016

Surpreendente..
Boneco de Neve é o segundo livro que leio da literatura policial Escandinávia. Elogiei muito o primeiro livro, mas esse fez com o outro se parecesse fraco. Esse segundo livro se superou.

Aparentemente é um livro clichê, com um serial killer que coloca um boneco de neve na frente da casa da próxima vítima, geralmente mãe e casada, sempre na primeira neve do ano. Aparentemente. Ao decorrer das páginas, percebe-se que não é tão simples assim. Há um motivo. Há uma loucura obsessiva. O inspetor Harry Hole está na linha de fogo. Harry Hole será o grand finale.

O inspetor é durão, autoritário, não gosta de receber ordens, não gosta de relatórios, é intuitivo, porém, é humano. Sua humanidade quase acabou com sua carreira, quando se tornou um alcoólatra. Porém ele era Harry Hole. Era conhecido em toda a Noruega por ser o investigador que prendeu um serial killer na Austrália. Todos conheciam Harry Hole. Inclusive o serial killer.

O psicopata cruel cria suas próprias regras, por isso não é nada fácil seguir suas pistas. Os crimes em si não se coincidem, a não ser pela escolha da vítima (mãe e casada) e sempre na primeira neve do ano. Há exceções. Harry precisa entrar na mente do assassino em série para entender qual será o seu próximo passo. Mal sabe ele que já estava sendo estudado há muito tempo. Era necessário se reinventar.

O livro me apresentou um cenário que eu não conhecia. A Noruega. Apesar de ser o país mais rico do mundo, também é o pais com o maior número de suicídio. Será que isso faz sentido? Com Boneco de Neve, entendemos um pouco sobre as principais características da Noruega, seus habitantes, e suas belas cidades como Oslo e Bergen.

A escrita do livro é moderadamente subjetiva. Dá-se a impressão que Jo Nesbo escreveu o livro imaginando ser Harry Hole, apesar de ter escrito em terceira pessoa. Confesso que nos primeiros capítulos eu fiquei bastante confuso. Demorei pra engatar na leitura. Eram muitas descrições de assassinatos em série e explanação do cotidiano de Harry. Mas eram características fundamentais para a construção do livro. Como num bom thriller, tudo se encaixa. O final é surpreendente.

Duda França 30/05/2024

Resumo do livro Boneco de Neve, do Jo Nesbø
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro Boneco de Neve, do Jo Nesbø.

?? Muitos desaparecimentos estão ocorrendo na Noruega, alarmando o investigador Harry Hole, já que pode ser algum serial killer. Pra completar, recebe uma carta do autointitulado "Boneco de Neve", sem saber do terror que estava por trás disso.

? A sua renomada equipe formada por Katrine Bratt e Magnus Skarre, entre muitos outros profissionais excelentes, investigam esse mistério analisando as provas dos crimes, recapitulando os últimos momentos das vítimas (Birte Becker, Laila Aasen e Sylvia Ottersen...), notando um padrão: mulheres casadas, têm filhos e são infiéis.

? Pressionada pela mídia, a polícia toma decisões precipitadas procurando culpados, afirmando até mesmo que Katrine é a assassina. Se bem que havia omitido uma informação: é filha do Grant Rafto "De Ferro", um investigador que conheceu o Boneco de Neve pessoalmente e, mais tarde, encontraram seu corpo.

? Hole se viu num verdadeiro iceberg: o bonequinho de neve aparecia, sutilmente, próximo às casas das vítimas, isso era apenas o topo. Concluiu, a muito custo, que se tratava de um médico que havia arranjado bodes expiatórios pra conseguir dados de DNA dos seus pacientes, sendo eles pais e filhos. Com os genes em mãos, sabia quem era filho de quem e então apareciam as casadas mentirosas.

? Um verdadeiro psicopata purificando essas famílias. Porém, esse detalhe mudou tudo: Mathias Lund-Helgesen, o verdadeiro Boneco de Neve, era o novo namorado de Rakel Fauke, mãe de Oleg e o único amor de Harry. Ou seja, seria outra vítima se nosso investigador protagonista não chegasse no momento certo para salvar a vida deles.

? No final, é revelado ao leitor a razão e o passado de Mathias: ele não tinha mamilos e sofria bullying por esse motivo, além de ter visto sua mamãe com um amante (na verdade era seu pai) logo no começo da história, quando era uma criança. Tudo isso mexeu com sua mente, criando um monstro.

? Se você gostou do resumo de hoje, vai adorar o livro. Uma narrativa longa na medida certa e bastante mistério em cada capítulo.

Gy de Paula 19/12/2017

Intrigante
Uma leitura intrigante, fácil e rápida.
Jo Nesbo escreveu um livro cheio de reviravoltas e consegue prender o leitor do início ao fim.
A estória é muito bem construída, todos os fatos, mesmo os mais banais, são importantes e são de relevância para o desenrolar da trama.
A trama se desenvolve na busca de um serial killer que assassina mulheres ao cair da primeira neve, o Boneco de Neve. O responsável pela caçada é o inspetor Harry Hole, pessoa de comportamento duvidoso (ligado ao álcool), conhecido por já ter capturado outro serial killer. Ele acaba tendo que lidar com as dificuldades da investigação e também com a dúvida que paira sobre as suas habilidades.

Cássia 09/01/2018

Muito bom!!!!!!!
Super recomendo pra quem gosta de um bom mistério, reviravoltas, e investigações.

50livros 14/01/2018

Livro bom para ficar paranoico
Achando que estava abafando, lendo o livro antes de assistir no cinema, me deparo com a triste realidade de que esse livro é o de número 7 (SIM, SETE!) de uma série com o detetive Harry Hole, beberrão, viciado em teorias da conspiração e que vê Serial Killers até nas estrelas. Sim, eu perdi 6 investigações, caindo de pára-quedas em um assassinato de arrepiar os cabelos da nuca.

A historia é aquele thriller policial clássico: detetive e sua equipe investigam desaparecimentos estranhos, descobrindo que se tratavam de assassinatos em série. Aquela receita certa para o sucesso. Será?

Sou uma amante de perseguições policiais, estou em dia com Law and Order: SVU, estou maratonando (de novo) Criminal Minds e fiz o CSI Experience em Las Vegas (EM BREVE AQUI NO BLOG!), podendo me considerar um Horacio Kane (CSI Miami) da literatura. Por conta disso, fica muito difícil achar uma história investigativa que eu não desvende uma coisa ou outra.

Bom, nesse livro, eu não desvendei o final porque ele acabou sendo o mais óbvio e egocentrista na figura do detetive, como se mais nenhum personagem tivesse peso suficiente. Os personagens são ótimos, bem construídos, exceto o assassino, que tem uma personalidade meio idiota, pelo menos eu achei.

O problema, no fundo no fundo, não é o final, o assassino, o detetive, os crimes, nada disso. O que pegou para mim foi que o livro esfriou. O autor esticou demais algumas partes do livro que achei cansativo, tirou aquela ansiedade que te faz ler o livro cada vez mais rápido para saber o desfecho. Acabou que, ao invés de sentir isso, eu fui ficando cansada de ler até o desfecho. Por honra literária, li até a última palavra, mas confesso que não quero ler algo do Jo Nesbø tão cedo.

Apesar da tradução estar super bem feita, a história é naturalmente lenta sem ter tantas reviravoltas assim. Meio que, por conta do primeiro capítulo do livro, você já imagina a motivação do assassino, mas quer ver como o detetive chega até lá. Mas, infelizmente, o autor se perdeu mais preocupado em colocar um personagem chocante como assassino do que realmente dando nuances mais sutis ao crime.

Me entendam, não é um livro ruim, muito longe disso, mas não combinou comigo o suficiente para correr e ler os livros antecessores da vida de Harry Hole. Vou ler um dia? Talvez, mas não prometo quando.

site: www.50livros.com/single-post/2017/12/19/Resenha-de-Boneco-de-Neve-de-Jo-Nesbø