O Dom

Resenhas - O Dom

Gabriel Aleksander 18/04/2015

Exagerado e nonsense
O Enredo

Whit e Wisty estão cada vez mais próximos do conflito iminente com o “O Único que é O Único” e para isso eles precisam desenvolver seus poderes ao máximo, já que o grande líder da Nova Ordem também possui grandes habilidades que aparentemente anulam os poderes de fogo de Wisty, sugando qualquer chance de vitória por parte da Resistência.
O problema para os irmãos Allgood é que muitas pessoas importantes já foram tomadas deles desde que essa aventura começou, o que acabou desestruturando os mesmos. Seus pais, Celia e sua amiga revolucionária Margô, estão fora da equação e agora os jovens bruxos terão que formar novos laços e decidir em quem confiar e se existe alguém digno de tal ato.
Em meio ao caos, os integrantes da Resistência decidem organizar um grande show de rock na tentativa de relaxar e ao mesmo tempo reafirmar sua oposição ao governo opressor vigente. Nesse fatídico evento, Wisty conhecerá um roqueiro que irá mudar sua vida e redefinirá alguns conceitos, como confiança, amizade e até mesmo o amor...

Os Personagens

Depois de tantas perdas e situações difíceis pelas quais os protagonistas passaram, as esperanças em torno de um possível amadurecimento dos mesmos eram grandes. Porém, para a minha decepção, os personagens não evoluem ou amadurecem, as atitudes inconsequentes e totalmente ilógicas são contínuas nesse volume, assim como no anterior.
Os personagens secundários da história são pessimamente desenvolvidos e muitas vezes me perguntei o porquê deles pelo menos existirem na história. Podemos dizer, resumidamente, que a história gira em torno de 4 personagens e nada mais, tornando os demais ali presentes completamente desnecessários.
Apesar de todos os pontos negativos presentes nessa franquia, não posso deixar de levar em consideração que “O Único que é O Único” se configura como uma verdadeira ameaça para os irmãos Allgood, conseguindo alimentar a história com ações cruéis e construindo situações que, se não fosse pela predileção com a qual os protagonistas geralmente são abençoados, s mesmos não conseguiriam escapar e seriam facilmente derrotados.

A comicidade funciona na narrativa?

Inexplicavelmente os autores decidiram manter uma característica da série, que ao mesmo tempo a diferencia das demais obras presentes na literatura, e m contrapartida a torna insuportável.
A ideia de inserir alguns alívios cômicos em uma distopia até parece interessante em um primeiro momento, entretanto, a forma exagerada como essa comicidade é empregada em “O Dom” retira toda a credibilidade que a narrativa ou os personagens poderiam ter, fazendo com que o leitor não leve a sério nenhuma situação posteriormente apresentada, mesmo que tal acontecimento seja crítico e essencial para o desenvolvimento da história.

Opinião Final

A leitura de “O Dom” foi um verdadeiro suplício. Não consigo me recordar quantas vezes pensei em abandonar o livro e ir fazer alguma coisa mais proveitosa do que ficar preso a uma narrativa fraca, nonsense e absurda.
Em grande parte das vezes os autores confundem as idades de seus personagens, criando uma inconstância no comportamento dos mesmos, o que cria episódios que confundem o “cômico” com o “ridículo”.
Se você gostou de “Bruxos e Bruxas”, é aconselhável que procure diminuir suas expectativas para a continuação do mesmo. Já para aqueles que, assim como eu, acharam o primeiro livro mediano e viam esperanças para uma possível melhora em sua construção e desenvolvimento, devem pensar duas vezes antes de gastar seu tempo dando uma segunda chance para tal série.
Sem dúvida alguma a série escrita por James Patterson e Cia, está oficialmente abandonada por mim. Já vi algumas resenhas positivas sobre a continuação de “O Dom”, mas nem algo desse tipo me convencerá a me arriscar mais uma vez em uma aventura nada atrativa como essa.

site: fatalityliterario.wordpress.com

Paulo 11/06/2015

O dom - James Patterson e Ned Rust
Quando eu li o vol. 1 da serie Bruxos e Bruxas pela primeira vez, o livro me pareceu ser ótimo, porém, ao passar do tempo eu o reli até determinada parte e descobri defeitos muito gritantes e decepcionantes que passaram despercebidos pelo enredo muito acelerado e desconexo.
Aí peguei emprestado O dom, - segundo volume - e digamos que foi a mesma coisa e ainda mais defeitos encontrados o que gera um desapontamento quanto ao autor que me parece ser bem aclamado em outras obras.
Nesse segundo volume With e Wisty estão num grupo de bruxos - que nem um momento me pareceu tão convincente de que eram mesmo - chamado: Resistência. O que é basicamente esse grupo? Um grupo de jovens que luta contra os idéias desse governo chamado: Nova Ordem. Demorei para entender qual é a desse governo e quando entendi, tudo ficou mais confuso, principalmente desse interesse surgido do nada do Único em querer O Dom da Wisty.

Logo no começo temos um espetáculo de uma execução e de inicio defeitos do primeiro permanecem, como: A rapidez absurda em terminar algumas ações dos personagens. Sério, a chance que o autor - no caso - autores têm de prender nossa atenção ele ignora, colocando cenas chatas, sem emoção e previsíveis. Continuando... E nessa ‘’execução’’ publica, as pessoas vão ao delírio achando que estão vendo a morte da bruxa tão poderosa, tão ameaçadora... Wisty Algood.
Mas na verdade, não é isso o que aconteceu, eles executam outra pessoa que não sabemos como não notaram não ser a bruxa que eles procuram com unhas e dentes e quando encontram deixam escapar de maneira tão estúpida. E depois Wisty surge do nada pegando fogo, porque é só isso que ela sabe fazer em todos os capítulos, fora as piadinhas sem graças extremamente fora do momento. Ex (não é um acontecimento do livro, só um exemplo): Os pais de With e Wisty estão prestes a serem queimados vivos, eles tiram o momento para fazer uma piada; olha que maturo! Como se não bastasse tudo acontece tão rápido que a emoção nem existe, quando solucionam um problema só estamos mais ansiosos para acabar logo e onde aquilo vai dar. Ao terminamos aonde levou todos esses longos acontecimentos de aprisionamento, fuga, aprisionamento, fuga... personagens sem profundidade, - como um cara que era para fazer parte de um romance com a Wisty, desaparece sem rumo depois de um acontecimento previsível - a nada.
Quanto ao With, bem, em todos os capítulos ele só fala da irmã, ou da sua namorada Célia. Pelo amor de Deus, como esse garoto é chato com essa menina. No primeiro livro, diz que ele tem 17 anos, e a irmã dele 15, só que não é bem o que parece. E ainda por cima ele tenta dar um de durão quando não demonstra um comportamento para tal, isso tem graça, não as piadas feitas por ambos.
A narrativa do livro é curta, pobre - sem detalhes -, monótona e repetitiva. Ex: Do livro anterior para esse segundo volume aparece instrumentos proibidos pela Nova Ordem como: livros, instrumentos musicais... Eles têm que te informar que foi proibido, todas as vezes.
Quanto aos pais desses dois, bem, fica um lenga, lenga o livro inteiro para só deixar mais perguntas, quando eles surgem e determinada situação a gente espera que tenha uma função essa chegada desses dois, mas não.
O autor tenta nos apresentar mais personagens - cenaristas, porque não fazem nada que possa identifica-los e caracteriza-los.
Por fim, a história que o James Patterson criou é boa. A distopia com bruxos é completamente atraente só com essa parte apresentada. O publico Infanto-Juvenil adoraria conhecer uma história assim, aposto que foi esse o objetivo do autor: puxar esse publico para essa série, mas acho que ele não conhece muitos jovens de acordo com esse publico, pois o comportamento dos personagens fogem completamente da forma como hoje em dia alguns se comportariam diante das situações que se encontram Wisty e With. O autor, porém, só colocou as ações que achou ter os jovens atuais nesses dois para nos identificarmos e não se preocupou com enredo, andamento, narrativa e outros personagens criados apenas para fazer uma ação que envolva os protagonistas, não por um interesse próprio. Sei que todos querem derrotar essa Nova Ordem, mas não apresenta o real motivo por estar nessa luta, só estão, isso me incomodou muito. Pretendo continuar com a série, só por curiosidade e esperança de que melhore MUITO.

Merida Salvatore 11/07/2015

[ Novo Conceito] Resenha : 2° livro - O Dom ( Bruxos e Bruxas )
Nesse segundo livro da Serie Bruxos e Bruxas continua se relevando a historia dos irmãos Allgood , tendo capítulos curtos e rápidos se intercalando entres os irmãos.

Esse 2° livro da Serie, eu achei muito corrido o Autor quis colocar muita informação ao mesmo tempo , achei muito entediante pelo motivo de sempre ficar na mesma de ser salvar e depois serem pegos novamente mas, o final foi o qual eu mais gostei, onde fiquei com mais vontade de ler, igual o primeiro livro '" Bruxos e Bruxas " eu li apenas em 3 dias pois queria saber o que iria acontecer no final e ir logo para o 3° livro da serie .

O Livro gira em torno do mesmo assunto, os irmãos Allgood estão fugindo do O Único que É O Único porém, eles estão sozinhos agora sem a Margô e a Célia. Sem menos ter noticias ... Tendo o medo e a preocupação por talvez nunca mais vê-los novamente.

Acontecem muitas revelações, o medo nos leitores em saber será que a Wisty morreu ? ficamos com essa duvida até saber o plano do O Único que É O Único . Em cada pagina desse livro, iremos acompanhando o desenvolvendo dos poderes desses irmãos. Assim como nós , eles não sabem como lidar com esses poderes, estão sozinhos sem ajuda de ninguém, então, eles tem que aprender a lidar com eles sozinhos e enfrentar novos obstáculos.

A pergunta onde não se quer calar durante o livro, onde se encontra os Pais deles e a Célia ? Eles não sabem, por isso precisam correr contra o tempo para descobrir cada passo da N.O ( Nova Ordem Mundial ). Eles tem que correr para salvarem-se e não morrer.

Nesse Livro eu dou 3 estrelas pelo motivo de querer ler rápido porque tava entediante, o 1° primeiro da Serie sem duvidas foi melhor que esse, mas pra quem é apaixonado pela Serie assim como eu sou, sem duvidas releva . Espero que vocês tenham gostado, tentei falar pouco sem dar spoiler, porque é difícil falar de 2°, 3° livros de sagas sem dá spoiler, espero que entendam.

Beijos da Fadinha :)

site: http://fada-do-livro.blogspot.com.br/

Dose Literária 01/10/2015

O Dom, segundo volume da série Bruxos e Bruxas...
Bem, cá estou novamente resenhando um livro de James Patterson. O dom, segundo livro da série Bruxos e Bruxas, já resenhado aqui antes, demorou a ser lido. Quando finalmente consigo tê-lo em mãos, achei que seria mais uma leitura proveitosa como chegou a ser o livro que deu início à série, mas devo dizer que O Dom não me agradou tanto como seu predecessor...

Publicado pela Editora Novo Conceito, O dom dá um enfoque maior nos interesses e gostos pessoais dos irmãos Allgood. Dessa vez, Wisty está sendo perseguida pelo O Único que é o Único, que parece ter como objetivo principal [além de acabar com qualquer tipo de liberdade da população], conseguir algo que só Wisteria Rose Algood tem... O que será?
Leia mais em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2015/06/o-dom-segundo-volume-da-serie-bruxos-e.html

Bru Fátima 10/01/2016

Fantasia Infanto/Juvenil
Depois de passarem por muitas perdas em todos os sentidos, Será que finalmente os irmãos conseguem controlar seus poderes a seus favor? Será que da pra confiar nos que estão á sua volta? O Único continua a controlar o mundo com mãos de ferro do jeito que bem entende. Os que vivem "em liberdade" são controlados por ele como fantoches, já os que representam o minimo de perigo para esse controle são eliminados, escravizados ou sobrevivem como ratos. Além de controlar as pessoas e coisas desse mundo, ele também é capaz de controlar o frio o gelo e a neve. Haverá mais coisas que ele deseja controlar, para dominar de vez o mundo e encontrar o poder supremo? Whit e Wisty conseguiram impedir? O Dom nos presenteia com várias respostas para essas perguntas, mas também nos devolve outras.

site: http://www.naoemprestolivros.com.br/2015/07/o-dom-bruxos-e-bruxas-livro-2.html

jeff 25/02/2016

o dom
este livro se trata de uma continuação é o segundo livro da serie bruxas e bruxos escrito por james patterson.

Adrienne.Santos 02/06/2016

O Dom
É como entrar em um pesadelo. Do nada, você é retirado de sua casa, preso, e acusado de bruxaria. Parece século 17, mas é o governo da Nova Ordem, e está acontecendo agora!
Gustavo 27/02/2017minha estante
Vc apenas copiou a sinopse do primeiro livro

Aster Verbatim 11/12/2016

O dom
Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos…
Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor…
Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty… Ou para, finalmente, matá-la.

Nesse segundo livro, os irmãos Allgood enfrentarão desafios ainda maiores para sobreviver e juntamente descobrindo gradativamente os seus poderes de bruxos, como já diz o título O Dom. Nesse segundo livro, outro personagem se destaca, Byron, o fuinha... que (sem spoiler) vocês descobrirão qual o objetivo dele, mas lembrem-se que ele faz/fazia parte do exército da Nova Ordem no início do primeiro livro, mas justamente ele é quem auxilia de uma forma inesperada os irmãos.
Esse livro, de certa forma, é um pouco "pesado", tendo 100 capítulos (curtinhos). Acho que todos os problemas dos irmãos, stress, a Resistência e esse Dom que ainda tem que ser trabalhado deixa um pouco cansativo, mas ao final vale a pena, apesar de vir o terceiro livro. rsrsrs.

Não deixem de continuar....

site: asterverbatim2015@blogspot.com.br

Rique 06/04/2018

Uma continuação emocionante.
Enquanto os irmãos Algood continuam tentando salvar seus pais de uma execução nas mãos do terrível Único que é o Único, neste livro, os irmãos terão que por à prova suas capacidades e poderes para não apenas salvar seus pais, mas também, A Resistência e todos os que à ela fazem parte.
Com uma trama mais voltada para o autoconhecimento e superação dos seus limites dentro da zona de conforto, esse livro possui mais cenas de ação, e menos diálogos de "pausas" dos personagens entre os acontecimentos.
O autor soube continuar com os diálogos curtos, fáceis de compreender o que acontece, e acima de tudo, manter o leitor preso em cada acontecimento, seja ele de alegria (o que é raro como já podemos ver no livro anterior), de dor (e quanta dor viu?) ou de raiva.
Garanto que quem ler, não irá se arrepender, e para os mais atônitos, devora em um dia sem perceber.
Recomendadíssimo.

Estante Louca 04/10/2018

Assistam o video da resenha minha

site: https://youtu.be/ZQmiVaVKhes

Pri A. 10/07/2019

Gosteiiiiii
Nesse segundo livro, vamos continuar acompanhando a "batalha" contra a NO (Nova Ordem) e também a sobrevivencia dos irmão Allgood (Wisty e Whit), e também a procura por seus pais (na verdade depois eles descobrem onde eles estão). E não posso deixar de citar a descoberta de novos poderes, na verdade, eles acabam amadurecendo e com isso descobrem do que são realmente capazes, principalmente a Wisty, por que ela pode pegar fogo...no corpo inteiro.

"[...] E então rola um flash - não de luz, mas de escuridão, por incrível que pareça - e ela desaparece. Wisty. Minha irmã. Minha melhor amiga no mundo. Minha irmãzinha está morta [...]"

Olha, tenho que confessar para vocês que, simplesmente adorei esse segundo volume...mesmo. Me senti tão envolvida e tão consumida na história, que não consegui parar de ler. Sabe aquele tipo de história, em que quando começa a ler, perde a noção do tempo e também de onde está?? Geralmente quando uma história me consome assim me sinto altamente perdida (hahahahaha). E acho isso muito bacana, por isso influencia no meu "julgamento" com a leitura.

E com certeza a Wisty virou uma heroína para mim, por que ela se transforma em uma garota mais forte e decidida, ao mesmo tempo que ela quer curtir a vida e os momentos em que ela proporciona, ela sabe da responsabilidade que tem com sua família, principalmente com os seus pais e na busca por eles.

Whit, com certeza, é aquele personagem que todas as meninas amam. Ele é atencioso, bondoso e muito corajoso também, e o sentimento que ele sente por Célia é a coisa mais lindinha e também um pouco obsessivo. E nesse livro ele ainda continua na sua busca por Célia (sua namorada que desapareceu misteriosamente), e também por seus pais.

"[...] Quando olho para trás, vejo o rosto da pessoa que me salvou - é a Célia. Célia! [...]"

E durante toda essa busca, acontecem muitas coisas...mesmo, que eu não vou dizer senão vira spoiler. Mas o que tenho que dizer sobre esse livro, é que me cativou muito.

A história é bem bacana mesmo, com capítulos intercalados que de uma certa forma, ajudam na leitura. E a leitura tem uma linguagem boa, sem muitas complicações. Os personagens são bem amarrados e que interagem muito bem, principalmente com os personagens secundários.

E é claro que estou louca para ler o terceiro volume.
Livro recomendado, com certeza!!

site: Resenha do antigo "Blog Resenhando"

Matheus Pedrosa 21/04/2020

Qual será o futuro dos Allgood ?
- Seguimos acompanhando a trajetória dos irmãos Allgood para destruir a Nova Ordem é o Único, só que dessa vez a ânsia dele e todos os esforços para capturar os irmãos são enormes e eles têm que se desdobrar para escapar e salvar quem amam. A tensão foi progressiva e o final deixou esse leitor aqui muito ansioso para ler ?O Fogo?

Alice Ferrari 05/06/2020

Gente eu ameeeeei...
A história continua super envolvente e cheia de drama e com personagens cada vez mais amadurecidos e com escolhas difíceis a serem feitas. Eu recomendo demais essa saga . Li o dom com um dia , estou muito feliz com o fim da leitura e em poder acompanhar esse desenvolvimento tão rápido e tão aconchegante que faz você ficar preso ao livro e não parar de ler. O Fogo (terceiro livro) vou ler pela manhã e ele é um pouco menor então deve ser bem rapidinha. Hammes P. certamente arrasou nesses livros .