O Sal da Vida Françoise Héritier

Resenhas - O Sal da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

PorEssasPáginas 23/03/2014

Resenha O Sal da Vida - Por essas Páginas
Logo quando a Editora Valentina divulgou a capa de O Sal da Vida com essa torre Eiffel, as meninas disseram que esse livro era a minha cara. Mas sabe como é, as séries que eu acompanho também foram lançadas, cada mês uma seleciona um livro… Então só pude solicitá-lo agora.

Eu nunca li um livro como O Sal da Vida. Como diz a sinopse, ele é na verdade um poema na forma de prosa. A autora, Françoise Héritier, havia recebido um cartão-postal de Jean-Charles Piette. Nele estava escrito “Uma semana roubada de férias na Escócia”. Então a autora começa a divagar sobre como o trabalho ocupa o nosso tempo e o que seria o sal da vida.

“Existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros, e foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: O Sal da Vida.” – página 10

E assim, os capítulos na verdade são uma lista com tudo o que autora acredita ser seu Sal da Vida. São citados pequenos momentos, sensações, dores, experiências, lembranças… Vocês devem estar achando estranho. Eu também achei muito estranho quando comecei a ler. Mas antes de chegar no final do primeiro capítulo das listas, eu já estava completamente envolvida e emocionada. Porque… Esse é aquele livro em que o leitor tem que interagir com ele. Você começa a se lembrar de todos os seus momentos que dão um tempero especial no seu dia-a-dia. Em vários momentos eu parei, com um sorriso no rosto, para me lembrar de uma experiência que eu tive igual a da autora (ou semelhante). E então, assim como ela, eu percebi que são pequenos detalhes que acabam nos marcando.

Então, resolvi fazer a minha lista do “Sal da Vida” (inclusive no final do livro tem um lugar para fazermos as nossas anotações), mas focando no tema “Leitura”!

Chorar com um livro , suspirar por mocinhos fofos, ter uma imaginação fértil, aguardar o carteiro, cheirar um livro novo, ser fangirl com as suas amigas, receber um abraço (mesmo virtual), fazer coleção de marcadores, ir a eventos literários, receber um comentário dizendo que alguém amou o livro que você recomendou, esperar para sempre a minha carta de Hogwarts, ser respondida por um autor no twitter, todas as amizades feitas, abraçar a Meg Cabot, rir com Adrian Ivashkov, escrever resenhas, começar a ler um livro no dia em que ele foi lançado, receber comentários nas resenhas, reclamar quando um livro não for bem adaptado…

E eu tenho que comentar sobre essa capa! Ela é muito bonita e o título tem um efeito que quando você toca, parece que ele é feito realmente de sal. A fonte utilizada é muito confortável para a leitura e o livro possui pequenos detalhes lindos!

O Sal da Vida é aquele tipo de livro perfeito para dar de presente, mesmo para pessoas que não gostam muito de ler. Ele é curtinho e transmite uma mensagem muito bonita. Esse é aquele tipo de leitura que você não termina da mesma forma que começou…

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-sal-da-vida#more-14029

Bruna 27/05/2016

O sal da vida é um poema escrito em prosa, no qual a autora reflete e medita sobre as pequenas coisas e momentos que tornam a vida tão especial.

Françoise Héritier é uma renomada antropóloga francesa, e a ideia do livro surgiu quando ela recebeu a notícia de que um querido amigo e médico sairia de férias, porém, sendo um homem tão ligado a seu trabalho e pacientes, ele via esse momento de lazer com culpa. Então, Françoise inicia uma longa reflexão sobre a importância de se aproveitar a vida, e não apenas viver em função de estudos e carreira. São pouco mais de 100 páginas (ou 1 hora e 40 minutos, no meu caso), em que ela vai listando situações, pequenas recordações e sentimentos que marcam tanto nossas vidas.

São várias situações citadas, então é impossível que o leitor não se identifique pelo menos com algumas. A satisfação de uma conquista; saborear um chocolate no final de um dia cansativo; rever velhos amigos; simplesmente dormir e dormir, quando se está cansado; saber ouvir e encontrar quem nos ouça; admirar uma paisagem sem pressa ou compromisso; um cheiro ou uma lembrança fugaz que nos remete a infância. São várias a situações com as quais nos identificarmos.

O Sal da vida passa uma bonita mensagem, que nos faz refletir e pensar. Mas tenho que ser absolutamente sincera, e dizer que acredito que talvez essa fosse uma leitura cansativa para mim, por ser uma longa lista narrada, sem diálogos ou uma história corrente. Porém, eu ouvi o audiolivro, e isso foi ótimo, pois a mensagem é muito bonita, e a narradora foi ótima, dando entonações adequadas a cada fala. Como o tempo que eu reservei para ouvir os livros foi o que passo dirigindo, no meu longo trajeto Casa/Trabalho, o fato de esta ser uma obra sem diálogos foi exatamente o necessário para me prender a atenção, sem me distrair do trânsito.

E gostei tanto dessa história de ouvir livros, que já selecionei alguns outros do tipo (sem diálogos).

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2016/04/audiolivro-o-sal-da-vida-francoise.html

Thaís de Souza 11/07/2022

O sal da vida
Leitura leve, que trás boas lembranças, risos, emoções e importantes reflexões. Após ler o livro fiquei com vontade de escrever o que é sal da vida para mim também.

Danielly 30/05/2022

O livro é uma lista com coisas singelas que remetem ao sabor da vida. O que é de mais simples que tempera as nossas vidas, dá gosto, dá vontade de viver. Me peguei rindo de coisas simples que já aconteceu ou acontece comigo e passei a valorizar mais o simples, pois ele tem um gosto especial na nossa vida.

Bi Faria 27/07/2017

Capa maravilhosa! Uma leitura rápida, mas de muita profundidade, pensamentos e questionamentos.
O que faz a vida valer a pena?
O que representa o sal da vida para você?
E é no simples fato de existir que a beleza da vida realmente se faz presente... Eu diria dançar, receber uma carta, tomar um sorvete em um dia muito quente, ver o pôr-do-sol, amar sem medidas, dar carinho, não gostar de tudo que todo mundo gosta, escutar os conselhos dos mais velhos, ler um livro, admirar o outro, sonhar... E entre tantas outras coisas, não ter vergonha de ser quem você é, e ser feliz por ser você mesmo. "Trata-se, pura e simplesmente, da maneira de fazer de cada episódio da sua um tesouro de beleza e graça, que aumenta sem parar, sozinho, e que nos renova a cada dia." #françoisehéritier @edvalentina

Marlise 28/08/2016

Poesia simples e pura
Trata de detalhes que, normalmente, nem percebemos no nosso dia a dia e que são muito importantes para que a vida de fato faça sentido. leitura leve, descontraída e carregada da emoção da simplicidade da vida.

hagabrielah 02/09/2016

O Sal da Vida
O livro em si é bom, mas dei três estrelas porque fui com muita sede ao pote, digamos assim.
Achei que teria uma história com ensinamentos, o que não acontece, na verdade o livro todo é uma lista de coisas que a autora faz, fez ou gosta que são o tempero, o sal de sua vida, e no fim ela deixa várias folhas em branco pra você preencher com as coisas que são o sal da sua vida, o que eu achei muito interessante, mas ainda não terminei de preencher.

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario O sal da vida
" Existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros, e foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequenos plus que nos é dado a todos: O sal da vida!"
Num tem como não se inspirar com esse livro! Com cada experiência das pequenas coisas agradáveis (outras nem tanto), que a Françoise narra você vai se identificando e trazendo à tona as próprias imagens, emoções, os momentos marcados de boas recordações que dão sabor à vida! Aquilo tudo que você viveu ou que anseia viver e que nada nem ninguém poderá jamais tirar! Aquilo tudo que colore a vida e faz o coração ficar feliz? Pois é, o livro tá cheio disso! E no final, tem algumas páginas em branco para você escrever: Para você, o que representa O Sal da Vida? E vou contar pra vocês que é meio viciante, mal comecei a escrever já transbordavam motivos, lembranças, momentos, sons, vozes, cheiros, tudooo aquilo que um dia fez ou ainda faz a minha vida mais feliz! ♡♡

site: https://www.instagram.com/p/yqUU0xGv84/?taken-by=pomarliterario

Rebeca 29/07/2017

A autora chama nossa atenção para o sabor da vida, para sentir as pequenas coisas e saborear esse sentimento. Nos incentiva a viver a vida curtindo cada momento envolvendo todos os nossos sentidos, isso é, fazer de cada momento importante para que possamos relembrá-los com carinho…

Carla Sarmento 29/08/2021

Delicado
Achei este livro na casa dos meus pais e como era pequeno comecei a ler na mesma hora. Não tinha ideia do que era e achei até engraçado. A autora saiu listando tudo que, ao longo da vida, teve alguma emoção. E vai desde aquelas coisas mais simples como sentir o cheiro de uma comida boa até as situações que dão arrepio como o dia que ela encontrou um ninho de ratos em baixo da cama. São capítulos pequenos e com apenas um ponto final. Ou seja, ela vai colocando vírgula nas lembranças até o fim do capítulo. Fiquei com uma sensação de que é um livro pra ler em voz alta e, de preferência, ao lado de alguém para rirem juntos. "Trata-se, pura e simplesmente, da maneira de fazer cada episódio da sua vida um tesouro de beleza e graça, que aumenta sem parar, sozinho, e que nos renova a cada dia". Está na Amazon. E se você tiver o kindle unlimited (recomendo), é só baixar e começar a ler.

Manu 23/07/2018

"O sal da vida" é um poema em prosa escrito pela antropóloga Françoise Héritier. Uma lista das coisas que nos fazem ser quem somos, momentos que tornam a vida mais interessante e recordações que enriquecem nossa vida.

Segundo a autora, "existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros, e foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: o sal da vida." É um livro que nos faz viajar pelos momentos mais marcantes de nossa vida, trazendo à tona os cheiros e cores da nossa infância, mesclando-os com as imagens e sensações que permanecem vivos em nossas memórias.

Insta: @neilson_jr 03/04/2021

O começo é bem interessante, mas depois fica entediante e numa linha de enumeração meio forçada com poucos itens que realmente vc se pega concordando.

Gio 30/12/2015

O Sal da Vida - Françoise Héritier
Sabe quando você acorda de manhã e o céu está lindamente azul, o sol reconfortante e brilhante e a vida parece melhor do que nunca? Esse é o espírito de O Sal da Vida, um livro que me pegou de surpresa. Despretensioso, sutil e diferente, o livro é, na verdade, uma única e longa frase, na qual a autora lista momentos e sensações pequenos e simples, mas que fizeram a vida valer a pena, são o sal da vida. Aquele algo a mais, aquilo que está ali o tempo todo mas acabamos por esquecer tamanha a correria do dia a dia. Uma leitura muito gostosa e nostálgica, que com certeza te fará sorrir e lembrar. No final há paginas em branco para que cada um escreva o Sal da sua vida.

site: https://www.instagram.com/p/wZrXWjSt3k/?taken-by=monlivre

Três Leitoras 27/04/2019

Resenha: O Sal da Vida
O Sal da Vida é aquele tipo de livro necessário, que todos deveriam ler. Afinal, ele faz com que a gente reflita sobre as pequenas coisas que temos na vida, o que faz valer a pena viver. Uma história cheia de pequenos detalhes que nos emociona, nos faz sorrir e nos dá aquela energia para manter uma vida simples e rica.

Naturalmente, temos uma vida turbulenta, cheia de altos e baixos e consequentemente temos a mania de simplesmente começar a deixar tudo passar despercebido por nós, se não for grande e barulhento, não notamos e assim perdemos o pequeno, o detalhe, que também aquece os nossos corações e nos faz ver a delícia que é viver.

Françoise Héritier recebeu um cartão postal de um amigo com a seguinte frase "Uma semana roubada de férias na Escócia" e o uso da palavra "roubada" fez com que ela começasse a refletir sobre a vida e a forma com a qual a levamos. Este amigo, um médico extremamente dedicado ao trabalho e isso o leva a um desgaste físico enorme, mas também leva ao esquecimento da sua própria vida. E aí está a questão: quem estava roubando o quê?

Em meio a esta reflexão, O Sal da Vida surgiu, como resposta a este cartão postal. Esta resposta é uma junção de sentimentos, lembranças, escolhas, situações, que dão o que diferencial da vida, que faz com que ela tenha cor, movimento, sons e muito sabor.

Um livro inspirador, regado de emoção e reflexão. É impossível terminar a leitura e não querer escrever sobre o sal da MINHA vida e pensando nisso a Editora nos presenteia com um espaço no próprio livro para fazer a nossa lista. Comecei a refletir sobre a minha vida, sobre o que tenho feito com ela e o que quero continuar fazendo.

Os sonhos nos motivam a viver, as pessoas ao nosso lado também, mas as pequenas coisinhas que acontecem tem o mesmo poder. O que seria de mim sem o meu café forte todos os dias pela manhã, sem o cheirinho da maresia, sem lugares incríveis para ver o por do sol, sem um quindim para comer sempre que me desse vontade, sem um pote de sorvete para os dias de TPM, sem a música Metal Contra as Nuvens do Legião para me animar, sem sorrisos, sem livros e por aí vai....

site: http://www.tresleitoras.com.br/2019/04/resenha-o-sal-da-vida.html

Danielle.Nardez 02/02/2021

Vale a leitura
Li esse livro em algumas horas . Leitura fluida que mobiliza memórias e sensações muito mais que a curiosidade ou o intelecto. O Sal da Vida é na verdade uma lista de boas lembranças trazidas da memória do autor para as páginas do livro. Digo que vale a leitura pra que nós possamos rememorar nossas próprias lembranças e até mesmo ressignificar momentos e sensações passadas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6