O Sal da Vida

O Sal da Vida Françoise Héritier

Resenhas - O Sal da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Camila Targino 24/07/2022

Umas coisinhas sobre a vida
O livro inteiro, é como se fosse uma lista enorme de coisas, situações, sensações, emoções, pequenos prazeres e alguns pequenos transtornos, que fazem a vida ser um pouco mais brilhante. Não é sobre nada grandioso como uma paixão, um sonho alcançado, mas sobre a beleza que fica escondida nos detalhes pequenininhos do cotidiano e que de vez em quando faz bem lembrarmos de apreciar. Ler o livro é como ter um flashback de vários pequenos momentos que ja vivemos e foram quase esquecidos. Coisas que muitas vezes não damos o devido valor, mas não por isso deixam de ser maravilhosas.

Ao final do livro a gente começar a refletir sobre o que é o sal da nossa vida, quais pequenos detalhes brilham aos olhos, e fazem da gente quem nós sonos.

Nas últimas páginas além do espaço para você anotar seu sal da vida, tem também uma lista bem interessante de referências que a autora comenta em seu texto, de filmes e livros, a séries e músicas, que valem pelo menos quem sabe a chance de se conhecer.

Por mais irônico que pareça, o sal da vida é doce.

Bruna Lima 15/07/2022

O livro traz um listado do que sentimos ao decorrer da vida. Admito que mudei minha avaliação de última hora, não é um livro perfeito mas é bom.
É legal perceber como todos sentimos prazer nas coisas mais simples e como guardamos todos estes momentos na memória. É nosso combustível para viver cada dia, principalmente quando a correria diária nos esgota. Mas sempre terá o aroma do café passado; o cheiro de terra molhada; o êxtase de comer uma comida caseira realmente gostosa... sensações que permanecem conosco e nos confortam.

Thaís de Souza 11/07/2022

O sal da vida
Leitura leve, que trás boas lembranças, risos, emoções e importantes reflexões. Após ler o livro fiquei com vontade de escrever o que é sal da vida para mim também.

Danielly 30/05/2022

O livro é uma lista com coisas singelas que remetem ao sabor da vida. O que é de mais simples que tempera as nossas vidas, dá gosto, dá vontade de viver. Me peguei rindo de coisas simples que já aconteceu ou acontece comigo e passei a valorizar mais o simples, pois ele tem um gosto especial na nossa vida.

Três Leitoras 27/04/2019

Resenha: O Sal da Vida
O Sal da Vida é aquele tipo de livro necessário, que todos deveriam ler. Afinal, ele faz com que a gente reflita sobre as pequenas coisas que temos na vida, o que faz valer a pena viver. Uma história cheia de pequenos detalhes que nos emociona, nos faz sorrir e nos dá aquela energia para manter uma vida simples e rica.

Naturalmente, temos uma vida turbulenta, cheia de altos e baixos e consequentemente temos a mania de simplesmente começar a deixar tudo passar despercebido por nós, se não for grande e barulhento, não notamos e assim perdemos o pequeno, o detalhe, que também aquece os nossos corações e nos faz ver a delícia que é viver.

Françoise Héritier recebeu um cartão postal de um amigo com a seguinte frase "Uma semana roubada de férias na Escócia" e o uso da palavra "roubada" fez com que ela começasse a refletir sobre a vida e a forma com a qual a levamos. Este amigo, um médico extremamente dedicado ao trabalho e isso o leva a um desgaste físico enorme, mas também leva ao esquecimento da sua própria vida. E aí está a questão: quem estava roubando o quê?

Em meio a esta reflexão, O Sal da Vida surgiu, como resposta a este cartão postal. Esta resposta é uma junção de sentimentos, lembranças, escolhas, situações, que dão o que diferencial da vida, que faz com que ela tenha cor, movimento, sons e muito sabor.

Um livro inspirador, regado de emoção e reflexão. É impossível terminar a leitura e não querer escrever sobre o sal da MINHA vida e pensando nisso a Editora nos presenteia com um espaço no próprio livro para fazer a nossa lista. Comecei a refletir sobre a minha vida, sobre o que tenho feito com ela e o que quero continuar fazendo.

Os sonhos nos motivam a viver, as pessoas ao nosso lado também, mas as pequenas coisinhas que acontecem tem o mesmo poder. O que seria de mim sem o meu café forte todos os dias pela manhã, sem o cheirinho da maresia, sem lugares incríveis para ver o por do sol, sem um quindim para comer sempre que me desse vontade, sem um pote de sorvete para os dias de TPM, sem a música Metal Contra as Nuvens do Legião para me animar, sem sorrisos, sem livros e por aí vai....

site: http://www.tresleitoras.com.br/2019/04/resenha-o-sal-da-vida.html

Jonas incrível 31/03/2022

Viva, flor de laranjeira
O sal da vida é um livro de reflexão, uma lista de momentos vividos, de momentos passados, da qualidade da vida. Saber o que é viver vivendo-se tudo, vivendo cada momento, mas claro que nem tudo são flores, e é isso que faz a lembrança tão importante.

Bruna 27/05/2016

O sal da vida é um poema escrito em prosa, no qual a autora reflete e medita sobre as pequenas coisas e momentos que tornam a vida tão especial.

Françoise Héritier é uma renomada antropóloga francesa, e a ideia do livro surgiu quando ela recebeu a notícia de que um querido amigo e médico sairia de férias, porém, sendo um homem tão ligado a seu trabalho e pacientes, ele via esse momento de lazer com culpa. Então, Françoise inicia uma longa reflexão sobre a importância de se aproveitar a vida, e não apenas viver em função de estudos e carreira. São pouco mais de 100 páginas (ou 1 hora e 40 minutos, no meu caso), em que ela vai listando situações, pequenas recordações e sentimentos que marcam tanto nossas vidas.

São várias situações citadas, então é impossível que o leitor não se identifique pelo menos com algumas. A satisfação de uma conquista; saborear um chocolate no final de um dia cansativo; rever velhos amigos; simplesmente dormir e dormir, quando se está cansado; saber ouvir e encontrar quem nos ouça; admirar uma paisagem sem pressa ou compromisso; um cheiro ou uma lembrança fugaz que nos remete a infância. São várias a situações com as quais nos identificarmos.

O Sal da vida passa uma bonita mensagem, que nos faz refletir e pensar. Mas tenho que ser absolutamente sincera, e dizer que acredito que talvez essa fosse uma leitura cansativa para mim, por ser uma longa lista narrada, sem diálogos ou uma história corrente. Porém, eu ouvi o audiolivro, e isso foi ótimo, pois a mensagem é muito bonita, e a narradora foi ótima, dando entonações adequadas a cada fala. Como o tempo que eu reservei para ouvir os livros foi o que passo dirigindo, no meu longo trajeto Casa/Trabalho, o fato de esta ser uma obra sem diálogos foi exatamente o necessário para me prender a atenção, sem me distrair do trânsito.

E gostei tanto dessa história de ouvir livros, que já selecionei alguns outros do tipo (sem diálogos).

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2016/04/audiolivro-o-sal-da-vida-francoise.html

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario O sal da vida
" Existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros, e foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequenos plus que nos é dado a todos: O sal da vida!"
Num tem como não se inspirar com esse livro! Com cada experiência das pequenas coisas agradáveis (outras nem tanto), que a Françoise narra você vai se identificando e trazendo à tona as próprias imagens, emoções, os momentos marcados de boas recordações que dão sabor à vida! Aquilo tudo que você viveu ou que anseia viver e que nada nem ninguém poderá jamais tirar! Aquilo tudo que colore a vida e faz o coração ficar feliz? Pois é, o livro tá cheio disso! E no final, tem algumas páginas em branco para você escrever: Para você, o que representa O Sal da Vida? E vou contar pra vocês que é meio viciante, mal comecei a escrever já transbordavam motivos, lembranças, momentos, sons, vozes, cheiros, tudooo aquilo que um dia fez ou ainda faz a minha vida mais feliz! ♡♡

site: https://www.instagram.com/p/yqUU0xGv84/?taken-by=pomarliterario

Fernanda 22/06/2016

"...parar para ouvir a lábia de um vendedor ambulante, admirar o espetáculo vivo do vaivém nas ruas, encontrar amigos que não vemos há muitos anos, ouvir verdadeiramente os outros...
Ainda esqueci muitas e muitas coisas.
E o senhor, do que sentiria mais falta se tudo isso desaparecesse para sempre da sua vida?" pg. 17

Eduarda Furtado 03/01/2017

Cheia de simplicidade, porém com um propósito incrível e cativante
Não esperava que o livro fosse escrito da maneira como foi feito, mas achei encantador. No início, eu estava um tanto desanimada em ler, principalmente porque acreditava ser de autoajuda. Porém, a medida que fui me deixando ser levada pela obra, acabei tendo que engoli meu pré conceito. Embora se trate de um enredo em que se aborda simplesmente fatos do cotidiano, ele nos proporciona uma sensação sinestesicamente maravilhosa. Além disso, trata-se de uma bela reflexão acerca da vida e do ato de se viver. Devido a rotina ser muitas vezes corrida para muitos de nós, é comum não notarmos as virtudes presentes nos mais simplórios aspectos do cotidiano.

Carla Sarmento 29/08/2021

Delicado
Achei este livro na casa dos meus pais e como era pequeno comecei a ler na mesma hora. Não tinha ideia do que era e achei até engraçado. A autora saiu listando tudo que, ao longo da vida, teve alguma emoção. E vai desde aquelas coisas mais simples como sentir o cheiro de uma comida boa até as situações que dão arrepio como o dia que ela encontrou um ninho de ratos em baixo da cama. São capítulos pequenos e com apenas um ponto final. Ou seja, ela vai colocando vírgula nas lembranças até o fim do capítulo. Fiquei com uma sensação de que é um livro pra ler em voz alta e, de preferência, ao lado de alguém para rirem juntos. "Trata-se, pura e simplesmente, da maneira de fazer cada episódio da sua vida um tesouro de beleza e graça, que aumenta sem parar, sozinho, e que nos renova a cada dia". Está na Amazon. E se você tiver o kindle unlimited (recomendo), é só baixar e começar a ler.

Insta: @neilson_jr 03/04/2021

O começo é bem interessante, mas depois fica entediante e numa linha de enumeração meio forçada com poucos itens que realmente vc se pega concordando.

Marlise 28/08/2016

Poesia simples e pura
Trata de detalhes que, normalmente, nem percebemos no nosso dia a dia e que são muito importantes para que a vida de fato faça sentido. leitura leve, descontraída e carregada da emoção da simplicidade da vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6