Água Viva

Água Viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

giovana 04/05/2024

?Mas como fazer se não te enterneces com meus defeitos, enquanto eu amei os teus. Minha candidez foi por ti pisada. Não me amaste, disto só eu sei. Estive só. Só de ti. Escrevo para ninguém e está-se fazendo um improviso que não existe. Descolei-me de mim.?

Clarice explora tantos assuntos num monólogo sem pausas que às vezes é necessário dar alguns respiros quando a personagem vai e volta da máquina de escrever. Você quase se afoga na água viva.

_ijaqline 03/05/2024

E ninguém é eu. Ninguém é você. Esta é a solidão.
"Tenho medo então de mim que sei pintar o horror, eu, bicho de cavernas ecoantes que sou, e sufoco porque sou palavra e também o seu eco.
Eu, viva e tremeluzente como os instantes, acendo-me e me apago, acendo e apago, acendo e apago. Só que aquilo que capto em mim tem, quando está sendo agora transposto em escrita, o desespero das palavras ocuparem mais instantes que um relance de olhar. Mais que um instante, quero o seu fluxo.
Venho do longe ? de uma pesada ancestralidade. Eu que venho da dor de viver. E não a quero mais. Quero a vibração do alegre. Quero a isenção de Mozart. Mas quero também a inconsequência. Liberdade? é o meu último refúgio, forcei-me à liberdade e aguento-a não como um dom mas com heroísmo: sou heroicamente livre.
Eu que quero a coisa mais primeira porque é fonte de geração ? eu que ambiciono beber água na nascente da fonte ? eu que sou tudo isso, devo por sina e trágico destino só conhecer e experimentar os ecos de mim, porque não capto o mim propriamente dito."

Tristeza, confusão, questionamento, admiração, identificação...Montanha-russa de sentimentos, como em qualquer outra obra dessa mulher. Os livros de Clarice não são feitos para serem compreendidos ou explicados, mas sim para serem sentidos. Profundamente.
Ler Clarice é ver meu próprio reflexo. É conseguir finalmente encontrar formas e palavras para coisas que eu nunca conseguiria transcrever, mas que sinto intensamente em cada escrita dela.
"Eu, que nunca sou adequada."

beatrizgolfette 03/05/2024

Estou encantada!
Completamente encantada com mais uma escrita da Clarice Lispector. ?Água viva? é uma das obras mais desafiadoras e apaixonantes que a autora escreveu. Ao mesmo tempo que você entende, você fica confusa. São como os sentimentos que sentimos durante toda a vida.

Gabriele.Luciani 03/05/2024

Vontade incontrolável de chorar
é difícil articular as coisas que atravessaram a minha cabeça e o meu coração ao longo dessa leitura. Clarice (ou a narradora) diz mais pro final do livro que ela vive de sensações que se transformam em ideias porque ela precisa usar palavras. tô tentando fazer isso, mas acho que vou ter que me contentar com as sensações porque não encontro sinônimos pra elas. se me esforçar, consigo dizer algumas coisas desconexas que não expressam em nada o que essa experiência significou pra mim:

- eu não teria feito essa leitura se não tivesse pessoas tão legais à minha volta. me senti amada e cuidada. esse livro foi um abraço;
- tenho que repensar a forma como eu defino a minha fé (ou a falta dela? não sei mais);
- quero aprender a desenhar orquídeas.

"A minha única salvação é a alegria. Uma alegria atonal dentro do it essencial. Não faz sentido? Pois tem que fazer. Porque é cruel demais saber que a vida é única e que não temos como garantia senão a fé em trevas ? porque é cruel demais, então respondo com a pureza de uma alegria indomável".

Raul 02/05/2024

Poeticamente louco
Neste livro, Clarice não conta um história, é como se dissesse o que veio na sua mente no instante em que escrevia. Apesar de toda a poesia que eu não tenho, de certa forma eu me identifiquei com a escrita das ideias momentâneas e bem sem nexo, mas que são extremamente bonitas e reais.
Apesar de causar confusão de início, eu recomendo, principalmente para quem escreve, é uma grande fonte de inspiração.

Alice2289 02/05/2024

Deve ser um bom livro mas não funcionou pra mim
Um livro curto mas que pareceu enorme devido a complexidade, não só do texto em si mas do tema. Fluxo de consciência já é um negócio que não me pega muito, ainda mais quando esse fluxo vem acompanhado de uma escrita tão poética quanto a desse livro. Infelizmente não rolou pra mim ?

Beatriz1789 02/05/2024

"Viver essa vida é mais um lembrar-se indireto dela do que um viver direto. Parece uma convalescença macia de algo que no entanto poderia ter sido absolutamente terrível. Convalescença de um prazer frígido. Só para os iniciados a vida então se torna fragilmente verdadeira. E está-se no instante-já: come-se a fruta na sua vigência. Será que não sei mais do que estou falando e que tudo me escapou sem eu sentir? Sei sim ? mas com muito cuidado porque senão por um triz não sei mais."

anaconst_ 01/05/2024

Decepcionada?
Para mim, esse não é um os melhores da Clarice, acredito que esse formato de poesia em prosa de varias páginas e a escrita rebuscada tornam a leitura cansativa, o que é uma pena porque Clarice coloca os significados mais profundos das coisas em seus textos e nesse eu não consegui aproveitar essa sensação porque foi cansativo

Luiz111 30/04/2024

Um curioso mergulho.
Sabe quando você está numa piscina, sozinho, ninguém te olhando, você e a água, e então sem pensar, apenas por vontade-impulso você da um mergulho e passa quanto tempo consegue debaixo d?água? Você nem está contando, apenas experienciando.

Pois bem, não vou dizer que Clarisse nos leva a ter essa experiência, mas foi a primeira forma que veio a minha cabeça para descrever o que senti.

Essa escrita é demasiada avulsa, muitas partes parecem não fazer nenhum sentido, mas que sentido teria de ser a obra que é se não tivesse sentido? Talvez o sentido quem cria somos nós.

Rute31 30/04/2024

Água Viva é um livro lindo, escrito numa espécie de correspondência de uma pintora a um interlocutor de quem o leitor pouco sabe.
Temas como a morte, a solidão e Deus são tratados aqui.

Elizangela44 30/04/2024

Meu primeiro livro de Clarisse Lispector
Não sei se comecei pelo livro certo mas gostei muito! A escrita dela nos envolve de maneira que passa a fazer sentido! Com certeza lerei outros livros dela.

Edmilson Flor 29/04/2024

Ler Clarice é sempre um desafio porque a gente nunca sabe quanta coisa vai mudar na nossa vida depois dessa experiência. Água viva me pegou desprevenido porque tenho estado em um momento da minha vida em que eu tento me manter sempre no presente, mas o romance nos faz questionar justamente o que seria esse presente, esse instante-já. O presente é ou o presente foi? Como nós dimensionamos isso?

Tem uma passagem muito bonita que me fez parar por um tempo e dizer: é isto. A passagem em questão diz: “não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada”. A gente tá sempre tão preocupado com a regra, né? Com aquilo que é palpável, que é seguro. Acho que a Clarice, não só em Água viva, mas em outros textos, nos desafia a sair dessa corrente e nos convida a pensar no não dito, na existência daquilo que está ausente, mas que nos completa.

Esse livro é denso, mas ao mesmo tempo é muito difícil de deixar de lado. A gente começa a ler e não quer parar, mas mesmo assim a gente para. Para porque a gente precisa digerir. Precisa olhar para o nada e tentar procurar as palavras. Diversas vezes eu lia algumas páginas, dizia para mim mesmo “isso foi intenso” e depois levantava para me ocupar com outras coisas, porque o que tinha lido tinha me pegado tão sorrateiramente que eu precisava de um tempo para me reorganizar. E logo depois voltava ao texto, para me desorganizar novamente.

wendymarques 29/04/2024

Esse livro é muito complexo.
Ele é curto mas eu me senti lendo um livro de 500 páginas. É um livro íntimo, cheio de personalidade e nuances mas também, desafiador.
É como se a autora estivesse vomitando seus sentimentos e pensamentos todos de uma vez só em cima da gente, é muita coisa pra absorver e entender ao mesmo tempo e não tem pausa, ele não tem quebra de capítulos, não tem quebra de página, ele só segue, entre um assunto e outro a gente nem percebe e demora pra entender a mudança, a ligação, o fato. Essa continuidade infinita deixou a leitura um pouco cansativa pra mim. Quando eu percebia uma pausa, mínima que fosse, que eu entendesse que ali o assunto estaria mudando eu parava para fazer algo que precisava e acabava não voltando rapidamente pra leitura como em outros livros, mas eu não voltava principalmente por não saber quando eu conseguiria outra pausa dele.
Eu entendi que a proposta do livro era essa, era pra ser uma viagem dentro da mente da autora e ele realmente foi, da pra gente perceber isso com essa confusão e explosão de tudo ao mesmo tempo (que me deixava ficar com a mente assim também kkkkkk), tem literalmente vários e vários assuntos entrelaçados em cada página desse livro, minha mente pedia pausa pra entender e absorver tudo e por isso eu demorei mais de um dia pra ler esse livro mas ele vale a leitura demais, talvez não como primeira leitura da autora e nem se você não tem costume de leituras clássicas/dificeis mas em algum momento você tem que ler esse livro.

jumartinsx 28/04/2024

!
Não entendi muito bem. Li por indicação da minha prof de literatura já que eu também tinha indicado um livro pra ela. Achei a linguagem clássica (não tenho certeza se assim que fala, mas era um português mais formal). A parte que entendi achei bem melancólica como se ela estivesse escrevendo uma carta pro amor dela cujo ele nunca leria porque ao que parece não estavam mais juntos. Só achei difícil de entender completamente por conta da linguagem, por isso apesar de ser um livro muito curto é um livro que eu não li tão rápido.

Luana.Rosario 28/04/2024

Complexo
Uma leitura difícil que te confunde e encanta na mesma proporção. É desafiador e visceral? um estilo único. Esse foi meu primeiro livro da Clarice? talvez não tenha sido a melhor escolha para começar rs Mas me deixou com vontade de conhecer as outras obras.