O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

20/08/2011

Com uma escrita simples e divertida, Gomyde consegue nos fazer rir e até refletir sobre os dois lados de uma relação. O título foi intrigante para mim até a metade do livro quando começamos a entender bem a metáfora colocada pelo autor.

Ele possui uma vida monótona e sem objetivos, sua única companhia é um papagaio boca suja até que um dia tudo muda, porque seus olhos recaem sobre ela, sim Ela. Então o coração acelera, o mundo de repente parece ser um lugar melhor e quando se vê já está apaixonado. Amor à primeira vista como dizem. Apesar de não saber seu nome isso não diminuiu a ansiedade e paixão do sentimento. E como todo amor, esse não começou menos louco. Ele começou a querer saber mais e mais sobre ela, então começou a segui-la para descobrir onde ela trabalhava ou sequer onde ela vivia. Descobriu então que ela era professora num curso no qual prontamente se matriculou, mesmo sem saber sobre o que era. Essa obsessão, a princípio, é um tanto perturbadora, mas afinal, o que seria do amor sem um pouco de loucura? Ele faz de tudo para Ela gostar dele e até se transforma numa pessoa melhor, mais sociável e aberto para a vida.

Esse livro tem dessas coisas da vida, a transformação que um sentimento pode causar em não só uma pessoa, mas em todo o ambiente em que ela vive. Vemos Ele, Ela e o resto sendo transformados e a história é conduzida de uma maneira leve e intensa, é complicado dizer porque a história segue conforme o amor e a vida: uma montanha russa. Num momento você está respirando e no outro está gritando de cabeça pra baixo enquanto tudo ao seu redor gira. E no final? Bem, no final é como a montanha russa mesmo, fica o gostinho de quero mais e de fazer tudo outra vez.

O livro nos faz atentar também que às vezes, uma situação do cotidiano pode mudar tudo, quem diria que naquele metrô, justamente no metrô ele encontraria Ela? E com uma pequena mudança de planos se me lembro bem. De certa forma, nos mostra que ao sairmos da nossa zona de conforto e rotina poderemos encarar novas situações que podem ser maravilhosas.

Mais resenhas em: www.eucoracaolivros.com

19/08/2011

Demorei um pouco a recebê-lo, mas decidi lê-lo nas férias porque era bem curtinho e eu estava bem curiosa! No final das contas me deparei com uma estória divertida e surpreendente.
Nela, não temos nomes, mas apenas Ele e Ela. A tarefa do enredo é contar de que forma eles se conheceram, em um simples encontro de metrô e, a partir dali, qual foi o processo de se apaixonar, tanto dele quanto dela. As reações, as abordagens atrapalhadas do rapaz, seus pensamentos, seus medos. Com Ela, ainda mais difícil: a insegurança, a dor de um relacionamento recém-terminado.
Confesso que torci muito pelos dois desde o começo, mas houve partes em que duvidei de que eles chegariam a ficar juntos, afinal, suas vidas tomaram rumos opostos e eu fiquei com a maior cara de interrogação. E é aí que surge um recurso do qual o Maurício usou no livro e eu fiquei deslumbrada: surge uma história no livro. Uma história dentro de outra e eu achei incrível! Essa história se chama "O Mundo de Vidro" e, coincidentemente, conta a trajetória dEla e dEle, exatamente como vemos acontecer pelo ponto de vista dos dois.

Continue lendo: http://bit.ly/qlSgt5

Bru 17/08/2011

m romance bem simples e envolvente. Ele leva uma vida monótona, vai do trabalho para o seu apartamento, era solteiro. Até que, no metrô, a sua vida muda completamente, ele se apaixona por Ela, que está noiva, é formada em jornalismo e economia, escrevia artigos para o jornal e dava aulas de economia. Apesar de não saber nem mesmo o seu nome, foi amor a primeira vista, e depois de alguns dias ele decidiu segui-la, e foi ai que ele descobriu sobre as suas aulas, não pensou duas vezes e já se matriculou, mesmo não sabendo sobre o se tratava o curso.

Eles acabam de conhecendo melhor quando Ele pede algumas aulas particulares. E ele está disposto a fazer de tudo para ir em frente com essa paixão, inclusive começar a ter uma vida social, comprar um carro, comer comidas que ele odeia. Enfim, ele faz o que pode para ela se apaixonar.

Leia o fim em: http://sojustsmilee.blogspot.com/2011/08/resenha-o-mundo-de-vidro.html

Samara Lopes 08/08/2011

Divertido e romântico.
Li o livro muito rápido e não conseguia largar. Risada garantida em um romance moderno. O autor esta de parabens.

Dani 03/08/2011

Engraçado, delicado, sensível, doce... incrível!
Eu adorei =)

Gabi Wegner 28/07/2011

O livro conta a história "Dele" e "Dela", isso mesmo, os personagens principais não teem nome... Ele é um homem sozinho, que tem um emprego ruim e o "dinheiro curto". Ela, é totalmente o oposto, está noiva, tem um bom emprego e uma ótima vida social. Um dia, ela cruza o seu caminho e ele se apaixona... Ele faz tudo para estar mais próximo dela; se matricula em um curso que nem sabe para que serve, come comidas que ele detesta, muda o visual, em fim, faz um monte de trapalhadas, só para conquistá-la... Depois, ele descobre que ela esta noiva e acontecem várias coisas na vida dos dois!...

Enfim, não vou continuar se não eu me animo e conto tudo né. >< Mas o livro é bem divertido, romântico e super fofo! Me identifiquei em algumas partes com ela, ri muito da vida dele e confesso, que meu coração doeu e minha garganta deu um nó em algumas partes! Mas, eu recomendo para TODAS vocês esse livro! Ele é muito legal, MESMO. A única coisa que eu não gostei, é que tem bastante palavrão, mas fora isso, que eu me lembre, o resto é tudo nota 10!

Gabi Wegner 28/07/2011minha estante
A resenha foi postada originalmente no blog Meninas e seus Livros... ( http://livrosemeninas.blogspot.com )

Feferrareis 28/07/2011

#Resenha: O Mundo de Vidro
Quando o livro chegou para mim, eu quase tive um treco. Eu e minha mãe, que por pouco não desmaiou ao ver meu nome e o autografo na mesma linha.
O que você faria pela pessoa que você esta estranhamente apaixonado? Se inscreveria num curso internacional de economia? Compraria roupas novas? Comeria peixe cru, mesmo não gostando? Escreveria uma música?

Bom, essa é a história d’Ele e d’Ela.

Ele: Baixo, magro com uma leve barriga de chope, cabelos castanhos lisos e curtos, olhos verdes. Graduado em processamento de dados. Músico frustrado. Morava num pequeno apartamento alugado. Era sozinho.

Ela: Um sorriso lindo, boca desenhada, cabelos castanhos, nariz pequeno, postura imponente, corpo escultural. Praticava esportes. Independente, formada em jornalismo pela Universidade de Roma e economia pela de Chicago. Escrevia artigos para um jornal sobre a economia do país, alem de dar alas sobre economia em faculdades estatuais e cursos temporários. Bem de vida. Tinha muitos amigos, era linda.

Aparentemente nada parecidos, certo? Certo. Mas certo dia Ele resolveu pegar o metrô em outro horário e deu de cara com Ela sentada, no último vagão, lendo o livro. Foi surpreendente o que ele sentiu a se deparar com a beleza dela. O que ele não esperava era que ele a quase derrubasse no chão e assim ela o evitasse a todo custo.

Num desespero ele a segue, tentado descobrir mais sobre a vida daquela mulher. Então, ela entra em um edifício onde, segundo Ele, são dado cursos para pessoas desocupadas. Mesmo, não fazendo a menor idéia do que aquilo signifique, ele se inscreve.

Ele esperava uma mulher que passava o tempo fazendo artesanato, uma aluna desinteressada, apenas tentando passar o tempo. Não uma professora de um curso sobre aplicação de negócios na economia.

Mesmo assim, ele se esforça e tenta se aproximar dela, pedindo aulas particulares. Aulas que ele passa a maior parte do tempo olhando para os lábios dela. Num momento de inspiração Ele lhe escreve uma música, e ao descobrir a paixão que ele sente, ela fica com medo.

Afastado da mulher que ele amou, Ele resolveu mudar. Mandou a letra da música para um de seus amigos que tinha uma banda. A música fez tal sucesso que ele foi chamado para várias festas, passe livre em várias boates e amigos à vontade.

Ela, passou de romance à romance sem se impressionar muito. Até que certo dia ela começa receber e-mails de um estranho, com fragmentos de um livro sobre um mundo de vidro.

Agora você vai ter que ler para saber mais.

Em nenhum momento o Maurício nos fala os nomes das personagens principais. E, por mais incrível que pareça, isso não deixa a história confusa. Muitos personagens são super engraçados e nos pegam totalmente desprevenidos. Um romance hilário, com diálogos mais hilários ainda.

PROMOÇÃO DO LIVRO:

Patty 23/07/2011

[Resenha] O Mundo de Vidro - Maurício Gomyde
O livro do Maurício realmente é uma leitura fácil e simples, o legal é que sempre ele faz umas observações ou comparações muito engraçadas. Eu mesma me peguei do nada rindo com o livro na mão. No livro o lirico não fala o nome de nenhum dos dois, isso é bem inovador, mas não é estranho, é até misterioso e legal.

Ele tem uma vida de trabalho e séries de TV comendo e bebendo. E quando ele vê ela no metrô é meio que amor á primeira vista, mas ela nem percebe ele. Ele tenta entrar na vida dela, então segue ela até o trabalho dela entra na faculdade onde ela da aula e acontece que ele não tem a minima ideia da matéria, acaba descobrindo que ele não é o único que entrou lá só por causa da professora.

No entando ele consegue entrar para a vida dela, ele é um cara legal, mas ela não enxerga ele como ele enxerga ela. Então acontece vários desencontros e na verdade ela começa a ver que ele é um cara legal e começa a necessitar dele na vida dela. Em fim o livro tem partes que é muito fofo, muito engraçado e muito triste, é uma mistura de emoções, Maurício escreve muito bem, pois eu nem vi as páginas passarem.

E aconselho este livro para quem não gosta muito de livros muito fictícios e de muita ação. É um livro bom para se ler nas férias, num dia de tarde sem nenhum compromisso.

Armele 19/07/2011

O livro é surpreendente, divertido, de leitura fácil e tem o prefácio mais diferente que já li, diga-se de passagem. Mauricio Gomyde conseguiu me prender do inicio ao fim, e fiquei ansiosa para descobri quem era o escritor secreto. Demorei para ler o livro, confesso, mas quando terminei de ler percebi que ele veio em boa hora, pois passei por uma situação bastante semelhante e a cada pagina, a cada capitulo, as frases iam se encaixando perfeitamente na minha história. Recomendo de verdade. Mauricio, muito obrigada pelo presente!

Liz 12/07/2011

Desafio literário 2011 - Julho - Novos autores - resenha 3
“Aproximava-se o réveillon da virada do milênio. Ou pelo menos um dos réveillons da virada do milênio, já que havia discórdia generalizada sobre a real data da mudança de vinte para vinte e um. Uns defendiam que seria mesmo no final de 1999, período em que começa essa história. Outros, que realmente a virada seria só no final de 2000. De qualquer forma, o comércio aproveitava para vender a idéia de que o milênio viraria mesmo naquele ano, já sabendo que dali a um ano venderia a idéia do ‘Agora sim! A verdadeira virada! Esqueçam tudo o que dissemos ano passado! ’. Capitalização em dobro, pela febre consumista de pessoas ávidas por bugigangas comemorativas que em poucos meses achariam de péssimo gosto.”

Conheci este livro em um dia de tédio, enquanto passeava pelo Skoob. Com o enorme número de resenhas positivas, a alta nota média e a disputa por ele no sistema de trocas, logo fiquei muito curiosa para lê-lo. Quando finalmente o consegui fiquei meio desapontada, porque não gosto muito de histórias românticas e não esperava que o livro fosse desse gênero. Porém, com a ótima história e o maravilhoso humor de Gomyde, a decepção virou uma grata surpresa.

Os protagonistas da história são pessoas muito distintas. Ela é bem-sucedida na carreira, muito bonita e cheia de amigos. Ele não é muito atraente, odeia seu emprego e não é nada sociável. Um encontro no metrô – que na verdade nem foi um encontro – foi o suficiente para fazê-lo se apaixonar loucamente por ela. A partir desse dia, ele, que nunca havia se arriscado de verdade na vida, faz tudo e mais um pouco para se conseguir se aproximar dela.

Como é possível ver, o enredo da história não é o mais original. O desenvolvimento dele, porém, é tão bom que é impossível se importar com esse fato. O livro nos mostra uma história de amor bem realista, ao contrário de outros desse gêneros, que costumam ser extremamente fantasiosas. Acrescentando a ótima narração, leve e muito bem-humorada, deixa o livro difícil de ser abandonado.

Infelizmente, em algumas vezes, uma situação ou comentário do narrador tenta ser engraçado, mas fracassa por parecer ser produto de uma fórmula. Ou seja, algumas piadas são repetidas, com a mesma estrutura, mudando somente as situações. Outra coisa que me incomodou um pouco foram as cenas que se passam no mundo de vidro citado no título. São lindas, mas tão melosas que admito ter pulado alguns trechos. Porém, a única coisa que eu realmente não gostei foi que todos os personagens têm nomes em inglês. É algo idiota, mas para mim, uma vez que a história se passa no Brasil, pelo menos um deveria ter nome em português.

Falando em nomes, o fato de os protagonistas não terem seus nomes citados foi uma das melhores sacadas do livro. A história não é uma fútil comédia romântica – os dois têm profundidade, e o desenvolvimento deles foi muito bem feito por Gomyde. E todos os outros personagens também são ótimos, a maioria bem caricata. Também gostei muito do final – ele é meio vago, dando liberdade para o leitor imaginar o que aconteceu depois.

Eu não recomendo o livro para quem não tem senso de humor. Para quem tem, é totalmente recomendado, não importando a idade, sexo, se gosta ou não de romances. “O mundo de vidro” é um excelente começo da carreira literária do autor, e espero ansiosamente para o seu novo livro, “Infelizes para nunca”. Espero que seja tão bom quanto o primeiro.

João Henrique 11/07/2011

Comecei a ler o livro por recomendação da minha irmã, que tinha lido e adorado. Fiquei meio reticente, porque nossos gostos não batem muito. Mas ela disse que o livro é divertido e valia a pena ler.
Digo que ela errou, porque o livro não é divertido, é muuuuuito divertido. O jeito que o autor escreve é muito leve, parece que está falando. Achei a história simples e por isso mesmo é que é muito legal. Dei risada demais, e os personagens são hilários.
Só sei que recomendo demais e já estou passando pra frente.

Quem puder, leia.

Dani 11/07/2011

Eu sei que a grande maioria das pessoas que leu O Mundo de Vidro adorou, mas infelizmente esse não foi o meu caso. Até me sinto meio (muito) ingrata falando isso, já que o autor Maurício Gomyde teve a enorme gentileza de me enviar o livro de graça. Mas eu ainda tenho meu compromisso em ser sincera com as resenhas, então vou falar o que realmente achei da leitura.

Comecei com boas expectativas porque o prefácio era bem-humorado e me fez soltar uma boa gargalhada. A história começa quando Ele (sim, os personagens principais não têm nome, apenas são chamados de Ele e Ela) está sozinho em casa, acompanhando a virada de ano pela televisão.

Sabe quando a TV mostra o Ano Novo em vários lugares diferentes do mundo? Então, também foi assim com Ele assistindo. Detalhe: acho (espero) que o autor realmente tenha deixado essa deslizar, porque ele dá a entender que a virada está sendo transmitida ao vivo simultaneamente de diversos lugares do planeta. Como se os fusos horários tivessem deixado de existir entre os dias 31 e 01 de um ano e outro. Como se todas as culturas do mundo comemorassem o Ano Novo em 1º de janeiro. Já comecei com o pé atrás.

Bem, então a história gira em torno de Ele e Ela. Como eles se conhecem, como começam a interagir... todas essas coisas. A leitura é simples e bem-humorada, só que às vezes o humor apela e acaba ficando muito forçado.

Depois se torna impossível eu não achar mais defeitos.

Um grande problema do livro é a falta de revisão. Há vários erros, alguns de português que me faziam ganhar comichões por dentro. Sou chata com gramática igual à tia Josephine de Desventuras em Série. E, já que citei Desventuras em Série, alguns podem dizer que o exagero do Maurício fica como um estilo diferente do próprio livro, assim como o Lemony Snicket fez em Desventuras. Porém simplesmente não desceu pra mim como desceu com o Lemony. Os diálogos são dinâmicos, mas não ficaram com a mesma naturalidade que, por exemplo, o Luís Fernando Veríssimo usa nos seus.

Ainda há outro detalhe que me deixou muito incomodada. Tudo dá a entender que a história se passa no Brasil. Há citações de bandas e artistas nacionais. Mas, mesmo assim, só se vê nomes estrangeiros. Veja bem, moro em uma cidade de tradição alemã, conheço muita gente com nomes alemães, sobrenomes impronunciáveis, e, obviamente, também nomes ingleses. Mas não é como se não existisse nenhum João da Silva aqui na minha cidade. Estamos no Brasil, entretanto em O Mundo de Vidro só se vê Stevens, Mark, Sullivan, Susan e nomes do gênero. Nomes de restaurante, também em inglês. Aposto que se os nomes de Ele e Ela fossem revelados, seriam tipo Robert e Jennifer. Não quero de jeito nenhum ofender o autor, mas eu vejo pseudo-escritoras adolescentes obcecadas por Crepúsculo fazendo isso. Parece até que não existe nenhum nome luso-brasileiro bom o bastante para pôr num personagem.

Então, achei que o livro poderia ter sido muito melhor se não fosse por esses detalhes. A história teve momentos em que começou a se arrastar; soma-se isso à minha ressaca literária e falta de tempo ultimamente. Lá pelo final começou a melhorar, mas como um livro não é feito só do final, isso não foi o suficiente para salvar a história toda de algo além de um mero "mais ou menos".

Resenha completa em: http://danificavel.blogspot.com/2011/05/o-mundo-de-vidro-de-mauricio-gomyde.html

Bruna 10/07/2011

maravilhoso
tenho que confessar que romances não me agradam, mas com esse livro é totalmente diferente. Romantico, fofo, divertido. Te deixa triste, feliz e ansioso, o que particularmente acho a combinação ideal. É um daqueles livros que você lê e recomenda para todos