O Mundo de Vidro

O Mundo de Vidro Maurício Gomyde

Resenhas - O Mundo de Vidro

Miriam 06/02/2015

Em 'O Mundo de Vidro' conhecemos 'Ele' e 'Ela', e no mundo não haveria de ter pessoas mais diferentes.
O Mundo de Vidro foi uma grata surpresa. Eu recebi o livro do autor, autografado, em 2011. Na época eu li a orelha e acabei colocando o livro na estante para engordar a pilha dos 'vou ler depois', e ficou lá até no início de ano, quando decidi escolher alguns livros desamparados a um tempão e por fim nessa espera.

E digo uma coisa para vocês, se lá em 2011 quando eu recebi o livro, eu tivesse ao menos lido o prefácio eu tinha lido o livro inteiro, pois eu dei umas boas risadas somente com a leitura dele.

Ele nos traz uma história totalmente inesperada e fora dos padrões. Eu achei o texto muito original e bem desenvolvido, cheio de tiradas engraçadas e, em alguns momentos, inacreditáveis. O autor nos leva pelas páginas nos apresentando personagens em estado bruto, mas que durante a leitura fica evidente seu crescimento.

Ler um texto cheio de humor é muito legal, mas achei que em alguns momentos ele passou um pouco dos limites e ficou levemente exagerado, nada a ponto de atrapalhar a leitura, mas com certeza a ponto de eu querer esganar certo personagem.

O que achei genial é que pensei que não saber o nome dos personagens me incomodaria, mas em nenhum momento do texto eu senti falta de conhecer seus nomes, eles são tão nítidos e vivos que 'Ele' e 'Ela' bastou.

O Mundo de Vidro é um livro que fala de amor, sentimentos e sofrimentos, e sobre a busca da felicidade, mas sem ser previsível. É uma história muito bem escrita, de leitura fácil, leve e gostosa de ler. E depois dessa leitura só posso dizer uma coisa: Eu quero mais Mauricio Gomyde na minha estante.

site: ♥ Livros, Bobagens e Guloseimas!

Babi Kanitz 05/06/2017

Depois de conhecer o Surpreendente!, livro mais recente do Maurício Gomyde, comecei a procurar outros títulos dele. O Mundo de Vidro é o primeiro, escrito há muito tempo, e já mostrava o dom do autor para contar histórias cativantes. É uma história até certo ponto bem simples, mas as situações vividas por Ele (isso mesmo, os personagens não tem nome... quer dizer, leia e você vai entender) são inusitadas e muito divertidas. Dei pala em muitas cenas e estava no ônibus quando li uma cena que me fez quase chorar de tanto que gargalhei. Só tome cuidado ao ler o livro em locais públicos, porque você pode pagar de louco. hahaha
Muito bom.

Beatriz Gosmin 25/08/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Vou começar falando que eu adorei demaaaaaaaaais o livro! Sério gente! Ele simplesmente entrou para a minha lista de 'favoritos' do skoob - e olha que isso é mordomia!
Antes de eu começar a lê-lo devo assumir que não estava dando absolutamente nada para a história. Parecia ser um típico romance fofinho e clichê. Mas, assim que comecei a leitura, não queria mais soltar o livro. Lia no ônibus, no almoço, na escola, onde quer que fosse e sobrasse um tempo disponível eu o lia.
O Maurício conseguiu definitivamente me conquistar! õ/
Mas agora, falemos sobre a história:

Pra começo de resenha, os personagens principais do livro não possuem nome. O autor se refere ao homem como 'Ele' e a mulher como 'Ela' e devo acrescentar que isso não atrapalha em nada no desenvolvimento do livro, não causa questionamentos nem dúvidas sobre quem está falando ou sobre o que está acontecendo.

- Ele é um cara frustrado com sua vida pessoal, profissional e amorosa. É um homem de trinta e poucos anos que vive sozinho, apenas com seu papagaio fêmea de nome Horácio - que é uma figura! -. Quase nunca sai de casa, tem um emprego mixuruca e as únicas duas namoradas que teve na vida, foram garotinhas do jardim de infância.
- Ela, uma mulher muito atraente de vinte e poucos anos, formada em jornalismo e economia, é viciada em alimentação saudável e noiva de um cara com quem se embebedou na virada de ano.

Ele, em um dia tecnicamente normal de trabalho, quando vai pegar seu trem, uma força estranha o impede fazendo-o perder a carona e obrigando-o a pegar outro vagão. Nisto, eis que Ele vê Ela: linda e perfeita, a mulher da sua vida sentada sozinha a ler um livro.
Uma paixão maluca e platônica Dele por Ela surge então, mas como ele é muito tímido, demora um certo tempo para se aproximar da mulher. E quando o faz, quase a derruba de cara no banco do trem por ser desastrado. Depois disso, continua pegando o mesmo trem que ela, mas se esconde entre as pessoas por sentir-se envergonhado pelo quase acidente. Mas a paixão é tanta (

Adri Ramalho 01/05/2011

O mundo do riso
Quem não leu, leia.

Quem não comprou, compre.

Dei muitas gargalhadas e me emocionei tbm.

Recomendadíssimo!

E como diria o Sullivan:
"O livgo é magavilhoso. Eu adoguei. Guegomendo a todas as muguelhadas."

Ellen 05/06/2011

O livro é muiito bom!!!

Amei cada página e dei muitas risadas...
A minha mãe ate ficou curiosa e está lendo ele agora...
Super, hiper recomendado...

Deisesj 27/05/2011

Livro envolvente, ganhou minha simpatia e caiu em minhas graças, não só pela educação e gentileza de seu autor mas por se tratar de um livro de fácil leitura, com uma boa história, um romance real e uma história de conquistas e desencontros em um contexto atual. Coloco o autor em meu rol de favoritos, desejando com certeza ler seus próximos lançamentos.

Gisele Galindo 05/05/2011

Engraçado, comovente e romântico. Assim, é O mundo de vidro.

Adianto, não é o tipo de leitura que costumo ter. Claro que leio romances, mas costumo ler com um pé atrás, rs. Enfim, leia a resenha.

Esse foi o primeiro livro que ganhei através do Skoob. Quando o autor me comunicou que enviaria o livro, pedindo meus dados, confesso que não acreditei muito. Mas, resumindo a história, mudei-me de endereço e voltei meses depois para visitar a família, qual não foi minha surpresa quando vejo entre minhas correspondências antigas um envelope pardo que guardava com carinho um exemplar autografado de O mundo de vidro. Fiquei realmente muito feliz, pois já nem me lembrava. Corri navegar na internet em busca do Maurício Gomyde no Skoob, explicar minha demora e agradecer-lhe imensamente.

Depois de todo esse início digo que a leitura valeu muito a pena. E chega de lero-lero.

Primeiro, os personagens principais não possuem nomes. Sim, isso mesmo. São designados como Ele e Ela, em contra partida todos os outros tem nomes, inclusive os respectivos animais de estimação de ambos.

Segundo, a linguagem da narrativa utilizada pelo autor é altamente descompromissada e bem trabalhada. Os pequenos erros existentes são rapidamente camuflados por toda descontração. ainda reside em mim se essa seria uma tática para despistar o leitor atento a gramática e coisas do tipo, mas nada que atrapalhe.

O ponto mais que positivo está na história dentro da história. Onde, Gomyde, empresta uma linguagem mais rebuscada e lúdica a Ele. Fiquei fascinada, bem como Ela, nesse ponto da narrativa.

Foi um prazer poder ler e resenhar mais um autor brasileiro e de qualidade ímpar.
Obrigada Maurício Gomyde!

Nota (de 5 a 10): 9!!!!

;)

bjs***

Renata 30/05/2011

Sorteio 'O mundo de vidro' ate 29/06!

Tamy 29/05/2011

Tive uma dificuldade grande em pensar no que escreveria. E olha que O Mundo de Vidro foi um dos responsáveis pelo fim da minha ressaca literária. Mas, dizer isso sem falar sobre Ele e Ela não tem sentido, e não agrada ao leitor, né?

Pra início de conversa, Maurício Gomyde seria um ótimo comediante, sério. O prólogo foi escrito de uma maneira pouco convencional, mas verdadeiramente hilariante! O sentido dele foi completo: levar diversão ao leitor sem, propriamente, começar a história. E a capa? Ah, a capa dessa versão nova é linda! O meu tom favorito de verde, com uma imagem super condizente com o que você encontra no livro.

Para quem está acostumado a dar nome aos bois, fica o aviso: não existe "Maria e João se conheceram...". Os personagens principais são conhecidos apenas por Ele e Ela, como aquele cara que representa o Lulu em Meninas Super Poderosas! A diferença é que Ele segue o nerd way of life, tímido, na sua e com a experiência amorosa de um ursinho de pelúcia - alguns beijinhos de criança. Ela é a mulher moderna, inteligente e bonita, aquela que mataria todas as outras de inveja, e que, em tese, e o sonho de todo homem (já que muitos preferem dizer que mulher deve ser linda e burra *rolleyes).

Dá pra imaginar que esse casal não tem nada a ver, certo? E não tinham mesmo, mas são as receitas que criamos as melhores da vida! Ele simplesmente fez acontecer, correu atrás, e tentou fazer tudo aquilo que se encontra nos livros de auto-ajuda por aí! Ela resistiu, o magoou, mas sabe como é, sempre tem um "no final tudo dá certo" nos livros, e os personagens encontram seu caminho, juntos ou separados.

Se Ele e Ela ficaram juntos? Aí é preciso ler e tirar sua próprias conclusões! Parte do mistério é descobrir se terminam juntos, se é ele quem escreve a história de amor que a conquista, se existe alguém mais na história, ou o que o futuro reserva pra eles...

Considerei o livro mais que bom, pode apostar! Mas há um que de incompleto nele, sabe? aquela sensação de que algo ficou pra trás, algo devia ser explicado e não foi... Só me resta esperar por um Mundo de Vidro 2!

Eu ri, ri demais. Adorei, me identifiquei com ela, com algumas fases dele, com situações, quis estar também estar num mundo de vidro. E agora? Cá estou eu, juntando $ pra comprar meu cruzeiro pelo Caribe! hahah Quem sabe não dou sorte!?

Ge Ribeiro 21/02/2012

Ela, uma mulher linda, inteligente, cativante, leitora assídua, com um bom emprego e um relacionamento estável.

Ele, um homem comum, nem bonito nem feio, sem grandes pretensões, com um emprego monótono, sozinho.

Tudo estava na mesma quando a vida dos dois por acaso se cruzam, fazendo com que se apaixonem e tenham suas vidas transformadas.
O mundo de Vidro escrito por Maurício Gomyde(que foi um fofo e me enviou este exemplar autografado) é o primeiro livro do autor, a princípio vemos o livro como mais um romance qualquer, mas Maurício conseguiu inovar de uma forma bem diferente e única.

A narrativa é bem simples e fácil de ler, devorei em apenas 4h. A diagramação e edição estão lindas e eu gostei bastante. Gosto de ver que a literatura nacional atual está com esse nível.

Lily 06/06/2011

Divertido!
O principal é que é umsa história divertida, em algumas horas você quase chora, mas na verdade você ri quase todo o livro.. amei a história de amor nada convencional!

Reyjane 03/07/2011

Vale a pena ler :P
Bom, o que dizer desse livro?
O prefácio é simplesmente hilário e as falas/pensamentos dos personagens não ficam atrás nesse quesito.
Como em qualquer bom romance "tradicional" temos as histórias de duas pessoas que se encontram, meio que por acaso, e desse encontro surge um sentimento maior.
Adorei o fato de me ver mergulhar em uma história que me faz sentir no nosso país, considerando que tenho lido muitos livros estrangeiros. A única crítica são os nomes dos personagens, muito norte-americanizados pro meu gosto.
Os personagens humanos são bem diferenciados, de um jeito bom, e os personagens do mundo animal são muito divertidos, em especial a papagaia Horácio.
Uma coisa que me impressionou foi que eu cheguei à última página e simplesmente fiquei ali, parada, olhando.. e reli o último capítulo. Em seguida voltei pro início do livro, para sentir a história novamente, agora de uma nova perspectiva, como um ciclo vicioso.. e gostei disso. XD
Não acho muito necessário adentrar na história para que outros saibam do que trata exatamente para que iniciem a leitura (de forma que não podemos chamar isso de uma resenha :P). Mas vou dizer que mostra uma mulher linda, inteligente, independente, que busca a realização no amor. E de um homem comum, extremamente normal, com uma vida mais ou menos, que quando tem sua vida interferida por esse furação de mulher muda completamente, pois surge a esperança de algo maior.
Só mais uma coisa... "lê o livro féla da p#$@!"