A Ilha Misteriosa

A Ilha Misteriosa Júlio Verne

Resenhas - A Ilha Misteriosa

Lara 14/08/2009

Demorei horrores pra ler esse livro... É tudo tão lento, tão descritivo... Mas no final do final tudo isso compensou, é uma história muito legal.

Sarah 28/10/2009

É Incrível!
Li A Ilha Misteriosa e adorei!!!
Simples, pra quem é fã de Julio Verne fica todo bobo com a resolução do mistério da Ilha!!
É meio que um mundo de Lost e quase no fim vc descobre uma coisa fantastica!!!
Enfim, os personagens são ótimos, como em todo livro do Julio Verne tem sempre um gênio que resolve tudo e sabe de tudo!!
É muito descritivo e muito legal!!!
INTERESSANTISSIMO!!
Espero que gostem!!!

Luck 05/11/2009

Incrível
É impressionante o tamanho conhecimento cientifico e geográfico de Verne, elementos que levam o livro ao extremo aguçamento de interesse do leitor e faz o mesmo a se integrar ao romance.Obra Prima desse grande autor da literatura francesa.

Yurii 24/03/2011

A Ilha Misteriosa não é o melhor livro de Júlio Verne.

É maravilhosa a sua capacidade imaginativa e científica, disso não há dúvidas. Sucessos como Vinte Mil léguas Submarinas [mais dele no decorrer da resenha] e A volta ao Mundo em 80 dias usam e abusam de conceitos científicos. Mas em A Ilha Misteriosa o efeito dessas 'explicações técnicas' é deixar o livro lento, até cansativo. Detalhes, detalhes e mais detalhes sobre coisas que poderiam passar muito bem com explicações mais simples. Sim, isso faz parte do estilo de Verne. Mas nenhum outro dos seus livros que eu já tenha lido me foi tão desgastante.

Além disso, um personagem em especial mexeu comigo. Ciro Smith é traçado como uma personalidade excepcional, inteligentíssima e ainda bondosa. É corajoso, compreensivo e um bom cristão. A solução para [quase] qualquer problema está com ele, e os outros se prostam aos seus comandos-conselhos sem questionamento. É enjoativamente perfeito demais.

Para a minha alegria, o livro evolui consideravelmente conforme chega o fim. Vai-se a monotonia do cotidiano na ilha, o mistério que envolve o protedor dos habitantes se acentua e enfim é revelado. É uma surpresa maravilhosa reencontrar um personagem tão ilustre de outro livro de Verne. O protetor não é sobrenatural, mas as memórias que ele invoca quando surge na história são mágicas. Omito quem esse personagem seja para não estragar a melhor parte do livro, mas um bom conselho é ler Vinte Mil Léguas Submarinas antes de A Ilha Misteriosa.

O fim propriamente dito é emocionante, e a leitura flui como em outras obras de Verne. Ainda que o resgate chegue em hora absurdamente propícia, pode-se ignorar o fato no calor da aventura.

Por tudo isso A Ilha Misteriosa merece 3 estrelas. Perde 2 por seu detalhamente exacerbado em coisas que poderiam ser simples, mas merece as 3 por um fim excepcional.

TJAbraão 06/05/2011

Robinson Crusoé e seus Amigos
Grande livro do mestre escritor de aventuras Júlio Verne.
Prisioneiros durante a Guerra civil americana, um grupo de 5 amigos consegue fugir de balão da cidade de Richmond, e por causa de tempestades violentíssimas, acabam parando em uma ilha no meio do Pacífico Sul (Sim! Bem longinho!)

Mas Devido à imensa (praticamente infinita) sabedoria do Engenheiro Cyrus Smith (ao qual todos os companheiros são sujeitos, baba-ovos, o veem como 'o graande líder'), que consegue fazer praticamente TUDO dos ingredientes disponíveis na ilha (que não são poucos!), conseguem sobreviver bravamente.

O Livro evolui consideravelmente do seu início para o fim. Se no início a história se resume a uma espécie de "Diário de Bordo", contando com detalhes cada animalzinho caçado e cada lenha catada, quando a história vai se aproximando do final, acontecem grandes coisas que atiçam bastante a atenção do leitor (atenção já abalada e cansada, graças à evolução arrastada da primeira parte do livro).

A História é excelente, embora seja ridícula a onisciência e bom-camaradismo do Engenheiro-de-todas-as-coisas Cyrus Smith. O Livro possui suas doses de ação, com cenas de combate, e grandes doses de mistério e de aventura (que rolam soltos por todo o livro). Vale a pena ler, mas dou um alerta: Leiam primeiro "20 Léguas submarinas", pois senão a graaaaaande surpresa de "A Ilha Misteriosa", não vai ser lá tãããão grande para você

Leandro Gouveia 30/08/2012

Julio verne
è tudo que se espera de um livro de julio verne, o livro te prende a historia e envolvente e divertida otimo livro pra viajar na imaginaçao e esquecer o problemas.

Christian 13/01/2013

Livro com todos os ingredientes que gosto: Aventura, dinamismo, mistério, personagens perdidos e explicações lógicas.
Sempre gostei deste tipo de enredo, ou seja, pessoas perdidas em algum lugar tendo que por à prova todas as suas habilidades de sobrevivência.
Além disso, a história se desenrola rapidamente, com muita ação e mistério, não deixando o livro chato em momento algum. E o mais importante, tudo logicamente explicado. O livro pode ter seus exageros, particularmente não gostei muito das mirabolantes intervenções do "benfeitor desconhecido", porém, são aceitáveis. O que não me agrada muito, são os finais de filmes ou livros com acontecimentos paranormais para a explicação de seus mistérios.
Lendo algumas resenhas, acredito que exista mais de uma versão, sendo uma mais detalhada, o deixando um pouco cansativo, e outra mais curta, excluindo dados técnicos e acontecimentos sem muita importância para o livro como um todo.

Lili Machado 23/03/2013

A maior beleza da estória é sua capacidade de nos transportar aos anos 1800, e nos colocar pensando: “O que eu faria?”
Baseado na estória verdadeira de Alexander Selkirk, que sobreviveu sozinho, por quase 5 anos, numa ilha deserta na costa do Chile, The Mysterious Island é considerada, por muitos, a obra-prima de Julio Verne.
O texto conta sobre 5 homens (Cyrus, Pencroft, Herbert, Neb e Gideon) e um cachorro (Top), que escapam de uma prisão durante a Guerra Civil, num balão, e vão parar numa ilha deserta e desconhecida dos mapas, lutando para sobreviver enquanto descobrem o segredo da ilha.
Esses homens e seu cachorro conquistam a ilha e desafiam seus problemas e dilemas.
Mas... será que estão preparados para as surpresas que a ilha preparou para eles?
Verne é tão minucioso em seus detalhes, que o leitor pode vir a pensar que ele tenha passado muitas horas, em contemplação, sobre o que poderia ser feito, caso se encontrasse numa situação dessas.
Porém, o instinto de sobrevivência desses homens é tamanho que, logo, estão fabricando cerâmicas, armas e abrigos.
A maior beleza da estória é sua capacidade de nos tansportar aos anos 1800, e nos colocar pensando: “O que eu faria?”

Gaby 01/10/2013

Adorei!
Primeiramente me encantei pela capa, é tão cheia de personalidade! pesquisei sobre o autor e me surpreendi - - Ao finalmente ler o livro vivi uma experiência literária agradabilíssima. Usualmente leio livros com romance, e ler essa aventura foi divertido. Cinco homens fugindo do cerco a Richmond, durante a Guerra de Secessão, embarcam em um balão. Cyrus Smith, um engenheiro. Gédéon Spilett, um repórter. Nab, criado do engenheiro. O marinheiro Pencroff e seu filho Harbert. Enfrentando grandes dificuldades eles conseguem chegar a uma ilha deserta, onde precisam se estabelecer. Realizam o papel de colonizadores: construindo, plantando, colhendo e batizando o lugar. por mais que se adaptem a vida de náufragos há o desejo de retornaram a seu país, enquanto também lidam com misteriosas "ajudinhas" em momentos decisivos. Mesmo em um local tão isolado enfrentam perigos assustadores. Nessa comunidade eles cooperam como grandes amigos - o que realmente se tornaram -. A resolução do mistério sobre quem os está ajudando é o que delineia o destino dos personagens. Adorei!

site: http://www.umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

ruanjsb 25/01/2009

Um dos melhores livros de Julio Verne
Este livro é maravilhoso ! No início é um pouco complicado, com detalhes históricos, mas logo que se conhece os personagens e o que cada um é capaz de fazer, é quase impossível parar de ler.

É um livro para quem gosta de ficção com inteligência, invenções com referências científicas, coragem, amizade e surpresas.

Uill 28/02/2014

Resenha "A Ilha Misteriosa"
O clássico "A Ilha Mistiosa" escrito por Julio Verne conta a história de cinco homens que acabam "naufragando" em uma ilha deserta no meio do Pacífico, após uma fuga em um balão. Nessa ilha eles lutam pela sobrevivência e se utilizam do que a terra tem a oferecer para se alimentarem, vestirem-se e se abrigar. Liderados pelo engenheiro Cyrus Smith os autodenominados colonos constroem uma casa na rocha, fazem toda a mobília, a louça, constroem currais, aram a terra para fazer plantações, entre muitas outras coisas. A verdadeira mensagem do livro trata da amizade e do trabalho em equipe. Um ponto muito interessante do livro é a referência que o autor faz a outos livros escritos antes deste pelo autor como "Os filhos do capitão Grant" e "20 mil léguas submarinas", além de uma brincadeirinha citando "A volta ao mundo em 80 dias". Julio Verne também conseguiu nesse livro criar uma história intrigante e que faz o leitor realmente mergulhar nos acontecimentos que se passam no livro. Um extremamente recomendado.

Este livro também faz parte do Desafio Literário Skoob 2014, correspondendo assim ao mês de fevereiro.