A Ilha Misteriosa

A Ilha Misteriosa Júlio Verne

Resenhas - A Ilha Misteriosa

Isabela 16/05/2022

Favorito da infância
Fazia muitos anos que não lia esse livro e demorou um pouco mais do que o normal pra terminar dessa vez. De qualquer forma, sempre fico muito fascinada quando leio pela engenhosidade (fantasiosa inclusive) dos personagens em encontrar soluções para os problemas na ilha. O livro termina de uma forma um pouco abrupta, mas é ótimo para quem gosta de ler histórias de náufragos e ilhas perdidas.

FranciscoM 05/05/2022

Um Multiverso do Verne!?
Uma narrativa cheia de curiosidades científicas. É possível trabalhar vários temas no livro. Me deixou surpreso por apresentar personagens de outros livros do Verne.
Pretendo ler mais obras do autor.
Thalles 12/05/2022minha estante
Não é multiverso se se passa na mesma realidade. ????

Bruno.Rafael 30/04/2022

Uma grande aventura e, também, um guia de sobrevivência
A ilha misteriosa é um grande clássico e possivelmente a maior aventura que Jules Verne escreveu. Nesta obra grandiosa, o autor demonstra mais uma vez seu grande conhecimento das ciências, em um amplo espectro, indo da geologia, passando por zoologia e botânica, até à astronomia. Chega a ser um compêndio para a sobrevivência em uma ilha remota. Nesse caso, para a sobrevivência dos náufragos do ar. Cyrus Smith, um dos náufragos, é o líder e cabeça da equipe, mas os outros desenvolvem papel importante para a evolução da pequena sociedade que eles formaram. Uma sociedade que chega a ser uma utopia, pois não há conflitos e raramente um deles chega a discordar veementemente sobre a opinião do outro. Assim, nós vemos ao longo da história como "meros" 5 homens (e mais 1 depois) e um cachorro, vão sobrevivendo e transformando o ambiente da ilha a favor deles. É uma síntese da evolução humana a passos largos. Além disso tudo, há mistérios que rondam o cotidiano dos sobreviventes que dá um gosto a mais nessa aventura. Apesar das partes bem descritivas, que faz parte da escrita de Jules, deixar alguns leitores cansados, essas mesmas partes são de interesse para quem gosta de conhecer mais sobre ciências e a natureza em geral. E no mais, é uma narrativa muito interessante e que instiga ao leitor saber qual será os próximos acontecimentos naquela ilha isolada do mundo.

Paula 17/04/2022

Para quem gosta de aventura
A ilha misteriosa foi uma leitura que me deixou impressionada pela inteligência de Jules Verne. Acredito que a personagem MacGyver famoso nos anos 80 tenha sido inspirado em Cyrus Smith, engenheiro que deu o maior conforto possível aos seus companheiros da ilha. O livro é longo, mas é muito legal!

Roberto Ramos 11/04/2022

A ILHA MISTERIOSA
Não é à toa que Verne é considerado um dos pais da ficção científica. Escritor a frente do seu tempo, mescla histórias de aventura científica, e nesse caso, robinsonadas - como é rotulado o gênero literário deste em específico -, com sacadas fora da caixinha para época: Aqui temos náufragos do ar, não dos mares. Outra coisa que esse tal Verme já fazia em suas obras é algo bem comum hoje no MCU da Marvel. E mesmo sendo considerado um livro juvenil, o autor coloca no cerne da obra indagações das mais importantes, e todo leitor ao fim da aventura vai parar por algum momento se indagando, e faz isso sem sacrifica a ação e a emoção da trama.
Antes de continuar, precisamos ter em mente que esse livro foi escrito para leitores de outra época e por isso com uma visão de mundo um tanto distante da nossa. Atento a esse ponto passamos a assimilar e aproveitar muito mais da história.
Temos cinco náufragos do ar que, desprovidos de tudo, caem em uma ilha deserta do Pacífico Sul. Fazendo um paralelo com a evolução da civilização refazem seus passos: da pré-história aos tempos modernos, do fogo a nitroglicerina, cerâmica, e até mesmo um telegraço. Tem um embasamento científico e acadêmico interessantíssimos. Lembrei de muita coisa da escola: Física, química, naturalismo, etc. Com habilidades variadas os nossos heróis subjugam a natureza a seu desejo, a mesma se submete silenciosa.
Podemos assimilar a visão, valores e preconceitos do tempo que o livro foi publicado. Temos a divisão de classe, a questão da abolição, o braço forte da civilização para com a natureza. E o fato de não ter um personagem feminino no livro, não referenciado mas personagem ativo no enredo.
É um livro gostoso de ler, e devia ser muito mais à época de lançamento, por isso é um sucesso desde. Às vezes a exaltação do protagonista beira um excesso exacerbado que só fui entender, no meu ponto de vista, fazendo um paralelo deste, o protagonista, com a ciência e colocando o mesmo em sua época. Assim entendemos que, tanto antes como agora, o ser humano tem uma idolatria fervorosa que a ciência vai resolver todas as mazelas do mundo.
Diante do paralelismo da obra há um vislumbre de Jules Verne, mesmo que efêmero, espectral. Alguns ousam dizer ser uma profecia, uma visão do futuro da humanidade. De como o grito daquela que, subjugada, até aqui silenciosa, vai rugir sua ira e engolir a ganância de todos os algozes que a dominam. Eu, tu e eles. Com habilidades variadas os nossos heróis subjugam a natureza a seu desejo, a mesma se submete silenciosa.
A dizer dos personagens, o que mais gostei foi sem dúvida o marujo Pencroff. Quase crível, real. O coração do grupo. Espontâneo, sincero, expansivo, ingênuo e fervoroso. Com sua espontaneidade e irreverência ingênua me diverti por toda a aventura com essa figura.
Essa é a segunda obra que leio do autor que me parece tem uma certa dificuldade com cronologia, não que isso diminui a obra, mas que é chato é. Nesse livro em especial, talvez pela extensão, as datações dos fatos são bem incorretas, o que ajuda é que essa edição da ZAHAR, tem muitos comentários e orientações sobre essas incoerências e outras. Ainda sobre a edição, outro ponto negativo, foi a quantidade de erros ortográficos bobos onde uma passada de olho mais atento seria suficiente para polir. Agora, é claro, que nada disso tira a beleza da aventura proposta.
- Morro por ter acreditado que era possível viver sozinho. -

PS: Vide o vídeo que coloquei aqui, porém contém SPOILERS, esteja avisado.

site: https://www.youtube.com/watch?v=ae7gZtXw5wQ

Beth 31/03/2022

Esse livro foi muito cansativo de ler. Lembro de ter lido outras obras de Julio Verne, há muitos anos atrás, e lembro de sempre ficar presa à aventura, curiosa por cada novidade, o que não ocorreu aqui.

Muitas passagens são bem lentas, cansativas, e a facilidade com que os náufragos ultrapassam todo e qualquer desafio meio que tira a sensação de perigo, pois, no fim das contas, as coisas vão se resolver.

Queria ter gostado, mas infelizmente não rolou. Talvez eu já não seja o público para essa leitura.
Adoni 31/03/2022minha estante
Nossa, amo esse livro. Rs

Beth 31/03/2022minha estante
Cada experiência é única.

cnovais 24/03/2022

3,5 ?
Confesso que comecei esse livro com poucas expectativas, mas com o desenrolar do enredo eu fiquei presa do começo ao fim.

Vane Chase 10/03/2022

Esperava um pouco mais, confesso. Achei a leitura de vinte mil léguas submarinas bem interessante e esperava o mesmo desse, mas faz sentido o plot não ser tão interessante ja que a ideia é mostrar eles presos na ilha.
Uma leitura longa, tanto pela quantidade de páginas como pelo nível detalhamento, que beira ao chato várias vezes, mas ainda é interessante acompanhar como eles conseguem se virar com o pouco que é oferecido. Confesso que fiquei um pouco incomodada pelo Smith saber de tudo kkkk me senti humilhada pensando que talvez nem sobrevivesse naquela ilha, muito menos seria capaz de chegar tão longe quanto eles.
A experiência definitivamente vale a pena pra quem estiver disposto a ler um livro longo com momentos bem mais lentos que o ritmo geral. O final me decepcionou, mas não vou explicar o motivo pra não dar spoilers. A vantagem do modo como o autor escolheu encerrar é que foge do previsível. Infelizmente pra mim não foi um imprevisível agradável, mas cada um tem o direito de gostar ou não.

Matheus 24/02/2022

Belo, bem escrito e muito emocionante :)
Livro ?: A Ilha Misteriosa
Autor ?: Júlio Verne
Faixa etária ?: +14
Nota ?: 5.0 ? favoritado
Marcações ?: 129

Júlio Verne não decepciona não é mesmo? Eu já esperava muito desse livro e ele realmente superou. Incrível, emocionante, bonito, bem escrito... "A Ilha Misteriosa" é um livro que sentirei falta.

O livro conta a história de cinco náufragos (Cyrus, Gédéon, Harbert, Pencroff e Nab) que, ao fugirem da cidade de Richmond durante a Guerra de Cesseção, acabam indo parar em uma grande ilha misteriosa e desabitada. A obra de Júlio Verne mostra como os náufragos conseguiram viver na ilha durante 4 anos.

A história é muito bonita e emocionante e mostra muito sobre o valor da amizade e como o homem pode se aproveitar da natureza de um jeito que não a prejudique.

Eu nunca deixo de panfletar a escrita do Júlio Verne e essa não vai ser uma exceção. Ele descreve toda a fauna e flora da ilha com muita riqueza deixando o leitor apaixonado pelo que está lendo, eu diversas vezes marquei cenas de descrições por achá-las bonita e encantadoras.

A experiência é mais emocionante se você já tiver lido a obra "Vinte Mil Léguas Submarinas" também de Júlio Verne.

Me lembro que em "Vinte Mil Léguas Submarinas" havia muitos erros de tradução e digitação, já nesse livro não encontrei nenhum (talvez até tenha mas deixei passar), logo, essa edição é melhor revisada do que a de "Vinte Mil Léguas Submarinas".

Outra coisa que achei muito interessante é o fato de que os náufragos tem um cachorro de estimação chamado Top que passou todos os 4 anos na ilha com eles. Não sei você, mas eu amo cachorros e isso me fez ficar mais encantado com a história.

Não encontrei nenhuma problemática exceto o fato de que ele mencionava frequentemente Nab, um dos náufragos, como "o criado negro".

Já estou ansioso para conhecer mais livros do autor e mergulhar nessa escrita tão rica e deliciosa. Recomendo demais esse livro e todos os livros do Júlio Verne :)
Camila 24/02/2022minha estante
To sendo digitalmente influenciada por você mais uma vez

Matheus 24/02/2022minha estante
Eita eita ?? mas vale mtooo a pena serio kkk

V_______ 15/02/2022

A Ilha Misteriosa
Jules Verne trás em suas obras aventuras repletas da arte da ciência, não a toa é considerado o pai da ficção científica, e em A Ilha Misteriosa não poderia ser diferente. Então se pretende ser náufrago nos próximos tempos recomendo urgentemente a leitura dessa obra !
Cinco valente homens e Top, um esperto cão, aprisionados pelos oponentes Confederados durante a Guerra de Secessão fogem em um balão, que é pego por uma tormenta e o jogam longe em uma remota e descolonizada ilha do Pacífico. Agora cabe aos cinco náufragos do ar, usando suas habilidades e diversidades sob a liderança do engenheiro Cyrus Smith e uma boa dose de sorte rodeada de mistério.
Para quem já conhece os trabalhos de Verne, dispensa apresentações, se tiver gostado dos outros certamente gostará de A Ilha Misteriosa, que é um calhamaço em comparação com suas obras mais populares, para quem gosta de livros de aventuras, como A Ilha do Tesouro, também será um prato cheio e claro para entusiastas da ficção científica Jules Verne é leitura obrigatória.

Luca.Lopes 10/02/2022

Um bom livro
O livro é legal de se ler, mas em alguns momentos se torna um pouco forçado, com soluções improváveis para as dificuldades encontradas pelos personagens.