Samarcanda Amin Maalouf

Resenhas - Samarcanda

Dhiego Morais 04/05/2022

Mais um acerto da TAG!
?? Então eu li SAMARCANDA, de Amin Maalouf | #liemderryresenhas | @taglivros feat @editoratabla | TAG Curadoria de Fevereiro/22 | Romance Histórico | 360p

? Depois de enrolar um pouco (porque acabei escolhendo terminar outras leituras no meio), finalmente posso dizer que eu li Samarcanda ? e adianto: que livro, meus amigos!

"Samarcanda", a face mais bela na qual o Sol tocou, é um livro do escritor/jornalista franco-libanês Amin Maalouf. Dividido em 4 partes, este romance histórico de curadoria de Guga Chacra busca reconstruir a história do manuscrito de Rubaiyat, uma obra de quadras satíricas muito famosa no Oriente, escrita pelo grande polimata persa Omar Khayyam, no século XI, e que se difundiu na Europa após várias traduções duvidosas.

O livro acompanha nas duas primeiras partes o polimata Omar Khayyam, em suas viagens pelo Oriente, conhecendo e sultões, xás, vizires... vivenciando intrigas políticas, palacianas, amores; enquanto compõe seu manuscrito.

As duas últimas partes nos trazem ao séc XIX e XX, com a busca pelo paradeiro do manuscrito, as guerras, conflitos com a Rússia/Inglaterra e tentativas de modernização da Pérsia (Irã).

Amin Maalouf nos guia por uma viagem pelo Oriente, pelo surgimento da seita dos Assassinos, pelos cercos e invasões mongóis. E faz tudo com maestria!

O centro da trama é justamente o Rubaiyat de Khayyam. Samarcanda nos leva desde sua escrita, no século XI até sua perda, pelas destruições mongóis no século XIII, seu aparecimento no século XX e, tristemente, sua perda definitiva em 1912 no naufrágio do Titanic.

A escrita de Amin Maalouf é deliciosa. É densa e revigorante! Seu conhecimento do Oriente é fantástico, mas é necessário ao leitor certa perseverança e, principalmente, interesse em pesquisar sobre fatos históricos e costumes/cultura oriental se quiser uma maior imersão.

? Não esperava adorar esse livro, mas sim, amei! Mais um acerto da TAG!

Beatriz.Alves 16/02/2022

Samarcanda
Livro super envolvente,curioso, fascinante. Me senti dentro das Mil e uma noites,ouvindo aqueles contos maravilhosos... Tanta coisa que aprendi... Tive a sensação de entrar num mundo mágico, diferente de tudo que já tinha conhecido. O limite entre realidade e ficção é difícil de ser colocado,visto que os personagens existiram,isso faz a narrativa ser ainda mais genial.

Juh 08/04/2022

A narrativa é bem fácil de acompanhar, a primeira parte é basicamente histórica (mesmo sendo fictícia), a segunda parte é bem fantasiosa e pouco verossímil.

Gisele567 02/03/2022

Samarcanda
Samarcanda é uma obra que narra a história de um livro, de como é em quais circunstâncias essa obra teria sido escrita e de como foi perdida e rerncontrada.

Lucy 20/02/2022

O Céu é o jogador, e nós, apenas peões.
É a realidade, não uma figura de linguagem.
Sobre o tabuleiro do mundo Ele nos põe e dispõe
Então nos deixa, de repente, no poço do nada.
Omar Khayyam
Ricarda Caiafa 20/02/2022minha estante
Esse livro está na minha lista pra esse ano!!!

Carol Jusvi 20/02/2022

Um mergulho no oriente
Comecei a ler essa obra desavisada, não sabia que se tratava de uma ficção histórica. A primeira parte do livro conta a história de Omar Khayaam, célebre poeta nascido em Samarcanda, amigo íntimo de muitos outros personagens históricos do oriente, uma grata surpresa que permite aos leitores mergulharem um pouco mais em uma cultura que conhecemos tão pouco. A segunda parte narra a busca e o resgate do manuscrito deixado por Omar, 800 anos depois de sua morte. O livro entrou para a lista das minhas obras favoritas. Como crítica, nos últimos trechos da obra me incomodou um pouco a narrativa dos Estados Unidos como parceiros ?desinteressados? da Pérsia, os mocinhos contra os vilões russos.

baracho.rodrigo 14/02/2022

Interessante
Uma viagem a Pérsia e à um tempo que olhando profundamente, não é tão diferente do agora.
A sociedade evoluiu bas questões de tecnologia, mas será que evoluímos nas relações humanas? É quanto sociedade somos melhores para criar pontes entre culturas distintas do que éramos a 1 mil anos atrás?
Super recomendo a leitura, a terceira parte achei mais chata, mas não tirou a beleza do todo.

"Por vezes um homem se apresenta neste mundo expõe sua fortuna e proclama: sou eu.
Sua glória dura o tempo de um sonho desfeito, logo a morte se apresenta e proclama: sou eu."

05/02/2022

Samarcanda é um livro intenso e profundo que prende ou solta, sem meios termos. Para mim, no momento, ele soltou, mas eu tenho plena consciência de que não é o livro o problema. Talvez, não seja meu momento de ler algo tão grandioso. A história em si é sensacional. Mistura a Pérsia antiga com a moderna em uma narrativa cheia de poesia e amor. É um livro lindo demais . Recomendo e se a leitura não fizer muito sentido ou não prender, deixe ele na estante e revisite-o daqui um tempo.

Anderson 26/09/2023

Dias atrás me veio à memória o nome Samarcanda. Lembrei-me de que era uma cidade, atualmente no território do Uzbequistão, pois havia visto num programa de TV. Desenvolvi, então, uma pequena obsessão pela cidade e, assim, cheguei a este livro. Para minha surpresa, já conhecia o autor, de quem já tinha lido "O périplo de Baldassare", de que gostei muito.
Confesso que apesar de ser um bom livro, esperava que a narrativa tivesse mais Samarcanda. Fica a sensação de que o autor escolheu o título pela sonoridade, por ser incomum, sobretudo no Ocidente, ou por não ter encontrado outro melhor.

Sandro 07/06/2022

Descobrindo o Oriente Médio
Foi um livro que demorei para ler... a primeira parte pode ser primorosa, mas arrastasse na leitura. Quase desisti, mas perseverei e consegui tirar o melhor do livro... o salto de séculos entre uma parte e outra, me causou bastante euforia, pós gosto desses saltos temporais, como em outros livros. No fim, gostei.

Candido Neto 17/03/2022

Dois livros diferentes.
O livro se divide em quatro partes, as duas primeiras se passam nos séculos onze e doze;a outra metade na transição do dezenove para o vinte.
A Pérsia, sua ciência, sua política e sua historiografia recontada de forma romanceada, usando um livro de poesia como foi condutor.
Bom não é, é ótimo.
Aventura, parece muito um livro de aventuras. Mas é a romantização de acontecimentos passados, é tão bem escrito que parece que tudo é imaginado.
Nem tudo é ficção.
Luciano498 05/04/2022minha estante
Estou na metade do livro. Concordo com o que tu escreveu, parece que estou em um delírio poético. Maravilhoso.

Yasmin A. 17/03/2022

Manuscrito de Samarcanda: relíquia fundamental da humanidade
Samarcanda. O que falar sobre um dos lugares mais antigos e desconhecidos do Ocidente? Local onde viveu o filósofo, astrólogo, matemático, poeta Omar Khayyam, autor de uma das maiores obras da humanidade, o Manuscrito de Samarcanda.

Um detalhe muito interessante sobre o livro enviado pela TAG é a proposta de narrar não somente quem foi Omar, mas também sobre sua magnus opus, o que aconteceu desde sua concepção, lá no longínquo sec. XI até sua "descoberta" no sec. XIX.

É fascinante descobrir sobre quem foi Omar, suas aventuras, romances, envolvido num contexto de guerras, traições, mortes, seitas (com destaque à origem da Ordem dos Assassinos), entre outros.

Tais temáticas também estão presentes no final do sec. XIX, quando passamos a descobrir a história de Benjamin O. Lesage, aquele que passou a viver em função do manuscrito.

É triste seu final, depois de tantas desventuras que o manuscrito passou, ter se envolvido logo no maior e mais conhecido acidente marítimo da história (o que não é spoiler, pois é dito sobre isso logo no início do livro) e se perdido para sempre.

Samarcanda é um livro delicioso de se ler, conhecer a Persia de antigamente (em 2 momentos importantes) e, principalmente, conhecer os poemas tão bonitos de um homem que só queria contemplar as estrelas, beber um bom vinho e estar na presença da sua amada.

Luciano498 29/11/2022

O Mundo Persa entre o amor e sua política
Se você tem um pouco de curiosidade sobre a política no oriente médio, principalmente em países Persas. Então Samarcanda é para você.

O Romance é todo salpicado por essa efervescência, política do oriente médio, ditaduras irão nascer e democracias também. Em muitos momentos você irá querer mudar o rumo da história. Mas infelizmente não dá. Pois em Samarcanda (o livro) a vida segue um fluxo, nem sempre tão bonito.

O livro, escrito pelo multifacetado Omar Khayyam é o condutor da história. E entender como ele guia a história como um todos e sua importância, será elementar para a leitura.

Considero o final desse livro, um corte cirúrgico e preciso, de um autor, que soube respeitar a verdadeira emoção de cada personagem.

Li o livro ouvindo uma playlist com o mesmo nome do livro: Samarcanda, o que foi maravilhoso.

Enfim, uma proposta de leitura muito boa.

Livia M. 06/03/2022

Guerra, democracias ameaçadas, intrigas (fake news), perseguição à ciência, etc etc
Estaria equivocada em afirmar ser esse um paralelo assustador com a atualidade?

Que leitura espetacular e rica!
Que prazer ser apresentada ao Rubaiyat!
Que delícia mergulhar em outras culturas!
Que raiva constatar a impotência diante de tanta injustiça e prepotência humana que se repete desavergonhadamente sem remorso!

Thimsilva 28/03/2023

História e ficção
Sempre que leio um romance histórico que mistura ficção com eventos reais, noto o quanto esse gênero me instiga.

Samarcanda perpassa a história da Pérsia/Irã da idade média, passando pelas revoluções políticas e chegando até o século XX. E toda história é guiada pelos acontecimentos relacionados à criação, conservação e perdição de um livro, o Rubaiyat de Omar Khayamm.

Confesso que os acontecimentos da primeira metade me envolveram um pouco mais do que a segunda. Arrisco a dizer que se os eventos mais antigos e mais recentes fossem intercalados como flashbacks talvez tivesse me segurado mais.