Samarcanda

Samarcanda Amin Maalouf

Resenhas - Samarcanda

davioved 27/02/2022

Rubayat
Um dos livros mais incríveis que já li! Pela maneira que se escreve e narra a história, de um (além de astrônomo, matemático, filósofo, cientista, sábio) escritor, me parece que o próprio Omar Khayyam escreve o livro. Que é lindo, traz lindas passagens, lindas descrições, lindas paisagens, as lindas cidades, e também a guerra. A disputa entre oriente e ocidente, domínio, território, poder, angústia, poesia, paixão. Que beleza nos traz Maalouf, Omar, Hassan, Nizam, Benjamin, Djahane... Que tanto conhecimento nos traz esse livro: toda uma cultura que não temos acesso, que não buscamos conhecer, tantas palavras, termos, moedas, objetos, vestimentas, comidas, literatura... um mundo desconhecido e cuja brilhante porta de entrada, sob o reluzir do Sol do Oriente, está em Samarcanda.

ThAmis.Pinheiro 19/09/2023

Uma viagem pelo Uzbequistão e pela Pérsia
De Omar Khayyam à Revolução Constitucionalista Persa de 1906 essa obra nos apresenta um mundo sobre o qual poucos de nós no Ocidente tem conhecimento.

Gosto de romances históricos pq aprendemos sobre alguns fatos reais ao mesmo tempo em que temos entretenimento.

Não foi o melhor romance histórico que eu li, mas no geral é bom e valeu a pena a leitura.

Gostei mais da parte medieval, que conta um pouco da história de Omar Khayyam, personagem super importante do mundo persa e do qual eu nada sabia até então.

sahlongatto 02/03/2022

Uma grande aula
No começo senti muita dificuldade na leitura, mas aos poucos fui engatando e gostando da história. Confesso que alguns personagens passaram batidos até o final do livro, mas o aprendizado que temos sobre a Pérsia, sues influentes e suas batalhas, é simplesmente extraordinário.

Estante da Adri 07/03/2022

Samarcanda
Fala de liberdade e superação de preconceitos.
Fala sobre aprender com a diversidade... aprender a viver juntos.

Um romance histórico, em torno do Manuscrito de Samarcanda ? desde seu início até o extravio no naufrágio do Titanic em 1912.

Ele é Dividido em 4 partes :

?? Partes 1 e 2: centrada na vida de Omar Khayyan >> poeta, matemático, astrônomo, filósofo persa, que viveu no sec XI.
?? Partes 3 e 4: centrada no narrador (personagem fictício) Benjamin Lesage, se aventurando pela Pérsia em busca do manuscrito, no séc XX

- Os cenários são encantadores e exóticos, muitas reviravoltas e viagens, o que faz a leitura ser instigante e fluída.
- A história mostra também como 3 amigos mudaram o destino da Pérsia.
- As personagens femininas do livro não são passivas ou submissas. Tanto as reais, como Terken Khatun, esposa de um sultão quanto a poeta Djahane, que foi inventada pelo autor.

Muitas passagens marcantes, mas não vou dar spoiler não.
Excelente livro

Poliana.Piovezana 10/09/2023

Um livro difícil
Por que um livro difícil?
Porque trás detalhes importantíssimos em frases simples, em alguns momentos do livro. A forma de contar não é a corriqueira que encontramos nos livros das prateleiras dos mais vendidos... nas listas dos 10 mais lidos... É uma leitura densa, com situações lindas sobre a mulher e o papel esperado dela. A incompreensão do narrador em alguns momentos me fez pensar: - como ele não percebe isso?
O livro é ótimo! A narrativa é ótima! Os traços culturais são tão bem retratados que me fizeram estar lá... no momento que o autor descrevia.
Foi difícil lê-lo, pois é incrível. Não é uma típica história.

Marques60 20/03/2022

O livro me surpreendeu no final. Não imaginava que terminaria dessa forma...bem, só imaginava uma parte. É um livro com muitos relatos históricos e isso sempre torna o livro mais interessante.

Gisa 29/12/2022

Um livro muito interessante sobre um livro persa e suas desventuras até acabar no fundo do oceano com o Titanic. Uma história muito bem contada entre o real e o imaginado pelo autor.

Cami 06/04/2022

uma viagem ao oriente médio
sabe aquele livro que deixa um gostinho de ?quero mais?? no meu caso, despertou o desejo de conhecer os países do oriente médio, que é uma cultura que já me interessa muito.
Samarcanda, é sobretudo um livro que consegue correlacionar séculos diferentes mas sem perder o fio da condução, que geralmente é muito tênue. perdemos o esteriótipos de que as mulheres, na época, eram frágeis e submissas.
aprendi muitooo!!!!!

Rafael.Gomes 15/05/2023

Muito prazer, Omar Khayyam
Incrível história baseada em fatos reais do poeta, filosófico, matemático Omar Khayyam e também do Irã (antigo e mais moderno - 1850 a 1911). As intrigas e disputas tribais passam a dar lugar às disputas imperialistas (Inglaterra e Rússia) num contexto de poesia e busca pelo manuscrito de Khayyam, cheio de encontros e desencontros. Livro fantástico!

Trecho:

'O Rubaiyaat no Titanic! A flor do Oriente trazida pela joia do Ocidente! Khayyam, se você pudesse ver que belo momento nos foi concedido!'

Ana Rohrer 29/04/2022

Livros dentro do livro
Adoro livros que falam, citam outros livros na narrativa.
Confesso que demorei para engrenar na leitura. Mas depois de um certo ponto a curiosidade é grande.

Laís 27/05/2022

Que livro incrível!!!!! Eu pretendo fazer uma releitura pois acho que n consegui absorver tudo que o livro tem pra passar

Dayane.Farinacio 26/06/2022

Pra mergulhar no Oriente
Resumidamente, essa história atravessa séculos (oito, se não me engano) de acontecimentos que orbitam um livro. Nem tudo que acontece é consequência do livro, mas ele sempre está presente de alguma forma e acho que essa questão ficou bem amarrada. Além do mergulho na cultura do Oriente (na região do Irã, mais especificamente), um ponto muito legal do livro é explorar as intrigas e movimentos políticos da região. Isso foi, inclusive, o mais emocionante pra mim, o que eu mais curti. Sendo uma ficção história, nem tudo é totalmente verdade ou ocorreu exatamente daquele jeito, mas dá uma noção.
Outra coisa beeem positiva é que a história traz personagens femininas muuuito legais. Elas são fortes, complexas, ardilosas, inteligentes, têm influência política, e não são submissas, como às vezes somos levados a pensar.
Não é um livro rápido nem tão fácil de ler, porque muitas vezes precisei reler alguns trechos pra entender o que tava rolando ou relembrar quem era o personagem (são muitos títulos aos quais não estamos habituados), mas acredito que isso se deve ao desconhecimento sobre a cultura da região.
Como ponto "negativo", percebi apenas dois momentos em que resolução dada pelo autor me pareceu meio abrupta. Uma mais pro meio e outra bem no final. Especialmente porque essa do meio envolve personagens centrais.

Em termos de elementos, ele traz treta, romance, aventura, achei bem completinho.

De fato, se não fosse pela TAG eu jamais teria lido esse livro (primeiro porque não tá no hype e segundo porque não é uma cultura com a qual estou familiarizada, então não chamaria tanto a minha atenção), mas super valeu a pena! Me despertou a curiosidade sobre o Oriente Médio, me levou a pesquisar questões que o livro aborda e se, futuramente, outra obra sobre esse tema aparecer, com certeza ficarei mais inclinada a ler.

Vanessa.Benko 14/07/2022

Os pássaros feridos escondem-se para morrer
Um livro que me conquistou mais pelo conhecimento agregado do que pela narrativa. Ler ele fazia com que eu me sentisse no Oriente, viajasse nas histórias e disputas e me interessasse mais pela rica cultura de lá.
Uma cultura que é pura poesia. Até mesmo os fatos reais parecem que foram pintados para serem memoráveis. Também senti a valorização que o conhecimento e leitura podem agregar e principalmente nos servir de proteção. O personagem principal nos dá várias lições de como a sabedoria só é construída em cima de instrução. Mas só adquirir conhecimento não basta, é precisar saber aplica-lo da maneira correta. Vivência e experiência, elas garantem nosso futuro.
Tantas batalhas, disputas em busca de domínio. Destruir o dominador opressor. Escolher amigos, identificar inimigos. Esse é o contexto por de trás da busca de um livro célebre. A verdadeira poesia está neste livro, na sua busca ou na história?

Chele 13/08/2022

O livro gira em torno de um manuscrito redigido em torno dos idos anos 1000 d.C. na região do oriente médio. Dividido em duas partes; a primeiro acompanha os último anos do autor do manuscrito no meio ao caos da civilização mulçumana persa, já a segunda gira em torno da última pessoa a ter contato com o manuscrito passado em sua maior parte na busca dele. Misturar realidade e ficção é muito delicado e uma arte que nem todos dominam. Amin tenta compilar mais de mil anos de história em pouco mais de trezentas páginas, uma manobra arriscada e audaciosa. Por diversas partes o enredo fica arrastado e enfadonho se perdendo entre fantasia e realidade.