Samarcanda Amin Maalouf

Resenhas - Samarcanda

inasantos 07/01/2024

História super interessante, daquelas que até acreditamos ser verdade durante a leitura.
Alias, o livro tem esse quê de história jornalística.
Não me pegou muito e por isso a nota baixa.

Tuyl 02/03/2022

De positivo, a perspectiva histórica de uma região em duas épocas muito interessantes. Porém, tive dificuldade em me conectar com o enredo do livro....

Bianca 22/08/2022

Oriente
Independente da época retratada no livro, vemos um belo olhar sobre o Oriente através de um precioso manuscrito, personagem principal desta história. Enriquecedor.

Monica Guimarães 30/05/2023

Uma bela surpresa
Foi uma enorme surpresa! Gosto muito de histórias que misturam fatos reais ao seu contexto: instiga buscar mais informações e aprender! Gostei muito!

Lu Tibiriçá 06/11/2022

Uma cidade perdida. Um livro perdido.
Escrever uma história dentro de outra. Utilizar "A" história para contar uma estória (sim, sou do tempo que essa palavra existia e a distinção entre elas ainda me faz sentido).

É isso que Amin Maalouf faz. A Pérsia, um autor persa, um livro perdido. Mas não foi simples. Ele inseriu os relatos em momentos interessantes, cheio de conflitos, de detalhes.

A leitura é enriquecedora! Dá vontade de saber mais sobre a cidade de Samarcanda, sobre o autor, sobre a Pérsia, de visitar Teerã.

Nada como uma leitura que te abre outras possibilidades de conhecer outras culturas e de voltar no tempo para entender as relações entre pessoas e sua cultura. Isso é a base para o respeito e a tolerância na Humanidade.

Paulo Henrique 21/02/2022

Interessante
Esse livro me agradou, por trazer dados reais para dentro do contexto. No começo se tem uma história sobre o ruabyat e seu autor e na última parte o narrador passa a ser o centro das atenções, contando o que foi feito do rubayat. O que me agradou muito foi poder conhecer mais sobre a cultura persa, mais precisamente do Irã.
Leitura prazerosa e interessante.

Dri 08/03/2022

Me surpreendeu
Um livro muito interessante!

Uma leitura um pouco difícil devido aos termos e denominações, em um contexto e idioma que não estamos familiariazados. Mas, sem prejudicar entendimento e experiencia de leitura.

São várias historias dentro de uma história principal, tornando o texto dinâmico e prendendo muito a atenção. Também permite conhecer novas culturas, realidades e relogiões.

Jessica Becker 05/03/2022

Samarcanda
Obra de fevereiro da TAG Curadoria, "Samarcanda" é um livro sobre um livro. Desafiadora em alguns momentos, mas ainda assim interessante e envolvente, a obra mescla fatos históricos da Pérsia e do naufrágio do Titanic com ficção. Mais um livro que não conheceria se não fosse pelo clube.

Bruna 31/03/2022

Samarcanda
A primeira metade desse livro me deixou eufórica. Gostei principalmente das poucas mulheres que apareciam na história... a outra metade simplesmente não me importei mais com o caminho que a história estava seguindo.

Daniela Botelho 24/02/2022

Uma joia
O livro tem uma linguagem que vai mudando conforme muda o tempo em que se passa a história. Só isso p mim é de um talento artístico impressionante. A história em si é um mergulho em uma outra cultura, com relatos de diferentes alianças entre os personagens. Adorei o livro e fiquei com vontade de ler outras coisas do autor.

Monique | @moniqueeoslivros 27/02/2022

Samarcande
{Leitura 09/2022 - ?? Líbano}
Samarcanda - Amin Maalouf

Essa é a história de um livro. Um livro de poemas que atravessa a Ásia e os séculos, o tempo e o mundo. O Rubaiyát, de Omar Khayyam (1048-1131), na sua versão original e manuscrita.

Mas ele é muito mais que isso. Se fosse exclusivamente a história da perda e da busca por um livro, ouso dizer que o título da obra de Amin Maalouf não se chamaria Samarcanda. Até mesmo porque, segundo a história, os Rubaiyát de Omar Khayyam foram encontrados e publicados ainda em 1859.

Essa obra é a história da cidade de Samarcanda, escrita às margens do caderno original de Omar, a quatro mãos com o seu fiel ajudante. É a história de uma cidade crescendo às margens de algo maior e mais conhecido, pelas mãos do trabalhador, e que simplesmente naufraga quando tenta sair do seu "Ocidente Natal".

E numa semana como essa que vimos Rússia e Ucrânia travarem de fato batalhas sobre as suas respectivas posições e poderes no Oriente e no Ocidente, a gente entende melhor como a palavra tem poder, como a palavra é uma ponte, que pode transportar conhecimento, mas também armas e morte. Depende de quem a atravessa.

Samarcanda é uma história de cultura, tempo e buscas diferentes. Permeada pelas guerras, pelos conflitos, por personagens reais e fictícios. Afinal a obra nunca deixou de ser um romance.

E também nunca foi uma caricatura do Oriente Médio. Basta ver as mulheres desse livro: independentes, bem resolvidas, que escrevem e pensam, sendo donas dos seus narizes e de seus corpos inteiros. Mulheres assim existiam nesse recorte de tempo em que o livro foi escrito? Nem o narrador do livro tem certeza, mas eu quero acreditar que sim.

Numa semana em que a guerra na Ásia mais uma vez se tornou real, nunca fez tanto sentido ler Samarcanda.

Diego Vertu @outro_livro_lido 07/09/2022

A mais bela face que a Terra já mostrou ao sol.
Samarcanda é um livro que explora a vida do polímata Omar Khayyam. Sendo uma ficção histórica o livro acompanha a peregrinação de Omar por todo o oriente médio. Ao ganhar de um juiz um caderno na cidade de Samarcanda Omar escreve seus Rubaiyat (poesia em 4 versos) enquanto registra os versos, Omar encontra personagens históricos: Xás, Vizir e até o fundador de uma série de assassinos.
Séculos depois Benjamin Lesage faz uma busca sobre o Rubaiyat que é dado como desaparecido, levando Benjamir fazer uma viagem ao oriente médio a procura do livroo. Em sua viagem de volta Lesage está a bordo do famoso Titanic junto com o livro de Omar.
Achei o texto primoroso, tornando-se um documento com pontos fiéis à história do oriente médio. Confesso que tive dificuldade na leitura e a achei bem arrastada. Não me conectei muito com as personagens e as vezes tive a impressão que alguns relatos não levaram a nada. Tinha grandes expectativas mas acabei me frustrando. Guardarei o livro para quem sabe uma releitura pra quando tiver mais preparado.
Bia França 20/11/2022minha estante
Também esperava mais...

Ana 01/07/2022

Samarcanda: o livro do manuscrito
O livro é interessante, se passa no Oriente: conta a história do manuscrito escrito em Samarcanda ou não?
Pérsia (atual Irã), Iraque, uma região em constante conflito religioso, fanatismo. Dar para entender as razões das muitas guerras, de um outro ponto de vista que não somente a religião? as muitas interferências estrangeiras que perduram no tempo até os tempos atuais. Samarcanda no meu ponto de vista é um romance político.
A dificuldade foi decorar os nomes dos personagens devido às diferenças culturais.

Jessika.Venes 02/04/2022

Livro arrastado. Para quem gosta de história pode ser mais interessante.
Não é o tipo de leitura que me atrai. Abandonei, mas resolvi voltar para terminar, porém o final foi bem previsível.
É bom para conhecermos outras culturas e ter uma visão histórica.