Beleza Perdida

Beleza Perdida Amy Harmon

Resenhas - Making Faces

Estela 07/02/2020

Está sentindo isso?
Esse é um livro extremamente tocante. A escrita é muito linda, parece que as palavras foram escolhidas a dedo, uma a uma. A história em si é simples, não traz nada revelador. Mas a forma como ele foi escrito, as mensagens que ele transmite, é incrivelmente bonito. Aquele tipo de livro que te traz vários ensinamentos e tapas na cara, te faz dar valor ao que realmente importa, te leva por caminho muito triste mas que no fim te deixa uma sensação de paz.
O Bailey é um dos melhores personagens que conheci nos últimos tempos, quiçá o melhor. Me fez entender mais sobre amor, amizade, amor próprio, respeito ao próximo e a si mesmo, dar valor pra cada dia, pra cada experiência, ser grato...

— Eu pensei que daria mais passos, mas acho que gastei todos eles.
— Eu te daria um pouco dos meus se pudesse — Fern ofereceu, seu queixo também começando a tremer. Choraram juntos por um minuto, duas pequenas figuras desoladas numa cama de hospital, cercados por paredes azuis, pelas coisas de Bailey.
— Talvez eu não possa mais dar passos, mas posso rodar com a cadeira. — Bailey limpou o nariz e deu de ombros, abandonando a autopiedade, então seu otimismo subiu à superfície da maneira que sempre subia.
Fern concordou com a cabeça, lançando um olhar para a cadeira de rodas, com uma enxurrada de gratidão. Ele ainda podia rodar. E então ela sorriu.
— Você não pode andar, mas pode deitar e rolar. — Fern deu um gritinho, pulou da cama e foi ligar uma música.
— Definitivamente, posso deitar e rolar. — Bailey riu. E ele o fez, cantando a plenos pulmões enquanto Fern caminhava, dançava e pulava o suficiente pelos dois.

Apesar de ter demorado muito para finalizar esse livro, acredito que pelo ritmo lento dele, virou um favorito devido a todos os aprendizados que ele transmite. Com certeza será um livro que volta e meia vou pegar na minha estante pra reler algum trecho ou citação.

"Não acho que obtemos respostas para todas as perguntas nem chegamos a conhecer todos os porquês. Mas acredito que vamos olhar para trás no fim da vida, se fizermos o nosso melhor, e vamos ver que as coisas que imploramos a Deus que tirasse de nós, as coisas pelas quais O amaldiçoamos, as coisas que nos fizeram virar as costas para Ele ou para qualquer crença Nele, foram as maiores bênçãos, as maiores oportunidades de crescimento."

LaraTavares 18/04/2024minha estante
Esse livro me causou tantos sentimentos, foi incrível ler, amei sua resenha.

Ana 18/04/2024minha estante
Esse livro me ajudou muito, faz anos que li mas ainda lembro da pergunta que não quer calar!!!! eminen ou shakespeare?

LaraTavares 18/04/2024minha estante
Ana essa é uma das minhas partes favoritas, amo.

Vitoria_Vick 18/04/2024minha estante
Lara, ficou feliz q vc gostou da minha resenha, obrigada ?
Esse livro é muito importante para mim, na época me ajudou muitooo. E foi maravilhoso fazer a releitura, pq o sentimento foi o mesmo, é lindo demais esse livro!

Ana, com certeza Shakespeare KKKKKKKKK

Ana 18/04/2024minha estante
Lara, Vi, esse livro me salvou de muitas formas!! vou reler!!

Vitoria_Vick 18/04/2024minha estante
Releia, amiga, vc não vai se arrepender!

Talita 06/04/2021

Pela premissa, e pelas avaliações, eu esperava bem mais...o livro traz algumas reflexões e assuntos que poderiam ter sido melhor explorados e desenvolvidos, porém, a sensação que eu tive, é que os assuntos só foram jogados na narrativa.
Livro bem previsível.
Nota: 3.5?

Ana Paula 28/06/2020

Um livro cativante
Uma história que não foca somente em um relacionamento amoroso de casal, mas também em lindos relacionamentos que construimos com a nossa família e amigos.
Uma história recheada de emoção, bem estruturada e dividida.
Amei demais a história, aquece o coração e nos faz acreditar em recomeços após à perdas de pessoas que tanto amamos.
Bia 28/06/2020minha estante
Um livro incrivel

Pam Alves 15/06/2021

Beleza perdida
Simplesmente perfeito em todos os sentidos.
A escrita da Amy é maravilhosa, a fluidez do livro funciona tanto que quando você vê já está no final.
Um livro emocionante que fala das dificuldades que cada pessoa enfrenta na vida, sobre as decisões tomadas e em como a vida é uma caixinha de surpresa.
A história do Bailey, Fern e Ambrose vale a pena ser lida muitas e muitas vezes, essa já é a quarta vez que eu leio e não me arrependo nem por um segundo.

Andrea 16/04/2021

Li esse livro porque é favoritinho de uma amiga e ela sempre comentava dele, já que é super fã (e eu também!) de mocinhos estrupiados. Eu já imaginava que fosse reclamar mais do que qualquer outra coisa, mas o que a gente não faz pelas amizades, não é mesmo? (Lembre-se disso, migs Bruna!!! XD)

Pois bem, até me surpreendi porque eu não odiei de todo, mas que livro arrastado, minha gente!! E olha que eu gosto de slow burn. Mas aqui, o casal não me convenceu e, como tem muitas, demais, excessivas partes com eles, pareceu que eu lia, lia, lia e nunca terminava!

Confesso que eu, normalmente, não gosto de histórias com soldados. Eu não entendo quem vai pra guerra por pura e espontânea vontade; então, já não caí de amores pelo Ambrose aí. O pior é que, se você tirasse o relacionamento dele com a Fern (outra mocinha patética da literatura) e focasse na amizade dos personagens, a história poderia ter sido muito melhor.

[Um off-topic aqui: isso me lembra Crepúsculo; não tenho nada contra a história, só contra o casal insuportável e que virou minha referência pra todo parzinho ruim na literatura.]

Assim como a migs, também achei o Bailey a estrela do livro. Ele poderia ter ganhado mais páginas, assim como a Rita e os amigos do Ambrose. Até os pais poderiam ter aparecido mais!! O tempo servindo no Iraque, mesmo que essa parte eu ache extremamente triste...

Ou seja, um livro com uma ideia boa, mas que teria sido melhor aproveitada se não fosse o casal de circo Bella e Edward.

[Período de leitura: 07 a 13/04/2021]

HISTÓRICOS DE LEITURA

07/04/2021 - 18% (61 de 336)
"Leitura conjunta com a migs Bruna, mas não estou vendo muito futuro, hahaha. Li ontem os primeiros cinco capítulos que combinamos e, fora um senso de dèja vu de já ter lido o começo dessa história, achei tudo meio entediante. (Menos a parte da Fren ouvindo a própria mãe dizer que ela era feia; aquilo bateu fundo.) Mas a migs disse que melhora na parte 2. Vamos ver..."

09/04/2021 - 49% (165 de 336)
"Na metade e, sinceramente, não tou achando nada de mais. Na verdade, continuo achando meio chato (dsclp, amiga!). Mas me comprometi a terminar a história - a não ser que algo muito ruim aconteça, claro (o que eu duvido)."

13/04/2021 - 70% (236 de 336)
"Tanta coisa que eu não gostei nesse livro que nem sei por onde começar a reclamar, hahaha. Primeiro, que eu não consigo ter muita simpatia por quem vai pra guerra por vontade própria (dsclp, sociedade). Depois, achei os personagens clichês: Ambrose, perfeitinho demais e vira um "monstro"; e Fern, patinho-feio-que-virou-um-cisne (OK, eu sei que é releitura de A Bela e a Fera). Esse plot me lembrou aquele livro Feios: "vamos combater a ditadura da beleza, mas depois que eu fizer a cirurgia e ficar bonita!!". Afinal, é muito fácil manter a mocinha linda enquanto o mocinho perdeu metade do rosto, né. O Bailey é o personagem que se salva do livro e, mesmo assim, meio que por dó. Vou relevar algumas coisas na história porque esse livro foi escrito há muitos anos, mas que chatinho que é..."

13/04/2021 - 100% (336 de 336)
"Não posso nem dizer que terminei esse livro na base do ódio porque não odieeeei assim, mas putamerda que livro que não terminava nunca!!! Depois do último histórico, a história até melhorou um pouco, mas isso porque fugiu do relacionamento da Fern com o Ambrose. Aliás, se tirasse o romance entre os dois e focasse na amizade de todos os personagens, o livro seria muito melhor. Podia detalhar mais dos garotos no Iraque, do Bailey, da vida da Fern, do sofrimento da Rita... Mas do jeito que foi construído, é só mais um casal patético da literatura (sim Bella e Edward, estou falando de vocês!). Mas também teve partes bacanas (o Bailey, claro; o Paulie, as conversas dos adultos...), o problema é que elas foram eclipsadas pelas ruins, que estavam em maior quantidade. Alias, precisava mesmo daquele epílogo cafona??? Quando comecei a ler, já sabia no que ia dar. Ah, e eu até esqueci de comentar do casal de circo!!"
Cristian 16/04/2021minha estante
XD "mocinhos estrupiados" foi ótimo! Gostei da resenha. Também acho completamente nonsense "quem vai pra guerra por pura e espontânea vontade". Ainda mais que esse "sentimento de honra" é recente na história da humanidade e está (olha que curioso) correlacionado ao surgimento dos Estados nacionais modernos. Parece estranho, mas é papo longo para esse espaço, kkkkk! De toda forma, era só pra dizer que temos alguma razão em achar muito sem sentido quem vai pra guerra assim (kkkkk, ok, ando prolixo eu acho, hahaha!)

Andrea 16/04/2021minha estante
Haha, "mocinhos estrupiados" já virou um gênero pra gente! E eu fui além e já embarquei no "mocinhas estrupiadas" também porque aqui não tem sexismo! XD

Opa, parece interessante esse papo aí. :D Essa minha amiga tem a teoria que gente feliz não vai pra guerra. Excluindo o fator "obrigação" - mas aí se a pessoa é obrigada a virar soldado provavelmente ela não será mais feliz, coitada - acho que faz sentido. Não dá pra ser diboa com a vida e participar de algo tão desnecessário. (Quando se chega ao ponto de guerrear, é porque os dois lados já perderam, né?)

Cristian 16/04/2021minha estante
Muito bom! hahaha! "gente feliz não vai pra guerra". Vou usar isso, gostei. Achei genial essa sua frase de que ambos já perderam ao irem pra guerra. :)

Su 16/04/2021minha estante
ADOREI!!! hahahhahaha, ainda mais os comentários, Andrea vc deve se divertir muito por aqui tendo polos tão opostos como amigos ne, equilibrio é tudo!

Andrea 16/04/2021minha estante
Guerra é um jogo de perde-perde, se você pensar bem. É tipo os filmes de super-heróis: eles destroem a cidade pra salvar a cidade. ? E pessoas felizes destroem a cidade? Pessoas felizes viram super-heróis???

Hahaha, menina, a gente tenta manter o mínimo de aparência por aqui, né.? O Cristian, coitado, eu acho que ele deve ver minha timeline e pensar que, às vezes, o preço por enxergar e ser alfabetizado é alto demais! ??? Mas de vez em quando eu consigo manter uma conversação normal (eu acho).

EQUILÍBRIO É TUDO SIM!!!

Su 16/04/2021minha estante
Concordo super contigo.

imagina se ele ver a minha timeline, ele destroi o computador com os próprios punhos!

Cristian 17/04/2021minha estante
hahaha, ótimo, Andrea, mt vdd essa dos heróis destruindo as cidades pra salvá-las... kkkk! As conversações são ótimas, Andrea, acompanho sua timeline sem problema :)

Hahaha, imagina, Su, que isso! Vou seguir lá, heim! kkkkk!

Su 17/04/2021minha estante
HAHAHAAHAHAHA, se prepara XD

Bruna 17/04/2021minha estante
??

@lerdormirecomer 15/07/2020

História linda
Alguns momentos pesados, Mas, tenho gostado de histórias assim, nos faz notar que em muitos aspectos podemos ser melhores!

Eduarda 30/08/2020

Todo mundo é protagonista para alguém
Eu tenho que parar de julgar livros pela capa, sério... E pensando melhor, não seria essa exatamente a lição que a gente tira dessa leitura?

Se você procura um livro sensível, que trata sobre aceitação, superação e traumas - essa é a escolha certa! Ainda mais porque a Amy Harmon fala sobre tais temas de maneira leve e muito emocionante.

Os personagens são apaixonantes, principalmente o Bailey, um verdadeiro guerreiro que realmente me inspirou de um jeito que não acontecia há muito tempo. Reizinho.

O romance é legal e eu me identifiquei com a Fern várias vezes. Minha única ressalva é em relação ao desenvolvimento da mesma, que no meu ver, foi meio fraco. Porém, isso não me impediu de AMAR e FAVORITAR esse livro.

Enfim, ai meu coração e que arrependimento de não ter lido essa preciosidade antes. Confesso que chorei várias vezes, principalmente por causa do Bailey, o qual sem dúvidas entrou pra minha lista de personagens favoritos da vida.
Damiris 07/09/2020minha estante
Bailey me cativou ..e nem terminei a leitura

Fy 15/10/2020

Acabei de terminar esse livro, e tenho plena certeza de que ele se tornou um dos meu favoritos. Eu amei os personagens, enquanto eu lia eles viveram no meu coração e deixaram sua marca mesmo após o fim da leitura. Para qualquer um que vá ler esse livro, não perca tempo, leia logo esse livro é se apaixone por essa história.

Lisarb Souza 21/09/2018

Acalenta o coração
É um livro incrível que retrata sobre o valor de uma verdadeira amizade e de superação, além de debater sobre a beleza, o que realmente importa? O amadurecimento dos personagens é inexplicável e Bailey, meu Deus como não amar esse garoto, nada o abala, o amor pela vida é maior do que os problemas e viver o momento é crucial. Simplesmente amei e Bailey Sheen jamais será um personagem secundário. Aprender a viver apesar de tudo é um desafio diário e ter amigos que se importa realmente torna tudo mais fácil.

Carol 13/11/2022

Todos deveriam ler
Que livro! Ele conseguiu tirar muitas lágrimas.. não há palavra o suficiente para descrever a beleza desse livro. ??

Karina 24/09/2021

Lindo
Todos deveram ler esse livro, um romance inspirador que nos ensina tanto.. nos ensina a ver sob as aparências o verdadeira essência! Nos ensina que toda dor é necessária para evoluirmos! Ambrose, Fern e Bailey ahh que trio que deixará saudades!

sanz. 11/09/2021

PERFEITO!
se eu pudesse compactar a perfeição em um livro, estou certa que Beleza Perdida seria o escolhido. eu já chorei com muitos livros, algumas músicas e até naqueles filmes onde morre um cachorrinho, mas com esse livro eu me debulhei tanto em lágrimas que a ressaca literária tá sendo tão grande que eu já posso considerar que perdi o hábito de leitura, a vontade de viver é 0 e atualmente nada pode trazer minha vitalidade. chorei tanto lendo esse livro que limpei minha casa com lágrimas, humilhei a llorona e meus vizinhos vieram todos perguntar se era daqui o choro incessante dos últimos dias.

recomendo muito!

Katrina 01/12/2020

Primeiro contato com a autora
Li esse livro há alguns anos, foi uma experiência diferente já que esse era um gênero que não costumava ler. A história tem uma pegada mais adulta, mas também romântica, os protagonistas são interessantes e os personagens no geral são bem explorados, apesar de não gostar de todos. É uma releitura interessante da Bela e a Fera, gostei bastante quando li.