A bibliotecária de Auschwitz

Antonio G. Iturbe

Resenhas - A Bibliotecária de Auschwitz

Stefanny.Marques 24/03/2023

O que dizer?
Todo livro com esse tema costuma ser chocante, mesmo após ter lido vários a respeito, eu ainda consigo me chocar com tamanha crueldade e com a capacidade de fazer o mal que o ser humano tem. Muito bem construído, personagens profundos.

Camilly80 23/03/2023

SENSA!!!!
Que livro FANTÁSTICO!
poucos me prenderam como esse.
infelizmente demorei um tempo pra ler ele por puro preconceito e literalmente julgar o livro pela capa, mas um dia na pandemia quando finalmente decidi ler, não parei mais. é uma história muito emocionante e que te prende até o final, esse é um livro que indico pra todos de olhos fechados!

Lizandra 22/03/2023

Não tenho palavras para descrever o quão impactante é esse livro e os relatos verídicos que me fez chorar entre um capítulo e outro, essa foi a leitura mais longa que eu já li, pois em diversas vezes eu não consegui segurar a emoção.

Michela Wakami 18/03/2023

Entre nessa leitura, disposto a sofrer, pois o sofrimento durante a leitura é inevitável.
A nossa protagonista é uma criança que se tornou uma adolescente, num local, que jamais poderíamos imaginar que iria existir.
Nós que amamos os livros, só podemos sentir muita gratidão pela luta dessa guerreira dos livros.
Ela os protegeu com tanta coragem e determinação, arriscando sua vida, por amor a eles e as crianças que ali estavam para ouvir as histórias contadas neles, livros que traziam o alento aos corações dilacerados pela realidade vivida naqueles dias tenebrosos.
Não tem como não amar essa bibliotecária, que sabe como ninguém valorizar cada palavra escrita em um livro.

Os livros são mágicos, eles aliviam as dores até nos lugares aonde a nossa mente imagina ser impossível.

Se puderem leiam esse livro, ele é maravilhoso e nos trás tantas informações importantíssimas, de uma realidade que nunca deverá ser esquecida, para que nunca mais se repita.

Dita, você é sem dúvida nenhuma, a melhor bibliotecária que já existiu.
Jóice D. 18/03/2023minha estante
Linda resenha Michela! ??
Esse livro está na minha lista de desejados para ler ainda esse ano.

Michela Wakami 18/03/2023minha estante
Obrigada, Jóice! Que maravilha, ansiosa para saber suas considerações.???

Núbia Cortinhas 18/03/2023minha estante
Que resenha emocionante, parabéns! ???????

Obrigada, Núbia. ???

Vanessa.Castilhos 18/03/2023minha estante
Obrigada Michela, por essa resenha linda e emocionante! ??

Michela Wakami 18/03/2023minha estante
Vanessa, fico super feliz por você ter gostado. Obrigada.???

Rogéria Martins 18/03/2023minha estante
Sua resenha foi linda demais, Michela! Muito boa. Parabéns ????

Obrigada, querida Rogeria.????

CPF1964 19/03/2023minha estante
Que resenha foi essa !!! Parabéns, Michela. Segunda Guerra é o meu tema favorito em Livros. Irei ler em breve.

Sandra 14/03/2023

Emocionante.
O livro é baseado em fatos, ele conta a história de vários personagens, onde Dita Dorachova, uma sobrevivente do Holocausto, jovem de 14 anos conhecida como a Bibliotecária, que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento, relatando o tempo vivido ali dentro, e como se viu importante por ter conseguido ajudar de várias formas o conhecimento de outras pessoas. Ela era a responsável pelos livros, que escondia debaixo do vestido, para não serem encontrados pelos SS, pois eram proibidos.É um registro de uma época sofrida da História, narrado com muitos detalhes, o dia-a-dia dos judeus era traduzido pelo horror e pela incerteza da sobrevivência. Vivendo entre excrementos, lama e um frio glacial, os personagens se atrevem a resistir a Auschwitz mantendo uma escola clandestina que distraísse as crianças, e mostrando a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros como 'arma'.
Quotes:
“O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor.”

“Mas dessa vez não eram autómatos os que formavam uma procissão mecânica, e sim homens. Naqueles anos aprenderia que a diferença entre uns e outros nem sempre é perceptível.”

“... porque em Auschwitz o riso era ainda mais escasso do que o pão. E precisavam desesperadamente rir.”

“Esse é o tipo de gente que não quero no meu grupo. Preciso é daqueles que tremem, mas não cedem, dos que são conscientes do que arriscam e ainda assim seguem em frente.”

“Pois se alguém não havia se inteirado, isso é Auschwitz-Birkenau.”

“Dita sorri agora ao pensar nessas páginas. Desde então, soube que sua vida seria mais ampla porque os livros multiplicam a vida e nos permitem conhecer gente...”

“... os únicos que dizem a verdade são as crianças e os loucos.”

“Os prisioneiros levados pelos caminhões, que sabem que vão morrer, estão cantando.”

“Basta ser feliz pelo tempo em que um fósforo leva para acender e apagar.”

“— Não sei, Dita. É pecado questionar Deus.
— Bom, então sou pecadora.
— Não fale assim! Deus vai castigá-la!
— Mais?
— Você vai para o inferno.
— Não seja ingênua, Margit. Já estamos no inferno.”

Ana 20/02/2023

Extraordinário
É algo inimaginável existir uma biblioteca no meio de uma campo de concentração, algo que não passou na minha cabeça durante todas as dezenas de livros sobre esse que já li. Acho muito importante que livros sobre o holocausto sejam lidas por todos, e que todas as suas nuances e detalhes sejam explorados, para que assim possamos conhecer a história e nunca mais permitir que ela se repita. A história de Dita é avassaladora, comovente, e extraordinária.

Bianca.Brito 12/02/2023

Ok
Dei 4 estrelas por conta do tema e do desenrolar no final do livro, mas dentre todos que já li sobre 2 Guerra, esse foi o mais fraco. Leitura um pouco arrastada, sem muitos acontecimentos que te prendam, alguns pontos da história ficaram em aberto...enfim, vale a leitura, porém há pontos negativos

Paula1735 12/01/2023

Sem palavras...
Que livro! Recomendo fortemente a leitura

?O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina nada, mas permite ver quanta escuridão existe ao redor?. William Faulkner

jessrdr 11/01/2023

A bibliotecária de auschwitz?s
Maravilhoso, incrível, lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo.
Uma pena que não seja um livro tão conhecido, merece muito mais reconhecimento

Lais.Cristine 02/01/2023

Livro maravilhoso, história tocante da guerra vista e vivida por uma menina, que mesmo tão jovem foi obrigada a conviver com tanta crueldade.

Jade 26/12/2022

Mais um livro de auschwitz
Gostei do livro, quando lembro dele me parece um filme, como as memórias ficaram vivas em minha mente, porém estou cansada de livros com histórias de auschwitz, sei que existem muitas histórias sobre isso com pessoas diferentes, mas para mim ficou cansativo apenas.

Eduarda 13/12/2022

MARAVILHOSO
Esse livro narra de uma forma tão pragmática e triste tudo o que houve em Auschwitz que me deixou chorando por MUITO tempo.
O autor pesquisou muito antes de escrever e é possível perceber pela riqueza de detalhes que é exposto. Por mais que é uma leitura pesada, foi um livro que me prendeu e que eu recomendaria para qualquer um.

Deza Farias 30/09/2022

@???????????????????
?????????????????
? ?????????????? ?? ????????? | Antonio G. Iturbe | p. 368 | 5/5 ??
???????????????????
????????: violência, pressão psicológica, misoginia, morte (+16 anos)

"???????? ?? ????? ?? ???? ????? ??? ???? ???? ??? ???????"

Começo dizendo que amo esse livro, sou extremamente apaixonada e com certeza é um dos meus favoritos com a temática 2GM. Eu amei reler, é impressionante como causou o mesmo impacto.

Este romance é baseado na vida da sobrevivente do Holocausto Edita Adlerova. Dita era uma garota de nove anos quando a guerra explodiu e tirou dela a sua inocência. Pra quem está habituado a ler livros com o tema 2GM sabe como começou... primeiro as opressões depois as proibições e por fim o extermínio em massa.

Não vou me apegar a primeira parte, e sim quando Dita chegou o campo familiar de Auschwitz, já uma adolescente.
Um campo que tinha como propósito esconder o que estava sendo feito aos judeus. Uma forma de mostrar ao mundo que os judeus eram felizes e que aquilo não era um campo de trabalho forçado.

Dita conseguiu arrumar um trabalho no qual seria a bibliotecária do bloco 31! E aqui vem uma bomba: OS LIVROS ERAM PROIBIDOS. Mas Fredy Hirsh um judeu influente, conseguiu transformar um estábulo em uma escola, bem embaixo do nariz dos nazistas. E cabia a Dita cuidar dos livros, e caso alguém descobrisse pra ela estava destinada a morte certamente.

Dita sempre foi uma criança leitora, imagina a felicidade em descobri que em meio aquele inferno existia oito livros, alguns muito deteriorados. Mas ela tinha que ser cautelosa não poderia contar nem aos pais.

Assim vamos acompanhar todo o seu crescimento até a fase adulta. O livro tem tantas cenas pesadas. É um livro com uma escrita muito crua. O autor não mascarou nada. Mas mesmo com toda a tristeza da história, conseguimos captar sinais de esperança e até sorrir. Dita é o exemplo de coragem e determinação.

Gosto bastante da forma que o autor escreveu, trazendo também as histórias dos personagens que se entrelaçam com a de Dita. A história é um pouco densa pela gravidade do assunto. Vale muito a pena.

1° Leitura - Maio/2018 - 5??
2° Leitura - Setembro/2022 - 5??