A bibliotecária de Auschwitz

Antonio G. Iturbe
Antonio G. Iturbe

Resenhas - A Bibliotecária de Auschwitz

Mimila 27/09/2022

Das histórias baseadas em fatos reais, esta foi uma das que menos gostei. Não sei se a forma da escrita, que mudança brusca de cena e de narrativa, ou por vezes estática. Não sei. Comecei a gostar mais para o final quando as cenas correm mais. Ao mesmo tempo, fiquei mais triste vendo a máquina nazista em seu nível maior de crueldade.

Carolline 11/08/2022

Relatos chocantes quando se trata de Auschwitz, mas que também mostra a coragem de se arriscar e enfrentar todo o horror vivido nos campos e ainda mais se arriscar por aquilo que ama, os livros.

larabritosnts 10/08/2022

dita e hirsch poderosos, livro maravilhoso
Apesar de ser um romance vc consegue se impactar com tudo que é relatado, estou apaixonada pelo livro. Quando eu li eu vi o mundo pelo olhar de dita e percebi quão forte ela é.

"De fato, a cultura não é necessária para sobrevivência do homem; apenas o pão e a água. Com um pão para comer e a água para beber, o homem sobrevive, mas só com isso a humanidade inteira morre. Se o homem não se emociona com a beleza, se não fecha os olhos e põe um funcionamento dos mecanismos da Imaginação, se não é capaz de fazer perguntas e vislumbrar os limites da ignorância, é homem ou mulher, mas não é pessoa. Nada o distinguir de um salmão, de uma zebra ou de um boi-almiscarado."
Gabi Otavio 10/08/2022minha estante
Tenho esse livro há um tempão e ainda não li. Agora fiquei com vontade Obrigada pela resenha

Bárbara 05/08/2022

perfeito
eu já tinha lido há muitos anos, mas era muito novinha e não entendia quase nada, então foi como ler pela primeira vez e foi um belo tapa na minha cara, eu terminei em lágrimas e tão chocada que ir dormir foi difícil. é simplesmente perfeito

Dary 29/07/2022

Livro como sempre comovente
Esse livro como qualquer outro sobre a Segunda Guerra Mundial não é fácil de ler e saber que tudo isso realmente aconteceu e que existe "humanos" que possam fazer isso. Tem partes bem difíceis para ler mas vale a pena para refletirmos e não deixar isso acontecer de Novo.

Val Donato 27/07/2022

Num lugar como Auschwitz, onde tudo é projetado para fazer chorar, o riso é um ato de rebeldia.
Vale muito a pena ler, nos faz refletir tanto.

Claudia 25/07/2022

O poder dos livros
Numa época não tão distante assim, em plena segunda Guerra mundial, conhecemos Dita. Uma menina de 14 anos que se vê depois de tantos acontecimentos terríveis no campo de concentração de Auschwitz. Teve a " sorte" de ainda estar com seus pais em meio a essa maldita loucura. Lá consegue meio que por acaso se tornar a bibliotecária de um pavilhão que foi conseguido por um enorme esforço de um professor querido por todos se tornar uma escola e ao mesmo tempo um refúgio para as crianças que estavam no meio daquele horror todo. Mas, como ser uma bibliotecária num lugar em que livros não podem existir? Essa é uma das coisas mais lindas que são narradas nessa história. Ao mesmo tempo que nos detalha as terríveis coisas que todos ali sofrem, como fome, trabalho escravo, doenças, desespero, tristeza, angústia, medo, morte.... Enfim, no meio disso tudo, nesse pavilhão que foi destinado as crianças e que tem como seu diretor o professor Hirsh, existem oito livros que serão de uma importância enorme para essas crianças e principalmente para Dita. O desespero de escondê-los dos SS, o cuidado em sempre remenda-los e o amor que ela tem por eles me emocionaram demais. Em saber que é baseado numa história real nos deixa ainda mais perplexos em saber que esse passado terrível existiu. Uma leitura difícil, triste mas realista.

Kimberly.Manzoni 17/07/2022

Devastador
Um livro que te faz refletir sobre privilégios o tempo todo. Sobre desperdiçar comida. Sobre reclamar por qualquer coisa. Nada se compara ao que passaram as vítimas dos nazistas. Uma simples cama, um simples banheiro eram artigos de luxo. Aterrorizante. A maldade humana não parecia ter fim. Leitura obrigatória a qualquer pessoa.
Não dei 5 estrelas por alguns motivos: a escrita é muito confusa. Mudam-se as narrativas várias vezes e vc basicamente tem que adivinhar quem está narrando. Muitas informações desnecessárias e enrolação.

Jhully 23/06/2022

A Bibliotecária De Auschwitz
Leitura nada boa. A escrita não é fluida e muito pelo contrário, por diversas vezes achei muito cansativa chegando a pular algumas páginas. Valeu a pena pelo conhecimento sobre a época e algumas menções de acontecimentos no finalziiiinho do livro, mas foi uma leitura muito complicada pra mim.

lelindona 19/06/2022

Meudeus!! Que livro lindo!! Me deixou muito emocionada em várias partes, confesso que a leitura foi bem cansativa em alguns momentos, mas vale muito a pena...tanto para conhecermos mais sobre esse marco na história que foi o Holocausto!
Tenho certeza que se eu não tivesse lido ele com tanta pressa (leitura escolar) teria aproveitado muito mais!!
Recomendo a todos que leiam esse livro

Lizia.Yohanna 17/06/2022

Que história
A muito tempo não chorava assim com um livro. A história de Dita é extremamente profunda e tocante e o fato de ser uma história real deixou tudo ainda mais tocante e difícil de digerir.
 É uma história verdadeira e cheia de detalhes a respeito de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta dentro do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido. É um registro de uma época sofrida da História, mas que também mostra a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros como ?arma?.
Com muitos detalhes sobre o campo e sobre a vida das pessoas que trabalhavam ou eram prisioneiras no inferno chamado Auschwitz, Iturbe escreveu um romance único, emocionante, tocante e por vezes chocante, privilegiado pelo contato com a própria protagonista do livro que ainda hoje vive em Israel.
De ponta a ponta acompanhamos Dita em sua jornada até a libertação. Suas dores, os dramas do dia a dia, fatos desconhecidos dos campos e suas pequenas, porém importantes vitórias contra o medo e a morte.
É um livro lindo que nos ensina muito sobre o passado e nos mantém atentos para não cometermos os mesmo erros no futuro. É um livro pra ser lido e que vale muito a leitura.

manu.7 24/05/2022

"O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor".
Excelente, me fez até pensar se eu estou agindo para o bem ou para o mal, o que me surpreendeu foi a indecisão do ser humano ou algo que eu fingi me surpreender, foi uma leitura um pouco longa pois eu quis aproveitar mais a narrativa. Um dos livros que já amo junto com Anne Frank.?

Luna. Potter 20/05/2022

Realidade dolorida da Segunda Guerra
Que livro bom.
Dita é uma adolescente que vive com sua família no Campos e concentração de Auschwitz, essa jovem adolescente sonhadora começa a contrabandear livros no campo de concentração onde algumas pessoas dão aula para as crianças, em meio a evolução da sua rotina no campo vemos algumas perdas ? e novas amizades, mas conforme o tempo vai passando vemos o quanto os nazistas estavam ficando sem alternativa e sem recursos.
No livro vemos um trecho onde fala da Anne Frank o que eu achei incrível ?
Recomendo muito esse livro porém em algumas partes fiquei rodando no mesmo parágrafo tentando entender a função daquilo na história, fora isso é um livro lindo ???

Gizele 02/05/2022

Adentrar o universo do bloco 31 é indescritível.
Contra todas as possibilidades, surge uma escola que conta com um objeto tão temido pelo nazismo: livros.
Como Dita é corajosa e como Fred é íntegro!
A ideia de livro vivo é incrível.
E, como não pode deixar de ser, a tristeza do desfecho de alguns personagens é inconsolável.

A única coisa que ficou a mais, na minha opinião, são os trechos das obras que Dita lê e aparecem no decorrer do livro.