A cidadela

A cidadela A. J. Cronin...

Resenhas - A Cidadela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Francielle 29/01/2023

Humano
A Cidadela conta a história de Andrew Manson, um mandão idealista, recém formado em medicina no início do século XX e com uma dívida referente aos estudos para pagar. (Muito parecidos com vários estudantes atuais)

Por causa dessa dívida ele acaba indo para uma cidadezinha minedora em gales pelo salário melhor, porém lá ele começa todos os seus questionamentos sobre o exercício da profissão e seus colegas. Ficando famoso por ter um olhar clínico e científico para seus pacientes realmente procurando o diagnóstico de suas enfermidades. Parte mais interessante do livro aliás.

Porém, toda essa abnegação e vontade de melhorar a prática da medicina cai rapidamente por terra e a verdadeira face do Andrew aparece, quando ele tem contato com a classe rica de médicos que receitam "água colorida", inventam doenças, procedimentos e cirugias para retirar dinheiro de seus pacientes.

O livro é importatíssimo, dizem que seu lançamento até inspirou debates para a construção do sistema de saúde público do reino unido por causa das associações de trabalhadores que por uma taxa do salário dava acesso aos cuidados médicos. Além disso, continua relavante pros dias atuais, as famosas curas milagrosas vendidas no instagram por profissionais são bem semelhantes as vigarices feitas no livro por dinheiro. Somando as meias verdades vendidas pela indústria farmacêutica e alimentícia, também abordadas no livro.

Tudo isso me fez gostar muito do livro, porém o Manson, é simplesmente insuportável, eu não tive empatia nenhuma com ele durante o livro principalmente por causa da forma com ele tratava sua esposa e pessoas que pensavam diferente dele. Ele sempre tinha razão, a vida era injusta só com ele, todo mundo era contra ele, etc etc etc, tudo isso fica pior quando ele vai para Londres. A redenção dele é um famoso plot machista, e o livro o perdoa muito rápido. Mas não tirou o brilho do livro, pois ficou assim mais "realista".

Carolina.Gomes 16/01/2023

Bom, mas insosso?
Nesse livro acompanhamos a trajetória do médico Andrew Manson, desde o inicio da carreira como jovem recém formado e idealista até se tornar um médico conhecido e bem remunerado.

Aqui são abordadas as questões da ética médica, a pressão da indústria farmacêutica e os conflitos do personagem ao se deparar com a realidade em contraposição a carreira idealizada.

Os personagens são bem construídos, a estrutura do romance é bem consolidada. A escrita do autor também é muito boa.

Não gostei do desenvolvimento de alguns personagens nem concordo com a romantização da pobreza e com a ideia errônea de que a ambição está necessariamente atrelada ao desvio de caráter e falta de ética.

Não é possível ser próspero e bem sucedido sem se corromper e se tornar um profissional antiético? Médico bom é aquele abnegado que exerce a profissão como sacerdócio?

A temática é muito atual e traz questionamentos importantes sobre a ética profissional, não só na carreira médica, mas em todas as profissões.

A primeira parte é mais dinâmica e interessante. Do meio para o fim, achei que a narrativa perdeu força e eu me desinteressei.

É um romance importante por ser precursor do sistema de saúde público inglês.

Em alguns pontos, a leitura me lembrou Olhai os lírios do campo, porém, este é muito superior para mim.

Embora, no geral, tenha achado o livro insosso, valeu a leitura.

Carol Aguiar 03/01/2023

O exercício da medicina
Em forma de romance, o livro aborda a trajetória de um médico desde os primeiros pacientes até a maturidade profissional. Ao longo do texto, nos deparamos com informações sobre o sistema de saúde britânico à época, questões éticas no exercício da medicina, descobertas científicas.

Apesar de ser um livro ambientado no início do século XX, mantém-se atual e nos traz reflexões profundas.

Crixtina 29/12/2022

Que livro !!!
É um livro muito envolvente que te faz torcer pelos personagens, te faz ter raiva em alguns momentos e até chorar em outros ! Simplesmente adorei

junha 02/12/2022

primeiro clássico
meu primeiro clássico. gosto muito de audiovisuais que têm tematica de medicina, mas nunca tinha me aventurado num livro. sendo um romance de formação (e acho que tbm por ser um livro de época) achei o ritmo dos primeiros 3/4 do livro lentos, tanto que demorei nessa leitura quase 2 meses, não pelo livro ser ruim, mas eu me cansava de ler muitas páginas por dia. a línguagem é bem tranquila também, apesar de ter muito vocabulário médico. chegando nas últimas 100 páginas porém, meu ritmo foi mais rápido, foram muitos acontecimentos e definitivamente um ótimo fechamento. o personagem principal é humano, comete erros, tem seus princípios, suas aspirações e um desejo de mudar a medicina de certa forma, tanto nas pesquisas quanto na sua estruturação. uma jornada de erros, medos, acertos e reconciliação. definitivamente um livro importante pra história e que também me marcou de certa forma, pela impetuosidade do personagem ter feito ele chegar tão longe.

Dani Pontes 12/11/2022

Integridade X grana
Uma visão da vida de um médico no começo do século XX mas quase poderia ser agora!!!
Um debate sobre ser integro e profissional X ganhar dinheiro "fácil" agradando a fazendo cena...
Vale demais a leitura!! Recomendo

Matheus.Rocha 02/11/2022

Um clássico essencial, principalmente aos médicos e futuros médicos
o livro teve uma cadência envolvente durante grande parte, mas as últimas 100 páginas, para mim, foram arrebatadoras! isso se deve as consequências dos dilemas éticos encarados pelo protagonista, Andrew Manson.

Ele começa a carreira médica como um grande idealista - sempre apoiado por sua esposa, Chris - e assim ele vai realizando grandes feitos, ajudando pessoas clinicamente e também empenhado em suas pesquisas científicas. Ao mesmo tempo, se depara com os problemas da classe médica (não obstante de estarem persistentes nos dias atuais): a falta de atualização de conhecimento dos colegas, um corporativismo exacerbado, assédio das indústrias alimentícias e farmacêuticas, dilemas éticos, os problemas estruturais dos hospitais, dentre outros...

E aí está o cerne da dubiedade enfrentada pelo nosso protagonista no decorrer do romance: seguir fiel ao juramento de hipócrates e exercer a medicina de forma nobre ou ter muito dinheiro e poder?? Ele tangencia entre os dois lados no decorrer do romance, despertando-nos amor e raiva pelo Dr. Manson.

Ademais, para mim, que estuda medicina este livro foi de uma importância extrema. Explico: a literatura tem o poder de nos mostrar diversos universos, como, por exemplo, a cabeça de outras pessoas, não sei como os escritores tem essa habilidade, mas eles meio que assumem a personalidade dos seus personagens e dão vida a eles, tudo parece real, pessoas palpáveis. Dessa forma, podemos enxergar como outras pessoas pensam e nos tornamos mais tolerantes ao compreendermos as hesitações que cada pessoa enfrenta e também aprendemos com os erros e acertos delas. Nesse sentido, o Dr. Manson me ensinou bastante, sobre como pequenos desvios da ética médica podem acabar se transformando em situações irreversíveis e catastróficas, tudo isso por ganância, por se deixar vender a um sistema corporativista, o qual pensa, primeiramente, em dinheiro antes mesmo de pensar no cuidado da vida humana.

"aaah, Matheus, mas é só um livro, é só ficção!", sim, eu sei kkkk, entretanto, as vezes, podem haver situações apresentadas no livro que você nem imagina que existam e que você poderá passar por elas no futuro. Se você já tiver um conhecimento prévio, poderá tomar a melhor decisão quando acontecer... Além disso, pode ser um norte e uma inspiração para que você nunca se perca no seu propósito: de ser um bom médico. É por essa e outras que a literatura nos torna um pouquinho mais sábios, ou um pouquinho menos ignorantes - como você preferir enxergar.

acredito que, todos nós, médicos/futuros médicos teremos a nossa integridade ética ameaçada em algum momento de nossas carreiras, devido aos problemas supracitados e também mostrados no decorrer do romance. É tanta responsabilidade que chega a dar medo, pois somos ensinados- de forma assertiva- desde o primeiro semestre da faculdade que " o paciente que você cuida é o AMOR da vida de outras pessoas". Tendo isso em primeiro plano, é preciso estar sempre atento para não ceder as tentações que possam aparecer e, por conseguinte, assegurar-se de que o juramento de hipócrates seja cumprido em sua totalidade.

Edna 22/09/2022

Valores e Identidade
Archibald Joseph Cronin, amigo de Chaplin formou-se em Medicina mas nutria um grande sonho de ser escritor, e durante um período afastado do trabalho por motivo de saúde pode enfim realizar e escrever. Baseada em sua própria experiência, ao se formar em medicina que na época ñ existia residência, os jovens médicos se enchiam de orgulho pela carreira e se jogavam assim chegou o Dr. Andrew Manson à um vilarejo no interior País de Gales e em seu livro recebeu o nome de A cidadela realmente um alvo fortificado no meio do nada, onde a maioria dos moradores eram empregados da mina e seus pacientes eram eles, humildes, sem noção nem condiçoes sanitárias nenhuma, sim teria que clinicar só e sua sabedoria médica se distanciava da realidade.
Mas Manson ñ podia desistir, primeiro porque desse trabalho dependia quitar o financiamento do curso de medicina e seu trabalho passou a ser uma batalha contra o sistema público.

É um livro incrível, de fácil leitura, personagens carismáticos e outros rabujentos mas prevaleceu a amizade, tem romance e muita falta de tudo mas é principalmente sobre valores éticos e de lutar por um objetivo grande, pelo bem da humanidade que o cerca sem jamais perder sua identidade.

O livro teve um grande peso com sua publicação pois mudou o sistema de saúde do Reino Unido, o NHS.

Max 11/09/2022

Ótimo livro!
Com todos os elementos para um bom romance, nos prende do início ao fim, mexendo com nossas emoções, adorei! Recomendo fortemente!

Laura 04/09/2022

A vida de um médico no século XX (mas poderia ser XXI)
A história do dr Manson, um médico recém formado e idealista, os percalços que enfrenta na profissão, os dilemas éticos principalmente quando relacionados ao dinheiro e a influência do seu trabalho na vida pessoal.. um livro sobre a importância se manter fiel aos seus valores e sobre amizade também. Apesar de se passar no século XX, a história é muito atual, principalmente com relação aos conflitos morais e éticos da medicina.
Marina 05/09/2022minha estante
Amei a resenha! Fiquei com vontade de ler ?

Marli Bezerra 08/08/2022

Ótimo Livro. Umas vezes você torce pelo médico, por sua maneira empática e bondosa e outras vezes vc fica com raiva das escolhas que ele faz. O livro te envolve e vemos o desenvolvimento dele como pessoa e como profissional.
Ótimo romance que tem uma reviravoltas e algumas passagens bem emocionantes. Adorei.

Jess 23/07/2022

História que inspirou a criação do NHS ( o SUS britânico), A. J. Cronin nos conta a história do jovem doutor Mason e sua entrada nesse sistema conformista e desorganizado que era a medicina de seu tempo. A história de um idealista que luta contra o sistema, se junta a ele, e por fim retorna aos seus valores éticos.
Excelente narrativa, surpreendentemente engraçada, e com mensagens que não se perdem com o tempo. Recomendo muitíssimo.

Vicky 06/07/2022

Simples e arremate
Acompanhamos a trajetória do jovem Dr Manson, recém formado, com garra e força para vencer na vida. Ético, luta para dar melhores condições de vida na pequena vila de mineiros onde trabalha. É crítico do sistema, e gostaria de reformá-lo. Porém esse médico inexperiente mal se reconheceria quase duas décadas depois, em um consultório de luxo atendendo à alta sociedade londrina. Um charlatão.

O livro em suma é bom, traz reflexões morais que, em outras formas, continuam a ser válidas nos dias de hoje. Temos que levar em conta o contexto histórico e o papel da mulher, que é a clássica 'bela, recatada e do lar'. Um bom livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6