A cidadela

A cidadela A. J. Cronin...

Resenhas - A Cidadela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Guilherme 15/01/2022

Fazia tempo que um livro não me prendia dessa forma, que sensação do [*****].
Para pessoas da área médica (profissionais e estudantes) é leitura obrigatória.
Para as outras pessoas, uma história instigante e leitura incrível.

Carlos Nunes 13/01/2022

Surpreendente
Na minha adolescência, sempre me deparava com esse livro em livrarias, bibliotecas e até mesmo bancas de jornal, mas as capas e o título nunca me chamaram a atenção, tanto que sequer peguei o livro alguma vez para ver do que se tratava (pensava ser algo sobre guerra ou conquistas militares).
Agora, muitos anos depois, volto a ver o livro comentado e indicado, e foi por essa razão (convite para uma leitura coletiva) que acabei fazendo a leitura.
E que surpresa! A começar pelo tema, absolutamente diverso de qualquer ambientação militar (embora no final nós entendamos a razão do título): ética médica.
Narrado de forma leve e ágil, acompanhar toda a trajetória profissional do jovem médico Andrew Manson é uma delícia. Destacado para uma cidadezinha mineira em Gales, o dr. Manson se depara com toda a precariedade do atendimento médico do local, com a desunião e o antagonismo da classe médica local e, principalmente, com a rigidez do pensamento dos profissionais, que não admitem novos tratamentos e métodos, tudo isso em meio a muita energia e ao ímpeto de iniciante, que quer pôr mãos à obra.
À medida que vamos acompanhando tanto a carreira quanto a vida pessoal do dr. Manson, vamos percebendo, com apreensão, que os valores profissionais (e, principalmente, morais) vão entrando em conflito cada vez maior com a ascensão na carreira e o vislumbre do sucesso financeiro. Manson vai se enredando cada vez mais com médicos inescrupulosos, incompetentes, e até mesmo criminosos - e o efeito que isso vai causando em sua cabeça e sua vida pessoal.
Diversos acontecimentos e reviravoltas na história, que é narrada de forma simples e direta, nos deixam envolvidos e desejosos de saber o que irá acontecer em seguida. E ao final, o autor nos presenteia com um verdadeiro discurso sobre a ética médica, algo tão marcante que causou alterações no próprio serviço de saúde britânico, na ocasião da publicação, mas que, infelizmente, até hoje vemos muitas das situações absurdas ali narradas ainda acontecendo com enorme frequência.
Pode não ser um clássico ou um livro maravilhosamente profundo, mas que com certeza deveria ser lido por todo estudante de Medicina, em especial pelos (muitos) que optam por essa carreira visando apenas lucro e sucesso pessoal.

Fernanda T. 23/11/2021

Que livro incrível!!!
?A Cidadela? narra a trajetória de um recém formado em medicina- Edward Manson- de origem nada abastada e com dívidas devido a um crédito que usou para tornar possível seus estudos. O jovem Dr Manson inicia sua carreira em uma cidade no interior do País de Gales, um local com pouco recurso, mas onde ele conseguiria um salário inicial com o qual poderia pagar suas dívidas ? No decorrer do percurso Edward fará amigos, falso amigos, alguns inimigos. Terá uma vida de altos e baixos em que muitas vezes se sentirá confuso, indignado e injustiçado até. Fará boas escolhas e outras nada boas ? Será ele mesmo causador de muita injustiça ? É um personagem complexo. O autor do livro era um médico que trabalhou na região também e acredito que esse fato faça com que médicos e estudantes de medicina possam se identificar muito em vários temas abordados no decorrer da narrativa. Definitivamente um favorito para mim!!

Sylvia 21/11/2021

Livro sensacional!!!

Traz muitas reflexões sobre a Medicina, sobre a ÉTICA, sobre a ganância de muitos, que querem cada vez mais dinheiro, mais poder!

E qual é o verdadeiro motivo que alguém escolhe para ser médico?
Quais são os valores pessoais de cada um que escolhe essa carreira?

Livro obrigatório a todos os médicos!!

Ler para Recomeçar 21/11/2021

O q vc seria capaz de fazer por dinheiro
Desde o início de minha profissão (dentista) sigo o mantra, tem dinheiro q não vale a pena. E aqui vemos a relação profissão médica e a incessante busca pela fortuna.

Fresta0 04/11/2021

Recém-formado, cheio de sonhos e ideais, Andrew Manson é um jovem clínico que vai buscar a sua primeira colocação profissional numa remota vila de mineiros. Vocacionado para a medicina e para a ciência, identifica nos trabalhadores das minas importante fonte de estudo para doenças pulmonares. A precária estrutura de saúde da localidade e a exploração da figura do médico-assistente tentam-no a abandonar o idealismo e os projetos científicos para se juntar à corrente de médicos que nadam em busca de riqueza. Mergulhado em conflitos éticos, resta saber se o protagonista vai se afogar ou se terá tempo, e têmpera, para se salvar.

Bookster Pedro Pacifico 04/11/2021

A cidadela, de A. J. Cronin
Que eu sou um fã de livros com temática de medicina, isso já deixei bem claro por aqui! Por isso, foi com muita expectativa que comecei a ler A cidadela, em que são narradas as condições de trabalho de um jovem médico recém-formado no início do século XX. Além disso, em nossa conversa para o @dariaumlivropodcast, o livro havia sido indicado por Antônio Fagundes como um dos seus favoritos.

O protagonista da história, Dr. Andrew Manson, inicia sua carreira em uma pequena aldeia do País de Gales. Por não ter tido muita experiência com pacientes, conseguimos acompanhar a insegurança de um jovem com a enorme responsabilidade de lidar com a vida dos moradores de Drineffy. Porém, sempre buscando enxergar o seu paciente como um ser complexo, indo além da simples análise dos seus sintomas físicos, Dr. Manson começa a chamar a atenção na região em que atende.

Apesar de o início da leitura ter me prendido bastante a atenção, confesso que o desenvolvimento do meio da narrativa ficou um pouco lento. Tive a sensação de que a rotina do Dr. Manson teria ficado monótona, sem grandes acontecimentos.

Por sua vez, consegui retomar o ritmo no terço final da obra. Depois que se muda para Londres e começa a adentrar no círculo social dos pacientes ricos e importantes, o personagem passa a esbarrar em questões éticas interessantes. Foi como se o médico tão interessado no bem-estar do paciente passasse a ser corrompido por uma sociedade que vive pelo dinheiro e pelo poder. Há um crescente conflito interno entre sucesso profissional e os objetivos éticos da tão venerada profissão dos médicos… Temas que, na minha visão, ainda devem existir para quem vive nesse meio. Também é interessante ver como as questões profissionais acabam irradiando para o lado pessoal e familiar do protagonista.

Mesmo com esse ritmo mais lento no desenvolvimento da obra, a experiência da leitura foi bem prazerosa. Recomendo bastante a leitura para quem se interessa pelo tema e para quem gosta de romances que retratam a sociedade do início do século passado!

Nota 8,5/10

site: http://instagram.com/book.ster
Matheus Reis 14/08/2023minha estante
Não ligo pra narrativas lentas. Desde que não enrolem rsrs

Gabriel 20/10/2021

Uma leitura necessária
Um livro excelente, cheio de reviravoltas e reflexões. A principal delas é sobre a ética e o verdadeiro sentido das ações e o real motivo que alguém escolhe seguir a profissão de médico. Um livro necessário a todos os que pensam em seguir ou admiram a profissão.

Alessandra 26/09/2021

É preciso falar sobre ética
Nesse livro escrito em 1937, um jovem médico em ascensão se depara com situações em que terá que escolher entre a ética, valores pessoais e profissionais ou se render ao ganho fácil de dinheiro.
Assunto extremamente pertinente nos dias de hoje!
Adorei a leitura !

Alê 19/07/2021

Forcei 2 estrelas
O livro é morno, enjoativo e maçante. Excessivamente descritivo porém uma descrição sem um grande propósito. Reconheço, porém, o contexto e a forma de fazer literatura da época (início do século XX) e, por ter uma mensagem tão atual, dei as duas estrelas. Porém é exigida paciência do leitor pra atingir o último capítulo (que é aonde o livro resolve ficar interessante).

Mel Fernandes 19/06/2021

Diferente...
Um livro surpreendente que li por recomendação de meu sogro. Começa de forma despretensiosa e depois evolui com o dilema ético enfrentado por um medico recém formado e idealista confrontado com a realidade da sua profissão. Ao mesmo tempo histórico e filosófico.

Hésed 08/05/2021

Entre a vida e o lucro
O autor nos brinda com uma estória repleta de altos e baixos e que discute os princípios da medicina em conflito com o conforto e os lucros que esta profissão pode dar. O que vale mais? Prezar pela saúde das pessoas com tratamentos simples e que funcionam ou atropelar a boa-fé e prezar pelos lucros mesmo ao custo de tratamentos inócuos e desnecessários? Vale fazer pouco caso da vida das pessoas em prol do próprio conforto?

É uma estória intrigante que cresce conforme avança e que prende a atenção do leitor.

Adriana.Aquino 18/04/2021

Pouco mudou
Desde o início da leitura me surpreendeu que o tempo passou e pouca coisa mudou. Muitos médicos tendo seu trabalho explorado por poucos. Pior é a narrativa extremamente atual, dos que ganham muito dinheiro explorando e enganando os pacientes! Entremeado por um lindo romance.

Apoena.Borges 10/03/2021

Uma história singela
O livro é muito bem escrito. A história é simples, trivial, mas a escrita é envolvente e te leva a uma época muito distante. Acho que todo médico devia ler.

Ivan Ferreira 31/12/2020

Livro espetacular
Fiquei sabendo sobre esse livro em um episódio de podcast, e foi para mim um dos melhores livros que li nesse ano. Recomendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6