A cidadela

A cidadela A. J. Cronin...




Resenhas - A Cidadela


84 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Cesar.Neto 26/12/2020

A Cidadela - A.J Cronin
A cidadela foi o meu último livro de 2020. Ano difícil, mas fechado com chave de diamante. O livro trata da vida de um médico recém formado no interior do Reino Unido. Engana-se quem acredita que essa seria uma obra "nichada". Um livro que possui em suas páginas os desafios de um recém formado, um amor contagiante, trata de moralidade...enfim. Recebi a recomendação por meio do podcast #dariaumlivro e agora recomendo a todos.
comentários(0)comente



Yasmim 06/10/2020

Andrew Manson inicia sua trajetória como médico numa cidadezinha não muito promissora, recém saído da faculdade, sem conhecimentos práticos. Com seu esforço e interesse vai moldando sua carreira e crescendo na profissão, se mudando até chegar a Londres. Entretanto, durante o percurso da vida profissional, seus ideais são abalados pelo desejo de prestígio e riqueza por métodos um tanto desonestos. Por fim, a história mostra a busca de Andrew para resgatar seus verdadeiros valores e seus sonhos juvenis de ajudar a sociedade e prestar um atendimento de qualidade e honesto às pessoas.
comentários(0)comente



Valquiria.Beltramini 27/09/2020

Emocionante
Acompanhamos a trajetória de vida de um médico desde o começo de sua carreira, um livro muito emocionante, mostra como podemos nos corromper se não dermos a devida importância ao que realmente importa na nossa vida.
comentários(0)comente



Rafaela.Saragiotto 10/08/2020

?A cidadela?, de A. J. Cronin (1937)

Com ares autobiogra?ficos, o me?dico e escritor A. J. Cronin conta a saga do Dr. Manson, me?dico de origem humilde, que rece?m-formado, cheio de sonhos e ambic?o?es, inicia o ofi?cio em uma cidadezinha de mineradores de carva?o no Pai?s de Gales na de?cada de 20.
.
Desenvolvendo pesquisas sobre doenc?as pulmonares ocupacionais, Manson vai aos poucos crescendo na profissa?o, conquistando ti?tulos, riquezas e o aprec?o da classe me?dica.
.
Ao longo de sua trajeto?ria, o jovem doutor conhece a face sombria da Medicina ? uma profissa?o corrompida por muitos me?dicos imperitos e a?vidos por dinheiro.
.
O livro aborda muitos temas relevantes e atuais, como a degradac?a?o e elitizac?a?o da classe me?dica, a avareza e como essa pode destruir a pessoa e suas relac?o?es. Reflete tambe?m sobre o verdadeiro propo?sito do me?dico ? um elo de confianc?a entre a populac?a?o e a promoc?a?o de sau?de.
.
Para mim, o livro se iniciou desestimulante, com muitos personagens e dia?logos apresentados de forma ra?pida e superficial. Tambe?m senti falta de mais detalhes sobre a juventude de Manson, para melhor compor sua personalidade. O machismo enrustido no me?dico tambe?m me incomodou, o que atribui? a? construc?a?o do personagem e ao contexto histo?rico da obra/autor.
.
Felizmente, antes da metade da narrativa, ela vai se tornando mais elaborada, e o autor consegue construir de modo primoroso a jornada do anti-hero?i. Ao concluir o livro, senti que vou carregar a histo?ria e suas reflexo?es sempre comigo. Recomendo a todos, especialmente aos colegas me?dicos.
.
Nota: 8,5 ?
comentários(0)comente



Joana Grigorio 07/07/2020

Difícil não sonhar os sonhos do jovem médico Andrew, todo seu amor pela profissão e a vontade de transformar o mundo em um lugar justo. Ele mostrou seu melhor e seu pior e cresceu muito como ser humano, teve muito desafios, por um momento pensei em odiá-lo mas é difícil jugar suas razões. Uma leitura agradável que eu recomendo.
comentários(0)comente



Cintia (@jeitolivrodeser) 05/07/2020

Em A Cidadela, o autor A. J. Cronin conta a história de um jovem médico recém formado no início do século XX. Andrew Manson é um protagonista bem real, cheio de medos e inseguranças, muitas qualidades, mas também muitos defeitos. Na trama, vamos viver junto com ele os seus sucessos e fracassos ao longo dos anos no desenvolvimento de sua carreira profissional e da sua vida amorosa.

Esse é um romance cheio de dilemas morais e questão éticas. Apesar de ter sido lançado a primeira vez em 1937, reflete muito o que acontece ainda hoje em relação a corrupção na área da saúde, por outro lado retrata de forma emocionante o amor pela profissão e o autor ter sido médico sem dúvida contribuiu muito pro realismo da obra.

Para mim foi mais uma maravilhosa experiência literária, cheia de reflexões sobre honestidade, caráter e de como é importante nos manter fiéis a nossa essência. Recomendo muitíssimo!
comentários(0)comente



Maria.Ines 19/06/2020

Uma história da vida de um médico através da questão da ética médica, no século 19, que nos assombra como atual e universal. humano, muito humano nos erros e acertos da vida dedicada à medicina.
comentários(0)comente



Carol.Panaro 13/03/2020

A Cidadela certamente tornou-se um dos preferidos da vida.
Os personagens são absurdamente humanos, é possível reconhecer em si os atributos de cada um, tanto positivos quanto negativos, por mais que haja a tentativa de negar, intimamente reconheceremos nessas personas, e mesmo em seus momentos de mais pura honestidade, rompantes de orgulho, ganância, soberba, solidão, desolamento, fracasso, medo que encontramos em nós mesmos, assim como a determinação, a compaixão, o amor, a pureza, a vontade genuína, que também estão fortemente presentes nessa história, e que história!
Guardarei com carinho a lembrança de cada personagem e buscarei orientação, para vida real, em suas atitudes e decisões.
maria valeria 28/05/2020minha estante
Eu já li vários desse autor, sendo As Chaves do Reino um dos meus preferidos. Conta a história de um pároco que vai trabalhar na China, para evangelizar. Também é de chorar...




Andrea.Oliveira 12/03/2020

A Cidadela, conta a história de vida do recém formado médico Andrew Manson, que descobre em seu inicio de carreira que a maior parte do que foi ensinado na faculdade, não é o suficiente para exercer sua profissão. E com muito estudo particular e persistência consegue tornar-se um respeitoso clínico em Londres. Porém tem que se decidir entre a sua consciência nobre e honesta, ou no ganho de dinheiro fácil, enganando seus clientes com remédios da "moda" pouco eficazes nas doenças. (prática adotada por todos os médicos residentes em Londres). Comecei a ler esse livro por indicação do ator Antonio Fagundes, em seu podcast Clube do Livro, uma ótima dica de leitura, em que refletimos sobre sucesso, honestidade e caráter!
comentários(0)comente



Joao.Merola 12/03/2020

Livro muito bom, em nenhum momento a leitura se arrasta, o escritor consegue manter uma leitura agradável o tempo todo. Alguns momentos emocionantes que, na minha opinião, poderiam ser melhor explorados pelo escritor, para que realmente o leitor caísse em lágrimas, achei que foi breve nessas partes. Recomendo a leitura, não somente aos estudantes de medicina, mas a todos, estória triste, mas com uma lição de vida.
comentários(0)comente



Thiago 10/02/2019

Livro lido em janeiro de 2019, durante as férias, ao fim do terceiro ano do curso de Medicina e antes do início do quarto. Leitura fluida e gostosa que mostra como o capitalismo pode modificar o exercício da medicina, assim como a personalidade das pessoas.
comentários(0)comente



Pandinha 31/08/2018

Dahora
legal!
comentários(0)comente



Renata 27/07/2017

Todos deveriam ler
Este livro é um clássico da medicina no início do século XX, se iniciando com a chegada de Andrew Manson na desolada cidade em Blaenelly, ele tinha acabado de sair da faculdade e este era o seu primeiro emprego da carreira médica aonde iria seria assistente de um Doutor.
E logo no começo enfrenta dificuldades, pois percebe que não sabe nada além de formulas de livros e remédios citados. Sua vontade de melhorar e combater o sistema já definido pelos mais antigos é o que lhe move, nesta sua jornada muito poucos lhe apóiam, mas os que tentam molda – lo ou até mesmo derrota – lo, são muitos.
Conhece Christine, a professora da cidade, e logo se encanta com sua simplicidade, seu jeito meigo e ao mesmo tempo com sua inteligência e firmeza.
Andrew logo consegue uma oportunidade melhor, que encaminha para outras novas oportunidades. Movido pelo desejo de vencer e com princípios firmes, ele segue a nova direção perfeita que lhe vai aparecendo. Mas será que vai ser da maneira certa de conquistar o reconhecimento? Em um mundo onde às pessoas tem doenças porque querem ter, e o sistema funciona com injeções e remédios de água, e o único interesse é o dinheiro e o que ele pode dar.
...

site: http://lovelyplacee.blogspot.com.br/2014/08/a-cidadella-j-cronin.html
comentários(0)comente



Cris 27/06/2017

cuidado, tristeza em grau máximo
Só estou resenhando para avisar que se você quiser chorar, este é o livro!
Não estou falando de umas lagriminhas não! São daquelas para se afogar.
Gostaria que alguém tivesse me avisado que era tão triste.. É um livro bom, mas não vale as lágrimas....
comentários(0)comente



Siqueira 13/02/2017

Andrew parte para o País de Gales, onde inicia a sua prática como ajudante do velho médico de uma pequena aldeia mineira, Blaenelly. Confrontado com as terríveis condições de trabalho dos mineiros e com a saúde da comunidade, na qual os casos de febre tifoide se multiplicam, o Dr. Mason dedica-se de forma intensa aos seus doentes, pondo em prática todo o idealismo de um jovem médico. Casa-se com Christine, uma professora que o ajuda nos seus trabalhos de investigação acerca da silicose, patologia respiratória muito frequente em quem trabalhava nas minas.Mais tarde, o casal parte para Londres. Na grande cidade, Andrew entra em contato com a classe médica conceituada e poderosa que, vivendo da atividade privada, se dedica exclusivamente ao tratamento dos mais ricos. Enriquecer é fácil. Injeções de água são pagas a peso de ouro por "doentes" que de nada padecem, mas julgam e querem padecer. O protagonista, ao contrário do esperado, acaba por envolver-se nestes esquemas de dinheiro fácil, abandonando os princípios que até aí o haviam caracterizado. O seu idealismo transforma-se em cinismo e a exploração dos mais ricos substitui a dedicação aos mais necessitados. Até que um dia, enquanto assiste um cirurgião de renome, algo corre mal...
comentários(0)comente



84 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR