A cidadela

A cidadela A. J. Cronin...

Resenhas - A Cidadela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cesar.Neto 26/12/2020

A Cidadela - A.J Cronin
A cidadela foi o meu último livro de 2020. Ano difícil, mas fechado com chave de diamante. O livro trata da vida de um médico recém formado no interior do Reino Unido. Engana-se quem acredita que essa seria uma obra "nichada". Um livro que possui em suas páginas os desafios de um recém formado, um amor contagiante, trata de moralidade...enfim. Recebi a recomendação por meio do podcast #dariaumlivro e agora recomendo a todos.

Yasmim 06/10/2020

Andrew Manson inicia sua trajetória como médico numa cidadezinha não muito promissora, recém saído da faculdade, sem conhecimentos práticos. Com seu esforço e interesse vai moldando sua carreira e crescendo na profissão, se mudando até chegar a Londres. Entretanto, durante o percurso da vida profissional, seus ideais são abalados pelo desejo de prestígio e riqueza por métodos um tanto desonestos. Por fim, a história mostra a busca de Andrew para resgatar seus verdadeiros valores e seus sonhos juvenis de ajudar a sociedade e prestar um atendimento de qualidade e honesto às pessoas.

Valquiria.Beltramini 27/09/2020

Emocionante
Acompanhamos a trajetória de vida de um médico desde o começo de sua carreira, um livro muito emocionante, mostra como podemos nos corromper se não dermos a devida importância ao que realmente importa na nossa vida.

Rafaela.Saragiotto 10/08/2020

?A cidadela?, de A. J. Cronin (1937)

Com ares autobiogra?ficos, o me?dico e escritor A. J. Cronin conta a saga do Dr. Manson, me?dico de origem humilde, que rece?m-formado, cheio de sonhos e ambic?o?es, inicia o ofi?cio em uma cidadezinha de mineradores de carva?o no Pai?s de Gales na de?cada de 20.
Desenvolvendo pesquisas sobre doenc?as pulmonares ocupacionais, Manson vai aos poucos crescendo na profissa?o, conquistando ti?tulos, riquezas e o aprec?o da classe me?dica.
Ao longo de sua trajeto?ria, o jovem doutor conhece a face sombria da Medicina ? uma profissa?o corrompida por muitos me?dicos imperitos e a?vidos por dinheiro.
O livro aborda muitos temas relevantes e atuais, como a degradac?a?o e elitizac?a?o da classe me?dica, a avareza e como essa pode destruir a pessoa e suas relac?o?es. Reflete tambe?m sobre o verdadeiro propo?sito do me?dico ? um elo de confianc?a entre a populac?a?o e a promoc?a?o de sau?de.
Para mim, o livro se iniciou desestimulante, com muitos personagens e dia?logos apresentados de forma ra?pida e superficial. Tambe?m senti falta de mais detalhes sobre a juventude de Manson, para melhor compor sua personalidade. O machismo enrustido no me?dico tambe?m me incomodou, o que atribui? a? construc?a?o do personagem e ao contexto histo?rico da obra/autor.
Felizmente, antes da metade da narrativa, ela vai se tornando mais elaborada, e o autor consegue construir de modo primoroso a jornada do anti-hero?i. Ao concluir o livro, senti que vou carregar a histo?ria e suas reflexo?es sempre comigo. Recomendo a todos, especialmente aos colegas me?dicos.
Nota: 8,5 ?

Joana Grigorio 07/07/2020

Difícil não sonhar os sonhos do jovem médico Andrew, todo seu amor pela profissão e a vontade de transformar o mundo em um lugar justo. Ele mostrou seu melhor e seu pior e cresceu muito como ser humano, teve muito desafios, por um momento pensei em odiá-lo mas é difícil jugar suas razões. Uma leitura agradável que eu recomendo.

Cintia (@jeitolivrodeser) 05/07/2020

Em A Cidadela, o autor A. J. Cronin conta a história de um jovem médico recém formado no início do século XX. Andrew Manson é um protagonista bem real, cheio de medos e inseguranças, muitas qualidades, mas também muitos defeitos. Na trama, vamos viver junto com ele os seus sucessos e fracassos ao longo dos anos no desenvolvimento de sua carreira profissional e da sua vida amorosa.

Esse é um romance cheio de dilemas morais e questão éticas. Apesar de ter sido lançado a primeira vez em 1937, reflete muito o que acontece ainda hoje em relação a corrupção na área da saúde, por outro lado retrata de forma emocionante o amor pela profissão e o autor ter sido médico sem dúvida contribuiu muito pro realismo da obra.

Para mim foi mais uma maravilhosa experiência literária, cheia de reflexões sobre honestidade, caráter e de como é importante nos manter fiéis a nossa essência. Recomendo muitíssimo!

Maria.Ines 19/06/2020

Uma história da vida de um médico através da questão da ética médica, no século 19, que nos assombra como atual e universal. humano, muito humano nos erros e acertos da vida dedicada à medicina.

Carol.Panaro 13/03/2020

A Cidadela certamente tornou-se um dos preferidos da vida.
Os personagens são absurdamente humanos, é possível reconhecer em si os atributos de cada um, tanto positivos quanto negativos, por mais que haja a tentativa de negar, intimamente reconheceremos nessas personas, e mesmo em seus momentos de mais pura honestidade, rompantes de orgulho, ganância, soberba, solidão, desolamento, fracasso, medo que encontramos em nós mesmos, assim como a determinação, a compaixão, o amor, a pureza, a vontade genuína, que também estão fortemente presentes nessa história, e que história!
Guardarei com carinho a lembrança de cada personagem e buscarei orientação, para vida real, em suas atitudes e decisões.
maria valeria 28/05/2020minha estante
Eu já li vários desse autor, sendo As Chaves do Reino um dos meus preferidos. Conta a história de um pároco que vai trabalhar na China, para evangelizar. Também é de chorar...

Andrea.Oliveira 12/03/2020

A Cidadela, conta a história de vida do recém formado médico Andrew Manson, que descobre em seu inicio de carreira que a maior parte do que foi ensinado na faculdade, não é o suficiente para exercer sua profissão. E com muito estudo particular e persistência consegue tornar-se um respeitoso clínico em Londres. Porém tem que se decidir entre a sua consciência nobre e honesta, ou no ganho de dinheiro fácil, enganando seus clientes com remédios da "moda" pouco eficazes nas doenças. (prática adotada por todos os médicos residentes em Londres). Comecei a ler esse livro por indicação do ator Antonio Fagundes, em seu podcast Clube do Livro, uma ótima dica de leitura, em que refletimos sobre sucesso, honestidade e caráter!

Joao.Merola 12/03/2020

Livro muito bom, em nenhum momento a leitura se arrasta, o escritor consegue manter uma leitura agradável o tempo todo. Alguns momentos emocionantes que, na minha opinião, poderiam ser melhor explorados pelo escritor, para que realmente o leitor caísse em lágrimas, achei que foi breve nessas partes. Recomendo a leitura, não somente aos estudantes de medicina, mas a todos, estória triste, mas com uma lição de vida.

Thiago 10/02/2019

Livro lido em janeiro de 2019, durante as férias, ao fim do terceiro ano do curso de Medicina e antes do início do quarto. Leitura fluida e gostosa que mostra como o capitalismo pode modificar o exercício da medicina, assim como a personalidade das pessoas.

Pandinha 31/08/2018

Dahora
legal!

Renata 27/07/2017

Todos deveriam ler
Este livro é um clássico da medicina no início do século XX, se iniciando com a chegada de Andrew Manson na desolada cidade em Blaenelly, ele tinha acabado de sair da faculdade e este era o seu primeiro emprego da carreira médica aonde iria seria assistente de um Doutor.
E logo no começo enfrenta dificuldades, pois percebe que não sabe nada além de formulas de livros e remédios citados. Sua vontade de melhorar e combater o sistema já definido pelos mais antigos é o que lhe move, nesta sua jornada muito poucos lhe apóiam, mas os que tentam molda – lo ou até mesmo derrota – lo, são muitos.
Conhece Christine, a professora da cidade, e logo se encanta com sua simplicidade, seu jeito meigo e ao mesmo tempo com sua inteligência e firmeza.
Andrew logo consegue uma oportunidade melhor, que encaminha para outras novas oportunidades. Movido pelo desejo de vencer e com princípios firmes, ele segue a nova direção perfeita que lhe vai aparecendo. Mas será que vai ser da maneira certa de conquistar o reconhecimento? Em um mundo onde às pessoas tem doenças porque querem ter, e o sistema funciona com injeções e remédios de água, e o único interesse é o dinheiro e o que ele pode dar.
...

site: http://lovelyplacee.blogspot.com.br/2014/08/a-cidadella-j-cronin.html

Cris 27/06/2017

cuidado, tristeza em grau máximo
Só estou resenhando para avisar que se você quiser chorar, este é o livro!
Não estou falando de umas lagriminhas não! São daquelas para se afogar.
Gostaria que alguém tivesse me avisado que era tão triste.. É um livro bom, mas não vale as lágrimas....

Siqueira 13/02/2017

Andrew parte para o País de Gales, onde inicia a sua prática como ajudante do velho médico de uma pequena aldeia mineira, Blaenelly. Confrontado com as terríveis condições de trabalho dos mineiros e com a saúde da comunidade, na qual os casos de febre tifoide se multiplicam, o Dr. Mason dedica-se de forma intensa aos seus doentes, pondo em prática todo o idealismo de um jovem médico. Casa-se com Christine, uma professora que o ajuda nos seus trabalhos de investigação acerca da silicose, patologia respiratória muito frequente em quem trabalhava nas minas.Mais tarde, o casal parte para Londres. Na grande cidade, Andrew entra em contato com a classe médica conceituada e poderosa que, vivendo da atividade privada, se dedica exclusivamente ao tratamento dos mais ricos. Enriquecer é fácil. Injeções de água são pagas a peso de ouro por "doentes" que de nada padecem, mas julgam e querem padecer. O protagonista, ao contrário do esperado, acaba por envolver-se nestes esquemas de dinheiro fácil, abandonando os princípios que até aí o haviam caracterizado. O seu idealismo transforma-se em cinismo e a exploração dos mais ricos substitui a dedicação aos mais necessitados. Até que um dia, enquanto assiste um cirurgião de renome, algo corre mal...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6