A cidadela

A cidadela A. J. Cronin...

Resenhas - A Cidadela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lívia 20/06/2022

A cidadela
Muito interessante como é retratado o ingresso de um médico recém-formado no trabalho no início do século passado.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Pamela.Castro 30/05/2022

A cidadela
Um livro sobre a literatura médica, escrito na mesma época em que o brasileiro Érico Veríssimo escrevia Olhai os lírios do campo, não tinha como esse livro não ser bom.
Me identifiquei demais com o personagem principal no começo da história, o medo de iniciar a profissão, ser recém formado e sentir que não aprendeu tudo que deveria...vemos o crescimento de Andrew ao longo do livro, suas batalhas, seu esforço, ficamos com raiva dele e torcemos por ele. Gostei bastante!

Nêssa 22/05/2022

??
A medicina é linda, e esse livro prova isso!!

"... quando o coração começava a doer num sentimento confuso, passava por momentos que, até então, como um jovem médico com alguma experiência, julgara impossível encontrar na vida".

Dijair Antonino 21/05/2022

Uma ode ao conhecimento científico
O livro retrata os dilemas e aventuras de um médico desde os tempos de início da carreira até o "sucesso" profissional. Sempre interessado em tratamentos verdadeiramente eficazes mas que nem sempre traziam recompensa financeira aos moldes de seus colegas. Um ótimo livro que trata de ética e consciência profissional.

Cris 18/05/2022

18.05.2022
A história gira em torno da vida de Andrew, desde a sua formação em medicina até a conquista de títulos e prestígios. O início da sua atuação como assistente do médico de uma cidadezinha quando o interesse maior era cuidar das pessoas, depois, de fazer parte de uma clínica como sendo o próprio médico, mas tendo que pagar honorários para um doutor com títulos, até resolver tirar os seus. Nessa época, era casado com Christine, uma ex professora, que o apoiava em tudo. Após passar nos exames, montou sua própria clínica em outra cidade e percebeu que com os títulos que tinha e atender pessoas abastadas, poderia ganhar dinheiro cobrando muitas vezes mais dessas pessoas da alta sociedade. Nessa parte da sua vida, o casamento não ia tão bem, pous sua esposa não o reconhecia mais como sendo aquele homem íntegro que trabalhava em prol da humanidade. Até que aconteceu uma coisa trágica que fez Andrew acordar e perceber o caminho que estava seguindo e refletir se era isso que queria para sua vida, ter status, frequentar a alta sociedade, ter recursos financeiros adquiridos não de forma totalmente honestas. Resolveu então, salvar seu casamento, vendeu tudo para formar uma sociedade com dois amigos seus que tinham o mesmo propósito, o de formar uma clínica em uma cidade onde não se tinha médicos. Ainda passa por dois percalços até o final, mas a lição que ele leva é que nunca é tarde para reencontrar o propósito da vida, no que realmente acreditava.

ArnaldoJr 20/03/2022

A cidadela do meu coração
Chorei copiosamente com o término da história do Dr. Manson e sua amada Christine. A obra de A. J. Cronin foi publicada em 1937 e foi baseada em sua própria experiência profissional como médico e inspetor das minas no Reino Unido, após o fim da Primeira Guerra Mundial. É um livro marcante e envolvente.

Paulo 15/03/2022

O livro conta a história de um jovem médico, recém formado, com muita vontade e entusiasmo pelo exercício de sua profissão, com a intenção de ajudar o máximo de pessoas possíveis, porém encontra todos os obstáculos inerentes do descaso e a corrupção de sua classe.
Com o passar do tempo vai crescendo e ganhando fama e deixando seus ideais de lado e corrompendo-se pelo dinheiro e ambição.
A história é excelente e te faz refletir sobre como as pessoas mudam a medida que ganham poder e dinheiro, o que lhe afeta em todos os aspectos de sua vida, inclusive com as pessoas que mais ama.
Apesar da temática de medicina, o livro é bem fácil de ler e sem muitos termos técnicos, sendo de fácil compreensão pelo leitor que não seja da área da saúde.

JanaAna16 13/03/2022

????
O livro narra a trajetória de Andrew Manson, desde seus tempos de jovem médico idealista atuando em vilarejos de mineradores no interior até seu sucesso profissional em Londres, quando se torna parte do sistema que tanto combatia....... recomendo!

Marto 13/03/2022

Comovente
Quem diria que no 3 livro do ano já teria uma favoritado da vida.

Leitura maravilhosa, que quando pegava não conseguia largar. Ver o crescimento, declínio e crescimento de um jovem médico cheio de idealismo diante de tanta indiferença de sua classe, foi simplesmente comovente.

Pra que é da área se torna uma leitura magistral e necessária, que nos lembre sempre nossos valores tão facilmente esquecidos.

Recomendo a leitura a qualquer um.

nara.monize 11/03/2022

Que livro maravilhoso!!!
Que mensagem linda que trás esse livro? Andrew é um personagem muito humano.. apesar dos seu erros ele soube voltar atrás e largar uma vida que não condizia com seus reais princípios..

E por trás de toda a sua história o autor nos leva a refletir qual é o real papel do médico! Curar ou ter apenas o status quo que a sociedade lhe oferece? Até onde vai a ética profissional médica para não se comercializar a medicina?

Uma leitura magnífica!

kaio 06/03/2022

Um livro essencial
O livro conta a história do doutor Andrew Mason, recém-formado em medicina, desde as suas experiências mais tristes até as emocionantes, seguindo uma cronologia de sua origem humilde até tempos mais prósperos. É uma leitura confortável e rápida, apesar de muitas páginas. Ficamos entusiasmados com suas maquinações, lutas e conquistas do bom doutor. É
um personagem complexo, embora simpático de acompanhar, exceto quando começa a se perde em meio às suas conquistas em Londres, com uma mudança de personalidade acentuada no final da trama, deixando a leitura mais instigante. As perdas nessa história me deixaram verdadeiramente de luto, pois me apeguei aos personagens. A cidadela é uma
história que transforma a vida, que mexe com nossos sentimentos e a forma de lidar com o dinheiro em nossas profissões. Faz-nos pensar na verdadeira importância da simplicidade e do nosso dever em ajudar as pessoas, seja por meio de um gesto de carinho, seja por meio do seu trabalho contribuindo para a qualidade de vida de todos e, além disso, da importância da
amizade.

Stuart.bookster 13/02/2022

A cidadela, de A.J. Cronin
Um verdadeiro clássico da literatura europeia. Adorei o livro em muitos detalhes, hei de trabalhá-los abaixo. Primeiro, a forma como Mason começa e põe em verdadeiro debate o combate entre, como diz o meme da Déborah Secco, "A gente não é aquilo que a gente quer ser, a gente é aquilo que consegue ser, porque eu queria ser tanta coisa, um ser humano melhor e eu sou o que consigo ser [...]", incrível a forma como Mason sofre desse paradoxo quando chega na pequena vila, sobretudo pelo medo constante de esquecer o que estudou na faculdade. Segundo, o dilema que ele teve que viver ao escolher ser médico numa vila distante quilômetros de distância de cidades grandes apenas pela boa remuneração em que deveria pagar a ajuda que recebeu durante a graduação devido a origem humilde, esse fato é muito destacado sobretudo quando se muda para a capital e passa a atender a classe média e alta da sociedade londrina. Terceiro, o choque de realidade acerca da riqueza da sociedade londrina, à época, ver Mason encarar essa realidade foi quase um experimento sociológico. Um livro que eu compararia em profundidade e reflexão A Morte de Ivan Ilitch, adorei realmente, o livro é um calhamaço e com escrita idêntica a ingleses como Emily Brontë e outros. Realmentee recomendo, é cansativo demais, mas vale a pena.

Rebeca.lousz 01/02/2022

Sem sal nem açúcar
A.J. Cronin é como um maestro dando a vida para que cada músico toque perfeitamente as suas notas. Mas o problema é que ele não tem uma orquestra sinfônica, tem no máximo uma banda de colégio que toca com muita boa intenção.

Sinto que Cronin entendeu muito bem o recado de como construir o livro. A estrutura da história é de admirar. As partes muito bem divididas e os capítulos bem dimensionados. Sabe introduzir os personagens, sabe o limite certo de uma descrição e sabe ambientar. Ele cria uma história até que bem redondinha. Me parece um aluno muito dedicado que aprendeu como se escreve um livro e fez um esforço admirável para tal. Só que falta uma história avassaladora. Falta uma escrita que abala. E por mais que o livro seja algo, não é algo incrível. Um livro dispensável que não me encanta.

Eu admiro a preocupação em criar uma boa estrutura para a história. Mas acho que não tem nada muito legal acontecendo aqui. É previsível. Meio insosso.

arlete.augusto.1 30/01/2022

Esplêndido!
Em A Cidadela, acompanhamos a trajetória do Dr Andrew Manson desde um médico jovem, idealista, pobre, recém formado, com uma dívida estudantil a ser paga iniciando sua carreira numa vila mineira perdida no País de Gales, com condições mínimas de trabalho, e todas as agruras que enfrenta para crescer e firmar-se em sua profissão, expondo todas as dificuldades, principalmente as dificuldades políticas que entrava o crescimento e mina o idealismo. São muitos os problemas que o jovem Dr Manson enfrenta, mas procurando manter-se firme em relação aos seus ideais, e são muitas as decepções. Até se ver vencedor, com clínica constituída em Londres, mas a qual custo? É emocionante acompanhar seu amadurecimento durante as 517 páginas, que nos permite conhecer o que está por trás de muitos consultórios e doutores bem conceituados. Mas, fundamentalmente, o livro trata dos valores fundamentais do ser humano, o que faz dele uma leitura imperdível e muito gratificante.
O livro foi enorme sucesso em seu lançamento e influenciou a implementação do NHS (SUS) do Reino Unido.
Roberta 23/02/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler!

arlete.augusto.1 23/02/2022minha estante
Vale a pena, Roberta, é uma ótima leitura! ?

Roberta 24/02/2022minha estante
A maneira como você descreve um livro é muito legal?

Angelica.Oliveira 24/01/2022

Revoltante
Esse livro foi bom em alguns aspectos, contando a história de um médico recém formado e sua jornada pela Inglaterra do século XX, tendo sempre que escolher o seu caminho, por vezes acertando, por vezes errando e indo contra os seus valores.
Mas o que mais me chamou a atenção nele foi o papel da mulher no livro, sempre se doando e se esforçando para que o marido crescesse na vida, mas nunca sendo reconhecida por isso.
O livro é machista para os dias de hoje, mas na época em que foi escrito provavelmente era algo normal, inclusive o autor foca quase que 100% no personagem masculino, deixando somente migalhas para a personagem feminina.
O tempo todo ficava torcendo para que a personagem feminina se rebelasse e mostrasse o quão capaz ela era.
Fiquei bem revoltada, e por isso as 4 estrelas, livros que causam alguma reação, mesmo que de revolta, são bons livros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6