As mentiras de Locke Lamora

As mentiras de Locke Lamora Scott Lynch

Resenhas - As Mentiras de Locke Lamora

Joel Morais 06/04/2019

Ótima leitura
Livro muito desfiado pela riqueza de detalhes.

Jonathan 17/10/2019

As mentiras de Locke Lamora
O primeiro livro da série Os Nobres Vigaristas, e estou ansioso para ler as próximas obras. Não foi possível degustar o livro com calma e aos poucos, pois praticamente devorei o livro inteiro em 3 dias, e isso devido aos meus outros afazeres.
É uma obra sem pretensão de se fazer extremamente complexa, e alguns eventos fururos são facilmente deduziveis, e isso é possível porque o autor te apresenta as dicas nas entrelinhas, e me parece ser esse o estilo da obra.
O que a torna tão interessante, é todo o universo criado por Scott Lynch, e todo o cuidado com os detalhes sobre a cena que deveríamos imaginar, o que por vezes passa a sensação de que você está assistindo a um filme.
Claramente é possível identificar sua relação com o RPG, e isso é de certa forma agradável. É uma obra muito divertida, em que você simpatiza com os personagens envolvidos.

Fernando Lafaiete 18/10/2019

As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas #01) : Li errado?
******************************NÃO contém spoiler******************************

"As Mentiras de Locke Lamora" muito mais do que um livro de fantasia hypado, é um romance fantástico que ocupa no meio literário uma posição de destaque quando o assunto é o gênero o qual ele faz parte. Considerado por muitos um dos melhores livros de fantasia dos últimos anos, a obra de Scott Lynch se apresenta como uma narrativa misteriosa, cheia de camadas e curvas capazes de encantar os leitores mais exigentes. Mas o romance supracitado é de fato uma obra que merece tantos elogios assim? Levando em consideração as diversas afirmações de que "Lamora" é quase uma obra-prima, me questiono se não o li errado. O que eu perdi? Confesso que por mais que eu tenha tentado, não entendi onde foram parar os elementos capazes de sustentar tamanhos elogios. Não que o romance seja ruim, longe disso. "As Mentiras de Locke Lamora" é um livro bem escrito, bem revisado e com personagens interessantes. A cidade de Camorr é tão bem descrita, com sua vielas escuras, seus habitantes gananciosos e violentos, e com suas intrigas políticas, que a ambientação se torna mais um dos diversos personagens da trama; muito mais do que apenas um cenário ficcional que serviria unicamente como palco de movimentação dos personagens. A narrativa é acinzentada, muitas vezes obscura e muito bem arquitetada, colaborando e criando um elo plausível com a proposta da estória. Mas nenhum dos elogios que citei foram o suficientes para que eu considerasse Lamora muito mais do que apenas um livro ok.

Locke Lamora, o personagem central e que empresta seu nome também ao título do romance,  me soou como alguém repleto de camadas não aproveitadas pelo autor; assim como todos os demais personagens da trama. Um órfão treinado para ser um ladrão, com um passado misterioso e envolvido nos maiores golpes da cidade deveria ser um personagem muito mais interessante do que ele de fato o é. Não senti o peso de seu passado e as relações criadas pelo autor me soaram sem vida. Tudo unilateral demais, dos personagens aos acontecimentos. As mulheres por vezes ocupam posições interessantes, mas são praticamente esquecidas e vivem a sombra dos personagens masculinos. Os elementos políticos são muito rasos e os momentos de ação são escritos de forma tão fraca, que quando terminam soam como brasas que se perderam no carvão. As reviravoltas não me entregaram emoção e nada do que aconteceu nas 464 páginas me motivaram a querer ler as continuações imediatamente. Os elementos fantasiosos também deixaram muito a desejar e poderiam ter sido melhores desenvolvidos. Talvez eu não seja o público alvo desse tipo de romance, já que livros de fantasia épica e Dark Fantasy costumam me agradar muito mais.

Os capítulos são por vezes muito parecidos... são arrastados, com construções deveras morosas, mas com diálogos inteligentes, nada além disso. O vilão oscila entre o tédio e o instigante. Mas como já citado anteriormente, é mais um personagem com camadas não exploradas. O romance de Lynch teria se beneficiado muito mais com capítulos mais dinâmicos, com backgrounds mais sólidos e com uma polivalência narrativa nos moldes de outros romances de fantasia. "As Mentiras de Locke Lamora" é o tipo de romance que na minha humilde opinião promete mas não entrega. Apresenta elementos já conhecidos dos leitores de fantasia, mas de maneira menos interessante. Não inova, não surpreende e não cativa. Pra mim me pareceu muito um livro que eu indicaria para os iniciantes a fantasia. Mas isso é apenas uma opinião que se inválida quando percebo que muitos dos fãs do romance aqui resenhado são leitores assíduos do gênero. Então a pergunta que fica é: Li errado?

Levantar um debate sobre o que faz um livro ser bom ou ruim pode soar como algo desproposital. Então vamos pegar apenas a ponta do iceberg desta enigmática questão. Temos dois pontos que definem uma obra como boa, mediana ou ruim... Gosto pessoal e aspectos técnicos de escrita. Quando me questiono se li Lamora errado, paro para pensar que talvez não tenha gostado muito mais por questão de gosto pessoal do que por qualquer outro motivo. E não, não acho isso sempre quando me deparo com uma leitura que me decepciona. Por vezes, questões técnicas pesam muito mais do que o meu simples gosto pessoal de leitor crítico. Uma leitura precisa ser muito mais do que apenas um retalho de tantas outras obras de fantasia. No caso do tão famoso e elogiado romance de Scott Lynch, o que faltou e o que talvez eu tenha sentido mais falta, seja personalidade, emoção e inovação. Elementos que poderiam ter feito a diferença. No meio de tantas fantasias, "As Mentiras de Locke Lamora" é um peixe perdido no mar de tantas opções. Espero que com a leitura dos demais volumes eu passe a entender todos os elogios que a obra e o autor recebem / receberam. Por enquanto fico com a certeza de que acrescento em minha lista infinita de leituras mais um livro decepcionante.
Dani 18/10/2019minha estante
Que pena que a leitura acabou te decepcionando Fernando. Gosto muito desse livro e para mim foi aquele tipo de leitura que foi ficando uma impressão ainda melhor depois de finalizado, entende? Ela não me prendeu logo de inicio e acabei optando pelo audiobook em inglês o que acabou sendo o caminho certo para mim. A narração valorizou muito a história e tenho minhas dúvidas se teria gostado tanto lendo em versão física; Fica a dica para se você acabar dando uma chance para os outros volumes ( embora à meu ver esse seja o melhor volume).

Fernando Lafaiete 18/10/2019minha estante
Putz Dani!! Esse é o melhor?? Então vou repensar se darei continuidade. Achei este livro muito fraco. Se eu resolver dar continuidade, talvez faça como você, mas no meu caso lendo no original ao invés de optar pelo audiobook. :/

Lucas 19/10/2019minha estante
Eu não pretendo ler o restante. O autor escreve muito bem, mas desconhece o significado de bom senso. Todo capítulo era a mesma coisa; e repleto de descrição desnecessária que prejudicou e muito o ritmo do livro.

Fernando Lafaiete 19/10/2019minha estante
Eu infelizmente concordo com você Lucas. Também achei o ritmo problemático. :/

Vanessa 29/12/2019

Ritmo complicado
Acabei demorando muito tempo pra ler esse livro. Gosto de intercalar a leitura, mas quando um livro prende, não costumo parar. Isso não aconteceu nesse caso. O ritmo do livro é muito lento, as coisas demoram a começar a acontecer, é como se já tivesse lido 200 pgs e a história ainda não começou. O que me fez questionar se quero ou não ler as continuações.
Mas é claro que tem pontos positivos. Pra quem gosta de descrições, é um livro muito descritivo, rico em detalhes, a cidade é algo estremamente diferente, parem você consegue se identificar facilmente durante a narrativa.
Outra coisa muito interessante é o Lamora. Ele não é um herói, não é mocinho e não tem a personalidade bem definida. O caráter dele vai aparecendo que poucos durante a história, e foi isso que me fez continuar. Isso e todas as reviravoltas que acontecem, da metade pra frente da história. É espetacular a questão do calo e galo. Fiquei impactada com o pulga e me apaixonei pela maneira que Lynch expõe as relações de amizade. Achei que ficou muito bem construído.
Depois que as coisas começam a acontecer (lpela metade do livro) o ritmo melhora e a leitura flui mais fácil. A curiosidade nos instiga a continuar. Mas é preciso persistência no começado.
Pra quem está lendo ou vai começar: não parem no começo, a história ganha muita qualidade depois da metade do livro, e tudo fica com mais empolgante e frenético
cavaleiro_da_leitura 06/01/2020minha estante
Tive exatamente a mesma impressão, não desisti por pouco!

cavaleiro_da_leitura 06/01/2020minha estante
Tive exatamente a mesma impressão, quase desisti. Mas no final valeu a pena!

Vanessa 08/01/2020minha estante
Mas você vai ler a continuação? Eu ainda não tenho certeza se vou... Kkk

cavaleiro_da_leitura 08/01/2020minha estante
Eu acredito que sim!

Anny Campos 18/02/2020

Ladrão, mentiroso, enganador, com magia envolvida, tudo de bom!
Aquele livro que começa com passado, e fica andando entre presente e passado, sinceramente, não sabia que gostava mais do passado ou do presente, autor é muito bom em narrativas e te prender nelas. O Locke é um FDP mentiroso, mas um FDP que gostei muito, AMEI os gêmeos Sanzas, e o Jean. Correntes para pai do ano sqn kkkkkk.....não tem como falar muito, sem dar spoilers, sinceramente recomendo a leitura.

AnaLu 16/06/2020

Eu não dei conta desse livro! Não pela história, eu até que gostei do plot e dos personagens, mas o modo de escrita do escritor. Scott Lynch tem uma escrita de flashback e isso não seria um problema (aliás, adoro flashbacks) se ele não voltasse bem no meio da ação! E eu sei que faz sentido na história quando ele volta, mas eu não tenho facilidade em desligar de uma cena de ação para voltar no tempo e só depois voltar para a ação. Fora isso a história é bem interessante e a amizade dos personagens é a melhor coisa do livro.

Raphael Autran 09/08/2020

Mentir nunca foi tão bom
Locke e seus companheiros foram o melhor presente que recebi esse ano.

Personagens bem desenvolvidos, um plot de certa forma simples, acontecimentos chocantes, cenas de ação, diálogos sarcástico...

O livro tem tudo que você espera de uma fantasia que gira ao redor de um "ladrão".

O autor usa e abusa de flashbacks para situar o leitor, em alguns momentos pode até ser cansativo, acredito que talvez seja o único real problema nessa narrativa, mais pelo fato de que muitos encaixam no meio de algum acontecimento e isso traz uma quebra de ritmo, o que posso garantir é que não dura o livro inteiro e que são interessantes para o background dos personagens.

Olívia 10/12/2020

Ritmo lento
O livro começa num ritmo lento o que foi um pouco prejudicial para mim, não empolguei tanto com a história e a falta de algo mais fantasioso me deixou um pouco desanimada, com isso levei um mês para terminar a leitura. Gostei do enredo e dos personagens (no geral), mas eu gosto de fantasia mais pesada e não é bem o caso desse livro.

Tati 25/02/2022

Maravilhoso!!
Em alguns momentos talvez a descrição dos ambientes deixe a leitura um pouco monótona, mas o autor compensa na criação das personagens. Ja estou com o segundo volume nas mãos, pois mal posso esperar para acompanhar mais uma aventura de Locke Lamora e os Nobres Vigaristas. Amei!

Junior.Dias 09/09/2022

Uma aventura bem diferente.
A história é boa, bem contada. O autor conta a história entrecortando presente com passado e, também, partes da história do lugar.
Vale muito a pena a leitura.

Greensauro 14/09/2022

As mentiras de Locke Lamora acompanha a vida do órfão Locke Lamora, em uma narrativa voltada para um grupo de ladrões, mas não simples ladrões mas Nobres Vigaristas, onde roubar apenas bolsos de pessoas andando na rua não é suficiente. No livro acompanhamos a criação de Locke pelo Padre Correntes e a criação da Facção dos Nobres Vigaristas ao mesmo tempo que acompanhamos também Locke Lamora já adulto realizando roubos grandiosos.

Fácil um dos meus livros preferidos desse ano, a ideia de acompanhar um ladrão e você se importar com todos os Nobres Vigaristas como se eles estivessem fazendo algo bom pra sociedade é algo incrível.

A leitura e a profundidade do mundo é algo que realmente me surpreendeu, sendo bem densa e profunda e com diversos nuances que vão sendo apresentados ao decorrer do livro.

Roberta Irds 26/05/2023

“A única pessoa que se safa com os golpes de Locke Lamora… – É Locke Lamora…”
Esse sem dúvidas foi um dos livros de fantasia que entraram pra lista de "livros bons demais que eu fiquei com receio de gostar, pois o autor não finalizou a obra". E mais uma vez caí na minha própria armadilha.

Tive uma experiência de leitura ótima com esse livro. É muito difícil não se render aos encantos de personagens com personalidades duvidosas, ao meu gosto pessoal eles sempre serão os favoritos do meu coração. Claro que por isso é dificl dizer se há um herói nessa trama. A alternância entre passado e presente na narrativa foi um fator que me agradou muito. Eu adoro conectar as informações do passado com as ações do presente. Apesar da magia ser um quesito fundamental na trama, ela não possui grande destaque nas cenas mais animadas. O ápice de tudo é você ler aflito imaginando que nada dará certo, e realmente de alguma forma nada realmente vai dar certo...porém estamos falando de Locke Lamora!

“Se ele estivesse com o pescoço cortado e um galeno estivesse tentando costurá-lo, Lamora roubaria a agulha e o fio e morreria rindo. Ele… ele rouba demais.”

É realmente incrivel a capacidade criativa do autor. Eu sofri por antecedência em tantos momentos, só para que no final eu terminasse o capítulos em lagrimas de tanto rir.

Mas o autor também não poupa em ser cruel, principalmente nas cenas de tortura. Acredito que tudo foi descrito na dose necessária, tanto as partes chocantes quanto nas partes descontraídas.

“A regra de Locke Lamora era a seguinte: uma boa trapaça exigia três meses de preparação, três semanas de ensaio e três segundos para ganhar ou perder para sempre a confiança da vítima.”

eeama_ 13/07/2023

Definitivamente uma das melhores leituras do meu ano!!
Acredito que estava sedenta por uma fantasia ?alternativa? e tão bem produzida como essa! as costuras feitas durante o livro, o tom humorístico da escrita e o desespero que te acompanha durante a leitura geram um compilado de sensações FANTÁSTICAS!!! eu me apaixonei pelos protagonistas, odiei os antagonistas e me alucinei por esta ambientação tão bem construída! o autor realmente possui uma maestria discursiva muito grande e provoca no leitor uma sede de quero mais, sem se esvaziar da complexidade da trama. a leitura não é corrida nem tampouco arrastada e isso denota o grande talento do autor. enfim, favoritado (não vejo a hora de continuar a saga)!!

Mello 20/08/2023

Fui pela classificação do Skoob e fiquei um pouco decepcionada. O livro é meio rpg bem legal, muitas nuances. A história demora um pouco pra acontecer mas é divertido. Tem muitas sacadas e os personagens são bem trabalhados. Locke é um ladrao dos Nobres Vigaristas que roubam os ricos apenas para ficarem ricos, pelo prazer de roubar. Roubam com cenas dramáticas e bem elaboradas. A história só inicia de verdade quando capa Raza da seu golpe é isso é mais pro meio do livro. Antes disso algumas coisas acontecem apenas pra conhecermos os personagens e o mundo em que estão inseridos. É um bom livro mas não classificaria com 4.5.