Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella




Resenhas - Estação Carandiru


791 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


RHG 30/01/2024

Livro muito bem escrito
Leitura envolvente e fluida, histórias chocantes, que traz grandes reflexões, recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Pih Lima 30/01/2024

Muito bem escrito
Por algum motivo eu pensei que esse livro seria lento, com relatos principalmente no ponto de vista do Dráuzio.

Não dava para estar mais errada.

É simplesmente muito bom e super envolvente. Se tem alguma curiosidade pelo assunto, vale muito a pena.

Recomendo!
comentários(0)comente



Anna Elysa 29/01/2024

Desigualdades e covardias
A escrita do Drauzio é simplesmente fantástica. Com diálogos muito francos, o autor nos prende aos relatos de forma rápida e viciante. E, devido a sensibilidade que teve ao desempenhar a sua função no Carandiru, Drauzio nos possibilita olhar com humanidade para aqueles que lá estavam.
Ler "Estação Carandiru" é fundamental para compreender a triste história daqueles que se envolvem com o crime e, também, daqueles que convivem com eles, os quais acabam por viver uma vida exposta a muitos perigos. Além disso, a visão sobre o problemático sistema penitenciário fica extremamente clara a partir deste relato.
Entender a forma de organização entre os presos, as regras determinadas e seguidas à risca por eles, as doenças e o convívio com as drogas, as condições desumanas de vida, como também os limites e responsabilidades determinados para os servidores públicos da Casa de Detenção e as precárias e perigosas condições de trabalho deixou ainda mais esclarecido para mim que não se pode apontar um único culpado nem implementar políticas públicas superficiais para lidar com o problema.
A problemática apresentada neste livro é estrutural e precisa que muitas mudanças ainda venham a acontecer na sociedade para que comece a ser resolvido de maneira efetiva.
comentários(0)comente



Cheile.Silva 29/01/2024

Um mix de sentimentos
Quero destacar que a linguagem mantida na história usada por cada prisioneiro do Carandiru é um detalhe que enriquece a narrativa. Que escrita fácil de ler! Histórias bizarras, tristes, cômicas, revoltantes e um final que todos conhecem mas descrito por quem esteve lá. É muita coisa para sentir com essa história e pensar.
comentários(0)comente



JefersonJota 28/01/2024

Ninguém 100% bom ou 100% ruim
É o primeiro livro que leio do Drauzio e me apaixonei pela escrita dele.
O livro trata de uma dura realidade mas mesmo se falando de presos que cometeram crimes brutais, consegue mostrar a humanidade em cada um. Indico a todos que gostam de sair da caixa e ler uma realidade distante da própria.
comentários(0)comente



Nina 25/01/2024

9 Pavilhões + de Mil histórias
É, o livro deveria ser obrigatório nas escolas. Todos os adultos deveriam ler esse livro

Não para fazer aquele balanço de que bandido bom é bandido morto ou de que todos são vítimas e inocentes, mas para trazer humanização tanto dos presos quanto dos policiais e pessoas de fora que atuam em presídios.

Sempre bom ter em mente que o Sistema atual (e da época do livro e acontecimentos) privilegia aqueles com classe social mais altas, homens e brancos, não tem discussão disso, e que o processo é longo e demorado, nem todos que estavam presentes no massacre foram julgados.

Pontuando isso, são 9 pavilhões e de muita história que Drauzio relata com uma delicadeza e certeiro nas palavras que por mais que sejam simples, reforçam o entendimento de que são humanos.

Favoritado da vida, fica preso em tudo o que é descrito!
comentários(0)comente



DidioAzul 25/01/2024

Uma obra necessária
Obra impactante e densa que mostra um pouco da realidade do sistema prisional brasileiro. Deveria ser uma lida de caráter obrigatório para todos que de alguma forma atuam na área, pois apresente uma nova visão, partindo de quem esteve e conheceu uma realidade tão distinta. A escrita é super bem escrita, nos envolve e desperta o interesse a cada página. Recomendo!
comentários(0)comente



Bea 24/01/2024

Que livro?.
Dr. Drauzio Varella conseguiu passar com muitos detalhes o sentimento e o cotidiano dos personagens.
Drauzio permanece neutro durante todo o livro, em diversas histórias me peguei emotiva..
comentários(0)comente



Andressa 24/01/2024

O livro é muito bem escrito. Drauzio descreve com detalhe as pessoas e o lugar, as histórias são bem contadas, o autor não julga os personagens, permanece neutro e apenas narra as histórias.
comentários(0)comente



Camila 23/01/2024

Epidemiologia encarcerada
Um relato denso e sem humanização no cárcere.
Ver o mundo da prisão nos olhos do médico, me deixou completamente abismada com quão pouco ele tinha a mão para cuidar de todos aqueles homens. Como o controle de uma rebelião poderia se dar por um show de Rita Cadilac, uma palestra que previne doenças seguida por filmes pornôs.
Ver de perto como o HIV era tratado com tanta "naturalidade" me deixou em choque, quase como se estivesse vendo um outro mundo. Drogas, violência e anos de desumanização transformaram ainda mais aqueles homens.
Eram tantos relatos dos apenados, que em certo momento a leitura se tornou cansativa, e no momento que ocorreu o massacre, teve apenas dois capítulos retratados. Senti que faltou muita coisa naquele final.
comentários(0)comente



Beatriz Calixto 22/01/2024

Drauzio Varela mais uma vez me impressionou muito, o livro é rico em detalhes, vocabulários e imagens.
É um grande relato sobre a rotina de trabalho voluntário dele na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) até o dia do massacre.
Assim como o livro Prisioneiras (leiam, é mt bom), aqui tem um emaranhado de sentimentos&ações paradoxais, combrança de postura ética de pessoas capazes das piores crueldades... é forte e às vezes até -ironicamente- engraçado.
Aborda um pouco de tudo: história, política, direito, questão da saúde pública (no auge da AIDS) e os desdobramentos do médico, sem recursos, para conseguir conscientizar a massa carcerária da doença. É interessante demais!!!
comentários(0)comente



ana 21/01/2024

Nunca imaginei virar fã de um mediciner, mas o Drauzio Varella é o maioral ??

Agora deixando as piadas de lado, esse livro mostra o funcionamento triste e precário do sistema carcerário no Brasil. Achei uma leitura pesada e acabei demorando mais que o normal para terminar, realmente é um choque de realidade. Pelo meu pai, cresci ouvindo o lado da polícia que também acaba sofrendo consequências com a desvalorização e fiquei surpresa com as diferenças regionais aqui do RS. Impossível pra mim, como estudante de Psicologia, não ficar indignada em como a saúde mental não é vista como algo importante a ser tratado, seja com os presidiários ou com policiais. Esse livro, pra mim, foi quase como uma aula de história que me deixou conhecer um pouquinho mais sobre o impacto da desigualdade social e recomendo a todos essa leitura essencial. Obrigada ao Drauzio por ter escrito algo tão relevante e que merece mais espaço para discussões?
comentários(0)comente



kau 18/01/2024

Estação Carandiru traz à tona as falhas do sistema penitenciário brasileiro e as desigualdades sociais que levam os indivíduos a cometerem crimes. Também apresenta como funciona a vida dentro das prisões e como os detentos se organizam em leis próprias.
Drauzio Varella criou uma importante obra para a conscientização dos brasileiros sobre os temas citados.
comentários(0)comente



Isabela Rosa 17/01/2024

Triste e visceral
O livro traz inúmeros relatos de detentos sobre suas vidas, histórias e o dia-a-dia no presídio a partir da perspectiva do Drauzio. É muito triste.
comentários(0)comente



Karen 16/01/2024

O mundo do outro lado do muro
Assisti ao filme há umas duas semanas e não consegui parar de pensar na história dessas pessoas. Vivemos na sociedade do "bandido bom é bandido morto", sem lembrar que o próprio estado é uma máquina de produzir marginalidade.
Que livro sensível! Não acho que o objetivo da narrativa seja romantizar a vida do preso, como já vi muita gente comentando, mas sim conscientizar, nem que seja um pouquinho, sobre a realidade de quem vive o crime no Brasil.
Finalizo reforçando a importância de revisitarmos esses episódios da nossa história, ainda que sejam tristes e dilacerantes, para não esquecermos.
comentários(0)comente



791 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR