Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Lilian 13/10/2023

Um livro muito bom para criar empatia com o contexto dos personagens, por mais difícil que seja. Histórias importantes e impactantes.

Manuela.Bochi 03/10/2023

UAU
Estação Carandiru é um dos melhores livros nacionais que eu já li. O relato do Drauzio Varella é muito completo e bem escrito, apesar dos primeiros capítulos serem um pouco confusos por conta da explicação de cada setor da cadeia, o livro é muito explicativo mostrando a real face do Carandiru. Depois de ler a obra fiquei pensando se o cárcere realmente é a solução, o livro nos faz refletir e se colocar no lugar dos personagens. Tive uma ótima experiência, todos deveriam ler!

Amyjuby 30/09/2023

Very interessante
Foi uma leitura muito interessante. Nunca tive muito conhecimento sobre lugares como esse e como vivem essas pessoas, então foi tudo muito "novo".

O local e suas histórias são bem diferentes, mas legais, gostei bastante de saber mais sobre.

É uma leitura que vale super.

Bella 25/09/2023

O livro é sensacional. Drauzio nos leva a conhecer estes homens marginalizados e mostra o lado humano deles. Única ressalva que tenho é sobre o tratamento dado para as travestis e os homossexuais, mas acredito que são provenientes da época em que foi escrito. De qualquer forma recomendo a leitura.

Aline183 16/09/2023

Leitura necessária
Através de descrições do sistema prisional e dos relatos dos detentos, ricamente detalhados, Drauzio com o seu olhar de médico (que os veem como pacientes e não bandidos) não só expõe a rotina da malandragem, mas muito mais profundo que isso, te faz entender um pouco sobre a raíz da criminalidade, que ataca a população mais marginalizada e sem oportunidades. Sugeri muitas vezes é contínuo sugerindo esta leitura, ela é necessária a todos, e principalmente àqueles cobertos de preconceitos que ignoram completamente as causas e os problemas sociais do país.

Maria 11/09/2023

Espetacular
A genialidade desse homem e sua essência em transmitir o mais puro da medicina para o próximo é algo magnífico, que são poucos que proveem.

laurelin 10/09/2023

?Não houve mortes entre os policiais militares.?
Um livro que conta sobre a vivência do Dr. Drauzio Varella em uma das penitenciárias mais conhecidas do Brasil, o Carandiru, que na época contava com 7 mil presos ? um número impressionante.

Com uma coletânea de histórias que conta sobre a vida dos presos, caracterizando-os e os tratando como, apesar de tudo, humanos.

Drauzio não entra com o papel de defesa ou de acusação, apenas como um relatador das experiências que viveu e que o marcaram profundamente como médico.

Um retrato muito atual, apesar do livro ter sido escrito há anos. Mostra como nós, como país e sociedade, precisamos melhorar nosso sistema carcerário e como a violência é normalizada no dia a dia dessas pessoas.

Beatriz 10/09/2023

Necessário
Ler esse livro foi uma mistura de sentimentos. Por vezes simpatizei muito com alguns detentos, mas ler os crimes que eles cometiam e como contavam coisas absurdas com naturalidade nunca deixou de me chocar. Ao mesmo tempo em que o tratamento na prisão é humilhante e triste, algumas pessoas me parecem não ter "conserto". Um detento que me marcou foi aquele que relata estar preocupado com o filho e no fim ele encontra o filho na prisão. Triste ver como esse ciclo de violência se repete tantas vezes.

Eu poderia passar horas discutindo esse livro, o sistema prisional como um todo e sobre os relatos do massacre. É realmente um livro muito necessário.

BeatrizViana0 09/09/2023

Reflexivo!
A sensibilidade que Dr Drauzio Varella usa ao narrar os fatos e cada personagem, é surreal. Procura ajudar como pode, indiferente dos crimes crimes em questão. Exerce o verdadeiro amor a profissão.

Giovanna.Catharina 06/09/2023

Maravilhoso
Adorei a maneira que o autor escreveu o livro, deve momentos em que eu ri lendo o livro e também fiquei triste pela situação dos presos. As histórias são sensacionais, não vejo a hora de ler o restante dos livro do assunto do Dr Drauzio.

site: #brasileiro #presos #sociologia #cadeia #DrauzioVarella #recomendado

Ana 03/09/2023

Estação Carandiru
Leitura muito enriquecedora e chocante.

Dr Drauzio Varella descreve, de uma forma humanizada, o cotidiano dos detentos no presídio Carandiru e também suas histórias.
Infelizmente, a realidade é dura e a leitura é de uma forma reflexiva e muito triste.

gabe 31/08/2023

De forma imparcial, Dr. Drauzio humaniza e nos mostra que a prisão é destino não só como consequência de decisões erradas mas também (e muitas vezes) destino de uma vida onde as escolhas eram poucas e as oportunidades inexistentes.
Com um relato visceral e emocionante vamos conhecendo as vidas, rostos e trajetórias e conseguimos sentir solidão, dó, raiva, medo. Desde o massacre de 1992 até a demolição em 2002, a cada página virada deixa claro que ninguém passa ileso pelo Carandiru.
Estação Carandiru é mais que um livro, é um lembrete de como sistema prisional é falho com toda a sociedade e que mesmo sem um estado atuante, a própria sociedade se organiza com hierarquias, líderes, regras de conduta. É um bom livro para quem vê a situação pelos dois extremos: a romantização da criminalidade e a desumanização do indivíduo criminoso.

Andreza 29/08/2023

Um retrato muito humano
Sou muito fã do trabalho do Dr. Drauzio ! Sempre que estive por SP e passava pela estação carandiru eu me perguntava sobre o que tinha acontecido lá, sempre tive curiosidade por saber um pouco da história das pessoas que estavam lá dentro. É muito fácil nós diminuirmos a história das pessoas que são marginalizadas e juntá-las em uma categoria que não leva em consideração tudo o que deixou de acontecer ou aconteceu antes do período no qual elas estavam lá, depois que chegaram são apenas os detentos, nem nome mais eles tem.
O relato de Drauzio humaniza, também faz pensar nos pequenos trechos das histórias contadas. É um livro muito visceral e emocionante, tinha vontade de ler há muito tempo, fico feliz que finalmente tive a oportunidade!

Heloyse 27/08/2023

Sensacional
O Dráuzio tem uma narrativa incrível. Sem defender, mas sem julgar, ele apenas conta como foi seu trabalho no Carandiru, e sobre as pessoas que conheceu lá.
Uma pessoa muito sensata e de uma sensibilidade enorme, Dráuzio é demais. Não imaginava que ia gostar tanto da escrita dele.

Izabela 27/08/2023

Um retrato do passado, que infelizmente, reflete o presente
Estação Carandiru não é somente um livro, mas também um marco brasileiro, um lembrete de como o sistema prisional falha, não só com aqueles que se encontram em situação de cárcere, mas com toda a sociedade, impedindo a ressocialização e incentivando a egressão dos sujeitos que por lá passaram.

Mesmo buscando a imparcialidade, Dr Drauzio consegue mostrar como a prisão, na maioria dos casos, é a consequência não somente de erros, mas sim de um passado onde as escolhas eram poucas e as oportunidades nulas.

Na história de cada pessoa do Carandiru, entoada por Drauzio, o coração aperta e assim como o médico, vamos nos sentido mais próximos dos encarcerados. E é após a criação desse vinculo, no final, quando tudo acontece, que a gente consegue entender o porque o massacre que aconteceu em 1992 precisa ser lembrado, já que em pleno 2023 continuamos com o mesmo sistema onde a preocupação é punir e não reeducar.