Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Marcia 14/10/2018

O livro Estação Carandiru do medico escritor drDrauzio Varella . Ele trabalhou por 10 anos nesse presidio nos conta historias e a visão que ele teve desse período.
No ano passado eu li Prisioneiras e ao terminar minha visão era outra, assim como agora.
Dr Drauzio Varela nos mostra uma visão diferente dos presos, não os inocenta, claro, mas nos faz compreende-los, olhar com outros olhos.
Passei a conhecer, através das historias narradas, um mundo que eu achei só existir em filmes. Ao ler um livro bem escrito, como esse foi, o leitor sente as mazelas que muitos seres-humanos são vitimas.
Há algumas historias de arrepiar, que realmente cheguei a duvidar da existência de algum sentimento naquele individuo.
Nos impressiona muito, as vezes pelos crimes, as vezes pela doença, pelo abandono, pela discriminação...Enfim, só lendo para entender.

Monique @librioteca 14/10/2018

Merece ser lido!
Em Estação Carandiru, Drauzio Varella consegue, com franqueza imparcial e um respeito sincero, descrever o espaço, o cotidiano e a realidade absurda desses presidiários. No livro, o autor não avalia a índole desses homens, e nem os julga por seus crimes, mas se coloca como médico e porta voz dessas vidas, e dos caminhos que as levaram até ali.

É claro que, olhando mais a fundo, pode-se filtrar nas entrelinhas de cada história o fato de que, na maioria dos casos, esses homens já estavam condenados pelas circunstâncias abusivas de suas próprias vidas. Essa visão me faz pensar no nosso momento atual, quando temos uma população carcerária quase 700% maior que na década do livro e, ainda assim, termos tantas pessoas que acreditam no discurso que defende a prisão, a mão de ferro Estatal e a liberação das armas (em detrimento da educação e da oferta de oportunidades) como solução para os problemas relacionados às drogas e a violência no Brasil.

É desesperador assistir “de camarote” esse momento sádico da nossa história, quando sabemos que ”o buraco da violência crescente” no nosso país está bem mais embaixo. Enfim, esse livro é um documento importante, retrato da nossa sociedade e merece ser lido!

Dominique 28/10/2018

A simplicidade na complexidade
Dr. Drauzio no livro Estação Carandiru veio para nos contar as mais diversas histórias reais de vidas reais brasileiras. Desde as medidas tomadas para conscientizar os chamados "ladrões" sobre a epidemia de AIDS que assolava a casa de detenção nos anos 80 até às histórias que levaram alguns deles até ali, tudo é escrito e descrito primorosamente de maneira em que o leitor é inserido naquela realidade de um jeito único, durante a leitura houveram páginas em que me peguei chorando, sendo envolvida pela empatia do que é estar num sistema totalmente fora daquilo que define humanidade. Em algumas outras me peguei sorrindo e pensando: Poderia ser assim com todo mundo, né?
Bom, o Estação Carandiru é uma obra tocante e envolvente em que o médico mais humano que já vi conta o que viu e ouviu em tempos em que olhar pra dentro daquela instituição numa avenida movimentada e do lado de um estação de metrô na maior metrópole do Brasil era um ato que para a maioria era desnecessário.
Obrigada, Doutor Drauzio, Estação Carandiru tocou a minha história.

Snatch 27/11/2018

Carandiru
Dezenas de histórias de presidiários contadas pelo médico Drauzio Varellaque trabalhou na casa de detenção na década de 90

Cynthia.Guimaraes 29/11/2018

Relatos reais
Embora os nomes dos personagens não sejam os reais - por motivos óbvios - as histórias contadas são. Excelente leitura para quem quer saber mais sobre o sistema carcerário e como era a extinta Casa de Detenção de São Paulo.

Fábia Dias 30/11/2018

Estação Carandiru
É um livro documental do sistema penitenciário do Brasil. Apresenta uma linguagem simples, direta, objetiva. Prima pela imparcialidade dos fatos, mas mantendo claramente uma visão lúcida de quem vivenciou os fatos, de quem foi conhecedor dos tipos e pessoas que com compõe esse sistema. Drauzio Varela deixa a critério do leitor se posicionar diante dos fatos. Ao mesmo tempo transmite uma fidelidade ao narrar as histórias que reafirma a assertiva de que ?contra fatos, não há argumentos.? Ler esse livro foi pra mim se aventurar a experimentar sair um pouco, no plano inteligível, da bolha social que me protege.

Duda 06/01/2019

Incrível
Pra quem se interessa pelo sistema prisional, esse livro é incrível. Traz uma realidade inacessível e desconhecida por muitos.

Marcos Vinicius 10/02/2019

Sofrimento a conta-gotas
Narrativa visceral sobre o maior presídio da América Latina, trajado de riqueza de detalhes e escrito sob o ponto de vista do renomado médico Drauzio Varella. O leitor se espanta com os detalhes da hierarquia social existente no presídio, a qual transgride leis cívicas e preceitos formais, transformando o ambiente penitenciário em um espaço dotado de regras únicas e liderado por elementos muitas vezes
autonomeados. Quem lê "Estação Carandiru", depara-se com uma história real, carregada de sentimentalismo dos envolvidos e de detalhes sobre suas vidas e de remakes passados até sua chegada à penitenciária. Ambiente degradante, relações sociais perigosas e maquiavélicas, vícios pulgentes, doenças crônicas, perniciosas e contagiosas, abuso de poder policial e chacina: Carandiru.

naldho 01/05/2019

Livro com boa narrativa, que consegue fazer o leitor entrar no mundo deste lugar inumano. O autor narra de forma impessoal,com olhar de médico,sem discriminar ou julgar a condição de cada ser humano que está na condição de preso. Ótimo para refletir se o método/sistema de 'punição" utilizado ainda hoje é realmente eficaz e saudável,tanto para quem está na condição de punido quanto dos que estão do lado de fora.

Edu 10/05/2019

Um livro humanizador
Antes de tudo é preciso destacar como a escrita de Dráuzio é boa. Um livro muito leve e muito bem escrito que te faz se sentir imerso no ambiente e não querer parar de ler. Dá pra ler em um dia tranquilamente, de tão envolvente que são as histórias.

Quanto ao conteúdo, talvez o principal ponto que me tocou foi a forma como Dráuzio retrata o que dá vida ao livro: as pessoas. Mais que presidiários ou bandidos, Dráuzio nos coloca de frente para pessoas de uma forma que poucas vezes estes são retratados. Não é um livro que defende bandidos ou que tenta minimizar seus erros, fazê-los de vítimas. É um livro sobre a realidade como ela é, e a humanidade como ela é. As passagens sobre amor, alegria, brincadeiras e piadas são misturadas com assaltos, assassinatos, uso de drogas e sangue, levando o leitor a um constante refluxo de sensações. Talvez seja um livro imprescindível para juristas, principalmente os que estão no meio do Direito Penal.

Su 15/07/2019

Estação Carandiru - Dráuzio Varella
N°20 - Estação Carandiru - @sitedrauziovarella Varella. Pelo amor de Deus, leiam esse livro. Se eu for escrever tudo o que eu queria sobre reflexões e sentimentos que essa obra proporciona, sobre as condições precárias dos agentes penitenciários desprezados pelo estado. O prédio construído na década de 20 degradado pelo tempo, com estruturas caindo, infiltrações e etc. As condições subalternas dos presidiários, suas histórias de vida sofridas, seus crimes horrendos. A visão da população carcerária sobre mulheres, que fazem doer o âmago, que aliás, dentro da cadeia são melhores tratadas do que fora dela. A disposição dos presos em auxiliar o doutor Drauzio em tudo o que precisava, desde cirurgias até organização e atendimento. O respeito e admiração que sentem por aqueles que voluntariam-se. Como ocorreu de fato a chacina em 92 no complexo nove do Carandiru. Se fosse para falar tudo que eu queria esse texto ficaria bem mais extenso. Um ensino de vida, de reflexão sobre o sistema carcerário, policiamento, política e afim, reforçando ainda mais meus conceitos e visões.
Leiam. Por favor.
Termino com duas frases: 1- na placa de cobre da sala da diretoria; "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar na casa de detenção". 2° - Fala de um detento: No oito (pavilhão) cada qual carrega sua cruz, calado. O sofrimento dos anos de cadeia ensina o sentenciado a se trancar na própria solidão. É uma escola de sábios".

site: https://www.instagram.com/p/BnMgG7jBBsJ/

M@g@ 03/12/2019

Pesado
É um livro que a meu ver foi pesado, cercado de coisas ruins, más não é em si um livro ruim.

Beatriz3345 07/01/2020

Um livro que nos humaniza a força!
Depois das fatídicas eleições de 2018 o assunto ?sistemas prisionais? e afins foram colocados incansavelmente em pauta. Esse mesmo livro, se fosse lido por mim há um ano e meio atrás teria causado algumas complicações em meu psicológico por uns vários dias, porém lido agora teve um resultado um pouco diferente.
Estação Carandiru foi escrito pelo doutor Drauzio Varella, voluntário por 10 anos na prisão.
Aqui são apresentadas histórias de dentro e fora das celas e muros, histórias dos encarcerados e dos funcionários que trabalhavam lá.
Até as 10 últimas páginas do livro a leitura estava interessantíssima, um pouco pesada, real demais e fora da realidade que conheço, porém estava conseguindo levar como ?literatura?. Acontece que, com um baque, a narrativa muda para aquela parte terrível da história da Detenção (que eu não esperava que fosse aparecer no livro) em que houve o massacre que todos conhecem.
Me deixou sem palavras, sem um ponto de vista definido, sem nada.
Não tem como falar mais sobre a história pois ela não existe, só lendo para passar pela estranha experiência que esse livro proporciona. Não sei se quero assistir ao filme, talvez um dia.

Vinicius.Villela 08/01/2020

Janela sem filtros e de qualidade rara para um aspecto importantíssimo de nossa sociedade
Esse livro é extremamente humano(até que não é, com seu final... embaçado, pra dizer o mínimo), e essa é a maior de suas inúmeros qualidades, além da prosa de extrema personalidade do Doutor Drauzio Varela, pessoa que dispensa comentários. Não foram as vezes que eu rachei o bico com os apelidos e crônicas dos presidiários e funcionários, os quais todos adoraria conversar, e outras onde fiquei com medo de me deparar com uns elementos sangue ruim que surgem em alguns momentos.
Se cria empatia, medo, dó e ódio. Quer mais o que de um livro? Difícil querer mais né? Mas esse oferece ainda mais. Da uma pincelada de como é o sistema prisional brasileiro com excelência, verdadeiro vilão da história. (Não os funcionários, que fique claro) Parteiro das grandes facções criminosas organizadas do Brasil. Rapidamente se entende o porquê.
O final é tenebroso, vou lhe dizer. Pra gostar de policial nesse país, ou você é masoquista enrustido, ou é rico e apático. Infelizmente é assim.
Não existe país no mundo mais consistente em seus problemas como o Brasil, no sistema carcerário esses sintomas não poderiam faltar. Dá pra se entender muito do Brasil lendo esse livro.
Maravilhoso; o livro, que fique bem claro.