O Doce Veneno do Escorpião

O Doce Veneno do Escorpião Bruna Surfistinha

Resenhas - O Doce Veneno do Escorpião

Nando 27/02/2010

Ja que todo mundo implica por eu ter lido esse livro resolvi fazer a resenha dele.

Bruna Surfistinha é uma prostituta. Não uma escritora. Sem ler o livro você deduz isso. Tanto que esse seu primeiro livro foi escrito com a ajuda de um jornalista que ia falando para ela como fazer.
Portanto a nivel literario nao é uma maravilha de livro.

Porém a historia dela te prende, pois alem da historia da menina mimada que tinha tudo na vida e resolveu ser prostituta, há a historia do amadurecimento de uma mulher que foi atras daquilo que ela realmente queria (que não era algo bonito, mas e dai? era o que ela queria!).

Acho que o livro vale um pouco por isso.

Ps.: Tem relatos de coisas naquelas paginas pretas que eu nem imaginei que existiam... O.O
Sinistro...

Ally 04/01/2021

Peguei emprestado.
Um livro que me deixou completamente pasma e em alguns momentos, triste.
O li também em apenas um dia, antes de ler o "100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama".

Klerval 02/02/2013

Literatura?
O livro é tão fraco e pobre de conteúdo que chega a ser quase uma ofensa para as postitutas, podendo passar a impressão de que estas são simples semi-analfabetas oportunistas.

Após a leitura fica evidente que para o bem da humanidade a autora nunca deveria ter deixado sua antiga profissão (na qual, segundo o livro, parecia ter exuberante talento) e escrito sobre isso.

Queen Buuh 14/10/2021

É vida real
Não posso dar minha opinião Pq é vida real
Mais o caso dela foi a grama do vizinho é sempre mais verde e sempre decepção
Ler isso foi mais curiosidade então
Só achei a ordem cronológica ruim pra caramba
E ja li hots mais quentes cê for pela escrita do sexo .

Claudia323 30/12/2009

Eu li. Não me acrescentou nada. Valeu pela curiosidade.

Michel 22/12/2020

Curioso
Bruno surfistinha conta como era antes de ser Bruna e como se tornou "surfistinha". Muitas histórias picantes e outras tantas bizarras ao longo da breve mas intensa vida como garota de programa são reveladas nesse interessante e curioso livro.

Thi Bunton 01/03/2009

Doce veneno do Escorpião
Não é o meu tipo de leitura.
Porém peguei este livro emprestado porquê todo mundo estava comentando e fiquei interessado.

É uma linguagem simples e a história é bem clara.

Não adianta você enxergar este livro carregado de preconceito, seja com a autora, seja com o nível linguístico do livro ou com o fato de ser uma garota de programas em sí.

As pessoas que leêm bastante tendem a menosprezar livros deste tipo ( vide as resenhas da página ) mas na realidade é uma história real de uma pessoa que escolheu um caminho diferente a seguir.

Eu achei o livro bem autêntico, pois ela não faz questão de esconder as partes "cabeludas da história dela".
É interessante saber como é o cotidiano de uma pessoa que segue esse caminho.

Não, não é um livro que vai te acrescentar muita coisa.
Mas é rápido e interessante de se ler.

Para mim isso conta.

Ton 06/12/2021

Um bate-papo com Bruna e Raquel
Li esse livro a primeira vez com 20 anos.
Nessa época eu peguei esse livro pensando apenas "OPAAAA, SEXO!".
Hoje com 30 anos peguei esse livro para ler novamente e olha... ainda bem que amadurecemos.
O livro praticamente se divide em 3 partes: a primeira parte é um relato intercalando os últimos anos de Raquel morando com seus pais e os primeiros anos de Bruna Surfistinha trabalhando como garota de programa; a segunda parte nós temos o relato da Bruna Surfistinha tendo uma fama na TV, Rádio e em seu blog onde relatava brevemente (e com anonimato) alguns de seus programas. Nesse ponto ela deixa bem claro seu desejo de futuramente largar a prostituição e cursar psicologia; a terceira parte (que possui folhas pretas que da um destaque incrível e chama a atenção de quem está ao redor) possui alguns relatos de programas mais picantes, seus desejos mais íntimos, dicas para homens e mulheres serem melhores na cama (boas dicas, diga-se de passagem) e os "Quinze mandamentos de Bruna" que também achei ótimo.

É um livro que eu gostei bastante. Um relato franco e muito bom mesmo. Da a sensação de estar conversando com ela em um barzinho devido a forma descontraída como é dito e descrito (parabéns também ao jornalista Jorge Tarquini).

Leia, abra sua mente e, em nome de tudo que há de bom, goze a experiência.

lucianan 22/02/2011

Uma história sobre sexo.
Quer ler sobre sexo? Este é o livro ideal. Admiro muito a Raquel por ter escrito com tanta liberdade com um tema que atualmente é um tabu na sociedade. O livro é para isso. Não adianta criticar, falando que o livro não tem conteúdo ou que é repetitivo. É a história dela, uma rotina, como todos nós temos: acordamos, vamos ao trabalho, almoçamos, trabalhamos novamente e, por fim, vemos televisão (ou lemos um livro / navegamos na internet). Gostei. Ler na visão de uma garota de programa, uma criança, que começou tão cedo com um pensamento tão infantil, nos faz remeter aos dias de hoje que isto ainda existe. E quem disse que dinheiro é fácil?

Ela me surpreendeu contando os seus casos tão abertamente. Nunca tinha lido o blog dela, tive a curiosidade do livro pois gosto de ler antes de assistir ao filme. Fiquei impressionada já nas primeiras páginas. Sexo. Prazer. Orgasmo. Não leia o livro se você não for ficar a vontade para ler este assunto. É a mesma coisa de você querer comer uma comida que não gosta. Vai sempre ficar falando mal.

Para o tema, ela falou bem. Claro que este livro não é indicado para crianças nem adolescentes mal resolvidos ou rebeldes. Acredito que, para os "mente aberta" (leia-se maduros) este livro é uma dica para melhoria na vida sexual. Ela dá dicas boas, não podemos negar. Ideias também. E é natural, nada forçado, como seria com uma consulta ao especialista, por exemplo.

Não comparemos a cultura brasileira, jamais. Nem que autores de livros consagrados sejam substituídos por este. Claro que não! Seria um absurdo. Mas este livro é aquele que você consegue ler numa viagem de avião. Desculpe se a pessoa que ler no avião ficar um pouco excitada durante a leitura, mas é um complemento para sua vida. Todos sabem: a vida com sexo (bom, lógico) é uma vida mais realizada.

Por fim, não apoio a vida que ela escolheu, de Garota de Programa. Ela teve uma ótima oportunidade de mudar a vida e não a quis. Espero que ela saiba aproveitar a vida agora.

Patricia 21/08/2021

Bruna Surfistinha em 2021
Ler esse livro em 2021, o torna quase vintage, mas também mais interessante. Quando foi lançado o foco na mulher destruidora de lares estava muito forte, era o auge dos programas sensacionalistas e exploraram até dizer chega, seu relacionamento e o fim de sua carreira como prostituta.

Mas voltando ao livro, é um diário dividido em três partes: na primeira sua iniciação na profissão e como era sua vida antes, bem como todas as divergências que a levaram a "dita vida fácil", a segunda é focada em narrar estórias de seus programas, nada descritivo demais e óbvio sem citar nomes e a terceira seria o proibidão, as duas primeiras estórias foram as que me chamaram a atenção de fato.

Linguagem simples e que também oferece muitos toques, principalmente as esposas sobre o que seus maridos buscam em uma profissional do sexo. Como uma amiga me falou, todas as mulheres deveriam ler sim. Em tempos de grande opressão feminina Bruna Surfistinha ainda quebra muitos paradigmas e hipocrisias.

Suuh | @leitora.ansiosa 13/06/2020

A vida de Raquel Pacheco.
Acredito que muita gente deva conhecer Bruna Surfistinha, principalmente depois do lançamento de seu filme.⁣

Assisti ao filme e quando soube que tinha um livro fiquei logo curiosa para ler. ⁣

Minha maior curiosidade era saber mais da vida da Raquel Pacheco, já que a Bruna foi bem retratada no longa.⁣

De antemão já aviso que a Raquel não é uma boa escritora. Gostei de saber um pouco mais sobre sua vida, como o fato dela ser adotada, ter a síndrome do patinho feio quando pequena, sentir prazer em pequenos delitos (como roubar dinheiro dos pais) só com 12/13 anos de idade.⁣

Acredito que Raquel se transformou em Bruna porque quis. Desde o começo isso ficou bem claro para mim. Não foi a vida cruel que fez ela virar garota de programa, foi o fato dela escolher esse caminho. Digo isso porque ela tinha oportunidades, privilégios, mas não sentia que era o suficiente.⁣

O problema do livro é que a Raquel não escreve com muito nexo sabe. Ela inicia uma história do presente e do nada começa uma história do passado e depois volta para o presente e isso me incomodou muito. Fiquei perdida varias vezes.⁣

Enfim, foi uma leitura válida mas não é lá grande coisa.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CBZBPxSjRX_/?utm_source=ig_web_copy_link

megacombo 16/01/2009

Um dia eu vi esse livro dando bobeira na cama de uma colega de república e resolvi ler. Acho que li em três horas, super rápido mesmo! Eu já tinha lido o blog da Bruna antes, então algumas histórias eram repetidas... Na verdade, é um blog em formato de livro. Não é um livro que vai mudar sua vida, nem te transformar em alguém melhor: é um livro para matar a curiosidade. Sobre quem ela era, sobre o que é ser "putinha de flat", essas coisas... Dei umas risadas, ela é engraçada.

girino 15/01/2009

Como exercer melhor meus preconceitos...
do que criticando as suas vítimas?

Mas o Doce veneno do escorpião não, é um livro de puta, que joga lá em baixo a imagem da mulher, não porque a autora o faça, mas porque a sociedade o faz. Ela é a escória da sociedade não pelo que faz, mas pelo que o imaginário popular faz por ela. De forma crua e direta, a Bruna Surfistinha mostra o que é ser puta, e leva as críticas de seu livro como levava as críticas dos moralistas, que antes de criticá-la em público, comiam-na em seu flat.

É um livro que diz o óbvio, de forma sucinta e simples, numa linguagem de blogueira, porque é o que ela é: simples, puta, blogueira. E é o que ela conta: o que é ser puta, simples e blogueira!

Nada de refinamentos ou glamour das gueixas ou cortesãs de cinema. Nada da sofisticação das Mata Hari ou Hilda Furacão. Só a simplicidade de uma garota de classe média, ressentida com os pais e estigmatizada na escola. A vida, como ela é mas nunca deveria ser.

O Doce Veneno do Escorpião é um relato simples, de uma puta blogueira, paulista, de classe média.