A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Ana Beatriz 01/11/2023

Para mim esse livro fala muito sobre o domínio do próprio corpo e como acabamos cedendo ao que os outros esperam de nós.

E nós vemos aqui uma pessoa tentando romper essa situação, mas que tem sempre alguém tentando moldá-la de alguma forma diferente.

Uma decisão que em seu princípio pode ser vista como algo normal causou uma situação tão disruptiva na família e que não aceita perder qualquer tipo de controle sobre a protagonista.

As três narrações mostram bem isso. Para o marido qualquer mudança comportamental da mulher que fuja àquele padrão já estabelecido é algo fora do normal que deve ser contido.

O cunhado vê nessa nova realidade algo excitante ele quer possuir essa nova versão que é descoberta.

A irmã quer ter a sua irmã mais nova de volta para que a sua vida antiga também possa voltar. Para mim ela é a mais interessante, toda essa mudança causada pela Yeonghye deixa escancarado para ela como tudo o que ela fez até agora foi se enquadrar no que os outros esperam e querem dela.

Curioso como mesmo aqui nós não temos em nenhum momento a narração da protagonista, tudo que é contado sobre ela é sob o olhar de outros.

pedrobmendes 25/10/2023

Boa literatura!
Que maravilha de leitura foi essa! Não vou falar aqui sobre a história do livro mas sobre a escrita fluida e a criatividade imaginada. Mente aberta para criatividade única!

Maísa Colodel 21/10/2023

Foi uma boa leitura. Os pontos que queriam ser abordados foram mostrados, e eu poderia dizer que tem potencial de se tornar um clássico. Mas eu não sei porquê, mas eu esperava um pouco mais, pois vi muitas descrições de visceral e em alguns casos até perturbador.

Nicolas388 21/10/2023minha estante
Ahh, tô doido pra ler esse! ?

Isabella._. 20/10/2023

Grotesco e hipnotizantes
"Era um corpo do qual todos os excessos haviam sido eliminados" Visceral, grotesco, uma mulher sem voz,portadora de sentimentos não expressados.e homens tão ruins de reais

gilmarpsicologo 18/10/2023

Eu gostei muito da forma como a história é relatada, através de três perspectivas diferentes, sobre a decisão de uma pessoa em parar de comer carne. Me fez lembrar o quão complexos somos, e em consequência disso, somos tão incompreendidos.

Rolain.y 18/10/2023

Confuso.
Eu não entendi absolutamente nada. O livro ficou como um enorme bolo de linhas cheias de nó. Me esforcei muito para terminar a leitura e sinceramente, foi torturante e eu não achei que valeu a pena.

jenny79 17/10/2023

To me sentindo burra. ate agora to sem entender é muitooo louco. e no segundo capítulo achei que tudo iria melhorar e so piorou no terceiro

lalalice 12/10/2023

It was a great surprise, i don't know why it took me so long to read it but i devoured this book!
yeah it's a little weird, yeah we get a little lost at the track of time and who's narrating the story but i think that does not interfere in our experience as readers.
in my opinion the way that the story is told in this kinda confusing way is a reflection of the feelings and mind of it's characters; mainly, the two sisters!
i wasn't expecting such a dive into the feeling of fall away that a mental breakdown can cause on a person. i loved how we progressively follow the decay of the sense of reality and personal existence the eldest sister is going through. not only that but we can also explore that felling of constantly trying to hold onto sanity of the oldest one.
why do we live the way we live? what keep us apart from going "insane"? what motivates us to still see the light in the world at the end of the day?

Jessy R. 10/10/2023

Um livro visceral com uma escrita fluida, personagens interessantes e profundos até certo ponto. Há diversos momentos em que a narrativa torna-se cada vez mais angustiante e sofredora.

Como a orelha do livro refere-se a escrita da autora como algo bem kafikiano, creio que tem sim algo de kafikiano no sentindo mais lúdico e nas expressões literárias, bem com a crítica à estrutura social da família moderna.

gabi 09/10/2023

Agonizante
Esse livro tem tantas camadas? Tudo começou pela decisão que uma mulher tomou sobre seu corpo e vemos que esse livro trabalha nas entrelinhas, o que sabemos sobre Yeonghye é baseado na narração de outros personagens.
Yeonghye teve pesadelos e decidiu não comer mais carne, seus sonhos eram resultados de uma infância repleta de violência paterna. Já adulta, ainda foi submetida a violência por seu pai, seu cunhado e seu marido, este último a via apenas com um objeto que deveria agradá-lo. Uma vida de opressão gerou um transtorno mental, tirou a sanidade de Yeonghye e por fim, sua vida. Esse livro descreveu com maestria o silenciamento e violência que mulheres sofrem

Luana.Caroline 09/10/2023

Gosto de livro de gente doida
Que livro estranho... essa história trata das pessoas ao redor de uma mulher com esquizofrenia e como elas se sentem, gosto de ler livros com personagens com alguma doença psicólogica ou física porque eu posso tentar entender melhor como é a enfermidade, e a vegetariana trouxe isso. Confesso que em algumas partes fiquei achando muito estranho o que era relatado e em outras fiquei com uma leve agonia...