As Crônicas Marcianas

As Crônicas Marcianas Ray Bradbury

Resenhas - As crônicas marcianas

Thiago 13/10/2022

Atemporal e reflexivo!
Bom, lendo As Cronicas Marcianas pude perceber que esse grande autor faz jus a ficção científica! Aqui temos vários contos com personagens diferentes que no final se completam no mesmo universo, com críticas a cultura norte americana da época podemos sentir um pouco da necessidade humana de dominar outros lugares, a guerra nuclear, o racismo velado da época e o pensamento limitado da raça humana, ótimo livro, recomendo.

Thiago662 12/09/2022

"Não basta terem estragado o nosso planeta, precisam mesmo estragar outro?"

Conhecia Ray Bradbury pelo sensacional Fahrenheit 451, um dos meus livros preferidos. As crônicas marcianas é um livro anterior, publicado em 1950. Impossível não sentir ali o contexto americano: a questão nuclear que pesava naquele momento, o racismo que persistia, além de discussões sobre vida e morte, choque de culturas, entre outras. A ficção científica cumpre um importante papel como campo de reflexões sobre nossa realidade.

Algumas crônicas são cansativas e poderiam ser menores. As melhores, na ordem que aparecem:
1. ...E a lua continua brilhando.
2. Flutuando no espaço.
3. Usher II (o melhor, brinca um pouco com a obra de Poe).
4. O marciano.

Felipe Lapa 28/07/2022

As crônicas marcianas
O livro "As crônicas marcianas", do autor Ray Bradbury, vai retratar a colonização de Marte pela humanidade. As histórias do livro são divididas e podem ser lidas isoladamente, mas não em ordem aleatória, já que alguns personagens voltam em crônicas posteriores.

Ray Bradbury possui uma escrita muito leve, cômica e reflexiva. A criação dos cenários marcianos e dos próprios marcianos é muito interessante, o autor deu aos moradores do planeta vermelho um estilo de vida muito diferente em comparação com o dos humanos. Durante a leitura das crônicas, várias reflexões são feitas com base em problemas da época em que o autor escreveu o livro (1950), entretanto, muitos problemas ainda estão presentes nos dias de hoje.

No livro, em diversas situações, os seres humanos que chegam em Marte precisam se acostumar com o ambiente e lidar com a solidão. As atitudes destrutivas que a humanidade possui, a exploração dos minérios e falta de cuidado com a natureza são temas abordados durante a leitura das crônicas.

Houve um capítulo que abordou como a política de Marte proibia certos conteúdos de ficção e um senhor desafiou essa situação construindo a casa de Usher! Foi uma sensação muito incrível acompanhar a construção dos contos do Edgar Allan Poe dentro do contexto de ficção científica.

O livro é perfeito para todos que admiram o gênero de ficção científica e para quem quer refletir sobre diversas questões da humanidade.

Brenda 27/04/2022

"É sempre bom renovar nosso senso de espanto."

Meu primeiro contato com Bradbury foi surpreendente e delicioso. Não imaginava que iria gostar tanto! Há muito não tinha contato com uma ficção científica tão original. As Crônicas Marcianas são, de fato, únicas e atemporais ? podem não ter os mesmos efeitos e feitos sobre nós, leitores, como teve aos leitores da década de 50 do século passado, mas, muito provavelmente, nos encantou e nos afligiu a todos.

Cada conto é rico em um ponto: uns se ocupam de questões étnico-raciais, outros de questões éticas, alguns outros de questões filosóficas, e todos eles vão caminhando na direção que nos insere na pergunta: por que insistimos em ser um efeito tão devastador?

Debates interessantíssimos sobre colonização, meio ambiente, extermínio, extinção etc podem ser observados e trabalhados a partir deste compilado de histórias sobre homens do futuro que mais estão fincados ao passado (inclusive na escola, professoras e professores de plantão rs).

Fui inteiramente seduzida por alguns contos, tais quais "Os homens da Terra", "Flutuando no espaço", "Usher II" e "O marciano", cada um em sua própria narrativa e, de alguma forma genial, sendo amarrado ao outro.

Pretendo conhecer mais do autor, agora que o primeiro passo foi dado.

Mary 13/04/2022

As Crônicas Marcianas
Esse livro é um clássico atemporal!
Basicamente o livro fala da chegada do Homem a Marte e da colonização do planeta.
Vale a pena a leitura, não só pelo tema Conquista e Colonização Marciana, mas pelo fato do livro se encaixar na definição de Romance Fix up, termo esse que surgiu com os livros de Ficção Científica nos Estados Unidos, ou seja, o livro é formado por vários contos em um mesmo cenário.
As Crônicas Marcianas é um livro para ser lido sem pressa.
É uma leitura que eu recomendo.

Leticia 09/04/2022

Que livro! Apesar de ter sido escrito na metade do século passado, ainda nos passa críticas atuais até nos dias de hoje. A escrita do Bradbury é excelente e me deixou presa ao livro o tempo todo. Um dos meus preferidos do gênero.

Egberto Vital 29/03/2022

"Tive uma revelação ao comparar a sua espécie e percebi que o ser humano não é um mamífero. Todos os mamíferos do planeta institivamente entram em equilíbrio com o meio ambiente, mas os humanos não. Os humanos vão para uma área e se multiplicam até que todos os recursos naturais se acabem, e sua única maneira de sobreviver é indo para outra área. Há outro organismo que se comporta exatamente assim: Um vírus." (Matrix, 1999 - Lana e Lilly Wachowski)

A cada capítulo de "As crônicas marcianas" minha memória se voltava para a fala do Agente Smith em Matrix e seu confronto com Morpheus. A analogia do humano enquanto um vírus devastador dialoga com precisão nessa narrativa de Ray Bradbury, e confirma, alegóricamente, o poder rebarbativo da humanidade e seu descaso com os recursos naturais terrestres.

A obra é uma coletânea de crônicas que ficcionam expedições ao Planeta Vermelho em um futuro ameaçado por um possível explosão nuvelar. A cada contato dos humanos com os marcianos, eles vivenciam experiências distintas e discutem questões específicas que colocam em xeque as certezas dos invasores terrestres.

Um narrativa fluída, acessível e palatável, muito agradável de se ler e que, ao mesmo tempo, tematiza discussões sérias e necessárias, como a intervenção humana na destruição dos recursos naturais da Terra, governos supremacistas, imperialismo e os riscos da produção atômica nuclear, tudo dentro da estrutura clássica da ficção científica distópica e com um discurso conduzido por alegorias, pastiches críticos e ironias.

Vale demais a leitura! #Recomendo #TBR #tbr2022 #raybradbury #ascronicasmarcianas

Flávio 14/03/2022

Uma distopia?
O livro é interessante e de certa forma assustador. Um livro de horror. Mas é um ótimo livro, rápido e a trama é muito boa, principalmente em alguns capítulos.

isabele198 10/02/2022

Que livro doido
Eu li tão rápido que fiquei com dor de cabeça . Eu confesso que me perdi em algumas crônicas e teve coisas que não entendi muito bem . Mas sinceramente que cabeça a desse escritor !!! Pra mim que não leio com assiduidade a tanto tempo, foi algo bem original . Sim explode a cabeça , mas também te faz pensar .

Aline Teodosio @leituras.da.aline 02/02/2022

"Sou apenas um contra toda a ganância distorcida e faminta da Terra. Eles vão fabricar suas bombas atômicas imundas aqui, brigando por bases para travar guerras. Não basta terem estragado nosso planeta, precisam mesmo estragar outro?"

Engraçado, sempre que se fala em viagens interplanetárias eu fico pensando exatamente nesse trecho acima. O que impera na humanidade é a ganância e o poder. Sempre terão os exploradores e os explorados. Sempre terão aqueles que sugarão todo o lucro que puderem, independente das consequências que poderão causar. "Não basta estragar um planeta, precisam estragar outro." Essa é a máxima principal dessa obra.

Nessa perspectiva, é livro que suscita muitas reflexões acerca da humanidade. Temos aqui diversos contos sobre viagens espaciais, independentes, mas interligados entre si. Textos que reavivam o imaginário que gira em torno da vida em outros planetas, especialmente sobre a curiosidade humana em relação aos "homenzinhos verdes", e claro, sobre a pretensão de achar que os seres humanos são realmente a raça de superioridade suprema capaz de colonizar o universo inteiro.

Nessas páginas mergulhamos na ficção científica, no terror, no drama e até no humor. Ao mesmo tempo em que rimos de algumas tiradas satíricas, sentimos o peso excruciante da solidão que a tudo devasta. A realidade, a ficção e o sobrenatural se cruzam e se fundem levando o leitor a uma espetacular experiência literária. I ?? Bradbury!!!

Tathy Melander 01/02/2022

Esse livro vai de cômico a absurdamente sombrio muito muito rápido.

A cada livro que leio de Bradbury mais me encanto com sua escrita e genialidade. Um livro escrito na metade do século passado, mas tão tão atual.

No começo achei que estava lendo algo de Kurt Vonnegut, depois ele tomou a forma do velho Ray.

Soul Nutri 22/01/2022

Talvez, esse seja o livro certo quando não se sabe o que quer ler.
O livro passeia nos gêneros literários, resultando em uma mistura de risadas, aflições, reflexões, estranhamento, homenagens, referências, terror, tristeza e várias outras reações espontâneas quando percebemos a essência de cada conto. Utilizando Marte como palco e personagens aleatórios em situações bem terráqueas, o autor nos apresenta certos aspectos que envolvem nosso comportamento humano.

Para mim, foi uma ótima leitura, pois, o livro anterior era monótono e até parei de ler. As Crônicas Marcianas surgiu como sol em dia nublado.

site: https://www.instagram.com/soulleitorsemrosto/?hl=pt

Evy 16/01/2022

"Os homens da terra tem talento para acabar com coisas grandes e belas".
Várias coisas me conquistaram nesse livro de Ray Bradbury e o colocaram entre os meus favoritos. Eu já era apaixonada pela narrativa de Bradbury desde Fahrenheit 451, mas depois de Prazer em Queimar e agora As Crônicas Marcianas, isso se consolidou.

Neste compilado de contos que por seguirem uma linha temporal contínua fazem com que pareça muito um romance, Bradbury nos apresenta a colonização humana em Marte. Após eventos terríveis que estão para eclodir na Terra, a população se volta para Marte como forma de escapar dos problemas. Porém, o planeta vermelho não é desabitado e com a chegada dos primeiros foguetes, um choque cultural se instala.

Fica evidente a crítica que Bradbury constrói sobre a sociedade terrestre em relação à marciana, e que o foco do livro é muito maior nos conflitos da nossa própria civilização do que no fato de existir vida em Marte. Enquanto os humanos se apresentam como individualistas e simplórios, os Marcianos são seres inteligentes e com uma cultura muito mais desenvolvida.

"Olhando para tudo isto, sabemos que não somos assim tão geniais; somos crianças excitadas, gritando com nossos foguetinhos de brinquedo e átomos, barulhentos e vivos. [...]É uma lição objetiva de civilização. Vamos aprender com Marte".

A forma enigmática com que vamos sendo levados a conhecer Marte, seus habitantes, suas invenções e a forma como se relacionam, é simplesmente a parte mais genial dessa obra pra mim e o que realmente me prendeu na leitura. Foi difícil não devorar o livro do começo ao fim, já que li em LC com o Grupo "Entre Nós" e tinha metas de leitura.

Com uma narrativa super envolvente, Bradbury nos apresenta contos impressionantes ("mind-blowing") e que ficarão na sua memória por algum tempo, personagens interessantes e tudo isso dentro de um contexto que vai fazer você refletir sobre muitas coisas importantes. Não dá pra destacar contos favoritos, pois todos são muito bons. Vale ressaltar ainda que esse livro foi publicado em 1950 com temas ainda super atuais e traz apresentação de nada menos que Jorge Luis Borges, um verdadeiro fã desta obra.

"Os foguetes chegavam como gafanhotos, em enxames, formando nuvens de fumaça rosada. E dos foguetes corriam homens com marretas nas mãos, para modelar aquele mundo estranho até um formato conhecido, eliminando toda a estranheza"

Disto isso, recomendo muito a leitura.

Eduardo Mendes 09/01/2022

Obra artística, filosófica e poética
A conquista e exploração do espaço pelo homem é um dos temas recorrentes em livros de ficção científica, e também um dos que mais me agradam. Justamente por isso resolvi dar uma chance para este ótimo As Crônicas de Marcianas, publicado em 1950 por Ray Bradbury.

A intrigante narrativa é feita a partir de contos que se passam entre 1999 e 2026, e relatam a tentativa dos humanos de colonizar o planeta Marte. Embora sejam histórias independentes, todos os contos fazem parte do mesmo enredo. Sendo assim, a história flui ao longo dos anos e nos mostra diversas expedições humanas ao planeta vermelho.

Ray Bradbury me envolveu com sua narrativa cheia de mistério e suspense. A todo momento há uma dúvida, uma questão a ser resolvida. O tom do livro alterna entre uma sensação de conquista e uma melancolia solitária. O autor aborda ainda temas como política, guerra, evolução tecnológica e questões ambientais. Dentre as vinte e seis crônicas, algumas longas, outras que não ocupam uma página inteira, todas incomodam de alguma maneira.

O destaque é a forma como Bradbury usa a ficção científica pra mostrar a verdadeira essência do ser humano e seus aspectos racistas, individualistas, e preconceituosos. O leitor se depara com conflitos ideológicos e inevitavelmente percebe que a raça humana, do alto da sua arrogância, é capaz de deixar um rastro de destruição por onde passa.

É uma obra artística, filosófica e até poética, que traz beleza e que de certa forma também fala muito sobre solidão. Uma leitura divertida e ao mesmo tempo sombria, fazendo o leitor refletir sobre como nós tentamos lidar com aquilo que nos é estranho; contando a passagem implacável do tempo, além de mostrar a linha tênue entre esperança e desespero. Baita livro!

site: https://jornadaliteraria.com.br/as-cronicas-marcianas/