Ansiedade - como enfrentar o mal do século

Ansiedade - como enfrentar o mal do século Augusto Cury

Resenhas - Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século

buttercup 26/12/2023

Ansiedade
Esse é um daqueles livros que é bom você reler durante a vida, para realmente cair a ficha da sua qualidade de vida, de como está sua mente, um livro muito bom e rápido de ler

Carolina1869 14/12/2023

O mal do século e como reconhecê-lo
"Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu ?sim? a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)."

Augusto Cury trás em seu novo estudo uma definição muito clara sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado, como identifica-la e um estudo sobre os nossos "eus".

Nota: ??? 3.5

Opinião pessoal: eu nunca fui fã de livros de auto ajuda ou auto conhecimento, mas algo no título já havia me prendido. Já conhecia a teoria sobre a SPA e foi de grande valia o estudo para quem leia, possa identificar em si mesmo cada sintoma e procurar dentro de si maneiras de tornar-se melhor.

#editorabenvira #editirabenvirá #benvira #benvirá #augustocury #spa #autoconhecimento #autoajuda

jessyca 11/12/2023

Gostei
Recomendo para qusm gosta de livros de autoajuda... tem vários temas importantes, mas não funcionou perfeitamente pra mim.

bellee 08/12/2023

Eu adoro esse autor. Já li outros livros dele e sempre me cativo com a escrita e a fácil compreensão.
Vemos como a ansiedade é o mal do século de um ponto de vist mais ciêntifico. Recomendo muito esse livro para as pessoas. Sinto que muito reclamam dessa nova geração, "não saem do celular" "não conseguem estudar" "não sabem conversar", sinto dizer mas a culpa não é exclusivamente nossa…

oanimalsocial 08/12/2023

Absurdamente repetitivo e diria até superficial. Talvez não para quem é leigo, mas, para quem trabalha e estuda dentro da área de saúde mental, existem vários outros livros que dissecam a ansiedade de forma muito mais metódica e categórica, sem utilizar chaves do senso comum ou pseudo ciências (algo que já costumo esperar de "psicoterapeutas" que não possuem formação em Psicologia). Inclusive minha maior crítica é que Cury o tempo todo se vangloria: no momento em que ele se comparou a Platão, Sartre, Paulo Freire, Freud e Viktor Frankl foi o momento em que qualquer imersão ou respeito que eu poderia ter ao ler o livro morreu, o eco que faz nessa cabeça é brincadeira. O querido esqueceu que na Psicopatologia existe uma coisa chamada pesquisa científica, que necessita de confiabilidade, validade, dados e estudos experimentais replicáveis para validação, os quais não foram providenciados em contexto algum. Ao invés disso, Cury afirma que a Síndrome do Pensamento Acelerado é mais comum do que a depressão ou TDAH sem citar nenhuma fonte, tudo à base do 'aguarde e confie kkkk'. No início do livro, ele também faz menção a uma palestra que administrou para adolescentes e o depoimento inteiro possui um tom apelativo que acaba por escorrer dentre todos os capítulos do livro.

A sensação que tive era de que estava lendo um folheto de autopromoção ou um diário descrevendo sonhos de grandeur, como se Cury tivesse achado a cura do câncer e fosse o próximo Louis Pasteur da doença mental. Ele enaltece o tempo todo o SPA como a doença do século, mas reserva o aprofundamento sobre o diagnóstico somente para os últimos capítulos do livro. O resto do tempo ele passa dando mil voltas para falar a mesma coisa de formas diferentes, utilizando uma abordagem quasi jungiana através do self (Eu). A vaidade e o foco fragmentado na doença ao invés da promoção do bem-estar deixaram a desejar. A mistura de especulações próprias com conhecimento verdadeiramente científico comprometeu a seguridade de todas informações que ele trouxe, pois essa contaminação do livro faz o leitor questionar se aquilo é confiável de fato ou se é mentira; não foi só uma vez que me questionei, "será que isso é verdade mesmo?". Quando somados com as questões éticas de não espalhar informações que causem danos à população (como é o caso, por exemplo, quando ele afirma que sintomas de depressão são na verdade de SPA na maioria dos casos, algo que nenhum psicólogo competente e ético saberia que se pode afirmar sem fazer antes uma investigação caso a caso), o rolê vira uma bola de neve. Mas pra quem curte livros de autoajuda com frases de efeito, é um bom livro.

Nany 05/12/2023

O autor explica que, numa era em que o entretenimento e o mundo virtual são a bola da vez, todas as pessoas sofrem de tédio, vivendo amarguradas e muito ansiosas. Para ele, o “mal do século” é a ansiedade, e não a depressão, embora ambas caminhem bem próximas. Segundo Cury, o excesso de informação nos deixa com o pensamento acelerado (SPA), viciando o cérebro. O problema é que, diante disso, muitas vezes, perdemos a capacidade de gerenciar nossa própria mente, sendo o maior causador dos problemas de ansiedade e outros problemas psicológicos. SPA afeta a qualidade de vida das pessoas, sendo um dos maiores causadores o excesso de estímulo que a pessoa recebe. Vivemos na era em que possuímos mais informação do que tínhamos anos atrás, não só isso, mas também recebemos informação rapidamente, em pequenos vídeos curtos e em uma grande escala de tempo.

O autor explica que o sofrimento por antecipação é o maior sintoma da Síndrome do Pensamento Acelerado e, se você o identifica em seu próprio comportamento, deve considerá-lo um sinal de alerta! Para enfrentar esse mal de frente, Cury sugere exercícios de desaceleração.

Minha impressão:
O livro é um pouco maçante; não há muito que prenda, a não ser querer saber o que é SPA e como tratá-lo. O livro trata muito do fenômeno do auto fluxo e do EU. A abordagem do SPA se dá mais para o final do livro. Achei que seria mais aprofundado, porém pareceu-me mediano, nem aprofundado nem superficial. No final, achei a leitura proveitosa para entender que o que vem me angustiando é SPA, e entendê-la, mas saí do livro com mais perguntas do que respostas como solução. Esperava mais da leitura.

Flávia 04/12/2023

Ansiedade
Me surpreendi com a narrativa deste livro, Dr. Cury, normalmente é para mim uma leitura leve, fácil e gostosa. No entanto não deixou a desejar no nível de informação, conhecimento e reconhecimento que trouxe.

Beatriz3345 04/12/2023

Necessário.
Para leigos, para saber pelo menos um pouco sobre o assunto, o livro é ótimo.

Quero ler mais sobre o escritor, porém outros assuntos.

luisa921 02/12/2023

Principalmente me sinto arrasada -luisa sonza
Bem, eu como uma pessoa que tem ansiedade li esse livro de pouco a pouco, voltava a ler quando precisava e as vezes não atualizava a leitura. É um livro querendo ou não complexo, muitas coisas pra estudo mesmo. Mas eu resolvi ler as coisas que eu mais me identificava pra me conhecer mais e pra saber o que fazer quando a ansiedade (ou pensamento acelerado) ataca. Algo que achei MUITO interessante foi que o escritor sempre falava sobre você ser o autor da sua própria vida, porque se você não for, quem será? É isso, recomendo pra quem tem ansiedade é quer conhecer melhor a doença.

eoweslley 29/11/2023

Pensamento Acelerado: o mal do século.
Descobri esse livro enquanto pesquisava sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado, abordado por minha terapeuta. De fato, é recente e confundida várias vezes com TDAH e hiperatividade, quando na verdade estamos ansiosos e eletrizados com as massivas informações por segundo. E claro, abordado com a maestria e sutileza que só Augusto Cury possui.

Ester06 21/11/2023

Nem lá nem cá
Esse livro me esclareceu várias coisas porém é um pouco massante, e a sensação de estar andando em círculos não é das melhores.
Talvez eu precise amadurecer um pouco mais para ler o livro, porém, por enquanto, é um livro bem devagar de se ler.

Arielli.Szeremeta 19/11/2023

Esperava mais
Acredito que é um tema muito legal e muito importante na atualidade. Entretando senti que faltou se aprofundar mais no tema que é exposto na capa "Como enfretar o mal do século". Achei que era um livro de autoajuda e foi mais técnico.

Bruna.Adenice 19/11/2023

Ótima leitura. Excelente temática
Ótimo livro, especialmente por abordar a ansiedade, mal que assola boa parte da população.

Cury discorre sobre o SPA, Síndrome do Pensamento Acelerado, de modo que as pessoas têm vivido de forma exaustiva, não aproveitando o dia a dia, devido ao excesso de afazeres e preocupações.

O livro tem texto ágil, de fácil compreensão, o que é a marca registrada do autor.

É um livro interessante, que nos faz pensar acerca da importância de cuidarmos mais de nossa saúde e bem-estar e de não sermos fixionados apenas em trabalho e afazeres, que consomem nosso tempo e energia.

gabrielyx 15/11/2023

Achei q não iria gostar do livro, mas ele é muito bom e acaba trazendo muitas reflexões sobre o cotidiano, como a vida não só de adultos, mas de crianças e jovens é afetada pelo uso excessivo do celular ou de qualquer outro aparelho que pode fazer mal para nós.
E olha q esse livro só li por conta da escola, mas adorei!

Giselly.Silva 01/11/2023

CANSATIVO
O título e o tema é muitíssimo interessante
Tem bastante conteúdo mas achei EXTREMAMENTE repetitivo, existem várias páginas que explicam a mesma coisa só que com exemplos diferentes, foram 160 páginas mais lentas que já tive, fiquei cansada em várias partes do livro. Talvez seja muito proveitoso para outra pessoa mas pra mim parecia um livro propaganda de outros livros e cursos do autor .
Gosto muito do autor mas esse livro foi uma grande decepção levando em conta que eu tinha grandes expectativas.
Os temas são importantes, muita coisa me deixou pensativa mas nada que fosse realmente proveitoso a ponto de me fazer ler 160 páginas da mesma coisa.