O Homem Invisível

O Homem Invisível H. G. Wells

Resenhas - O Homem Invisível

Letícia.Alamino 12/08/2022

Um livro que te faz refletir mesmo não sendo uma masterpiece
A obra se trata do autor H.G Wells (1866-1946), nascido na Inglaterra, conseguiu se consagrar como um escritor de ficção cientifica com os clássicos O Homem Invisível, A máquina do tempo, A guerra dos mundos e a Ilha do Dr. Moreau. A história conta sobre um cientista obcecado por encontrar a fórmula da invisibilidade, e com isso, acaba perdendo muitos anos de sua vida. Este, que fica em um quarto completamente isolado do mundo exterior, vê seu objetivo sendo concluído quando o mesmo testa em um gato que teve o infortúnio de ter entrado no quarto do cientista pela janela. Apesar de ver o sofrimento do gato em se torna invisível, isso não é páreo para o Dr. Griffin finalmente testar sobre si e quando isso ocorre é então que as aventuras realmente começam. Um pouco frustrado por ver que ser invisível não era tudo isso que ele imaginava, o homem parte para uma cidade chamada Iping (Inglaterra) para tentar reverter a invisibilidade. Ele se hospeda em uma pousada chamada The Coach and Horses mesmo que nunca mostre o rosto, cheio de ataduras, a dona o deixa ficar, pois é difícil aparecer alguém na pousada em pleno inverno. Entretanto, mesmo pedindo para ninguém o interromper em seu quarto, sua paz é perturbada após séries de roubos acontecerem nos comércios locais e como isso não ocorriam antes da chegada do homem misterioso, a culpa recai sobre ele, e as pessoas estavam certas, porque, por sua situação precária o homem usa sua invisibilidade para conseguir recursos e assim prosseguir seu trabalho. Mas, obviamente, a população não iria deixar os furtos em vão, logo, ao passar dos capítulos, o homem invisível se vê pressionado e surta, se tornando até mesmo cruel e vingativo.Este livro se vê abordando sobre a solidão, a incompreensão e o laço que se forma entre o indivíduo e a humanidade. Em outros romances o autor usa a mesma temática no caso dessa obra, um cientista louco faz experiência com animais no intuito de torná-los humanos, intitulado A ilha do Dr. Moreau.

Patty_smoura 11/08/2022

Gostei?
Um relato sobre o lado ruim de ser invisível, hoje em dia acho que seria bem mais fácil de viver. Não gostei do final.

sabrinnesantos 11/08/2022

Uma boa ficção científica
O início do livro é bem misterioso, e o desenrolar dos acontecimentos é bem desenvolvido. Me surpreendi com a história e com a explicação dada sobre a possibilidade da invisibilidade das coisas.

Anderson 11/08/2022

Ótimo livro
Na maioria das vezes quando falamos em se tornar invisíveis, só lembramos das partes boas. Mas, nesse livro mostra que se tornar invisível é algo completamente desgastante, traumático e depressivo.

Renba 08/08/2022

H. G. Wells é formidável
Na busca de ler os principais e grandes clássicos nacionais e mundial. H. G. Wells é formidável, um dos mestres da ficção científica, escritor britânico e tbm professor. Consegue em suas obras unir a ficção científica com críticas sociais, políticas e análises comportamentais. Leitura obrigatória!

deborattins 08/08/2022

Meio chato meio interessante
Gostei em partes, no início engajei não aventura mas do meio em diante achei meio chato o excesso de descrições.

Não consegui concluir se o homem invisível é arrogante, louco, insuportável ou tudo ao mesmo tempo.

Me lembrou um pouco Frankenstein no quesito experiência maluca mas acho que o personagem foi mal desenvolvido, tinha potencial pra ser melhor.

Enfim, minha opinião.

Roberta.Biasioli 07/08/2022

História muito interessante para quem gosta de ficção científica.
Nos oportuniza boas reflexões.
Leitura fácil e rápida.

a dona de casa Gaúcha 06/08/2022

Gostei
Um relato sobre o lado ruim de ser invisível, hoje em dia acho que seria mais fácil de viver. Não gostei muito do final, mas vale a pena ler.

Maria.Clara 02/08/2022

Não alcançou minhas expectativas
No começo conseguiu meu interesse, mas a demora para mostrar o real ponto do livro deixou a leitura maçante. Em geral é um bom livro, porém por ser um clássico minhas expectativas estavam muito altas.

Erica.Barone 28/07/2022

Na minha modesta opinião, um livro mediano com um personagem detestável. A leitura é fluida e a ideia original para época, mas não me conquistou.

Luã 24/07/2022

Uma obra que se propõe a ir muito além da mera ficção que diverte, pois, assim como José Saramago em "Ensaio cobre a cegueira", em "O homem invisível" Wells cria uma personagem que encarna a seguinte questão: O que o ser humano é capaz de fazer quando ninguém o vê?

Suzan8 22/07/2022

Uma história incrível, mal contada
Por ser um clássico e tão famoso, minhas expectativas estavam lá no alto. O primeiro capítulo cria uma curiosidade no leitor, mas depois fica uma leitura tão arrastada e entediante que parece uma eternidade! Da metade do livro em diante a leitura flui um pouco mais. Gostei do final, mas pelo conjunto da obra não dá pra dar mais que 2 estrelas. Uma pena, porque a ideia é genial.