O Homem Invisível

O Homem Invisível H. G. Wells

Resenhas - O Homem Invisível

Bárbara 29/09/2023

Muito cuidado com o que deseja!
Ótima leitura, o texto vai te levando de uma forma muito natural pras conclusões necessárias. Recomendo bastante, só não levou 5 estrelas porque acho que podia ser um pouco mais longo e explorar mais a parte final.

Anderson. 28/09/2023

Homem Invisível e História Invisível
Criei muitas expectativas sobre esse livro e acabei me decepcionando drasticamente. Os primeiros capítulos são excelentes e o último é brevemente interessante, mas de resto, muito cansativo.

A escrita também não é legal. O autor joga personagens na história como se fossem velhos conhecidos, sendo que não fazemos a mínima ideia de quem são. E a falta de detalhes do personagens não permite que nos conectemos com eles. Não teve um personagem sequer que eu pude me importar, inclusive o protagonista.

Aliás, que protagonismo ruim.

Um ponto bom é que a explicação sobre a invisibilidade do homem é surpreendente e cheia de detalhes

Mas isso não salvou a leitura pra mim.
Não me agradou!

Alessandra.Adams 24/09/2023

"Na verdade estou todo aqui: cabeça,
mãos, pernas e todo o resto, mas
acontece que sou invisível. É um
contratempo dos diabos, mas é a
verdade. Não é motivo para que cada
habitante estúpido de Iping queira me
fazer em pedaços, não é mesmo?"

A_Peregrina 21/09/2023

O Homem Surtado
Pesquisando sobre esse livro no Google, eu descobri que é um sucesso desde 1897. Além disso, é relatado que a obra uma mistura complexa entre o humor e a ficção científica (campo de leitura totalmente novo que eu me meto) e sobre a incompreensão e laços entre o indivíduo e a sociedade.

Mas, de verdade, o livro me passou uma certa raiva. Raiva de não poder entrar naquele cenário e espancar eu mesma o homem invisível, insensível, mesquinho, egoísta, mimado e irritadiço que começou a narrar pelos capítulos finais. De laço com a sociedade, somente os momentos finais, do desfecho rápido e seco (tipo corte Tramontina).

Sua jornada até Iping foi até engraçada e de certa forma curiosa, ele era um personagem cômico pelo jeito meio desesperado e ansioso, mas quando fugiu pela primeira vez, deu um giro de 180° e se tornou um ser individualista e que só via os outros como vermes e "coisas" que poderia se livrar facilmente com um porrete e certa força.

Isso me deixou EXTREMAMENTE incomodada. Como ele, um cientista e acadêmico, poderia ter uma visão tão deturpada da sociedade, desprezar tanto a humanidade, e ainda assim, querer ser seu ídolo? Me deixou inquieta pois esse Homem Invisível pode ter sido uma interpretação fiel daqueles que são as palavras finais em situações/locais/serviços para pessoas com menos acesso a educação (posso ter viajado, mas foi isso que pensei e pronto) e elas serem exatamente assim: sem escrúpulos e que se valem de seus privilégios para belo prazer e benefícios.

H. G. Wells foi carismático e escreveu bem esse personagem odioso, que não encontrava erros e nem obstáculos em sua trajetória. E ele escreve de forma tão leve, que a explicação científica para o causo nem foi tão cansativa de ler e nem foi tão impossível de se entender, embora física e ótica não sejam meu forte.

Livro legal, vale o esforço numa tarde de domingo e café para lançar críticas ao ser humano depois que ganha o mínimo de poder.

Malu.MacalAs 20/09/2023

O homem invisível
Não sei oq eu exatamente esperava pra esse livro, mas não era oq recebi, por ser um clássico pensava q iria ser uma leitura complicada mas foi o oposto, é bom mas não leria novamente

JGuSoul 19/09/2023

As Desvantagens de Ser Invisível
Bom, a escrita de H. G. Wells me surpreendeu. Ele com certeza evoluiu muito desde "A Máquina do Tempo". Desde o início, um perito em criar uma atmosfera envolvente, não é diferente nesse livro. No entanto, é muito mais fácil gostar (ou odiar) os personagens dessa vez. Basicamente, ele resolveu a principal falha, na minha opinião, de "A Máquina do Tempo".

Sobre o Griffin, adorei o personagem! Uma analogia estranha seria insinuar que presenciamos a transformação da Clarice Starling para o Dr. Hannibal Lecter. Eu sei, é exagerado, mas pense um pouco... personalidades parecidas com um nível de saúde diferente.

Ouvi algumas pessoas dizerem que esse é um terror, discordo um pouco, esse é um suspense, e dos clássicos. Ao menos para algumas pessoas, pode funcionar como terror, talvez também por influência do filme, mas para mim, ele funciona perfeitamente como um suspense com ficção científica.

Enfim, leitura recomendadíssima, mesmo que você não curta suspenses. Vai por mim, existe um motivo para esse livro ser um clássico (e não é só porque H. G. Wells é mais uma vez pioneiro com uma ideia inusitada em um ano distante).

PS (SPOILER): Arg... Esse final me deixou com um gostinho ruim na boca, não vou mentir. Infelizmente, já era o esperado. Preciso admitir que torcia, razoavelmente, para o Homem Invisível, no mínimo, se vingar do Kemp e do Marvel.
PS2: todos os filmes são péssimas adaptações.

Isac 19/09/2023

É bom...mas não é "uau"
Após concluir a leitura de O homem invisível, só tenho uma coisa a dizer... esperava mais! Um livro tido como clássico, deveria ser bem mais envolvente, mais profundo e mais cativante. A história começa bem, mas ao passar dos capítulos a leitura vai ficando massante. O livro começa a ter um ritmo constante e interessante do meio para o final. O personagem principal também não é muito profundo e os motivos para ele agir da forma que age não são convincentes.

Mas a história em si é boa, o método científico usado para deixar o personagem invisível é explicado de forma interessante, os personagens secundários da história são até bem trabalhados e o passado do personagem apesar do autor não se aprofundar muito nesse aspecto, é um ponto positivo.

Enfim, esperava mais desse livro (talvez seja por isso, espectativa) mas de qualquer forma não foi o pior livro que já li, recomendo que leia e tire suas próprias conclusões.

satanikriss 17/09/2023

Interessante.
Meu primeiro contato com H.G Wells, interessante porém indiferente. Não sentiria falta dessa leitura na minha vida apesar da diversão que ela me proporcionou. Gostei do caos em momentos específicos e da explicação por trás do homem invisivel mas a narrativa por vezes ficava chata.

Bruce.Costa 15/09/2023

Deveria se chamar as desvantagens de ser invisível kkkm
Tive a experiência dessa leitura através de áudio livro no Storytel. E já havia lido Guerra Dos Mundos ( que é só msm autor pra quem n sabe..) e esse foi mais fluido e a história me prendeu em todos os momentos.
É engraçado ressaltar que o personagem percebe que ser invisível vem com várias desvantagens junto rs
E ele é extramamente mal humorado e ranzinza, ri muito com ele interagindo com os outros personagens.

viana_ 05/09/2023

O Homem Invisível
O livro é sobre um homem que, gradualmente, entende mais sobre sua atual posição no mundo.

O processo da invisibilidade foi bastante difícil no começo. Assim como seria para qualquer um. Mas ao adquirir certo grau de conhecimento à respeito de si mesmo, o homem invisível age de acordo com a maioria que se imagina nessa mesma situação. Sendo assim, a condição da invisibilidade é aproveitada para cometer crimes e outros atos desonrosos.

H.G. Wells, não necessariamente, faz uma crítica aos seres humanos, em geral, como seres altamente corruptíveis. O homem invisível da obra, Griffin, desde sempre foi um homem problemático. Por isso, Wells imagina como um homem, sem conceitos básicos sobre ética e moral, agiria se não houvessem consequências para seus atos.

Mark_Literário 03/09/2023

O homem invisível começa sua história com a chegada de um exótico homem à uma pousada em uma vila da Inglaterra. Coberto de roupas grossas e faixas por todo o corpo, o homem misterioso começa a chamar a atenção dos moradores da vila devido à seus hábitos grosseiros durante sua estadia na pousada. Quando questionado, para a surpresa de todos, o homem revela-se como um ser completamente invisível, e a partir daí inicia uma trajetória de crimes e ameaças. O livro traz a tona a relação de poder e ética, uma vez que o personagem principal realiza diversos crimes pelo simples motivo de poder realiza-los, mostrando-se um verdadeiro vilão que pouco se importa com as consequências de seus atos. A leitura é simples e o enredo envolvente, cabendo aqui a recomendação de leitura.