O homem invisível

O homem invisível H. G. Wells

Resenhas - O Homem Invisível

Carol Martins 19/12/2021

Confesso que eu esperava bem mais desse livro, mas ainda assim, não me arrependo de ter lido. O livro tem uma escrita simples, tranquila de se ler, alguns momentos são interessantes, mas os personagens não são bem explorados, nem mesmo o Homem Invisível, o que pra mim é um defeito relevante. Achei legal a explicação científica para a invisibilidade do Griffin, mas fora isso, não vi muita coisa marcante nesse livro.

Rebeca.Souza 20/01/2023

Divertido e cativante
A leitura era bem mais fácil do que eu imaginava, por mais que seja um dos clássicos da literatura a linguagem usada por H.G Wells é bem jovial e de fácil entendimento.
Com boas pitadas de humor proporcionado pelos personagens provincianos , um sistema de "ganchos" no final de cada capítulo e a nuvem de mistério que envolve o personagem principal, o autor consegue lhe fazer beber de uma fórmula que te induz a ficar preso no livro do começo até o fim.

Leonardo 08/06/2013

Ficção científica de primeira qualidade
Disponível em http://catalisecritica.wordpress.com

Meu irmão aproveitou uma promoção da Livraria Cultura e comprou três clássicos de H. G. Wells: O homem invisível, A ilha do Dr. Moreau e A máquina do tempo, todos da Alfaguara. A capa de O homem invisível já havia despertado a minha curiosidade, e quando vi o livro em minhas mãos, não resisti e mandei para ele apenas os outros dois. Terminei de ler as duzentas páginas do livro naquele mesmo dia.
O homem invisível é um clássico da ficção científica. Escrito em 1897, já foi transformado em filme, imitado, parodiado, inspirado super-heróis e mesmo com mais de cem anos de idade, o livro exala frescor, provando que toda boa literatura é eterna. Narra a história de um homem invisível, como qualquer leitor com um mínimo de perspicácia já deve ter percebido, que tenta a todo custo descobrir como reverter o processo. Ele vai para uma cidade no interior da Inglaterra em busca de sossego, mas acaba chamando a atenção de todos os moradores por seus modos bruscos, por seus segredos, pelas experiências que constantemente faz... e por acontecimentos estranhos surgidos depois da sua chegada.
O homem invisível é um livro bastante cinematográfico. Desde a evocação de imagens claro que você não se imagina vendo o homem invisível, mas você se imagina justamente não o vendo até o enredo, começando de maneira lenta e preparando terreno para uma conclusão explosiva.
H. G. Wells é bastante diferente da maioria dos autores que eu costumo ler. Sua preocupação é em contar uma boa história. Seu estilo é simples, direto, elegante, sem firulas. Ao mesmo tempo, ele sabe criar tensão. O autor escolheu narrar a história sem jamais adentrar no ponto de vista do homem invisível. Assim, não sabemos exatamente o que ele pensa até que ele abra a boca para falar, o que demora um pouco. Também não sabemos como ele se tornou invisível, nem exatamente o que ele está tentando com aquelas experiências. Entregar as informações assim, aos poucos, é, sem dúvida, um dos muitos acertos do escritor inglês.
O homem invisível é um livro divertido, para você ler de uma só vez. Não carrega grandes pretensões, não quer discutir a natureza humana ou filosofar sobre o bem e o mal. H. G. Wells sentou-se e escreveu uma história que desafiou a imaginação das pessoas de seu tempo e que consegue mexer com nossas cabeças ainda hoje. Pra quem gosta de ficção científica, um prato cheio. Pra quem gosta de boa literatura, também.

lorenaeow 19/03/2022

"? de que vale ter orgulho de um lugar, quando se está impossibilitado de aparecer lá? De que vale o amor de uma mulher quando o seu nome tem que ser Dalila? Não tenho interesse pela política, pelo brilho falso da fama, pela filantropia ou pelo esporte. Que iria fazer? E por isso tudo tinha me tornado um mistério embuçado, a caricatura de um homem, enfaixado e cheio de ataduras!"

Thamiris 18/05/2021

Loucura & Insanidade
O que mais me fez gostar da história não foi nem o enredo, a história em si, e sim, o que ela nos propõe: A reflexão e a formação de um pensamento crítico! A proposta do livro cheio de suspense acerca do forasteiro que chega envolto em ataduras(e que cá comigo, já sabemos quem é), a agitação do povo na vila curioso para saber mais do homem e o futuro pânico seguinte é algo que sequer chegou ao patamar de como foi ao vermos o protagonista principal(que recebe o nome do livro) e sua personalidade. Ele é muito bipolar e agressivo. Vejo muito na questão dele a mexida entre a loucura, insanidade e a impunidade. Com certeza recomendo, recomendo somente para ver o pensamento crítico de leitor se formar na cabeça de todos vocês que lerem. Foi algo que me chamou mais atenção do que a própria narrativa.
Arabe Sol 18/05/2021minha estante
Não tem nada a ver com os filmes ne?

Thamiris 18/05/2021minha estante
Confesso que nunca assisti o filme, mas acho que o filme mostra o que aconteceu do início, e aqui não ocorre.

Aaaah ta

Vou ler então hehehehhe

Douglas.Souza 23/08/2021

As (Des)Vantagens de Ser Invisível?
Primeira leitura de Wells e UAU! Iniciei a leitura esperando muito mais um livro focado em ficção científica e isso foi ótimo, porque me surpreendeu bastante receber um suspense tão aflitivo do começo ao fim (já o meio nem tanto).

Muito mais do que uma ficção científica, "O Homem Invisível" mostra até onde o ser humano pode ir pela sua ambição e até que ponto essa ambição pode o quebrar por completo. É impossível ler sem sentir desconforto e preocupação de que o protagonista vai surtar à qualquer momento, e isso faz com que a narrativa seja extremamente cativante (os últimos 4 capítulos são a cereja do bolo). Além disso Wells foi bem perspicaz em mostrar, na medida do possível, que estar nos sapatos (que ele sequer pode usar) do protagonista seria no mínimo desagradável, então o que deveria ser a sua bênção passa a ser sua sina durante toda a história.

Meu único problema foi com a guinada de intenções e caráter do protagonista serem bem mal aproveitadas, já que ele se apresenta como um personagem caricatamente mesquinho e malvado bem antes de estar na situação em que o livro inicia. Em certo momento senti que o autor planejava ganhar minha empatia pelo personagem, o que seria ótimo pela forma como a história procede, mas isso não aconteceu, o que acabou me frustrando um pouco.

De qualquer forma, "O Homem Invisível" é sem dúvida uma leitura essencial para os fãs de ficção científica e de suspense também, pelo visto. Angustiantemente genial!
Nayany 27/08/2021minha estante
Hahahaha é bem isso Desvantagem. Quando der leia A máquina do tempo.

Rosana.Oliveira 01/03/2022

Boa história
É bem diferente do filme que já assisti. O filme só é inspirado na ideia central, de um cientista ter conseguido se tornar invisível. Fora isso, não tem mais nada do livro. A história é muito boa. Gostei.

Coruja 23/04/2021

Esse é um daqueles livros que você começa achando que sabe tudo que vai acontecer? e aí descobre que não era nada do que você estava pensando. O Homem Invisível é, afinal, parte do nosso imaginário coletivo, sendo várias vezes adaptado ou mesmo cooptado para outras obras (Liga Extraordinária, estou olhando para você), de tal forma que, querendo ou não, temos certas expectativas para ele.

Em poucas linhas: Griffin é um cientista genial que inventa uma fórmula da invisibilidade que se utiliza de princípios ópticos e índices de refração. Obcecado em completar suas experiências, ele não espera pela criação de um antídoto antes de testar a fórmula em si mesmo e não demora muito para perceber que o lado prático de ser invisível não é a maravilha que ele imaginava. Determinado a encontrar uma solução para seus problemas, ele se disfarça com bandagens, roupas, chapéu, óculos e nariz postiço, se hospeda num vilarejo do interior e recomeça seus estudos e experimentos. A estranheza e irascibilidade de Griffin, contudo, colidem com a curiosidade e desconfiança dos habitantes da vila e não demora para que seu segredo seja descoberto e uma série de confusões daí decorram.

Falei ali em cima sobre expectativas. Pois bem, comecei sob a impressão de que a obra de Wells era uma história de horror. De fato, há um elemento de terror aqui, mas eis a questão: usamos comumente terror e horror como sinônimos, e eles não são. O terror vem da expectativa, da construção psicológica de uma situação que te induz à ansiedade; o horror, por sua vez, é a repulsa que vem após presenciarmos algo assustador. Gosto, aliás, da explicação das autoras de Monster, She Wrote, parafraseando um ensaio de Ann Radcliffe, de 1826: o terror é ?estar à beira do precipício, sentindo tanto medo como a esmagadora beleza da cena diante de si?, ao passo que o horror ?te empurra do precipício, não deixando qualquer apreciação para a beleza ou o sublime, apenas o medo cego, seguido por sangue e vísceras?.

É o distanciamento de Griffin, cientista e protagonista da história, da sociedade que o cerca, sua incapacidade de sentir empatia, de expressar remorso, seu imenso egoísmo e sua sede de poder que nos impactam aqui. Mesmo antes de suas experiências, as quais o tornaram invisível, Griffin é estranho, antisocial, cismado. Não pude deixar de compará-lo a Victor Frankenstein, outro cientista frio que brinca de Deus, sem pensar nas consequências de seus atos e depois se vê divorciado da humanidade. Ambos sofrem da mesma arrogância, do mesmo descaso com aqueles que estão pelo caminho na busca por suas descobertas científicas. Victor é um pouco mais bem integrado e por isso chega a se arrepender - o que ajuda a transformar Frankenstein numa tragédia -, mas não existe essa possibilidade com Griffin, que não tem qualquer elo com seus semelhantes.

Se tivesse sido capaz de criar relacionamentos relevantes, talvez seu destino fosse outro e lamentaríamos por ele. Quando Wells nos revela que Griffin é albino de nascença, não pude deixar de pensar que sua desumanidade era uma reação a repulsa que a sociedade costuma demonstrar com tudo o que é diferente. É uma interpretação minha, porque não há nada no livro que confirme isso, mas é bem natural se chegar a essa conclusão. Mesmo com essa ideia na cabeça, contudo, não senti qualquer simpatia pelo personagem. Griffin vê todos a seu redor como indivíduos descartáveis perante suas ambições, não se importa com ninguém além de seus próprios ganhos. Mesmo imaginando uma miríades de possíveis sofrimentos, é difícil estimá-lo.

A invisibilidade dá a Griffin a sensação de poder fazer o que bem entender, sem consequências. O que é um roubo ali, um assassinato ali, quando ninguém pode vê-lo? Fiquei pensando na sensação de anonimato por trás de uma conta de rede social, e as barbaridades que pessoas comuns expressam ali, crendo-se invisíveis. Pensei também em como o aparente poder absoluto pode subir à cabeça e fazer crer ao indivíduo que ele está acima de todos; e como essa sensação de superioridade nos isola do próximo e nos faz incapazes de enxergar o sofrimento do outro.

Sob esse ponto de vista, O Homem Invisível seria uma leitura um tanto deprimente, não fosse a forma como Wells imprime humor a essas correntes aterrorizantes. Griffin se dá muita importância, mas a verdade é que sua condição o coloca em várias situações cômicas, ridículas mesmo, o que não é ajudado pelo espaço em que o autor decide jogá-lo: uma cidade do interior, na qual todo mundo tem uma opinião e se acha no direito de se meter na história.

Impressiona-me que Wells tenha conseguido me surpreender, virar do avesso minhas expectativas. De mais, O Homem Invisível é uma leitura rápida, que tanto funciona bem ao entretenimento, como rende pano para manga em debates sobre ética, ciência, psiquê e solidão humana.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/04/o-terror-do-isolamento-uma-leitura-de-o.html

Lobbo 12/01/2022

Ficção clássica
O que vc faria se ninguém lhe visse? Acredito que tudo o que não presta kkkk neste livro de mil oitocentos e bolinha vc acompanhará a trajetória de um personagem que apesar de ninguém o ver, mostrou a ruindade humana.
ivy! 12/01/2022minha estante
um clássico q ainda preciso conhecer?

nerdolachato 26/10/2023

Cativante!
Uma leitura envolvente que realmente estimula a imaginação de maneira excepcional. Este livro oferece uma poderosa lição sobre como a arrogância que acompanha o poder eventualmente leva à decadência.
Eadlynss 26/10/2023minha estante
Seu nick é engraçado, e junto com o ícon de Snoopy, ficou um engraçado simpático, kkkkkkk

nerdolachato 26/10/2023minha estante
kkkkk obrigado! :D

Ludmila 05/11/2021

É um livro legal! Não dá pra dizer "Nossa, que história maravilhosa", mas considerando a época do seu lançamento (1897) deve ter sido surpreendente. Valeu a pena. Recomendo!

Erica.Barone 28/07/2022

Na minha modesta opinião, um livro mediano com um personagem detestável. A leitura é fluida e a ideia original para época, mas não me conquistou.

Mika.Chan 11/12/2021

Me impressionei com o final
Esse livro é um clássico, mas eu nunca imaginei que o final dele fosse desse jeito. Sempre quis ler esse livro mas nunca tive a oportunidade encontrei como audiobook e ouvir durante os afazeres do dia,o que deixou tudo bem divertido.
A história é bem completa, tem início, meio e fim e a narrativa é bem legal e compreensiva.
Às vezes tem dificuldades em entender os nomes dos personagens mas com o passar do tempo consegui identificar todos eles e construí-los na imaginação.
Gostei muito porque é bem explicado a origem do homem invisível e de como chegou até o momento final do livro.
Acho que vou ler mais uma vez em breve!!