O homem invisível

O homem invisível H. G. Wells

Resenhas - O Homem Invisível

Erica.Barone 28/07/2022

Na minha modesta opinião, um livro mediano com um personagem detestável. A leitura é fluida e a ideia original para época, mas não me conquistou.

@apilhadathay 20/06/2021

Bom, mas Wells tem melhores
Quinto livro publicado por H. G. Wells, em 1897, O HOMEM INVISÍVEL é mais uma de suas obras que lançou bases para a inovação e criatividade na ficção científica. Foi um autor profundamente devotado a lutas sociais e também dono de uma escrita prolífica. Admiro.

Wells foi nas narrativas como era com as ciências (não afeito aos detalhes, mas interessado na inovação e originalidade) e este livro reflete o fato. O tema da invisibilidade é antigo e também o é a viagem no tempo, mas Wells trouxe diferenciais, trabalhou nos contornos dos temas, sempre com o prazer de se jogar na narrativa.

A história inicia "in media res", ou seja, já em meio aos principais acontecimentos. Griffin está invisível e busca se disfarçar em sociedade. Não há mágica, mas explicações científicas que envolvem longos estudos de refração e reflexão e aparelhos específicos. Não é real para nós, mas é verossímil na leitura. Por quê? Porque o autor é bom e convence.

Admira-me o fato de que ele sempre tem um propósito de analisar ações humanas e as consequências delas na vida, no mundo. Além de sua clara paixão pelo Reino Unido, que fica muito explícita até em cada capítulo que ele batiza com o nome de algum lugar ou nas descrições dos cenários que flutuam entre urbano e bucólico. Ele foi um excelente Observador do Cotidiano, Wells.

O que não me atraiu tanto foram alguns diálogos vazios e o tempo que levou para chegarmos a alguma ação de fato, o que ocorreu após 75% do livro. Reconheço que alguns pontos ficaram sem respostas (e eu sou alguém que adora novas perguntas, em vez das respostas), mas neste caso, eu esperava sim ver alguns questionamentos solucionados.

Os aspectos visuais durante as perseguições me encantaram os 3,5 pontos que dei ao livro são certamente pelas cenas de ação que deram uma dinamizada na parte final e não deixa muito pra imaginação de qualquer diretor de cinema. G. porém, precisava me convencer mais de seu propósito. Gostaria de saber mais dele, da infância e mais detalhes do que o levou a criar tanto caso com K. Pretendo reler um dia!

P. S. Amo essa tradução do Bráulio Tavares!

Bunig 02/07/2022

Cômico, se não fosse trágico
Este foi meu primeiro contato com H. G. Wells e não foi tão bom quanto eu esperava. Ouvi por muito tempo as pessoas aclamando sua genialidade, e não que O Homem Invisível não seja genial, pois a ideia é bacana, a discussão levantada é interessante, mas essa obra não é tudo isso.

No início da leitura eu estava achando o enredo e os personagens bem engraçadinhos e isso é algo que se mantém durante toda a narrativa. Cheguei até a entender esse livro como um tipo de comédia não intencional. Inclusive, no capítulo em que Griffin conta seus infortúnios, eu dei umas boas gargalhadas, pois coitado, se imaginou um tipo deus, mas deu tudo errado. E isso foi a única coisa que realmente me agradou na história.

E por falar em Griffin, o personagem principal é intragável. Essa arrogância e complexo de superioridade o fizeram in-su-por-tá-vel. Todavia, é incrível como, mesmo depois de tudo que aconteceu, ele não perdeu o otimismo e ainda se achava capaz de dominar o mundo.

Só pra finalizar, percebi que não tenho maturidade pra esse livro. Eu passava o tempo todo imaginando o homem invisível correndo pelado por aí, rolando pelado na terra, caindo pelado em cima dos outros e o p**** dele lá balançando, encostando nas pessoas. Custei a levar ele a sério enquanto era isso que se passava na minha cabeça.
Clari.Monise 02/07/2022minha estante
Hahahahahahaaha

larissa708 02/07/2022minha estante
Gente kakakakakakka, eu queria muito ler ele mas depois dessa kkkkk

Bunig 02/07/2022minha estante
Mas Larissa vai que, diferente de mim, você acaba curtindo? Hahahahah

larissa708 02/07/2022minha estante
Amg, mas depois que tu falou que imagina ele andando pelado KKKKKKKK, isso não sai da minha cabeça tão cedo Kkkkk

Bunig 02/07/2022minha estante
Me perdoaaaaa kkkkkkkkkkkk mas é que tinha vezes que não tinha como e eu ficava preocupada dele machucar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aline221 14/08/2022minha estante
Ainda não terminei o livro, mas é EXATAMENTE isso que eu fico pensando o tempo todo com ele pelado correndo de lá pra cá ?

Aline 22/11/2020

Gostei
É uma reflexão muito interessante sobre a invisibilidade... Tem prós e contras, e tem os que piram....

Allan Tancredo 12/12/2020

As vantagens (e desvantagens) de ser invisível
É incrível como uma história da virado do séc XIX para o XX possa ainda ser tão boa, e também ter tantas reminiscências no cinema, em várias partes lembrei do filme o Homem sem sombra com Kevin Bacon, que eu assisti quando criança.
Gostei da leitura, e pretendo ler mais coisas do H.G Wells!

Mika.Chan 11/12/2021

Me impressionei com o final
Esse livro é um clássico, mas eu nunca imaginei que o final dele fosse desse jeito. Sempre quis ler esse livro mas nunca tive a oportunidade encontrei como audiobook e ouvir durante os afazeres do dia,o que deixou tudo bem divertido.
A história é bem completa, tem início, meio e fim e a narrativa é bem legal e compreensiva.
Às vezes tem dificuldades em entender os nomes dos personagens mas com o passar do tempo consegui identificar todos eles e construí-los na imaginação.
Gostei muito porque é bem explicado a origem do homem invisível e de como chegou até o momento final do livro.
Acho que vou ler mais uma vez em breve!!

Reccanello 22/05/2023

Um livro divertido, frenético, com uma narrativa engenhosa e conceitos revolucionários, no qual o autor criou uma história que vai além da mera aventura, explorando questões profundas sobre a natureza humana e as consequências da invisibilidade, aqui usada como metáfora para a natureza oculta e corruptível do ser humano quando privado das restrições sociais e morais.

Neferet 20/11/2020

Incrivelmente leve
No começo eu estava um pouco saturada de leitura, então a história demorou pra me prender ...
um povo intrometido , me irritava kkk
Eu demorei pra perceber também que ele era um cara ruim , comecei a ler imaginando que ele tinha sofrido alguma experiência química e estava tentando ter um pouco de paz pra encontrar a cura, depois que vi que tipo de gente ele era , me deu um ódio dele kkkkk louco, insano, e nada tem a ver com a condição dele ...
Enfim ... gostei da leitura, recomendo.

Mari 03/06/2021

?Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades!? mas acho que o nosso protagonista não sabia disso!
Eu tava numa ressaquinha literária e achei que um livro curtinho fosse me ajudar mas com O Homem Invisível não rolou :(
A maior parte do livro é bem paradinha mas é legal pra entender sobre ambição e poder.

Vanessa2056 23/01/2022

Mas era só isso?
A história é boa, mas não é algo excepcional (para a época do seu lançamento foi muiiiito. Não tirem o mérito desse fato, porque ele importa).
Esse livro parece que seguiu aquilo do "você só conhece de verdade alguém, quando dá poder a ele" e é isso que acontece com o homem invisível. Ele se torna egoísta, desumano, maldoso, sem escrúpulos e ainda tem a ilusão de que por está invisível ele pode agir da forma que bem entender e que isso não terá nenhuma consequência porque ele pode simplesmente sumir sem pagar por nenhum dos seus atos. Cada pessoa pode ter uma reação diferente ao personagem e podem inclusive aceitar ele como uma vítima. Isso é bem interessante, inclusive.
E sobre o Wells, ele explicou de modo bem simples sofre a física e a óptica, explicou o processo da invisibilidade e tal. Embora fosse formado em Geologia, ele estudava muito sobre química, física e biologia. Pouco antes de sua morte, recebeu o título de Doutor em ciências ??.
É um bom livro pra conhecer o gênero da ficção científica na literatura (mas sem esquecer a mãe suprema, Mary Shelley com Frankenstein). (Lembra um pouco a escrita da Mary também)
Pam 27/01/2022minha estante
Foi bem esse o sentimento que tive também: foi só isso a história? Kkkkkkkk

Vanessa2056 27/01/2022minha estante
Se o título fosse outro, ainda rolava um pouco de suspense né? Mas nem isso kkkkkk o título já é o spoiler

Pam 28/01/2022minha estante
Huahdhshhdhs exato, fiquei meio sem graça ?

Adrienne 16/08/2021

Leitura mediana. Não é empolgante, não é cativante, mas não chega a ser enfadonho e o final é satisfatório.

LivroAleatorio 27/03/2023

Cômico, Cidade pequena, Clássico da ficção científica
O Homem Invisível foi um livro com muitos tons para mim. Hora ele era super engraçado, hora ele acentuava a tensão e medo, hora ele focava na ficção científica. Isso foi bem legal porque tornou o livro mais leve e muito engraçado.
A galera em choque com o homem invisível é algo muito cômico e o temperamento dele, violento, raivoso e carrancudo só deixou tudo ainda mais engraçado para mim.
O narrador também tem papel na história, traz uma camada a mais e dá aquele toque de que tem um amigo te contando uma fofoca.
O livro também traz a lição sobre como os nossos sonhos podem ser diferentes quando nós os sonhamos e quando nós os realizamos. Nós costumamos idealizar um cenário perfeitamente agradável, mas tudo sempre traz algum grau de desconforto.
O final foi MUITO bom e achei o epílogo um fechamento espetacular para a história (apesar da minha raiva). Eu imaginei alguns finais para esse livro que eu gostaria, mas é porque eu gosto do caos, terror e gritaria HAHA

Franci 21/03/2021

O clássico que inspirou o filmes de hoje
O livro em si tem um tema muito bom e que prende o leitor e nos deixa muito instigados a saber como ele chegou a essa situação, tanto física, como as circunstâncias do envolvimento dele com outros personagens.
Confesso que achei o protagonista um tanto chato e irritadiço.
Acredito também que seu temperamento nós impede de nós identificar com o personagem, pois em muitos momentos chego a conclusão que ele se mete em tantos problemas por ser tão incômodo com pessoas que só tentam o ajudar.