Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Mar 05/12/2021

Recomendo a todos!
Me deram essa obra prima dizendo que era o seu livro favorito e eu simplesmente o devorei
Toda a história, a forma como é narrado e como é desenvolvido faz com que o leitor não queira largar mão dele por nenhum segundo!

Jéssica Maria 30/09/2022

Todo mundo merece uma Tia Dahlia
A história de Palito é uma história muito dura, mais do que a adolescência costuma ser. Ele nasceu com anotia, então se sente completamente "anormal", mais do que é comum a todos os jovens. Sua relação com os pais é péssima, assim como sua vivência na escola. O que o salva da violência física, emocional e do bullying é sua relação com seu irmão Bosten e com sua amiga Emily.

A história se desenrola de uma forma muito fluida. Cada capítulo foca na relação de Palito com um dos outros personagens e no meio disso toda a sua efervescência de sentimentos. É muito fácil ler esse livro, a não ser pela violência física, emocional e até sexual (fiquei bem chateada de não ter recebido esse aviso de gatilho antes, foi bem desagradável essa "surpresa") e pelos constantes relatos de ereção (um menino de 13 anos tem ereção o tempo todo ou o autor é viciado nesse tipo de descrição?).

Eu achei que a parte introdutória, onde conhecemos os personagens é muito boa, mas depois que ele começa a viajar eu fiquei com alguns incômodos de continuidade de enredo, de tal forma que o final deixou diversas coisas em aberto, ao mesmo tempo que foi uma grande enrolada até o desfecho acontecer.

É um livro triste. Leia sabendo disso, mas não deixa de ser uma boa história, mesmo com os seus pesares.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 06/09/2015

Minha Metade Silenciosa
Neste livro, conhecemos o Stark McClellan, ou para os íntimos, o Palito que é um garoto de 13 anos alto com 1,80, magro e que tem uma deformação: falta uma orelha, sendo assim, ele tem dificuldade para ouvir, pois apenas ouve de um lado, por isso, o nome do livro "Minha Metade Silenciosa".

Há uma pessoa que Palito ama como ninguém neste mundo: seu irmão e melhor amigo de todos os tempos, o Bosten, que o defende de todas as pessoas que querem fazer algum mal para o Palito, independente do que venha a acontecer com ele.

Seus pais, por sua vez, são pessoas estranhas, pois corrigem seus filhos, no caso o Palito e Bosten de uma forma fria e calculista e com uma cultura longe dos conceitos de uma família 'normal' onde Tapas em todos os locais do corpo, murros, pontapés e após a surra que na maioria das vezes é desnecessária, e no da surra é enviado ao São Fillian, uma quarto escuro, quase sem janela, apenas uma pequena fresta para entrada de pouco ar e uma balde onde podem utilizar para suas necessidades, após dois dias de castigo. E assim Palito acredita que é comum em todas as famílias. Simples assim.

Para deixar o livro mais intenso, o seu irmão Bosten assume ser gay após ser descoberto pela mãe de seu marmorado Paul, isso deixa o Palito intrigado, porém o vê como uma pessoa mais forte do que todos a sua volta, uma tiragem bem interessante que o autor escreveu. Contudo, seu irmão após apanhar de uma forma brutal do pai por descobrir que seu filho é gay decide ir embora de casa. Palito, óbvio, se ver sem a pessoa mais importante de sua vida e joga tudo para o alto e sai em busca de seu irmão. A partir daí, o livro toma um aspecto bem interessante, pois o Palito embarca em uma aventura onde durante essa busca pelo irmão, ele acaba sendo submetido a drogas, crimes, e descobre que nem todas as pessoas no mundo estão querendo fazer o mal para as outras e que nem todos o despreza por ter apenas uma orelha, mas sim, o acolhe.

A forma como o autor abordou estes assuntos foi realmente muito interessante pois pude perceber o quanto uma deficiente afeta um ser humano, porém, não o desfaz dentre os demais, apesar de nossa sociedade ser hipócrita mediante tal pessoa.

A mensagem que entendi neste livro foi: Não importa como você é ou como você se sente, porque todos a sua volta tem problemas maiores que o seu e com certeza você é e sempre será especial para alguém. Qualquer tipo de provação faz parte de nosso amadurecimento pessoal.

Super recomendo este livro, pois ele é muito bom! Embora eu tenha presenteado meu sobrinho Saulo no ano passado em seu aniversário quando fui à Bienal do Livro SP, peguei emprestado com ele neste mês de Agosto para participar da campanha #bcby para poder ler e me apaixonei... senti até dificuldades de devolver de tão bom que ele é! Hehehe! :D

A Editora Gutenberg fez um excelente trabalho neste livro, inclusive algo que achei super bacana foi: deixou o livro sem uma orelha. A princípio achei ser um erro de gráfica, mas após ler o livro entendei a mensagem. Muito bacana isso! :)

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2015/09/minha-metade-silenciosa.html

Amani.Cruz 06/03/2020

Uma família desestruturada e bullying. Este livro nos ensina que com amor, fé e esperança, até as piores histórias terminam bem.
É preciso também, acima de tudo, confiar nas pessoas certas.

Jr. 23/04/2020

Stark nasceu sem uma orelha, é um adolescente que passou uma infância complicada recebendo bullying de seus amigos e surra de seus pais.
O amor e carinho vem apenas de seu irmão Bosten e de sua amiga Emily.
Ao lado de seu irmão ele vive grandes aventuras , e se sente seguro. Essa relação é muito linda de se ver, ao comparar com os maus tratos e abusos que ambos recebem dos pais.
Gostei bastante de como o começo da adolescência dele é bem retratado, com as variações de humor e sentimentos. O livro é bem simples, mas ao mesmo tempo muito profundo e poético, mostrando o amadurecimento do protagonista e sua busca por ser amado, amor próprio e aceitação.

Rose 18/02/2015

Starck McClellan tem 14 anos. Seu apelido é Palito, por ser muito alto e magro. Seu irmão Bosten, de 16 anos, sempre o defende das maldades que fazem com ele por conta da falta de uma das orelhas. Os dois são inseparáveis e o amor que os une é uma das coisas que o fazem suportar a vida dentro de casa.

Eles são constantemente maltratados e espancados pelo pai. A mãe também é conivente com tudo isso.

O engraçado é que todo mundo de fora acha que os pais deles são perfeitos, mas eles conhecem a verdadeira face de ambos.

Além de Bosten, Starck conta também com Emily, sua única e fiel amiga. Bosten também tem um grande amigo, Paul.

A amizade entre eles cresce e se fortalece a cada dia. Starck começa a notar sentimentos diferentes conforme vai entrando na adolescência. Com os hormônios nas alturas, ele não sabe lidar muito bem com as próprias mudanças e descobertas da vida.

Em uma época de feriado, os irmãos foram despachados para a Califórnia na casa de uma tia que nunca viram. É justamente com Dahlia que os meninos conhecem o lado simples e descomplicado da vida. Onde a única regra mesmo era ser feliz e viver.

Mas a verdadeira vida deles não era na Califórnia, e eles tinham que voltar para a triste e fria realidade de Washington. Mal sabiam eles que a vida deles estava prestes a mudar tragicamente.

Se as coisas dentro de casa já não iam bem, pioram drasticamente quando os pais se separam e eles são obrigados a viverem com o pai. Sem falar que o pai acaba descobrindo o grande segredo de Bosten. As coisas realmente complicam, e Starck não entende porquê as pessoas criam tanta confusão diante dos sentimentos enquanto coisas mais séries acontecem com todo mundo.

Sozinho, longe do irmão que acabou fugindo de casa, Starck sabe que só voltará a viver mesmo quando tiver seu irmão novamente ao seu lado.

Sem tempo a perder e contando apenas com a própria esperança, o apoio de Emily e a força que ela e seu irmão sempre depositaram nele, Starck parte em busca de seu irmão.

Ele precisa acreditar a todo custo nesta força se quiser lutar por sua vida e pela vida daquele que ele mais ama: Bosten.

Há muito tempo que eu queria ler este livro, e quando a Camis falou que poderia me emprestá-lo fiquei mega feliz.

Ao longo da leitura meu coração foi ficando apertado. Eu temia o que poderia acontecer com os irmãos. Ficava o tempo todo lembrando dos meus filhos e de quanto eles são grudados um no outro. A união deles é a mesma destes dois personagem, então sei muito bem como eles se sentiam diante do sofrimento um do outro. Por conta disso, queria a todo custo protege-los do que poderia vim nas páginas seguintes.

Uma leitura tensa e emocionante. Um drama familiar que é a realidade de muitas casas. Uma história onde é notória que apenas o amor fraterno e a bondade existente nas pessoas será capaz de salvar estes irmãos... E ficamos torcendo para que isso aconteça...

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com
Mariza 21/02/2015minha estante
ADOREI.BELA ABORDAGEM DAS FALSAS REALIDADES QUE MUITAS FAMILIAS VIVEM.PRESENCIEI ALGO PARECIDO.ESTOU CURIOSA PARA SABER QUAL O SEGREDO?SERA QUE ELE É GAY? SANTA CURIOSIDADE.

Clarice.Castanhola 15/04/2015minha estante
Olá,
Esse livro é tão bom, que não tenho o que falar,um dos fatores que mais me chamou a atenção no livro foi o modo como o autor retrata o abuso sofrido pelos meninos. Bosten apanha diversas vezes do seu pai e, pra piorar, sofre abusos sexuais. O autor faz uma brilhante crítica à hipocrisia e podridão humana, já que o pai de Bosten não aceita de jeito nenhum sua sexualidade, mas comete diversos abusos com o filho...a leitura realmente é muito tensa e emocionante...

Saulinho 20/09/2014

Minha metade silenciosa, de Andrew Smith.
Já depois que li a sinopse, eu já me liguei em qual era o assunto, mesmo assim fui adiante. Achei o livro muito legal, olhando pela capa.
O livro fala sobre um adolescente de 14 anos que sofre Bullyng, e o seu irmãos mais velho, Bosten, o protege em qualquer situação, até mesmo de seus pais abusivos.
No decorrer na história nos deparamos com várias situações que nós, quando adolescentes passamos.
O jeito como o autor descreve as ações de Stark, __ Mais conhecido como Palito, por ser alto e magro. __ Nos leva a um mundo diferente, principalmente na parte em que Bosten some, e Palito corre atrás dele, enfrentando todas as situações.
Andrew Smith, o autor desse livro, nos fez lembrar como pensávamos quando éramos adolescentes, o quanto nos achávamos adultos. São só fases, me deixou boas lembranças.
Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 25/09/2014minha estante
Olá, Saulo!

Que resenha legal, cara!
Parabéns pelo livro e pela belíssima resenha!

Abraços!

Daniel Moraes

Jen 11/05/2020

Favoritado
O personagem principal é incrível e é fácil sentir a dor dele através do livro, além da relação entre irmãos ser um dos pontos fortes da narrativa.

Vane 01/02/2015

Foi um livro que me segurou por um bom tempo e fez eu sentir uma parte de mim sendo arrancada logo que eu terminei de ler. Indico para todo mundo, mas já aviso que não é uma história leve. Entretanto, te faz pensar em muita coisa MESMO. Fechei o livro querendo saber mais da história e ao mesmo tempo com um sentimento leve no peito.

site: http://www.esteveswhere.com/2014/10/resenha-do-livro-minha-metade-silenciosa.html

Monique Nóbrega 02/04/2014

Minha Metade Silenciosa - Extraordinário
Stark MecClellan é um menino alto e magro e, por isso, seu apelido é Palito. Ele tem um irmão (Bosten) e uma melhor amiga (Emily) os quais ele ama muito. Palito e o irmão vivem com os pais que os controlam com mãos de ferro. As regras da casa são abusivas e qualquer deslize atrai surras e noites no quarto do castigo. Além de sofrer em casa, Palito também sofre bullying na escola por ter nascido sem a orelha direita. Por tentar defendê-lo, Bosten vive arrumando brigas. Um dia a coisa fica muito séria e tudo muda. Bosten foge de casa e Palito parte em busca do irmão.

Cara, esse livro foi totalmente inspirado por "Extraordinário" de R.J. Palacio. O tema e os problemas são muito parecidos, mas este livro é mais pesado: não trata só de bullying na escola. Trata de Abuso sexual, pedofilia, preconceito, drogas e descobertas. Recomendo.
José Augusto 28/05/2014minha estante
Olá Monique, permita-me apenas discordar quando você diz ter este livro sido inspirado por "Extraordinário", pois "Minha metade silenciosa" é anterior.

Thai 26/08/2016

[...] E não há amor em minha casa, somente regras.

Stark é um garoto magro e muito alto para sua idade, por isso é chamado de Palito. Como se não fosse o bastante, ele não tem uma das orelhas, o que contribui para todo o bullying que ele sofre.
Seu braço direito é Bosten, seu irmão mais velho que o defende de tudo e todos e com quem tem uma relação muito boa.
Os pais de Stark e Bosten parecem não gostar muito dos dois, pois sempre usam a violência para castigá-los por qualquer coisa. Ter pais abusivos foi o que aproximou os dois irmãos.

"Às vezes, na nossa casa, era como se eu e Bosten fôssemos como insetos em papinha de bebê. Eu me movia com cuidado para onde quer que fosse. Não conseguia ouvir nada que eu mesmo fazia, mas me perguntava o quanto eu deixava o mundo deles barulhento, já que eles tinham duas orelhas e tudo."

Em um feriado de Páscoa, Stark combina de passar uns dias na casa de Emily, sua única amiga. Mas seus pais acabam com o plano quando resolvem mandar os irmãos para a casa de uma tia que eles nem conhecem, na Califórnia.
Os dois são contra a ideia mas não podem fazer nada a respeito, já imaginando o quão horrível será a viagem.

"Eu mal sabia quem era tia Dahlia, fora o fato de que ela é irmã da minha avó, e que estávamos sendo mandados para ela como se fôssemos cartões-postais vagabundos que você manda para as pessoas de que não gosta muito, e aí elas passam a gostar menos ainda de você."

Depois que chegam na Califórnia e conhecem a tia Dahlia, eles percebem que ela é uma pessoa muito legal e que a viagem talvez nem fosse tão horrível assim.

"- Palito...?
- O que?
- Você alguma vez já pensou em...
Bostem começou a perguntar alguma coisa, mas eu o cortei.
- Não, Nunca.
Porque eu sabia o que ele ia dizer, e, sim, eu pensava naquilo o tempo todo: como seria viver longe dos nossos pais. E ele sabia que eu pensava nisso. Não era necessário falar."

Na Califórnia eles conhecem os irmãos Evan e Kim e rapidamente se tornam amigos por terem tanto em comum. Lá eles aprendem a surfar e fazem passeios super divertidos, o que faz com que logo se apeguem uns aos outros.

"Podíamos ver a tristeza nos olhos uns dos outros. De alguma forma, eu acho, aquilo era uma coisa boa, porque significava que realmente éramos amigos e que talvez Bosten e eu tivéssemos encontrado um lugar que nos aceitasse. E era um lugar que só tinha uma regra, até onde eu sabia, e era uma regra fácil de seguir: amem-se uns aos outros."

Depois que voltam para casa, algo de ruim acontece e Bosten foge sem deixar pistas. É quando Stark decide botar o pé na estrada e ir atrás do irmão. Mas como nada é perfeito, a viagem não sai como o planejado e o menino se mete em um problema muito grande.

***

Primeiramente, todo meu amor pelo Stark. Que menino incrível!
Depois posso falar dessa capa linda e título que me conquistaram. Além do livro só ter uma das orelhas, como o personagem, e eu achei isso incrível.

Bom, eu me emocionei muito com a história desses dois irmãos, pois é algo tão real que tudo isso poderia ter acontecido na casa ao lado da minha e eu nunca teria percebido. O culpado disso tudo é o autor que foi incrível com o desenvolvimento dos personagens e de como ele narra os acontecimentos de uma forma tão forte.

O que me fez não dar nota 5 foi o final que me decepcionou bastante. Eu esperava algo mais emocionante ou muito triste e foi só 'ok', sabe? Não me convenceu, mas não deixa de ser uma história LINDA!

site: curaleitura.blogspot.com

Clara 27/03/2020

Minha metade silenciosa flutuou entre o divertido e o doloroso. As relações familiares, amorosas e de amizade acontecendo dentro da cabeça de um rapaz de 13 anos que ainda é inexperiente com as coisas da vida, chegando a ser inocente. Esse drama vai te apaixonar e deixar indignado, vai te fazer torcer e ao mesmo tempo pensar se você realmente torce para aqueles acontecimentos. Vale mto a pena!