Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

PorEssasPáginas 03/04/2014

Resenha Minha Metade Silenciosa - Por Essas Páginas
Eu vi várias críticas positivas sobre a história e por isso solicitei esse livro para leitura. Confesso que ele me passou sentimentos conflitantes porque mostra uma realidade nua e crua, angustiante, que é impossível você não se emocionar pelo menos uma vez. Ao mesmo tempo, Stark narra sua história de tal forma que você se vê sorrindo em suas descobertas.

Então, antes de mais nada, para mim a sinopse é um baita spoiler. Mas vou explicar isso mais tarde, calma aí.

Primeiramente, temos Stark, o Palito, narrando a história e explicando sobre sua “deformidade”. Por conta da ausência de sua orelha direita, ele tem uma baixa auto-estima muito grande – e não por causa do bullying que sofre na escola. Ele tem certeza de que não é querido em casa, que seus pais o odeiam, assim como não gostam de Bosten.

A relação entre Palito e Bosten com seus pais não era fácil. Os dois viviam em um lar totalmente sem amor, apenas com regras e punições para quem as infringia. Simplesmente são cenas que me deixavam arrepiada, não apenas por serem violentas (na verdade, somos poupados das cenas mais fortes, uma vez que elas aconteciam com Bosten e o livro era do ponto de vista apenas de Stark), mas pelo que representavam. Os irmãos não sentiam amor pelos pais, porém é compreensível e mais triste ainda constatar que eles ficaram assim por nunca receberem amor.

Por causa disso, eu sofria com o Stark e o Bosten. Ao mesmo tempo que Stark era uma criança, algumas vezes ele parecia um adulto amargurado e deprimido. Por isso a minha leitura acabou se arrastando um pouco, acho que foi como se eu estivesse em estado de negação quanto ao que acontecia no livro, porque eu sei que isso acontece em muitas famílias na vida real. E Stark e Bosten sofrem muito, são reprimidos ao extremo, apenas contando um com o outro.

O que eu gostei muito do livro foi a relação entre Stark e Bosten. Era a representação de amor incondicional entre irmãos. No decorrer da trama, Stark começa a amadurecer e ele demonstra ser muito mais sensato do que Bosten, que é aproximadamente dois anos mais velho. Bosten defendia o irmão dos colegas da escola custasse o que for, e Stark apoiava o irmão no que fosse, além de tentar fazer de tudo para ajudar.

Uma peculiaridade no livro que achei muito interessante é que Stark às vezes narra com o texto alinhado à direita, além de alguns trechos que ele narra como ele ouve, ou seja, com um espaçamento bem maior entre uma palavra e outra. Eu lia e imaginava exatamente como o Stark se sentia com esses intervalos entre uma palavra e outra.

Agora deixa eu explicar para vocês sobre o spoiler da sinopse: O livro é muito mais do que simplesmente a busca de Stark pelo irmão. Quando eu o peguei para ler, achei que Bosten fugiria logo nos primeiros capítulos, o que não aconteceu. O rito de passagem descrito na sinopse existe mesmo, mas eu tive a impressão que esse “rito” foi acontecendo gradualmente durante a história, não simplesmente durante a busca pelo Bosten – se bem que concordo que foi a parte mais tensa do livro. Imaginem um menino de 13, quase 14 anos dirigindo em busca do irmão, sem sequer saber para onde ele foi?

Enfim, é uma história de amadurecimento, em que Stark vai se descobrindo, aprendendo que a vida pode ser dura e que ele não tem que depender sempre do irmão para se safar. Afinal, ele também tem que ser o apoio do irmão algumas vezes.

Quando eu comecei a ler, eu não consegui me apegar às personagens. Mas no decorrer da leitura, isso mudou completamente e lá estava eu, pensando nas decisões desses dois e como eu queria estar lá para ajudá-los também. O livro é muito bem escrito, a narrativa é simples e, por se tratar de um drama, o ritmo pode ser mais lento do que o normal, mas com certeza não é desperdício de tempo, muito pelo contrário. Por isso a leitura é mais que recomendada.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-minha-metade-silenciosa

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 06/09/2015

Minha Metade Silenciosa
Neste livro, conhecemos o Stark McClellan, ou para os íntimos, o Palito que é um garoto de 13 anos alto com 1,80, magro e que tem uma deformação: falta uma orelha, sendo assim, ele tem dificuldade para ouvir, pois apenas ouve de um lado, por isso, o nome do livro "Minha Metade Silenciosa".

Há uma pessoa que Palito ama como ninguém neste mundo: seu irmão e melhor amigo de todos os tempos, o Bosten, que o defende de todas as pessoas que querem fazer algum mal para o Palito, independente do que venha a acontecer com ele.

Seus pais, por sua vez, são pessoas estranhas, pois corrigem seus filhos, no caso o Palito e Bosten de uma forma fria e calculista e com uma cultura longe dos conceitos de uma família 'normal' onde Tapas em todos os locais do corpo, murros, pontapés e após a surra que na maioria das vezes é desnecessária, e no da surra é enviado ao São Fillian, uma quarto escuro, quase sem janela, apenas uma pequena fresta para entrada de pouco ar e uma balde onde podem utilizar para suas necessidades, após dois dias de castigo. E assim Palito acredita que é comum em todas as famílias. Simples assim.

Para deixar o livro mais intenso, o seu irmão Bosten assume ser gay após ser descoberto pela mãe de seu marmorado Paul, isso deixa o Palito intrigado, porém o vê como uma pessoa mais forte do que todos a sua volta, uma tiragem bem interessante que o autor escreveu. Contudo, seu irmão após apanhar de uma forma brutal do pai por descobrir que seu filho é gay decide ir embora de casa. Palito, óbvio, se ver sem a pessoa mais importante de sua vida e joga tudo para o alto e sai em busca de seu irmão. A partir daí, o livro toma um aspecto bem interessante, pois o Palito embarca em uma aventura onde durante essa busca pelo irmão, ele acaba sendo submetido a drogas, crimes, e descobre que nem todas as pessoas no mundo estão querendo fazer o mal para as outras e que nem todos o despreza por ter apenas uma orelha, mas sim, o acolhe.

A forma como o autor abordou estes assuntos foi realmente muito interessante pois pude perceber o quanto uma deficiente afeta um ser humano, porém, não o desfaz dentre os demais, apesar de nossa sociedade ser hipócrita mediante tal pessoa.

A mensagem que entendi neste livro foi: Não importa como você é ou como você se sente, porque todos a sua volta tem problemas maiores que o seu e com certeza você é e sempre será especial para alguém. Qualquer tipo de provação faz parte de nosso amadurecimento pessoal.

Super recomendo este livro, pois ele é muito bom! Embora eu tenha presenteado meu sobrinho Saulo no ano passado em seu aniversário quando fui à Bienal do Livro SP, peguei emprestado com ele neste mês de Agosto para participar da campanha #bcby para poder ler e me apaixonei... senti até dificuldades de devolver de tão bom que ele é! Hehehe! :D

A Editora Gutenberg fez um excelente trabalho neste livro, inclusive algo que achei super bacana foi: deixou o livro sem uma orelha. A princípio achei ser um erro de gráfica, mas após ler o livro entendei a mensagem. Muito bacana isso! :)

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2015/09/minha-metade-silenciosa.html

Bells 14/11/2018

Bom, mas decaiu
O livro começou muito bem e o meio tb foi ótimo, porém achei a primeira metade do final muito arrastada e CHEIA de capitúlos inúteis pra resolver tudo depois em literalmente 2 paginas. Também me irritou algumas coisas do personagem principal. No geral, um bom livro pra curtir e refletir, com questões muito importantes, principalmente durante a adolescencia.

Vladia Castro 23/03/2021

Minha metade silenciosa (Andrew Smith) ****
Palito é um adolescente tímido. Se acha feio, pq nasceu sem uma orelha. Ele e o irmão são criados por pais problemáticos e q não demonstram amor. Eles e a mãe são submissos a um pai violento. Quando vão passar uns tempos com a tia da mãe, os garotos descobrem o que é conviver em um ambiente equilibrado. Ao voltarem para casa, o pai descobre que Bosten é homossexual e o coloca para fora de casa.

verô 19/12/2022

Essa história me conquistou de uma forma que eu não esperava. A vontade de acolher os irmãos me acompanhou do início ao fim. Não tem como não se emocionar com toda a jornada que esses jovens tiveram que enfrentar para finalmente ter uma vida digna.

Dilalilac 19/04/2020

Eu não queria que acabasse nunca
Quando eu ainda estava bem no inicio, eu já tinha favoritado Minha Metade Silenciosa. Eu sabia que isso era algo que não tinha como mudar.
Ele mexeu com todos os meus sentimentos. Eu chorei o livro todo, e eu não sou uma pessoa que costuma chorar lendo. É um livro muito emocionalmente intenso.
Os personagens me cativaram logo de cara, a evolução deles foi muito bem feita. E eles são uns amores, meu deus, eu só queria abraçar esses garotos e afastar eles de tudo de ruim.
E como as coisas foram realistas, como é um livro que não vai passar a mão na sua cabeça, onde você se acostuma a não saber o que esperar, ou esperar o pior.
Foi muito doloroso também.
A ambientação é muito bem feita. A imersão é muito boa, a escrita é diferente e bem fluída.
Aliás, genial o livro não ter uma das orelhas, assim como o principal não a tem.
Sério, eu nem sei o que eu vou fazer agora. Eu nem consigo resenhar direito, porque está tudo muito exposto em mim. Muito forte. Eu só consigo abraçar o livro, com medo de que, quando eu o soltar, meu coração acabe saindo junto.

Kira 13/04/2021

As melhores histórias estão na simplicidade!
Essa obra não é aqueles livros famosos e tão conhecidos que só de ler seu nome já sabemos e lembramos da história, não não.
Esse livro não marca a sua mente, ele marca a sua alma. O nomeio em uma palavra: simplicidade; porém tão exuberante em sentimentos, personagens marcantes, veracidade e uma história tão envolvente que você se sente parte daquilo tudo. Simplesmente simples

Jeff 11/07/2021

Sensível. Doloroso. Engraçado. Li aos 16 anos e toda vez que releio parece a primeira vez. História incrível e personagens bem construídos.

Jéssica Maria 30/09/2022

Todo mundo merece uma Tia Dahlia
A história de Palito é uma história muito dura, mais do que a adolescência costuma ser. Ele nasceu com anotia, então se sente completamente "anormal", mais do que é comum a todos os jovens. Sua relação com os pais é péssima, assim como sua vivência na escola. O que o salva da violência física, emocional e do bullying é sua relação com seu irmão Bosten e com sua amiga Emily.

A história se desenrola de uma forma muito fluida. Cada capítulo foca na relação de Palito com um dos outros personagens e no meio disso toda a sua efervescência de sentimentos. É muito fácil ler esse livro, a não ser pela violência física, emocional e até sexual (fiquei bem chateada de não ter recebido esse aviso de gatilho antes, foi bem desagradável essa "surpresa") e pelos constantes relatos de ereção (um menino de 13 anos tem ereção o tempo todo ou o autor é viciado nesse tipo de descrição?).

Eu achei que a parte introdutória, onde conhecemos os personagens é muito boa, mas depois que ele começa a viajar eu fiquei com alguns incômodos de continuidade de enredo, de tal forma que o final deixou diversas coisas em aberto, ao mesmo tempo que foi uma grande enrolada até o desfecho acontecer.

É um livro triste. Leia sabendo disso, mas não deixa de ser uma boa história, mesmo com os seus pesares.

fernanda 16/09/2022

gostei bastante da leitura, mas esse livro foi difícil pra mim, não consegui ler de forma rápida, do jeito que eu normalmente leio. eu fiquei muito agoniada e angustiada em vários momentos e tive que parar várias vezes.
no decorrer do livro me afeiçoei tanto com os irmãos, que minha vontade era botar eles num potinho e proteger de tudo. Stark e Bosten merecem amor e somente amor. fiquei com sentimento de que teria mais coisa no final, mas tudo bem.

sociallyawkard 12/03/2023

Jurídico bosten e palito
Bosten e Palito são personagens que apesar de tudo o que acontece na vida deles, te deixam com o coração quentinho por você saber que eles têm um ao outro.

os assuntos tratados em "Minha Metade Silenciosa" definitivamente não são fáceis de serem lidos, desde drogas à abusos. mas definitivamente é uma leitura viciante na qual você só quer proteger esses dois irmãos.

Marina 21/10/2020

Este livro estava há séculos na minha estante. Quando peguei para ler e vi que era YA, fiquei com uma certa preguiça, achei que não fosse gostar.
Mas o livro quando é bom, não importa o gênero! Este é o caso de Minha Metade Silenciosa. É um livro adolescente, mas aborda temas muito sérios, como abuso e violência familiar, bullying, complexo de inferioridade e aí vai. E no meio disso tudo, o personagem principal, o Palito, está passando pela puberdade, o que torna tudo muito confuso e intenso.
A relação de amizade que o Palito tem com o irmão é muito bonita, e a história tem muitas partes de cortar o coração.
Leitura rápida e muito boa, recomendado!