Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

nathan @lendosurtos 22/06/2020

Ok eu estou devastado depois desse livro....
Assim......nem sei como começar a falar dessa leitura kkkkkkk to rindo de nervoso kkkkk

Mas ok vamo lá....

Acabei de terminar essa leitura que foi a minha leitura mais pesada do ano, tipo assim, psicologicamente difícil de encarar. Olha, pra quem ler essa resenha e tiver interesse nesse livro, já vou deixar avisado que não é um livro pra qualquer um, é um livro cheio de gatilhos, e quem é mais sensível pode se sentir incomodado em algumas partes da narrativa.

O que eu posso dizer é que no geral foi tudo muito bom...A fluidez da leitura, a diagramação e o modo como o autor decidiu escrever a história foi ótimo, ficou uma narrativa super rápida e gostosa de ler. Mas a parte difícil é encarar a história, com personagens tão marcantes e tão peculiares, e uma atmosfera tão pesada e melancólica. É uma obra muito muito bem executada e muito necessária, por ser um retrato da nossa sociedade...O mais bizarro da minha experiencia de leitura foi pensar que tudo o que eu tava lendo é real, e acontece todo o momento em qualquer lugar do mundo, com um monte de crianças e adolescentes...

Abuso infantil, seja ele psicológico ou sexual, é um tema muito necessário a ser discutido, uma pauta de muita urgência, porque é um mal que está em qualquer lugar...Essa porra é veneno, tá no meio da favela, no meio das periferias, nos países de pouco desenvolvimento, mas também tá nos estados e cidades dos ricos, nos bairros dos brancos, nos lugares onde as familias fingem que tudo é perfeito...

O poder que a sociedade entrega na mão de um adulto é absurdo, e quando esse adulto tem uma criança indesejada na sua vida, o único resultado final é a desgraça...Esse livro tem cenas muito chocantes, cenas que incomodam, cenas que nos tiram da nossa zona de conforto, mas são situações do cotidiano de muita gente, muitas vítimas, que precisam ser lembradas.

Todo dia em todo e qualquer lugar do mundo uma criança sofre algum abuso na mão de algum adulto infeliz. Mas a forma cirúrgica como esse tema foi abordado pelo autor foi incrível, tudo pela visão e pelo entendimento de um menino de 13 anos, que acha que todas as atitudes violentas dos pais são normais, porque desde que ele nasceu aquilo é tudo que ele conhece.

Sim, esse livro tem partes muito tristes, que da vontade de chorar, gritar e até cometer um homicídio. CRIANÇAS SOFREM CALADAS....Vcs noção que a maioria, se não quase todas as crianças que sofrem algum tipo de abuso não tem coragem ou entendimento suficiente para pedir ajuda???? E as vezes quando pedem socorro não tem sucesso....Mano isso é bizarro. Isso estraga com a vida de qualquer um, essas crianças nunca mais serão as mesmas, vão crescer adultos com traumas e sequelas muito graves.

Eu amei esse livro, amei amei amei de verdade, foi uma leitura pesada nos seus 75%, mas também foi uma leitura super engraçada e fofa. Foi aconchegante. Tem cenas tão amorzinho entre o protagonista e as pessoas que o amam, dá até um quentinho no coração. Amei ler esse livro porque ele nos trouxe um tema extremamente urgente que precisa ser esfregado na cara de todo mundo para que a gente possa sair da nossa bolha e tentar ajudar os outros de alguma forma. Amei ler tudo narrado por uma criança, e ainda mais uma criança com um jeito tão especial e puro como o Palito. De verdade, eu amei o Palito...

Esse livro não é só pancadaria e tristeza não (bom no começo vc pode ficar assustado), essa história é muito forte e muito linda, que deveria ser lida por todos, e também tem partes muito bonitas que nos mostram a pureza do amor verdadeiro e de uma relação sincera...Parece clichê, mas no fim de tudo, essa história me mostrou o real poder do amor....O amor de uma criança extremamente forte e corajosa.

Obrigado por tudo Palitoso

Marcos 27/11/2022

Fala galera, tudo beeeeeem? ?
Hoje, trazendo uma resenha fresquinha pra vocês morrerem de curiosidade e vontade de ler esse livro MARA que marcou meus 16 pra 17 anos. ??
Estou falando de: Minha metade silenciosa de Andrew Smith (ganhador de muitos elogios por suas sete obras juvenis, incluindo essa aqui, é claro). E vamos láááááá ?
Stark McClellan é um garoto de 14 anos que nasceu deformado (sem uma orelha??) e muito magro, e por esse motivo, sofre bullying por pessoas que o rodeia.
Seu porto seguro é seu irmão mais velho, Bosten, que o defende de todas as pessoas que o insulta e o humilha. Os dois sempre tiveram uma relação forte, tanto que a Stark considera seu irmão como uma de suas metades ?
Crescendo em um lar desestruturado, os dois se juntam a cada dia mais. Porém em um dado episódio, Bosten se desentende com seu pai devido um segredo que guardava a sete chaves ??????? (e é aí que entra um dos maiores problemas que as famílias estão enfrentando atualmente), e acaba saindo de casa, sumindo no mundo deixando Stark sozinho. ?
O irmão, por se sentir "vazio", decide partir a procura do irmão mais velho. Conhecendo pessoas boas e também más ele se arriscará para achar seu irmão, conhecendo a si próprio e também a sua metade silenciosa ?
Foi uma leitura prazerosa e confesso que demorei apenas dois dias pra lê-lo (pois precisava comer, durmir e banhar rsrs ???), e quando eu fechei a última página, percebi que as pessoas não são aquilo que vemos, ou julgamos, e foi nesse ponto que as cinco ????? se acenderam e eu automaticamente sentenciei esse livro com essa classificação.

Ricardo 05/08/2014

Resenha
Me identifiquei muito com este livro. Logo nas primeiras páginas neste livro, quando estava lendo na livraria, já me chamou a atenção e fui logo compra-lo. Quando tinha 14 anos, também tinha um apelido por ser alto e magro, as pessoas me chamavam de "Girafa". Já sofri bullying nas escolas e também tenho dificuldade em ouvir melhor, não que eu esteja faltando algo no meu corpo, ainda bem! Esse problema é de nascença mesmo, hoje uso aparelho auditivo, hoje não sou tão magro assim, mas ainda continuo alto, gosto da minha altura, apesar de ter desvantagens mas a vida continua e feliz, sempre. Depois de eu terminar de ler este livro que já estou quase terminando, vou comprar outro livro, gostei de me identificar com um livro, quero mais!
Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 25/09/2014minha estante
Olá, Ricardo.

Que livro legal! Com certeza irei ler também!
Acho bacana um livro tratar de bullying, pois como você também já sofri com preconceito, aliás, todos nós sofremos diariamente, basta deixar que se torne comentário tolos.

Parabéns pela leitura e pela resenha! :)

Abraços!

Daniel Moraes

giovanna | @theuniverse_bookshelf 12/08/2020

E aqui reitero meu amor por Andrew Smith...
...mesmo que a história em questão não seja apocalíptica.

Em "Minha Metade Silenciosa", conhecemos Palito, um garoto de quase 14 anos muito alto e magro - daí o apelido - e que nasceu sem a orelha esquerda. Por causa disso, sofre bullying na escola e pode contar apenas com seus melhores amigos: Bosten, seu irmão mais velho, e Emily e sua família, uma garota de sua turma que mora próximo a ele. Palito e Bosten vivem com os pais em uma casa impossível de ser chamada de lar, e são constantemente violentados e torturados por quem deveria lhes amar e cuidar.

"E não há amor na minha casa, somente regras." - p. 248

A sinopse do livro nos conta que um determinado episódio fará "azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente", e isso vem a acontecer só lá para mais da metade da história, quando já estamos com o coração na mão depois de tantos acontecimentos dolorosos que acompanhamos.

Palito, o narrador do livro, é um garoto entrando naquela fase mais crítica de descobertas da adolescência, mas Andrew Smith conseguiu construir de forma muito bela um personagem que, devido às circunstâncias em que vive, se revela ingênuo em muitas situações que adolescentes geralmente não são mais, e maduro em outras situações que não são comuns a adolescentes; ora, afinal de contas, Palito se cria sozinho com Bosten, embora ainda seja uma criança tentando entender o mundo sem nenhum modelo a quem se espelhar, além de seu irmão - que passa pelos mesmos desafios (e mais alguns) que ele. Além disso, o fato de não ter a orelha esquerda e de sua própria mãe o olhar com desprezo faz com que Palito tenha uma auto estima muito baixa e seja muito esquivo a qualquer tentativa de carinho físico, mesmo quando bem intencionado.

Temos momentos de luz durante a narrativa quando Palito está com Emily, por exemplo, ou quando Palito e Bosten encontram sua tia-avó Dahlia, uma mulher extremamente amorosa, apesar de mal os conhecer, o que os faz finalmente perceber que nem todas as famílias são como a sua; aliás, o que eles achavam ser a regra, parece ser a exceção. Fora isso, a relação entre os irmãos é muito bonita e autêntica; Bosten não cuida de Palito por obrigação, ele realmente o ama.

No entanto, apesar de muito bem escrito, não é fácil de ler, longe disso. Há várias cenas de abuso físico e verbal que fazem o leitor se contorcer, e saber que há muitos Palitos e Bostens na vida real traz um peso enorme para a leitura; quantas crianças mundo afora são violentadas e torturadas pelos seus próprios tutores, sem nenhuma chance de defesa, simplesmente porque, por mais revoltante que aquilo seja para elas próprias, é o jeito como a vida parece ser?

Andrew finaliza o livro com um toque de esperança. Não dá para dizer que fica tudo bem, muita coisa foi perdida para os irmãos: a inocência, amores, amigos, anos de vida que deveriam ter sido completamente diferentes do que foram. Mas podemos acreditar que com o resto de suas vidas pela frente, eventualmente encontrarão paz em sua própria história e passado.

Ah, e algo muito legal é que o livro, enquanto objeto, reflete a anatomia do protagonista: só a capa tem orelha, a contracapa, não. Além disso, o alinhamento do texto muitas vezes à direita faz alusão à forma como Palito escuta, uma boa metáfora para "ler nas entrelinhas".

@theuniverse_bookshelf
5⭐️

Literatura 18/03/2014

O perigo do silêncio
Stark McClellan tem quatorze anos, é muito alto e magro e por isso tem o apelido de Palito, mas ele não se importa em ser chamado assim, o problema é quando as pessoas o chamam de “deformado” pelo fato de ele ter nascido com apenas a orelha esquerda. Seu irmão mais velho, Bosten, vive defendendo Stark e arrumando confusão na escola por causa disso, mas não é apenas esse o problema. Bosten e Stark também tem de lidar com os pais em casa, que os castigam violentamente quase todos os dias e depois os trancam em um quarto sem previsão de libertá-los.

Vivendo em um lar sem amor e dominado por regras, Stark e Bosten se apoiam e se amam incondicionalmente. Porém, o pai dos meninos descobre algo sobre Bosten que o faz perder a cabeça – mais ainda. Depois de um episódio violento, Bosten foge de casa, deixando Stark sozinho com o pai. Stark decide partir em busca do seu irmão e é nessa busca que o garoto conhece os mais variados tipos de pessoas, boas e más, que irão de alguma maneira ajudar no amadurecimento dele. E quando, e se, Stark encontrar seu irmão, talvez, finalmente eles comecem a viver e não apenas sentir medo.

Essa não é uma história feliz, foi uma leitura particularmente difícil para mim, porque eu odiava a maneira como o Stark e o Bosten eram tratados em casa. Eles eram literalmente espancados e sofriam abusos de diversas maneiras. Os pais tinham regras absurdas, aqueles meninos nada mais eram do que um peso nas costas – e um saco de pancadas -, como o próprio Stark dizia, não havia amor naquela casa, somente regras.

E então, nós vemos o amor incondicional daqueles irmãos e é algo bonito e sincero. Pra mim, ver o quanto os dois se amavam e se apoiavam foi à parte mais bonita da história. O Stark passava por tantas coisas com os pais que pensava que era daquela maneira que as coisas funcionavam com todas as famílias. Ele não sabia o que era ganhar um abraço ou ser cuidado quando estava doente. É aí que entram todas aquelas pessoas que passam pela vida do Stark, pessoas que o fizeram passar por situações inéditas, como uma demonstração de afeto e outras que o fizeram viver momentos horríveis e, apesar de haver pessoas más, é tão bom ver que existem pessoas que realmente se importam

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-minha-metade-silenciosa-o-perigo-do-silencio/#.UyjOc_ldWSo

Paulinha - @ladaminhaestante 30/03/2021

Muitos gatilhos
Minha metade silenciosa é uma história maravilhosa, sobre 2 irmãos que são também melhores amigos.

Antes de uma vida decente, estes garotos passam por momentos terríveis de violência física, psicológica, abuso sexual, dentro da própria casa, que é de causar dor no leitor, saber que os próprios pais são capazes de tamanhas atrocidades. E mais ainda, que isso não fica só nas páginas de uma ficção, mas que acontece em muitos lares reais e grande maioria nem sabemos, para tentar auxiliar de algum modo.

Adorei que Bosten e Palito puderam contar, além de um com o outro, também com pessoas incríveis que pudessem dar a eles todo o amor e cuidado que eles mereciam.

Palito, apesar da pouca idade, mostrou-se tão adulto, tão corajoso. A história tem seu final feliz, o que é ótimo, mas antes disso, muita coisa ruim tende a acontecer. E fico imaginando os traumas psicológicos que uma vida dessa pode deixar numa criança, ou adolescente.

Rafa Durães 07/12/2020

Palitoso ??
Que livro incrível. Me prendeu desde a primeira página. Realista, doloroso, verdadeiro, mas cheio de amor.
A forma como o texto é configurado no livro é brilhante. Uma forma de sempre lembrarmos, e de certa forma sentirmos, a deficiência do Palito.
Chorei, ri, e diversas vezes quis abraçar os personagens.
Minha única "crítica" é referente ao final do livro, achei rápido e de certa forma superficial, em um livro que me ganhou tanto pelos detalhes das cenas.

Carol 19/05/2020

Pesado mas necessário
Sabe aquele livro que voce? na?o da nada por ele? Foi exatamente assim, Minha metade silenciosa esta? parada na estante a muito tempo, enta?o resolvi dar uma chance, e caramba que bom que eu dei uma chance, pois foi um livro doloroso e pesado, mas um livro muito bom. ?
Fatos pesados e problema?ticos sa?o contados mesclando com situac?o?es normais da adolesce?ncia, como amizades, amores e a puberdade. O livro e? de escrita fluidas e leitura ra?pida e fa?cil.?
Eu fiquei muito revoltada e em certos momentos tive que fechar o livro e respirar, pois acontecem umas coisas muito revoltantes, mas eu achei muito bonita a relac?a?o que Stark tem com o irma?o que e? a u?nica fonte de amor em sua vida, a relac?a?o de amizade deles foi o que me deu ga?s para seguir em frente. ?
Esse livro na?o e? para qualquer um, ele aborda assuntos muito delicados, mas se voce? quer ler um livro que emociona e faz refletir, com toda a certeza eu recomendo Minha metade silenciosa, Stark e? um personagem incri?vel cheio de bondade e a minha vontade era guarda-lo e protege?-lo. Essa e? a histo?ria de um garoto que so? queria uma fami?lia e que teve que amadurecer muito ra?pido e aprender a cuidar de si mesmo para se proteger. ? ?

Marcos.Rodrigues 24/05/2021

Minha metade silenciosa

Beamaced0 18/06/2022

O personagem Palito é muito autêntico, quando o livro acaba dá uma sensação que não deveria ter acabado, acho que poderia ter uma continuação de onde parou pra contar mais sobre a vida do Palito.

Martins Mo 17/03/2023

Adorei!
Um livro que traz temas sensíveis como abuso, sexualidade e violência com uma narrativa diferente já que a história é contada por um pré adolescente.

Aliás, adorei a narrativa! Acabei de ler bem rápido e me apeguei aos personagens Bosten, Palito - Emily e tia Dahlia também! Vou sentir saudade.

Certeza que eu leria um continuação da história só pra me deliciar com os irmãos sendo felizes para sempre depois de uma infância tão sofrida.

Nanda 17/07/2014

O motivo principal que me levou a comprar Minha Metade Silenciosa foi a resenha da Ceile (e o outro foi porque o livro estava 14 reais no submarino). Eu demorei a ler o livro porque eu sabia que ia me abalar, de uma forma ou de outra, e não me enganei. De início fiquei um pouco incomodada com a forma como as palavras foram diagramadas (cheguei a achar que era erro), porque o personagem principal (Stark) sofre de anotia (não “tem” uma das orelhas) e isso fazia com que ele só ouvisse do lado esquerdo. Quando havia algum diálogo as palavras eram escritas “meio assim”, sabe? Mas me acostumei com isso e percebi que fazia parte do lirismo do livro, então parou de incomodar.

Falando de lirismo, esse é, sem dúvidas, um dos mais poéticos que já li. Uma poesia não precisa, necessariamente, conter versos e rimas, e nisso o autor acertou em cheio. Em certas partes as palavras assumem esse tom poético, musicado, no livro. Eu gostei disso, muito. Minha Metade Silenciosa é um daqueles livros que fez com que se eu estivesse em um incêndio correria para salvar.

Narrado em primeira pessoa por Stark, a história nos mostra realmente como ele se sente e, principalmente, como ele se vê. A personalidade de Stark reflete o que o “mundo” fez com ele. Ele não é um garoto rebelde, pelo contrário, mas a forma como ele se enxerga é arrasadora. Crescido em um lar sem amor, a única referência de carinho, amizade, companheirismo, enfim, tudo em sua casa, vem do seu irmão, Bosten.

E essa falta de amor é cruel, claro que em algumas partes existe “felicidade” para Stark e seu irmão, como a amiga de Stark, Emily. Mas existem mais partes tristes, e é isso que torna o livro tão singular e, ao mesmo tempo, tão real. Foi uma sensação angustiante, meio sufocante, ler sobre o drama familiar, é uma daquelas coisas que te deixam com vontade de entrar no livro e colocar ordem em tudo.

Infelizmente, agressão dentro de casa é algo muito comum nos dias de hoje, às vezes podem acontecer com pessoas que conhecemos e a gente não ficar sabendo. E, na maioria dos casos, quando vem à tona, não existe uma punição suficiente para isso. O diferencial do livro, mesmo não sendo uma história feliz, foi essa bagunça de sentimentos que ele me causou. É revoltante ler sobre isso, saber que isso existe, e que nós somos “impotentes”.

Durante a leitura não cheguei exatamente a chorar, a sofrer, mas quando finalizei fiquei com um vazio no peito, uma sensação de estranheza. Sabe quando você perde algo importante, mas não se lembra do que é e mesmo assim sente falta? Foi mais ou menos essa sensação que tive. Minha Metade Silenciosa entrou na lista de um dos melhores livros que já li. Foi perturbadora, com certeza, mas exatamente por isso que ele é um livro único e que, com toda certeza, merece ser lido por muitos.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/07/resenha-minha-metade-silenciosa-andrew.html

gabriela nagel 20/03/2023

Gostei muito da leitura e das temáticas abordadas. Simplesmente não conseguia parar de ler.
No entanto, não dei cinco estrelas porque achei que o final poderia ter sido um pouco mais desenvolvido.

Tuísh 13/05/2021

Bastante decepcionante
Meio decepcionada! Até quase o final o livro estava indo tao bem, cheio de emoções, drama, e profundidade. Mas pelo jeito o autor não sabe escrever finais porque se perdeu totalmente, deixando a história corrida e bem sem graça ?