Azul da cor do mar

Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

-Koraline 06/06/2021

Divertido
Em Azul da Cor do Mar, Rafaela acaba de ser contratada como estagiária pelo maior jornal de Minas, e é posta para ser a sombra de um dos melhores jornalistas investigativos do estado, que por acaso detesta a ideia. É um romance cão e gato cheio de clichês com várias passagens divertidas, e o que mais gostei foi que passa em Minas Gerais, e a autora apresenta vários cenários do estado. Apesar de tudo isso, a história também apresenta várias falas problemáticas extremamente machistas, e como todo o livro, um final bastante previsível. Uma comédia romântica brasileira tão quanto qualquer outra.
Laura 06/06/2021minha estante
Da cor do mar? Em Minas? To intrigada.

Nathi 07/05/2020

Leitura para um dia chuvoso e de friozinho como hoje!
Quando olhei para a capa já me interessei, a sinopse me lembrava de O Garoto dos Olhos Azuis e foi aí que decidi dar uma chance para o livro. É um romance leve e bastante engraçado, a protagonista é realmente cômica e com uma coordenação motora MARAVILHOSA (perceberam a ironia?).
Rafaela Vilas Boas é uma menina que está no seu último ano da faculdade e sonha em se tornar uma jornalista investigativa, e é aí que ela consegue um estágio no Folha de Minas, um jornal muito renomado. Em meio de colegas bem humorados que a recebem muito bem, seu mentor está para lá de descontente. Bernardo, o seu mentor, vai se tornar o motivo para seus pesadelos e seu mau humor, e cada troca de farpas é motivo de risada para mim.
Rafaela é vista como uma garota pé no chão, porém ela guarda um segredo: Um diário que escreve para O garoto da mochila xadrez, um menino que conheceu na infância quando passou as férias na praia de Iriri, e por causa dessa sua obsessão por um garoto de olhos azuis marcantes, todo o seus relacionamentos anteriores falharam (O Garoto dos Olhos Azuis?). Mas será que Rafaela e Bernardo vão dar a chance um para o outro quando perceberem que existe uma faísca entre eles ou guardarão para si mesmos os sentimentos por conta de segredos do passado?
É uma história linda e leve, com uma pegada de humor que particularmente gostei muito. Teve momentos que tive que parar a leitura para respirar e deixar o coração parar de bater tão rápido, como se isso fosse deixar de me sentir na pele da Rafa e todas as vergonhas alheias que ela passa.
Adorei a leitura e me lembrou muito da outra história que amo, que é O Garoto dos Olhos Azuis. Realmente recomendo, principalmente para ler em um dia chuvoso e para sair de uma ressaca literária!
Guilherme.Goncalves 08/05/2020minha estante
ressaca literária é meu sobrenome.

Nathi 12/05/2020minha estante
O meu também KKKKKKKK fico olhando para o teto querendo ler um livro mas sem conseguir.

Mozinho 03/07/2020minha estante
Obrigada pela resenha, já quero ler ;)

Nathi 03/07/2020minha estante
Aaa leia sim! Não vai se arrepender se o que quer é um romance levinho e divertido ??

Fernanda 20/02/2014

Resenha: Azul da Cor do Mar
Resenha: Azul da cor do mar é um livro que remete a emoções diversas e pensamentos avassaladores e divertidos. Apresenta uma história tão agradável que no meu caso, preferi fazer uma leitura mais lenta, para poder desfrutar de cada momento dos personagens mesmo que estivesse ansiosa para conferir todo o desfecho. Estava super empolgada com esse lançamento da autora Marina Carvalho, sendo que também adorei a leitura de Simplesmente Ana.

Rafaela é uma personagem dinâmica e muito bem trabalhada. Me senti muito ligada a ela, principalmente porque sou formada em jornalismo e entendo cada processo de sua formação, exposta na trama em alguns detalhes importantes, desde a faculdade até o estágio. Posso ser um pouco atrapalhada também, mas ela ganha em diversos aspectos. Quanta confusão para uma pessoa só! Ela é vaidosa, perspicaz, audaciosa e bastante ingênua.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA AQUI:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/02/resenha-azul-da-cor-do-mar.html

Evelyn 28/11/2023

SEM PALAVRAS
Gnt q livro é esse? ? você consegue sentir várias coisas em uma única página tem noção disso? UMA UNICA PAGINA !
gente juro leiam vocês vão chorar, sorrir, sentir raiva, ficar confuso... Tudo ao mesmo tempo AO MESMO TEMPOOO!

My 12/10/2020

Meu coração ficou quentinho!
Sabe aquele livro que te ajuda a sair da famosa ressaca literária?
Esse é um!
Muito lindo, levinho e SUPER apaixonante gente!
Precisamos dar mais um pouco mais de valor para as nossas escritoras de romances!
Sério eu simplesmente amei ele

Toque.leitura 07/01/2023

Perfeito
Esse destino gosta de brincar com as pessoas.
Eu amei essa leitura, a historia da Rafa e do Bernardo e fofa demais.
Confesso que não fui com a cara do Bernardo porque o cara doido... .mas eu amei todo o teor a historia e o final.
Eu amo romances fofinhos.
Talita 07/01/2023minha estante
Eu amo esse livro e autora é uma fofa?

Laura.Oliveira 13/05/2021

Azul da cor da raiva que passei
Azul da cor do mar conta a história da Rafaela, uma estudante de jornalismo, que conquista a chance de estagiar em um jornal de renome de Belo Horizonte. Porém, como nem tudo são flores, o supervisor dela no jornal é um troglodita chamado Bernardo, que parece bastante disposto a complicar a sua vida profissional. Para além disso, Rafaela guarda consigo uma recordação de dez anos antes, quando viu um menino durante as férias e se apaixonou, mesmo sem nunca ter falado com ele. Desde então, ela busca pela chance de reencontrar o garoto e uma chance parece surgir sempre que ela se depara com um homem de olhos azuis como os que ele tinha, que é o caso de Bernardo. Partindo disso, já dá para saber o que rola, certo?
Pois bem, como eu já conhecia a Marina Carvalho de outras leituras, tive minhas expectativas de encontrar nesse livro outro romance de deixar o coração quentinho. Por isso, foi como um balde de água fria quando eu me deparei com uma história sem sentido, uma protagonista irritante e um protagonista nada carismático. Azul da cor do mar é, de longe, um livro repleto de problemas SÉRIOS.
Como ponto positivo, deixo apenas a escrita da Marina. Ela é muito fluida e envolvente, ao ponto de ter me feito terminar de ler o livro, mesmo não gostando dele desde os 25% de leitura. Por isso, recomendo outros livros da autora, como "Simplesmente Ana" e "Um dorama para chamar de meu", pois Azul da cor do mar não deu certo. Longe de mim querer fazer a minha opinião de quem não gostou ser absoluta, até porque o livro tem várias resenhas positivas, mas deixarei uma lista de coisas que não me agradaram e, se você que estiver lendo a resenha ainda assim quiser encarar o livro, boa sorte e paciência.
Para começar, a proposta do livro não faz tanto sentido. A Rafaela tinha 10/11 anos quando viu o garoto na praia e desde então alimentou uma obsessão por ele, que a fazia escrever cartas para o sujeito (extremamente vergonha-alheia) e até escolher relacionamentos com base nele. Loucura total. No entanto, mesmo obcecada, ela não chega a fazer nada demais para encontrar o sujeito, além de ficar de olho em homens de olhos azuis. O "mistério" do garoto não faz diferença alguma para a história, porque até quando ela descobre quem ele é (sem surpresa alguma), o momento é bem morno.
Para além disso, a Rafaela por si só é uma protagonista chata. Não bastando o lance do garoto, os únicos outros traços de personalidade dela são puritanismo, hipocrisia, curiosidade e desastre. Ela se acidentou várias vezes ao longo do livro e nem uma das vezes agregou em nada na história, mesmo as feitas para causar clima entre o casal. Também perdi a conta das vezes em que ela fez burrada e se meteu em confusões que tampouco acrescentaram. Quanto ao puritanismo e a hipocrisia, essas foram as características que mais me fizeram odiar o livro, porque ela inicia a história amiga de uma garota e depois julga horrores o caráter da menina só porque ela ficou com o Bernardo (sendo que a santa da Rafaela nem tinha nada a ver com isso e não fez julgamento algum sobre o Bernardo). A rivalidade feminina aqui foi podre e desnecessária. Elas eram amigas e uma brigou com a outra por ciúme do envolvimento dela com o cara, sendo que a Rafaela negou veemente sentir algo pelo Bernardo quando questionada pela amaiga em questão. Enfim.
Por fim, teve o Bernardo. Deixei ele por último, porque foi a decepção maior. Sempre gostei dos protagonistas masculinos da Marina e ele não chegou ao dedo mindinho do Alexander e do Joaquim, de seus outros livros. O Bernardo foi tóxico com a Rafaela o tempo todo. Ele fez Bullying com ela no trabalho (coisa que a própria Rafaela o acusa de ter feito na narrativa, mas, ainda assim, se apaixona por ele), impôs situações constrangedoras sobre ela com a desculpa de ser para o "bem" dela (sendo que só a fazia chorar e se envergonhar) e, acima de tudo, admitiu que ficou com a amiga dela para provocá-la. Tipo, faz sentido a Rafaela gostar dele mesmo diante disso tudo????
O romance desse livro é problemático e sem química. Ele rola só nos 20% finais do livro, que é quando tudo acontece de uma vez só após muita enrolação. É extremamente horrível o quanto as atitudes ruins do Bernardo foram encobertas por algumas palavras doces e o famoso "passado difícil" (que nem foi tão difícil assim) e é por isso que dei só uma mísera estrela para a narrativa, em consideração à Marina. No mais, não recomendo nem para quem não gosto.

Tainá 25/04/2021

IMPOSSÍVEL PARAR DE LER.
Muito imprevisível.
Eu amei esse livro com todas as minhas forças.
Não tenho nem palavras para descreve essa história incrível cheia de reviravoltas imprevisíveis e emocionante.

Marcela115 23/05/2020

É uma história muito cativante e boa de acompanhar. É leve, divertida e com um romance maravilhoso. Os personagens são muito bem construídos e é como se fossem pessoas que já conhecemos no nosso dia a dia.
Eu achei um pouco previsível, sabia qual seria o desfecho da história logo nas primeiras páginas e nem por isso achei chata ou cansativa. Não parei de ler até chegar no final.

site: https://vidanaminhaestante.blogspot.com/
Yasmin R 23/05/2020minha estante
Muito bom!!!

Gabriela Piva 24/09/2020

Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho
Surpreendente!

Rafaela estudante de jornalismo, consegue um estágio no mais importante jornal de Minas, o Folha de Minas. Mas só tem um problema, o cara que tem de seguir, para conseguir as notícias, não é nada legal.

Eu AMEI esse livro. Adoro esses romances que dá aquele friozinho na barriga, aquele calorzinho no coração. Os personagens são maravilhosos! Rafaela é só para dar risada, e Bernardo é perfeito (será que é pedir muito, ter um Bernardo na minha vida?).

A escrita da autora também é ótima. Fluiu perfeitamente, os fatos se encaixam, ela conseguiu trazer a história com acontecimentos reais e muito gostosos

Lari 01/09/2021

Bom!
Azul da cor do mar, começa super envolvente, você fica super animado para saber mais sobre o garoto da mochila xadrez e saber sobre os casos jornalísticos que a Rafa e o Bernado vão cobrir.
Depois que eu comecei achei que teria algum outro livro ou coisa assim porque já estava com 67% do livro lido e nada do romance que foi descrito na sinopse. O livro é muito bom, mas acho que não recomendaria como um romance, acho que como um livro envolvente e gostoso de ler, fiquei bem triste que o romance foi extremamente rápido o seu desenvolvimento e que nos últimos capítulos só tivemos migalhas da Rafa e do Bernado juntos.
Fora isso ele é um ótimo livro muito bem escrito a também muitas partes onde você se identifica com a Rafa, como quando ela usou veja e outros produtos de limpeza pra limpar a casa. O livro tem muitas passagens engraçadas e envolventes.
Uma das minhas partes favoritas foi quando ela estava com o Biju, mesmo sendo um momento de tensão foi super leve e engraçado de ler, adorei que a autora mostrou mesmo que por cima como o povo menos favorecido vive.

Cerqueira 02/11/2020

Cansativo.
A história é boa mas achei uma leitura difícil. Não sei se porque li o A menina dos olhos Molhados a leitura não fluiu como imaginava.

A história se passa pelo olhar de Rafaela, uma estagiária que há 10 anos nutri um sentimento por um garoto que viu e nunca se quer trocaram uma palavra.

Porém ela conhece Bernado seu mentor que lhe parece um ogro, sem sentimentos. Mesmo assim algo muda e ela percebe que está se importando demais com o jornalista.
Será que ele vai conseguir fazer Rafaela esquecer o garoto? E será que este sentimento é recíproco.

Para mim o enredo da historia é bom mas faltou uma fluidez melhor.

Gabriele346 22/10/2020

Boas risadas
Leitura leve e divertida, indico pra quem tá com aquela ressaca literária.
E estava na cara quem o Bernardo era kkkkk

Gabi 20/02/2014

Impossível não encantar
"Azul da Cor do Mar" possui uma leveza de espantar. O modo como Marina Carvalho desenvolveu o enredo permite uma leitura natural, imperceptível - o leitor vira páginas e mais páginas sem nem se dar conta de que o faz. Soma-se à isso uma trama envolvente, perigosamente divertida e descontraída.

A história de Rafaela Vilas Boas começa com suas férias em Iriri - ES, ainda quando pequena. É lá, que a menininha de apenas 11 anos vai se sentir estranhamente atraída por um lindo par de olhos azuis.

"Foi nesse momento que seus olhos se ergueram e pararam nos meus. Eram azuis. Lindos. (...) Quando dei por mim, estava obcecada pela figura do misterioso garoto da mochila xadrez."

Depois desse dia, Rafaela nunca mais o esqueceu; e quando descobriu sua paixão pelas palavras, passou a escrever todos os dias sobre/para o garoto. O anos se passaram, e não houve uma vez em que ela deixasse de procurar seu passado em qualquer olhos azuis com os quais se deparava. A estudante de jornalismo, também tinha sérias dificuldades para se apaixonar; o garoto da mochila xadrez era muito mais que uma eterna paixão.
Tudo estava em seus perfeitos eixos, principalmente quando a jornalista consegue o tão almejado estágio na Folha de Minas. O que ela não podia esperar era que seu companheiro de edição fosse insuportavelmente egoísta - e sedutor: Bernardo era dono de uma beleza escultural - e de lindos olhos azuis - e vestia a arrogância todos os dias. Desde o seu primeiro dia de estágio, Rafaela teria de aprender a conviver e lutar por seus direitos de aprendiz, dos quais Bernardo fazia de tudo para fugir e contrair. É nessas condições que vai nascer um tipo de antipatia entre os dois.

"Senti o sangue ferver - na verdade, borbulhar - dentro das veias. Agora mais essa. Cria de Satanás era um elogio para Bernardo. Ele era o próprio Satã, camuflado com uma linda pele de cordeiro."

Porém, após passarem árduos meses um na presença do outro, conseguindo entrevistas exclusivas e furos e indo parar em hospitais com tornozelos torcidos e desmaios - graças ao desastres cometidos por Rafa -, a jornalista vai descobrir que não é ódio que sente pelo impertinente Bernardo. A Cria de Satanás, por sua vez, vai começar a ter atitudes estranhamente sentimentais para com ela.

"Revirei os olhos. Bernardo era um sujeito estranho.
-E eles são uma graça. Os seus pés.
Por essa eu não esperava. Receber um elogio do mestre da insensibilidade. Bom, não eu, mas meus pés. Ninguém jamais havia dito que eles eram bonitos."

"Azul da Cor do Mar" me encantou por completo, principalmente porque foi nele, que pela primeira vez, encontrei uma protagonista não-sonsa - e de personalidade extremamente compatível com a minha. É muito fácil se apaixonar por uma história como essa. Para quem gosta de rir e aprecia uma leitura descontraída, este é o livro perfeito a ler - e não devo esquecer de mencionar o fato de que é possível lê-lo em apenas um dia.
César 02/03/2014minha estante
EXCELENTE!

Gabi 08/01/2016minha estante
Obrigada!

Va.lleria 04/08/2022

O Livro é muito fofinho. Sério, eu terminei em dois dias, pois eu não queria parar de ler.
O que eu achei interessante no livro, foi quando ele mostrou que, nós mulheres somos capazes de fazer nosso trabalho direito.
No início fiquei com raiva do Bernardo, que homem insuportável, se achava mais do que tudo. Mas depois ele mostrou que não era esse cara sem coração.
Tinha umas partes que eu achava muito engraçada, como quando eles começavam a brigar e ficavam se desafiando.
Eu fiquei bastante feliz quando a Rafaela brigou com a Gisele. Sério, que menina irritante.