Por toda a eternidade

Por toda a eternidade Kristin Hannah

Resenhas - Por Toda A Eternidade

Ana Paula 13/12/2016

O VALOR DE UMA SEGUNDA CHANCE

O luto é sempre doloroso, independente da forma que se encare, sempre dói.
E cada um reage do seu jeito, no seu tempo, não tem certo nem errado.

Para quem não sabe, essa é a sequencia da história AMIGAS PARA SEMPRE (Tully&Kate), livro igualmente lindo que me tocou muito...

Este segundo livro nos conta o “The Day After” a história de Tully, John, Marah , os gêmeos e seus avós após a morte de Katie. E como eles sobreviveram sem a presença de quem para eles era sinônimo de base, amor,proteção, fortaleza e união.

Logo nas primeiras páginas percebemos que nada ficou igual....Tudo, de repente, começou a dar muito errado para todos. O sofrimento, ao invés de mantê-los unidos, machuca e os afasta. A vida, segue. Ou deveria....

Então, após uns anos desta tentativa mal sucedida de “manter as coisas como eram antes da morte da Katie”, acontece um grave acidente em que Tully fica entre a vida e a morte, e em consequência disto, em coma por quase um ano.

“Você sabia que toda a sua vida pode ser transformada com uma única escolha?”

A luta dela pela sobrevivencia, o encontro com sua melhor amiga “no lado de lá” e o amor das pessoas que ela nem acreditava mais possível, a traz de volta, possibilitando a todos eles, uma segunda chance.

"Sei o quanto significa para mim. Com que frequência temos segundas chances?"

Às vezes merecemos, e uma segunda chance é tudo o que precisamos!!!

Através do perdão eles conseguem finalizar o luto pela perda da Katie e seguir em frente. Valorizando enfim o que ela lhes ensinou: o amor que os une!

A narrativa é não linear e basicamente contada pela Tully, mas nem sempre, nos permitindo assim tomar conhecimento dos fatos relevantes para a compreensão do desfecho final.

Me fez pensar em como é fácil julgarmos e criticarmos o outro sem no entanto conhecermos as razões que o levou a agir assim. Talvez, se conhecêssemos, ou se usássemos de empatia, entenderíamos.

Neste sentido, o resgate que acontece entre mãe e filha (Tully e Dorothy) é simplesmente libertador...e nos traz uma paz e uma alegria cheias de significados.

Outra coisa que me tocou bastante nesta leitura foi a constatação de que, não importa o quanto nos dedicamos à nossa carreira e ao profissional....se não nos dedicarmos às nossas relações e aos laços que nos unem, não teremos nada no final.

Kristin Hannah escreve magnificamente bem. Cria histórias emocionalmente ricas e cheia de nuances e reviravoltas, envolvendono-nos de uma forma avassaladora com seus personagens.

Assim que me sinto ao terminar esse livro..... totalmente Tully&Kate!

Recomendo a leitura.
Beijos
Ana Paula

Três Leitoras 27/11/2016

Confira a Resenha completa no Blog
E para abordar tantas histórias, a Lilian nos falará sobre algumas mulheres e as principais são Marisa, Olga, Ana e Verônica.

Mulheres com histórias diferentes, constituição familiar diferente, idades e classe sociais diferentes... Mas também com tantas outras coisas em comum. E suas histórias em um momento irão se entrelaçar, deixando muitas marcas em casa uma delas.

Duvidam muito das mulheres, fazem piadas e nos chamam de sexo frágil. Mas quem já experimentou a força de uma mulher ferida sabe a dimensão da nossa astúcia.

O livro pode nos assustar com suas narrativas, mas ele é o retrato de uma sociedade machista e como muitas mulheres ainda sofrem de forma direta (pois TODAS nós somos afetadas no mínimo indiretamente dessa sociedade carregada de machismo excessivo na qual vivemos) e deve ser essa a razão de nos chocarmos com o que lemos. Mas a Lilian consegue nos trazer uma poesia, uma leveza em sua narrativa, talvez por nomear cada um dos seus capítulos com nome de flores, talvez por ter uma personagem que ainda acredita que a força do amor e do bem pode quebrar todas essas barreiras.

A autora foi extremamente corajosa ao escrever e publicar um livro como esse, são com essas ações que iremos combater diariamente cada uma das nossas batalhas e acredito eu que iremos vencê-las uma a uma.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/08/resenha-por-toda-eternidade.html Concluído

Cris 14/09/2016

O que há por traz de cada dor?
Até onde um trauma pode definir quem você é e quem será?

Nessa continuação incrível – sim, a continuação é tão espetacular quanto o primeiro livro – conhecemos mais a fundo cada faceta dos passados que foram capazes de destroçar vidas.
A autora consegue transmitir emoções tão puras que nos fazem sofrer em determinados pontos. Quem procura um livro com conteúdo, com reflexões honestas, eis uma ótima opção.

DeboraOliveira 18/08/2016

Por toda a eternidade
Livro lindo e delicado. Retrata de uma forma bem realista como a morte pode afetar as pessoas e como elas têm dificuldade em lidar com a dor. Luto tratado de forma bem pessoal sob o ponto de vista de cada um afetado. Amei.

Dani 10/03/2016

Por Toda A Eternidade - Firefly Lane # 02
Por Toda a Eternidade se passa cerca de quatro anos depois da morte de Kate, mostrando como a perda afetou cada membro daquela família, em especial Tully e Marah. Tully se encontra em uma situação deplorável. ela perdera a única pessoa que já a amou, sua melhor amiga desde os quatorze anos e, devido ao afastamento nos últimos meses de Kate, ela perdeu também a carreira.
Ela prometeu a Kate que iria cuidar de Marah, a filha mais velha de Kate e Johnny, sobretudo, porque sabia que ela iria ficar mais afetada, já que tem tantos arrependimentos sobre como se comportara com a mãe antes do câncer. Mas Tully percebe que não é forte o suficiente para cuidar de si mesma sem Kate, quem dirá cuidar da afilhada.

Você acha que tem todo o tempo do mundo até pensar que não o tem. - Página 53

Marah, que se afastou completamente da família depois da morte da mãe, passou a se comportar de uma forma destrutiva e cada vez mais obscura. Ela que sempre se mostrou rebelde, impaciente com os pais, mesquinha e fútil, se torna uma protagonista nesta continuação, então passamos a entender o seu lado, conhecer a causa de suas atitudes e compreender o quanto ela sofria também, só tinha um jeito diferente de lidar com a dor.
Além destas duas protagonistas, ganha muito destaque Johnny, o marido de Kate, e Dorothy (ou Cloud), a mãe de Tully. As velhas dores sobre a origem de Tully voltam à tona, com muitas explicações, alta carga emocional e surpresas.

Você sabia que toda a sua vida pode ser transformada com uma única escolha? Não. - Página 63

Dortohy foi uma personagem sempre presente na estória de Tully, e que, aposto, todos nós julgamos muito por sempre abandonar sua filha e pelo vício em drogas e álcool. Neste livro, também pudemos compreendê-la, sendo transportados para os anos 1950 e a infância, onde tudo começou e afetou Tully tantos anos depois.
Por Toda a Eternidade tem pouca estória no presente, 2010, na verdade. Quase o livro todo é composto por lembranças, flashbacks, onde os personagens analisam seus erros do passado, os momentos dolorosos desde que Kate morreu, enquanto nos mostram o que aconteceu nestes quatro anos entre Amigas Para Sempre e esta continuação.

"As lembranças são o que somos, Tul. Por fim,esta é toda a bagagem que leva com você. O amor e as lembranças são o que dura. Por isso é que a vida passa diante de seus olhos quando você morre - você está escolhendo as memórias que quer. É como embalar as coisas." - Página 90

Admito que fiquei um pouco confusa pela quantidade de passagens de tempo que o livro tem, indo para o passado, voltando ao presente. Foi muito bom mesmo conhecer melhor cada personagem, descobrir que todos têm seus arrependimentos, quão humanos são. A carga emocional é grande, são estórias desvendadas de jeito realmente emocionante, principalmente a de Dorothy. Há muitas surpresas.
Kate era minha personagem favorita, e aqui pudemos ver quanta falta ela faz para aquela família. Mas o livro traz uma mensagem importante para quem perdeu alguém; não importa como, a pessoa que partiu sempre estará ao seu lado. Seja literalmente, o espírito dela (para quem acredita), ou em lembranças, como uma velha música, ou um cheiro.
Há muitas outras mensagens igualmente bonitas, principalmente uma sobre o perdão, a importância de correr atrás do tempo perdido, de dar a si mesmo uma segunda chance, valorizar o que você tem hoje antes que perca.

Como é sentir que as pessoas não conseguem lidar com a sua ausência? Como é se sentir tão amada por tantas pessoas? - Página 92

Apesar de ser o segundo volume desta série, Firefly Lane, Por Toda a Eternidade não precisa ser lido depois de Amigas Para Sempre. É possível ler cada volume separadamente, pois este segundo conta muito do que aconteceu antes, pelos flashbacks. Mesmo assim, aconselho sim ler o primeiro antes, para entender a intensidade da amizade de TullyeKate, para entender porquê isso afeta tanto Tully e, claro, conhecer Kate, aquela que é mencionada por todos como um anjo.

"Sei o quanto significa para mim. Com que frequência temos segundas chances?" - Página 362

Foi um livro realmente lindo, assim como o primeiro, e nem parece ter as quatrocentas páginas. Há um certo acontecimento que nos prende e deixa uma agonizante curiosidade sobre o final, se será feliz ou não.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/11/resenha-por-toda-eternidade-firefly.html

Edna 12/01/2016

Simplesmente Eterno
Lv.02 de Amigas para sempre; nos faz entender a intensidade de um sentimento que você nutre por alguém, seja um grande amor, um amigo, um filho, um irmão, que seja capaz de transpor barreiras inimagináveis e alcançar fronteiras até mesmo a da morte!
Mesmo quando Kate partiu para sempre Tully conseguia sentir a presença da amiga.
Muitas vidas envolvidas e detalhadas nessa história: A força materna e Paterna de Margie e Bud quando estao lutando contra um cancer de sua jovem filha que deixou o Esposo Jonh um grande homem que busca coragem para não desmontar sua familia, a filha Maray com temperamento forte e adolescente que após a tragica morte de sua mãe. se envereda por um caminho de um relacionamento. sem bases e. fracassa no caminho das drogas, mas depois da batalha doa luta do Pai , consegue retornar mais forte do que jamais fora unindo ainda mais sua familua. Lucas, o filho sensível e amiroso que usa o amor que sentia pela mae para continuar vivendo. Wills, embora seja descolado sente que a familua é a base de tudo. Como nao falar de Doroty a mãe de Tully, molestada pelo próprio pai ainda na adolescência. e ao se rebelar (quando se calar diante das atrocidades era a lei) é enviada à um hospício por várias vezes lugares sombrios verdadeiros carceres pelas suas tecnicas que eram nada mais do que câmaras de tortura.
Ao retornar a sua vuda escolar Diroty conhece Rafe. e fica gravida de Tully que ao nascer é. arrancada dela pelis avós e envuada mais uma vez para hospício com o objetivo. de afasta-la da filha, vai viver ao sair uma criatura sem amor próprio, nas drogas e no submundo e incapaz de dar o que a filha almeja a vida inteira o amor da mãe! Leiam simplesmente rica!

Yasmim.Speretta 08/01/2016

Como sempre, Hannah foi maravilhosa. A continuação do livro "Amigas para sempre" é linda e lida com o luto entre familia e amigos. É um pouco pessimista por se tratar da morte e de como cada um lidou com isso, mas tem uma ótima trama, sempre com vontade de saber o que acontece depois. E uma das minhas partes favoritas foi descobrir as origens de Tully. Enfim, perfeito.

Saleitura 05/08/2015

O Verdadeiro poder de uma amizade
Por toda a Eternidade é continuação do livro Amigas para Sempre. Apesar de não ter lido o primeiro, não senti falta, pois a autora volta a ele em diversas passagens e nada deixa de ser compreendido. Amigas para Sempre conta sobre a grande amizade entre Kate e Tully, porém Kate morre de câncer e isso arrasa com a vida de sua família e amigos, e é isso que Por toda a Eternidade vem nos contar, o que lhes acontece após sua morte.

“As palavras permanecem com você por um tempo, principalmente as de raiva.” (pág 34)

Tully Hart é jornalista e apresenta um talk show de muito sucesso, vive para o trabalho. Ela foi abandona pela mãe quando ainda era bebê e isso é uma grande mágoa guardada em seu coração. Foi muito sozinha até que aos 14 conheceu Kate e se tornaram grandes amigas, embora fossem muito diferentes. Com a doença e morte de Kate ela se desestabilizou completamente, entrou em depressão e acabou perdendo seu trabalho. Quando quis voltar não conseguiu.

"Há um rio de tristeza em mim, sempre esteve lá, mas agora está transbordando. Sei que, se eu não tomar cuidado, há a possibilidade de que esse rio se torne uma parte de mim e eu me afogue." (p. 200)

Marah, filha de Kate, sempre foi muito rebelde, tinha muitos problemas no relacionamento com a mãe e com sua morte Marah entra em depressão, se sente culpada e começa a se cortar na tentativa de diminuir sua dor. Seu pai estava voltado para sua própria dor e não conseguia ver como Marah estava e muito menos saber como ajudá-la. Tully, que era sua madrinha, a leva para um grupo de apoio. No entanto o que deveria ajudar Marah, acaba piorando. É lá que conhece Paxton, um jovem problemático e sombrio, gótico e viciado em drogas, e com ele Marah sai pelo mundo.

“Sangrar era melhor do que chorar ou gritar. Cortar-se permitia que ela seguisse em frente."

Chega um momento que tudo muda. Marah vende para uma revista de fofocas segredos sobre sua madrinha e é quando Tully chega ao fundo do poço. Ela sai desesperada e sofre um grave acidente de carro que a deixa em coma por quase um ano. Mas é essa tragédia que irá unir todos novamente. Marah abandona o namorado e volta para casa, seu pai que havia afastado Tully de sua família, se arrepende de tê-la culpado por muitas coisas e Dorothy, sua mãe, encara seu medo e volta, é quem cuida dela todo o tempo e vai contar a verdade sobre seu abandono.

“As lembranças são o que somos, Tul. Por fim, esta é toda a bagagem que leva com você. O amor e as lembranças são o que dura. Por isso é que a vida passa diante dos seus olhos quando você morre – você está escolhendo as memórias que quer. É como embalar as coisas.” (pág 90)

Durante seu coma Tully conversava com Kate e é através dessas conversas que entendemos melhor o que está acontecendo, pois tem muito do passado. Para quem não leu o primeiro livro, é a chance de compreender toda a história entre elas.

"Viro-me para Kate, vejo seu rosto e seus belos olhos verdes. Nele, vejo toda a minha vida. Tudo o que fui e que jamais quis ser. Isto é o que a sua melhor amiga é: um espelho". (p. 334)

Por toda a eternidade é um livro denso, que mexe muito com nossas emoções. É uma história de tristeza, saudade e dor, mas que também fala de perdão, de recomeço, de amor e amizade. Todos os personagens são muito bem construídos e gostei muito da forma com ela foi contada. Se prepare para se envolver e se emocionar.

" Você sempre vai sentir a falta dela. Você sabe disso por experiência própria. Haverá dias, até mesmo daqui a anos - em que a falta será tão forte que deixará você sem fôlego. Mas haverá dias bons também; meses e anos (pág. 365)

Resenhado por Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/08/resenha-por-roda-eternidade-de-kristin.html

Hester1 19/07/2015

Nao gostei muito nao. Outros que li desta autora, achei fantástico. Este me deixou um tanto entediada.
claudia 05/11/2015minha estante
Concordo plenamente com você. Estava tão chato que quase abandonei a leitura. Como não costumo fazer isso, a leitura se arrastou até o fim. No entanto, gostei de "Jardim de inverno", da mesma autora.

Patty 02/04/2015

Amei!
Me alertaram que deveria ter lido "Amigas Para Sempre" primeiro, porém, não fiz isso e mesmo assim deu para compreender a história!
É uma história linda que mostra bem como cada pessoa lida com a morte de um ente muito querido!
Tudo bem que o final eu achei um pouco exagerado, meio absurdo até num certo sentido, mas mesmo assim valeu e gostei.
Nos mostra inclusive como a solidão pode ser dura e cruel, por isso precisamos muito do amor e saber perdoar para podermos ser verdadeiramente felizes.

Viviane 10/03/2015

Lindo. :)
Continuação de Amigas para Sempre, nesse livro Talulah está acometida de um eterno luto, depressão, síndrome do panico. A família de Kate também não tem ajudado muito, todos sofrendo e não sabendo como enfrentar a vida pós Kate. Até que Tule sofre um grave acidente de carro, durante o coma terá sua vida questionada, espantará velhos medos. Um livro pra se ler com a alma, desprovida de pre conceitos. Recomendo.

Ana Paula 25/01/2015

As pessoas não vão embora, elas apenas se afastam.
Tully Hart é uma jornalista e apresentadora de um talkshow norte-americano famosíssimo. A sua ambiciosidade a fez dela uma pessoa notória a nível nacional por sua dedicação e responsabilidade, porém nem tudo são flores, por fora parecemos ser uma pessoa feliz, por dentro guardamos mágoas e escondemos um passado obscuro que não queremos que ninguém saiba de sua existência e veja as nossas fraquezas. Abandonada por sua mãe quando ainda era um bebê de colo e desde então nunca teve uma figura materna e paterna, então desde pequena se sentia sozinha até conhecer aos catorze anos a Kate Ryan foi através desta menina que Tully conheceu o verdadeiro significado da amizade verdadeira , sincera, duradoura e capaz de suportar qualquer barreira.

Após 30 anos de amizade, assim como qualquer outro relacionamento é normal acontecer alguns desentendimento e acabar se separando por um tempo curto ou longo e foi isso que aconteceu. Foram dois anos. Dois anos sem se falar com aquela que sempre deu a mão quando Tully caia e não conseguia se levantar. Durante esse tempo muitas coisas aconteceram entre eles Kate foi diagnosticada com câncer de mama porém não resistiu. Deixou marido, três filhos e sua melhor amiga abalados com sua morte completamente sem chão.

Tully sempre foi muito bem-vinda na família de Kate e todos a amavam, Tully estava decidida a cuidar da sua afilhada Marah Ryan que, assim como ela estava enfrentando uma depressão dolorosa e silenciosa porém Marah era praticamente uma criança, inexperiente e precisava de uma figura materna (não que substituísse a mãe mas que estivesse presente sempre quando precisava de uma).

A carreira profissional e a amizade eram tudo que Tully tinha na vida mas ela escolheu a amizade porque sabia que sua amiga era mais importante que a carreira mesmo correndo o risco de perder seu emprego. Perdeu tudo, esteve a ponto de se jogar de um penhasco e viu que quem realmente nos ama, quando algo é verdadeiro ela nunca acaba. Um passado distante ressurgi e veio para esclareceu a verdadeira história da família Hart.

Uma amizade verdadeira está tatuada dentro do peito, nunca nos deixam e as lembranças do amor verdadeiro são tudo o que nós temos. Lembre-se: As pessoas não vão embora, elas apenas se afastam. Feche os olhos, mergulhe no seu subconsciente que lá dentro você encontrará a voz da pessoa amada.

[[ CITAÇÕES ]]
"Em vez de ignorar a dor, você precisa mergulhar nela, usá-la como um casaco quente em dia frio"

"Quando eu gosto de alguém, apego-me com um desespero que é quase uma doença mental" (p.228)

Chrys 15/01/2015

Antes de mais nada é preciso dizer que para compreender e aproveitar por completo "Por toda a Eternidade" é preciso ler antes "Amigas para sempre" da mesma autora, pois trata-se de sequência, embora a autora dê uma boa retomada dos acontecimentos prévios ao livro, os relacionamentos todos começam em "Amigas para Sempre" e para entender a profundidade deles é essencial a leitura na sequência.

Depois de perder Kate para o câncer Tully, Johnny e Marah tentam encontrar uma maneira de seguir em frente, mas Kate era toda a família que Tully conhecia e o pilar dos Ryanns, família que ela formara com Johnny. A ausência dela parecia ainda mais evidente quando eles estavam juntos e a simples convivência entre eles se tornou dolorosa demais, então o impensável acontece e contrariando todas as recomendações de Kate eles se separam.

Sem a esposa Johnny perde o chão, imerso em sua dor não consegue entender e ajudar a amenizar a dor da filha Marah, e na tentativa falha de reestruturar sua família também afasta Tully de suas vidas. Marah é uma adolescente rebelde, como todos os adolescente são, mas a morte da mãe, a culpa de ter sido uma filha muito difícil para Kate e a omissão do pai a fazem cair em um quadro depressivo/destrutivo que culmina em sua fuga.

Após a morte de sua melhor amiga, Tully tenta retomar sua carreira na TV, mas a sua saída abrupta para cuidar de Kate a queimou para a mídia de forma irreparável. Sozinha, sem o trabalho que sempre foi a razão de sua existência e culpada pela fuga de Marah, Tully se afunda na depressão, nos remédios e no álcool e acaba sofrendo um grave acidente de carro. Durante o coma decorrente do acidente, Tully conversa com Kate, repassa passagens da vida das duas e principalmente divide com a amiga os momentos ruins que se passaram após a morte de Kate.

Com o acidente de Tully sua mãe Dorothy (Cloud/Nuvem), que foi viciada e ausente por toda a vida de Tully, enxerga uma segunda oportunidade de ser mãe e dedica todas suas forças para cuidar de sua filha, sempre com o apoio da mãe de Kate e dos Ryanns.

O livro é muito bem escrito, a narrativa intercala o ponto de vista dos personagens principais de forma que o leitor tem um panorama bem completo dos dramas de cada um sem perder a linearidade da história, e é sem dúvidas extremamente emocionante.

É claro que é muito triste já que o assunto principal é a perda de um ente querido, como a dor é sentida e vivida de formas diferentes por cada pessoa e como as coisas podem ser piores quando não cuidamos dos que estão próximos, mas também é uma história sobre resignação, cura e recomeço.

Resignação para um pai, que a duras penas compreende que deve superar a sua própria dor para ajudar os filhos. Cura para uma filha que perdeu a mãe muito cedo e aprende a reencontrá-la nas suas lembranças e a compartilhar com o pai suas aflições. Recomeço para uma mulher que perdeu tudo, mas tem a oportunidade de se reconciliar com seu passado e aceitar o seu futuro. E para todos perceberem que Kate continua em tudo e todos, eles só precisam aceitar a sua partida.

Mas principalmente uma segunda chance para Dorothy, que no primeiro livro somente foi apresentada como a mãe viciada que abandonou a filha para viver uma vida errante, que sempre conseguia magoar a filha ainda mais, neste segundo livro ela teve a oportunidade de contar suas razões para ter seguido tal caminho, e acreditem é de partir o coração. Mesmo sem esperança de ser perdoada Dorothy agarra a oportunidade de ajudar a filha, de ser sua mãe de verdade mesmo após 50 anos, o que reforça a máxima: nunca é tarde para recomeçar!

Uma grata surpresa foi a presença de Kate no livro, sim ela conversa com Tully durante o coma e comenta não só o passado mas os acontecimentos presentes que ela assiste de seu plano espiritual. Independe da crença em vida após a morte ou não, a contribuição dela no livro foi muito significativa, pois sempre nos pegamos pensando o que será que a pessoa que faleceu diria sobre o que está acontecendo, e ela pode dizer muitas coisas à Tully. Não se preocupem não é um livro espiritual, são apenas algumas intervenções que contribuíram para deixar o livro ainda mais tocante.

É um livro lindo, muito humano e emocionante, não tenho palavras para definir esse misto de compaixão e esperança que senti ao ler. Simplesmente amei Amigas para sempre e Por toda a eternidade me surpreendeu, pois nunca pensaria em tal desfecho para esta história.

Leiam, essa série tem muito a acrescentar às pessoas como seres humanos.

Alexsandra 14/01/2015

Adorei a leitura deste livro, ganhei de presente de aniversário da amiga Adriana Amorim . O livro relata historias de vida de varias pessoas diferentes, que em algum momento na vida foi submetido a perde alguém especial. Que infelizmente na perda encontramos uma maneira de rever a nossa postura, atitudes e ação com as pessoas que amamos e que nunca é tarde para pedir perdão. E o que prevalece é o Amor que temos um pelo outro mesmo diante da perda.