Inteligência em Concursos

Inteligência em Concursos Professor Pier
Professor Pier

Resenhas - Inteligência em Concursos

Danilo Andrade 14/12/2021

Seria a imbecilidade uma constante humana?
Mais um caso de uma leitura aleatória que começo, com a curiosidade sendo a única motivação plausível. Irei prestar concurso?Não. Algum vestibular ou exame do tipo?Não. Mas, com uma pesquisa rápida pelo nome do autor, vi diversas contribuições do mesmo para técnicas de neuroaprendizagem, além de ser o fundador da Editora Aleph, uma das quais nutro grande estima por trazer boa literatura ao Brasil, mas não somente por isso me entreguei a leitura, mas também por perceber onde o autor gostaria de chegar com sua tese.

Confesso que grande parte das dicas, havia de uma forma ou de outra aplicado à algumas fases de minha aprendizagem, e hoje, digamos que se assemelha muito à forma que o Pier expõe em seu livro, porém, ele aborda de uma forma bastante interessante as formas de gerir inteligentemente informações, e como não nos prendermos ao formalismo que somos direcionados em nossa educação básica, até mesmo, ironicamente, limitando a forma como lidamos com resolução de problemas, ponto alto do livro, quando confronta formas aritméticas e algébricas de lidar com a matemática e física por exemplo.

O autor se opõe fervorosamente contra os dispositivos eletrônicos no processo de aprendizagem, e como a TV, smartphones, mídias sociais tornam pessoas em estúpidas e imbecilizadas, e não se dão conta do quanto são prejudicadas por isso. Bom, existem estudos e mais estudos relatando que sim, o uso abusivo desses aparelhos dificultam o processo de aprendizagem de crianças, habilidades emocionais e sociais também, porém, vejo grande embate geracional do autor para com as mudanças frenéticas que o advento da tecnologia da informação trouxe. Creio que se tratem de casos e casos, portanto, julgo como sendo um caminho mais adequado, idealmente, no percurso de nossa aprendizagem, o emprego intensivo do raciocínio crítico, de deliberações conscientes e criteriosas de como a informação é absorvida, e nisto enxergo a tentativa do autor em ir nesta direção durante a leitura, embora tenha sido incisivo e "sem papas nas línguas" por assim dizer, e assim demonizando os aparelhos, que enxergo ainda sim, grande potencial de servir como ferramenta para o desenvolvimento humano, inclusive, na aprendizagem.

Muito tem a se dizer sobre os teses abordadas, mas com certeza, ponderando alguns fatos, e vieses do autor, ainda sim se aproveita boa parte de seus ensinamentos.

Oliveira208 25/01/2021

Só recomendo se você for um estudante avançado...
O professor Pier defende fielmente em seu livro o estudo feito com papel e caneta, acredito que seja mais eficaz, porém inviável devido a quantidade de matérias e assuntos que precisamos aprender. A celeridade de um material e resumos digitais facilitam demais o estudo e as revisões.
Bia Paiva 13/05/2021minha estante
Concordo, parece até que ele é inimigo da tecnologia

M. K. Nascimento 13/10/2022

Necessário
Até o momento, é o segundo da coleção que leio, pelo que notei ele repete as mesmas questões nos quatro livros, porém, em cada um aborda uma linguagem mais atraente ao alvo, neste caso, pessoas em busca de aprovação em concurso.

A cada capítulo, somos "sacudidos" pelos alertas quanto as Redes de Telecomunicações e os "métodos inovadores de ensino".

Se procura neste livro um tutorial pra você sentar e absorver conhecimento confortavelmente, não recomendo.

O autor ensina várias dicas (ótimas) pra você aprender de forma definitiva, mas depende do seu esforço.

Ângela Bittencourt Cardoso 31/12/2022

Último da série
Amei a parte que ensina a resolução das questões de lógica. Muito interessante todos os conteúdos deste livro.

Walkyria 17/11/2023

Inteligência em concursos
Leitura objetiva e prática. De fato é um manual de instrução do cérebro. Recomendo a leitura para todo os concurseiros

Adilson22 04/04/2020

Muito bom.

Morgana 02/04/2020

É sempre bom diversificar o estilo de gênero de leitura, e unindo o útil ao agradável esta foi a minha escolha!
Apresentando um estilo diferente de APRENDER, o prof. Píer esclarece e acaba com estigmas de estudo muito ainda usado em escola, por vestibulando e até concurseiros.
De logo, ele deixa claro que existe uma grande diferença entre ESTUDAR e APRENDER e que não há atalhos para o Desenvolvimento da inteligência sem passar pela leitura e neste ponto já estamos, cá entre nós seguidores, bem adiantados em relação de quem não gosta.
Além de desenvolver o vocabulário, fala e organização de ideias a leitura traz uma série de benefícios que só quem tem este hábito conhece.
Essa obra traz também uma série de dicas e costumes que devem ser incorporado para apreensão do conteúdo, ensinando a se preparar para EXAMES ou CONCURSOS.
Esse livro não irá agradar a todos, já que apresenta um modelo mais técnico de atos para se alcançar o SUCESSO na APRENDIZAGEM!
Fomos moldados a um modelo de ensino ultrapassado que nos preparam para decorar muitas informações sem de fato fixar o assunto.E para ele, quem estuda não esquece. Então, se pretende mudar essa história, vale a pena a leitura!

Samara 20/11/2021

Um excelente livro
Deixo logo um aviso: para ler este livro é reciso manter a mente aberta e estar disposto a se despir dos conceitos pré estabelecidos sobre seus estudos
Essa foi uma leifura que me deu uma pouco mais de maturidade ao longo do processo de leitura. Puder tirar lições e reparar alguns erros, já fui testando os métodos ao longo da leitura - o que fez com que a leitura fosse mais lenta- e de fato funcionaram.
O autor não está preocupado com o que você cai pensar dele, ele simplesmente quer te ensinad um método para se tornar mais inteligente, então por vezes ele pode parecer rude em suas palavras, mas para mim funciona, pois me gera incômodo e vontade de mudar.
Indico muito a leitura, acredito que este livro tem muito a acrescentar

Joao.Pedro 28/02/2023

Vale a pena cada página
Acredito que esse livro não seja útil somente para quem busca ser aprovado em concursos. Sua linguagem é muito acessível e a leitura é extremamente fluída, você não se desgasta Leandro essa obra mais que pedagógica!!

Rychard S. Paes 14/03/2023

O melhor volume da "Coleção Neuroaprendizagem"
De todos os quatro excelentes livros da "Coleção Neuroaprendizagem", do professor Pier, este último merece o título do melhor de todos, na minha opinião. Além de sua aplicação prática a qualquer tipo de >estudante< (seja aquele que está no fundamental, no ensino médio, na faculdade, etc.), ele também sintetiza praticamente todo o pensamento do Pier dos últimos três livros, ressaltando os pontos mais importantes.
Além de que, dos três livros, este parece ser o mais completo (ao menos eu sinto isso), principalmente para os estudantes. Sem dúvida, o primeiro volume da série (Aprendendo Inteligência) e este quarto e último são os dois mais importantes para nós, estudantes (e não alunos!).

Isis.Miguel 27/06/2020

Inteligência em concursos
Nada muito diferente do ?Aprendendo inteligência?, sendo, no entanto, direcionado para quem não frequenta mais a escola e estuda para concursos.

Muito bom de qualquer forma.

Foi fã do Prof. Pier, que mora no meu coração!

Jeferson Souza 05/07/2020

Mais um livro do Professor Pier e como outros lidos trouxe-me muitos ensinamentos, com certeza agora tentarei ser um bom estudante em vez de ser um excelente aluno.

Beca 24/07/2020

Com certeza, esse livro foi um divisor de águas na minha vida. Excelente.

Paula1735 25/10/2020

Lição: Você não tem a obrigação de passar em um concurso
Pois é, nesse livro o professor Pier deixou uma lição que soa contraditória aos nossos ouvidos: você não tem a obrigação de ser aprovado em uma prova de concurso ou de vestibular. Mas, por outro lado, você tem a obrigação de ser inteligente e estar apto a ser aprovado em qualquer exame!
Supondo que eu e você (assim como 99,9% dos alunos brasileiros) não tenham aprendido a estudar durante o ensino médio e tampouco na universidade, como se tornar inteligente agora? Algumas dicas, de acordo com o professor e baseado na neurociência da aprendizagem, são:
... estudar pouco, mas todos os dias;
.... usar papel e não uma tela para ler;
... estudar ativamente, escrevendo e desenhando seu próprio raciocínio sobre o assunto, elaborando uma "cola" para a prova (que nunca será usada);
... abandonar completamente a TV e as redes sociais e abraçar o prazer da leitura;
... ler muito!
Recomendo toda a série de livros "Aprendendo Inteligência" para quem quer sair da caixinha criada por essa pedagogia sem fundamentos da educação brasileira!