Inteligência em Concursos

Inteligência em Concursos Professor Pier
Professor Pier

Resenhas - Inteligência em Concursos

Gabis 07/02/2020

Prof. Pier deveria ser mais reconhecido!!!
Em primeira análise, esse livro não limita-se a um manual rígido ou uma fórmula mágica para "se dar bem" em concursos/provas.
O professor Pier demonstra, de forma descontraída e de fácil entendimento, os processos da neuroaprendizagem e os caminhos e estratégias de estudos que REALMENTE estimulam o cérebro. Ademais, há imagens, exercícios mentais e até indicações de leitura coerentes com as dicas dadas pelo prof°.
Ao terminar a leitura, o que passou na minha cabeça foi: "eu deveria ter lido esse livro há anos atrás! Tudo teria sido diferente!". Nesse caso, indico-o a todos que tenham interesse em realmente aprender.

EXCELENTE!

O fundamentalista 07/08/2022

Inteligência em concursos
É um livro voltado para quem pretende prestar concurso público é rico de informações e métodos para estudar. O livro não se torna cansativo professor pier usa uma linguagem bem divertida. Os exemplos citados no livro de alunos que pensam que são estudantes são familiares para aqueles que leram. "É uma pena que não li antes".

Laura.Julia 01/01/2022

Para concurseiros e vestibulandos
Inteligência em Concursos é um livro excelente para quem está se preparando para prestar um vestibular ou algum concurso. Ele tem dicas úteis tanto para se preparar antes da prova como para executar no decorrer dela. Porém, a maioria não são dicas simples para serem executadas já perto da prova, elas exigem uma preparação que deve vir de algum tempo antes. Esse é um livro muito bem construído e que trás ótimos argumentos. Com certeza suas dicas fizeram a diferença na maneira que estou me preparando para prestar uma prova.

Luís Br 24/03/2023

Essencial para quem busca aprimorar o aprendizado
É um livro muito bom! A leitura é muito tranquila, sem "gramatiquês". O conteúdo ensinado é sensacional e essencial. Já havia lido o primeiro livro da coleção, e me lembrei deste - que se encaixa perfeitamente na minha atual situação de estudos.
Além dos livros, as palestras do professor Pier são muito boas.

jana 14/07/2021

Uma verdadeira ajuda a estudantes.
Nunca conheci o professor Pier antes deste livro, e após a leitura me sinto triste por não ter. Ele mostra realmente como se tornar alguém mais inteligente. Antes desse livro, eu desejava inteligência para passar em vestibulares, agora desejo para a vida.
Pier tem uma escrita nada lenta e 100% direta, tanto que acabei o livro muito rápido. Cada estudante, como eu, deveria ler essa saga de livros.

manupst 19/01/2022

Excelente, confesso que fui ler achando que seria comum aos outros livros do gênero, mas foi uma experiência que veio a somar.

Michelle.Strong 19/12/2020

O livro nos dá dicas importantes pra quem procura a melhor forma possível de estudar e reter a informação:
Aluno: aquele que assiste as aulas.
Estudante: aquele que estuda sozinho, o ato de estudar nos leva a aprender de fato, estudar sozinho, nos torna autoditadas.
Estudar é escrever ou até mesmo desenhar com lápis o que foi lido de importante em algum texto.
Leitura não é estudar, mas o hábito da leitura auxília a desenvolver vocabulário e interpretação de texto.
Como criar o hábito da leitura:
Tenha prazer em ler, encontre o livro que vá despertar em você esse prazer, encontre livros que contem histórias e te prenda até a última página.
Como melhorar sua forma de estudar:
Ao assistir uma aula obtenha a informação (escreva os pontos importantes da matéria que serão assimilados, não digite, mas escreva no papel), escolha o assunto que será estudado e junte o material sobre aquele assunto (prefira livros, apostilas, etc em material impresso). Aqui foi a fase do entendimento do assunto, para aprender prepare uma espécie de "cola" (não pegue resumos prontos para isso, elabore a sua própria "cola") daquele assunto, com isso você acaba ensinando o assunto que foi visto para você mesmo e não esqueça de resolver exercícios.
Garanta uma boa noite de sono.
Para auxiliar no aprendizado desenhe e escreva o que for importante, para descobrir o que é realmente importante, tente preparar uma cola daquele assunto.
Para não esgotar seu cérebro, estude 30 minutos (escrevendo) e descanse por 10 minutos. Intercale esse tempo de estudo e descanso dentro da sua rotina.
Faça revisões com frequência do que foi estudado.
As dicas de estudos apresentadas aqui são realmente interessantes, mas o que me desagradou na leitura foi a comparação entre Itália x Suíça (enaltece um país despreza outro), as críticas da literatura brasileira (não dá pra saber se ele realmente leu os livros que tanto critica), menospreza o trabalho de pedagogos e professores os culpando pela insucesso educacional. Ele faz várias divagações no meio do assunto sobre sua vida, o que ao meu ver não trazem nada de útil para a construção do livro, mas sim para inflar seu ego deixando claro que ele era uma pessoa inteligente. Você encontrará muito a palavra imbecil nesse livro. Por esses motivos o livro merece uma nota baixa.

Renann 11/04/2019

Repetitivo
Ao iniciar a leitura, confesso que tive boas expectativas quanto a abordagem que o professor pier traria em sua obra. Entretanto, meu pensamento continha apenas um questionamento: ele passou em algum concurso para escrever sobre concursos?
Ok, pode ate ser um pensamento raso e errado ate certo ponto, mas ao longo d leitura fui cada vez mais percebendo que esta obra, aos poucos, se desviava de sua intencao.
O livro comeca explicando sobre inteligencia, sobre a importancia de ler muito e dps se perde em questoes de lógica e nos relatos do autor cheios de autopromocao e pedantismos. Sabe aquela pessoa que se acha? Pois é, chega um momento do livro que o autor parece estar mais interessado em mostrar o quanto é safo do que efetivamente esmiucar ou ate mesmo comentar sobre tecnicas de estudo para concurso público.
Já vi ebooks de 50 pags muito mais interessantes do que este livro. Lamentável e decepcionante.
Se vc tem tolerancia a pessoas que gostam de demonstrar o quanto sao fodas e inteligentes e maravilhosas e excepcionais, vai em frente, esse livro talvez te traga algo de util. Caso nao seja o seu caso, nao perca seu tempo. Prefira alguma obra escrita por alguem que de fato viveu o mundo dos concursos.
#stayhard

Maria.Luiza 09/02/2023

Livro excelente pra quem almeja vestibulares e concursos públicos. O livro apresenta uma linguagem simples, objetiva e com imagens; além de tudo tem dados científicos!! Eu adorei a leitura fluida, consegui ler em 2 dias, recomendo muito!!!!!

Ronycson 23/10/2022

Escreva no Caderno. venha para o MST.
Impressionante! é um livro que você deve ler para entender que você deve buscar ser mais inteligente todos os dias
(sem perder uma noite de sono).

ninguém tem obrigação de passar em concurso, mas é isso que você pode aproveitar ao se preparar pra prestar um.

Brilhante! a ciência está na nossa rotina, basta despertar da ignorância e ouvir ela sempre sussurrando em nosso cérebro.

As Técnicas Oriundas da Neurociência que o Professor Pier comenta são Excelentes e até mesmo urgentes na sociedade atual. é uma pena que poucos as conheçam.

alexsandernsantos 14/01/2021

"Aprender é criar novos caminhos neurais"
"As aulas, por mais bem dadas que sejam, são apenas um prelúdio para o verdadeiro trabalho: o estudo solitário."

No quarto livro da Coleção Neuroaprendizagem, Pierluigi Piazzi traz ensinamentos para concurseiros e vestibulandos e repete alguns conceitos abordados nos primeiros volumes. O autor divide o livro em três partes: Técnicas de estudo, A necessidade da inteligência e As técnicas durante a prova.

De modo geral, gostei da leitura e de alguns macetes que, se forem bem executados, serão úteis em provas de concurso. Algumas técnicas e hábitos descritos no livro, como cultivar a leitura por prazer, o uso de "pseudocolas" nos estudos e o aproveitamento do tempo são importantes, respectivamente:
- Para estimular o imaginário e contribuir para a aceleração (e compreensão) da leitura;
- Fixar o conteúdo;
- Otimizar o tempo no momento da prova.
A busca por conhecimento é um processo gradual e depende de diversos fatores. Muitas vezes, será necessário fazer escolhas difíceis, eliminar o que nos impede de progredir e adquirir bons hábitos.

Não sei dizer se o professor Pier é a melhor referência sobre o tema abordado, mas quase tudo o que ele disse fez sentido para mim. Recomendo a leitura.

"Aula dada, aula estudada, HOJE!"

jonas.zycki 04/04/2021

Muita propaganda e poucas dicas de estudo.
O autor passa grande parte do texto criticando sistema educacional brasileiro, apontando a pública e notória falha do país em formar estudantes que tenham desempenho satisfatório em testes internacionais como o PISA. Inclusive, passou-me a impressão de certa arrogância ao descrever, de forma generalizada, os educadores e pedagogos do país como ignorantes, fazendo tímida ressalva em nota de rodapé. Como se ele fosse alguma espécie de mestre iluminado e todos os outros completos incompetentes.

Tudo isso para afirmar que o que falta para transformar os pobres alunos, desprovidos de orientação adequada, em verdadeiros estudantes, é seguir as técnicas transmitidas pelo brilhante mestre nesta obra. Contudo, as tão exaltadas técnicas de estudo podem ser resumidas em: escrever à mão para facilitar a memorização de conteúdo; elaborar resumos ("pseudocolas"); abandonar aparelhos eletrônicos durante o estudo; realizar pequenas pausas para descanso durante o labor mental e dormir bem para fixar o conteúdo na mente.

Não sei como são os outros livros da coleção, mas, em suma, achei muito papo e pouquíssimas dicas efetivas.

Ayrton.Silva 24/06/2022

O livro é muito bom. Algumas dicas são valiosas, outras nem tanto, mas isso também é uma questão que varia individualmente. Vale a pena a leitura crítica, selecionando aquilo que for pertinente à realidade de cada um.

Antonio.Neto 19/02/2020

Um livro para quem quer ser inteligente.
O livro é muito bom, claro e objetivo. Não é cansativo de ler e o professor nos orienta passo a passo de como melhorar nossa inteligência e aprendizagem. É útil não só para quem quer prestar concursos públicos, mas para quem quer estudar para provas em geral. As soluções que o professor propõe são simples, contudo, em alguns momentos achei um pouco radicais. De qualquer maneira, é um excelente livro! Recomendo.