Cristiano.Santos 02/03/2018Aula dada, aula estudada, hoje!O professor Pierluigi Piazzi foi um dos vários estrangeiros notáveis que vieram parar aqui, trazendo uma vasta bagagem intelectual do Velho Continente, nascido do país do spaghetti, da ópera, Dante, Michelangelo...
O curioso é que, quando se trata de educação eficiente, o professor Pier (como era chamado), trabalhou até o fim de sua vida em 2015 denunciando "novidades pedagógicas" vindas do Velho Continente. Piaget e Vygotsky sobretudo, os grandes "gurus" da pedagogia hoje, foram alvos de sua artilharia que, neste livro como também em suas palestras gravadas, o italiano denunciou a ineficiência do método, comprovada no dia dia, no desempenho escolar médio e nos exames internacionais. O exame PISA de 2009 por exemplo, onde o Brasil ocupava os últimos lugares (57¤, atrás da Argentina por exemplo, o 53¤). O exame mais recente (2015) mostra o Brasil "mantendo" vergonhosamente sua posição entre os últimos, como é possível confirmar no link abaixo.
Para quem já assistiu a alguma palestra do professor, o livro a principio não traz novidades. Muito do que ele apresentou em vários lugares pelo país está na obra. O fundamento para afirmar que aluno e estudante não é a mesma coisa, da mesma forma que inflação não é a mesma coisa que aumento de preços, entender e aprender etc.
"Quando você presta um exame, está competindo consigo mesmo. Quando você se submete a um concurso, está competindo com outras pessoas." (Capítulo Exame versus concurso).
Com ótimos exercícios e resoluções de exercícios melhores ainda, este livro dá o itinerário para o leitor desenvolver a inteligência e ter um ótimo rendimento. E para o leitor do livro, é `conditio sine qua non` para este desenvolvimento, tornar-se voraz devorador de livros (ter uma média semelhante a do Bill Gates, que é de 50 livros por ano). Há um capítulo sobre o assunto, onde fica claro que é necessário descobrir o prazer de ler.
Não existem atalhos. Esse é um dos pontos principais, dos que chamam mais a atenção na obra: Pierluigi não propões soluções mágicas. O que fica claro com as fundamentações científicas apresentadas, principalmente quando ele mostra porque texto digitado não tem a eficiência no estudo, comparado com o manuscrito.
"A única maneira de se ficar mais inteligente e aprender para sempre é estudar pouco e todo dia."
É o lema do professor, baseado nas descobertas da neurociência: aula dada, aula estudada, hoje!
site:
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/brasil-mantem-ultimas-colocacoes-no-pisa/