Inteligência em Concursos

Inteligência em Concursos Professor Pier
Professor Pier

Resenhas - Inteligência em Concursos

Luís Br 24/03/2023

Essencial para quem busca aprimorar o aprendizado
É um livro muito bom! A leitura é muito tranquila, sem "gramatiquês". O conteúdo ensinado é sensacional e essencial. Já havia lido o primeiro livro da coleção, e me lembrei deste - que se encaixa perfeitamente na minha atual situação de estudos.
Além dos livros, as palestras do professor Pier são muito boas.

Michelle.Strong 19/12/2020

O livro nos dá dicas importantes pra quem procura a melhor forma possível de estudar e reter a informação:
Aluno: aquele que assiste as aulas.
Estudante: aquele que estuda sozinho, o ato de estudar nos leva a aprender de fato, estudar sozinho, nos torna autoditadas.
Estudar é escrever ou até mesmo desenhar com lápis o que foi lido de importante em algum texto.
Leitura não é estudar, mas o hábito da leitura auxília a desenvolver vocabulário e interpretação de texto.
Como criar o hábito da leitura:
Tenha prazer em ler, encontre o livro que vá despertar em você esse prazer, encontre livros que contem histórias e te prenda até a última página.
Como melhorar sua forma de estudar:
Ao assistir uma aula obtenha a informação (escreva os pontos importantes da matéria que serão assimilados, não digite, mas escreva no papel), escolha o assunto que será estudado e junte o material sobre aquele assunto (prefira livros, apostilas, etc em material impresso). Aqui foi a fase do entendimento do assunto, para aprender prepare uma espécie de "cola" (não pegue resumos prontos para isso, elabore a sua própria "cola") daquele assunto, com isso você acaba ensinando o assunto que foi visto para você mesmo e não esqueça de resolver exercícios.
Garanta uma boa noite de sono.
Para auxiliar no aprendizado desenhe e escreva o que for importante, para descobrir o que é realmente importante, tente preparar uma cola daquele assunto.
Para não esgotar seu cérebro, estude 30 minutos (escrevendo) e descanse por 10 minutos. Intercale esse tempo de estudo e descanso dentro da sua rotina.
Faça revisões com frequência do que foi estudado.
As dicas de estudos apresentadas aqui são realmente interessantes, mas o que me desagradou na leitura foi a comparação entre Itália x Suíça (enaltece um país despreza outro), as críticas da literatura brasileira (não dá pra saber se ele realmente leu os livros que tanto critica), menospreza o trabalho de pedagogos e professores os culpando pela insucesso educacional. Ele faz várias divagações no meio do assunto sobre sua vida, o que ao meu ver não trazem nada de útil para a construção do livro, mas sim para inflar seu ego deixando claro que ele era uma pessoa inteligente. Você encontrará muito a palavra imbecil nesse livro. Por esses motivos o livro merece uma nota baixa.

jonas.zycki 04/04/2021

Muita propaganda e poucas dicas de estudo.
O autor passa grande parte do texto criticando sistema educacional brasileiro, apontando a pública e notória falha do país em formar estudantes que tenham desempenho satisfatório em testes internacionais como o PISA. Inclusive, passou-me a impressão de certa arrogância ao descrever, de forma generalizada, os educadores e pedagogos do país como ignorantes, fazendo tímida ressalva em nota de rodapé. Como se ele fosse alguma espécie de mestre iluminado e todos os outros completos incompetentes.

Tudo isso para afirmar que o que falta para transformar os pobres alunos, desprovidos de orientação adequada, em verdadeiros estudantes, é seguir as técnicas transmitidas pelo brilhante mestre nesta obra. Contudo, as tão exaltadas técnicas de estudo podem ser resumidas em: escrever à mão para facilitar a memorização de conteúdo; elaborar resumos ("pseudocolas"); abandonar aparelhos eletrônicos durante o estudo; realizar pequenas pausas para descanso durante o labor mental e dormir bem para fixar o conteúdo na mente.

Não sei como são os outros livros da coleção, mas, em suma, achei muito papo e pouquíssimas dicas efetivas.

Polliana 07/12/2020

Inteligência pode ser Adquirida
Neste volume, o professor Pier continua defendendo os argumentos que já estão presentes nos três primeiros. Aqui, ele defende de modo mais incisivo o fato de a inteligência poder ser adquirida e aconselha que façamos muitos testes de QI para estimular o raciocínio, além de incentivar que tentemos sempre buscar atalhos aritméticos para alguns problemas algébricos (mesmo que inicialmente não venha a ser um atalho, e sim um caminho mais longo).

Gostei muito do conceito de pseudocola e mais ainda dos exemplos que ele deu. Não esquecerei tão cedo do art. 121 §§ 1º e 2º do Código Penal.

Lorena 24/05/2020

A leitura é muito empolgante, parece um bate papo. Recomendo
Este é um livro de fácil leitura, você realmente da vontade de terminar e colocar em prática várias dicas que o autor da , porque não são apenas dicas são realmente técnicas que foram usadas por gênios da humanidade para construir inventos incríveis , como eletricidade, computador, avião, etc., antes que existisse tantas tecnologias digitais. O livro também fala sobre a preguiça mental que os meios digitais contribuem para se formar dia após dia em nós, desde crianças. Tem partes que eu não li com atenção, porque explicavam cientificamente como foi comprovado que alguns métodos de estudos não eram eficazes ou não produziam nenhum efeito na aprendizagem e memorização. Após a leitura me sinto muito empolgada par ler os outros livros dele, então recomendo, pode ler que você terá grandes aprendizados.

Rapha 08/01/2018

Ótimo livro, recomendo!
Ótima leitura, me auxiliou muito no aumento do rendimento dos estudos!

Cristiano.Santos 02/03/2018

Aula dada, aula estudada, hoje!
O professor Pierluigi Piazzi foi um dos vários estrangeiros notáveis que vieram parar aqui, trazendo uma vasta bagagem intelectual do Velho Continente, nascido do país do spaghetti, da ópera, Dante, Michelangelo...
O curioso é que, quando se trata de educação eficiente, o professor Pier (como era chamado), trabalhou até o fim de sua vida em 2015 denunciando "novidades pedagógicas" vindas do Velho Continente. Piaget e Vygotsky sobretudo, os grandes "gurus" da pedagogia hoje, foram alvos de sua artilharia que, neste livro como também em suas palestras gravadas, o italiano denunciou a ineficiência do método, comprovada no dia dia, no desempenho escolar médio e nos exames internacionais. O exame PISA de 2009 por exemplo, onde o Brasil ocupava os últimos lugares (57¤, atrás da Argentina por exemplo, o 53¤). O exame mais recente (2015) mostra o Brasil "mantendo" vergonhosamente sua posição entre os últimos, como é possível confirmar no link abaixo.
Para quem já assistiu a alguma palestra do professor, o livro a principio não traz novidades. Muito do que ele apresentou em vários lugares pelo país está na obra. O fundamento para afirmar que aluno e estudante não é a mesma coisa, da mesma forma que inflação não é a mesma coisa que aumento de preços, entender e aprender etc.
"Quando você presta um exame, está competindo consigo mesmo. Quando você se submete a um concurso, está competindo com outras pessoas." (Capítulo Exame versus concurso).
Com ótimos exercícios e resoluções de exercícios melhores ainda, este livro dá o itinerário para o leitor desenvolver a inteligência e ter um ótimo rendimento. E para o leitor do livro, é `conditio sine qua non` para este desenvolvimento, tornar-se voraz devorador de livros (ter uma média semelhante a do Bill Gates, que é de 50 livros por ano). Há um capítulo sobre o assunto, onde fica claro que é necessário descobrir o prazer de ler.
Não existem atalhos. Esse é um dos pontos principais, dos que chamam mais a atenção na obra: Pierluigi não propões soluções mágicas. O que fica claro com as fundamentações científicas apresentadas, principalmente quando ele mostra porque texto digitado não tem a eficiência no estudo, comparado com o manuscrito.
"A única maneira de se ficar mais inteligente e aprender para sempre é estudar pouco e todo dia."
É o lema do professor, baseado nas descobertas da neurociência: aula dada, aula estudada, hoje!

site: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/brasil-mantem-ultimas-colocacoes-no-pisa/

Thalles 26/07/2020

Dicas bem interessantes
Prof. Pier é uma daquelas pessoas que nos deixaram cedo demais. Apesar disso, deixou para nós uma obra primorosa de livros que podem ajudar qualquer pessoa a se tornar cada vez mais inteligente. Nessa obra em particular ele traz dicas bem interessantes para os candidatos a cargo público. Livro muito bem escrito. Traz ideias bastante inovadoras na questão da educação/ensino.

Deda 03/05/2021

Show de bola
Livro com muitas dicas e embasamento científico, além do gostinho de experiência do autor em dominar o assunto.

Augusto 27/08/2021

Para além dos concursos
A julgar pela capa, parece que "Inteligência em concursos" se trata de mais um dos vários livros que discutem sobre métodos de aprendizagem, voltados a concurseiros, e suas questionáveis maneiras de otimizar esse processo. Ledo engano!
Desde as primeiras páginas fica a certeza de que as ideias trazidas ao longo do livro são válidas para todas as pessoas que são ou foram estudantes algum dia. São conceitos práticos, prontos para serem postos à prova, e também explicações do porquê fomos sistematicamente alijados do hábito da leitura.
Será que realmente a grande maioria das pessoas não gosta de ler por circunstâncias pessoais ou porque foram insistentemente desincentivadas?

Taís 09/06/2021

Super indico
Um tapa na cara da gente que tem preguiça de escrever manuscrito e preferimos digitar kkkk. O professor ensina como realmente aprendemos as coisas e como podemos usar isso para passar em vestibulares etc.

Amanda 14/07/2021

Ok
Pra qm leu aprendendo inteligência, fica repetitivo... O autor se repete nas críticas ao sistema educacional brasileiro e não traz muitas novidades... Li de teimosa, pois já tinha lido uma crítica que avisava sobre a desnecessidade da leitura pra qm já conhecia alguma obra do autor..

Morgana 17/03/2020

É sempre bom diversificar o estilo de gênero de leitura, e unindo o útil ao agradável esta foi a minha escolha!
Apresentando um estilo diferente de APRENDER, o prof. Píer esclarece e acaba com estigmas de estudos ainda muito usados em escola, por vestibulandos e até concurseiros.
De logo, ele deixa claro que existe uma grande diferença entre ESTUDAR e APRENDER e que não há atalhos para o Desenvolvimento da inteligência sem passar pela leitura, neste ponto já estamos, cá entre nós, bem adiantados em relação a quem não gosta.
Além de desenvolver o vocabulário, fala e organização de ideias a leitura traz uma série de benefícios que só quem tem este hábito conhece.
Este livro traz também uma série de dicas e costumes que devem ser incorporados para apreensão do conteúdo, ensinando a se preparar para EXAMES ou CONCURSOS.
Obviamente, a obra não irá agradar a todos, já que apresenta um modelo mais técnico de atos para se alcançar o SUCESSO na APRENDIZAGEM!
Fomos moldados a um modelo de ensino ultrapassado que nos preparam para decorar muitas informações sem de fato fixar o assunto. E para ele, quem estuda não esquece. Então, se pretende mudar sua história, vale a pena a leitura!