O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

berserkgirl 04/04/2021

O horror cósmico de Lovecraft
"A coisa mais misteriosa do mundo é, a incapacidade da mente humana em correlacionar tudo o que sabe."

O livro cumpre exatamente aquilo que promete e até surpreende em alguns pontos, realmente é uma boa amostra do horror fantástico de Lovecraft.

Bell 13/02/2021

Uma coletânea de contos interessante.
Li por recomendação e gostei.
Unica ressalva é que o Lovecraft tendia muito a usar estratégias de ocultação para não detalhar cenas e situações, isso me incomodou um pouco.

Rozana 18/01/2021

Alguns dos contos mais importantes do autor
Os contos nesse livro podem não ser os melhores, mas são suficientes para dar ao leitor uma construção do universo de horror cósmico criado pelo autor e entendimento para as demais obras baseadas nele.

ajlopes 14/01/2021

O conto
Acompanhamos os relatos do sobrinho-neto e herdeiro de George Gammell Angell, um professor na Brown University Providence, em Rhode Island. Em certa oportunidade, George Gammel estava procurando por alguns documentos e ao invés de encontrar o que estava procurando, encontra na verdade uma caixa que o deixa bastante curioso e ao abrir a mesma, acha uma escultura de barro retratando uma criatura no mínimo intrigante e bizarra que ele mal consegue descrever, tratava-se de um monstro de corpo grotesco e escamoso, possuidor de tentáculos e asas rudimentares. A partir desse momento, o sobrinho de Angell busca uma forma de desvendar o mistério que ronda a morte de seu tio-avô, que havia tentado descobrir a relação entre cultos, acontecimentos estranhos e uma criatura denominada de "Cthulhu", presente em diversas culturas da humanidade, em épocas e lugares distintos.

ajlopes 14/01/2021

O conto

Paulo.Victor 08/01/2021

Graças aos adolescentes
Não sei se devido a popularidade ou a forma de como tanto falam nossos adolescentes atuais sobre H. P. Lovecraft, me senti um pouco decepcionado por causa da primeira impressão que já estava gravada em minha mente antes mesmo de conhecer o estilo literário ou a forma de escrita do autor em si.

Mas depois de um processo, mesmo que curto, de desconstrução da primeira impressão, notei que o estilo de escrita de Lovecraft em seus contos é realmente algo muito trabalhado e pensado de forma a introduzir o leitor em um universo paralelo, mítico e ricamente simbolista. O autor não demonstra nenhum tipo de domínio em culturas pagãs ou simbologia, mas é interessante o esforço dele, principalmente no conto "O Chamado de Cthulhu" onde ele procura justificar os eventos com base em antigas culturas, mesmo que fictícias, para colocar o leitor a par da história, mostrando novamente o objetivo dele em criar uma atmosfera nova e fantasiosa.

Novamente, vale lembrar que minha primeira impressão exagerada da obra pode ter interferido, e muito, na minha impressão final, porém admiro o estilo de escrita dele, mesmo discordando em alguns pontos da narrativa: ele poderia ter feito estórias inteiras e incríveis com sua criatividade quase infinita pro gênero.

Em suma, o único defeito da obra é que seus contos são muito curtos.

Daniel263 17/12/2020

Um clássico do Terror Cósmico
Publicado em: @curadorliterario

63º livro lido em 2020.

Paguei uma antiga dívida literária e da cultura popular: conheci esse tal de Cthulhu. É um ser antigo, misterioso e gigantesco, com um visual que mistura dragão e lula (botei uma miniatura aí na foto!)

Já havia lido H. P. Lovecraft. O autor é herdeiro do Terror Gótico de Edgar Allan Poe e vanguardista no Horror Cósmico.

Em geral, o autor tem boas ideias de mistério e ficção científica, mas o texto é carregado de descrições pernósticas e os personagens sempre caem no lugar comum da loucura, quando se deparam com o desconhecido.

As histórias são sempre pessimistas e tem muitas falhas e bobeiras, além de serem carregadas de preconceitos raciais e sociais - o autor era estadunidense e teve auge na década de 1920...

Porém, muito da literatura, do cinema e dos jogos devem prestar certo tributo a Lovecraft. De Stephen King à Alien, de Hellboy e Necromicon do universo das HQs aos board games Mansion of Madness, Eldrich Horror e Arkham Horror!

As referências são inúmeras, e resgatar esse clássico valeu muito a pena por conta do 64º livro lido em 2020! Mas isso é papo para a próxima publicação...

site: https://www.instagram.com/p/CECUpoEjs1o/

Carlos.Eduardo 16/12/2020

Um homem com os defeitos de seu tempo
Gostaria de pegar um desvio e comentar brevemente sobre o autor.
Sim, a xenofobia e o racismo aparecem nos seus contos, nos pegam de surpresa e geram uma repulsa instantânea. É preciso ter em mente, entretanto, a época em que ele viveu e sua maneira orgulhosamente conservadora e antiquada de ver o mundo. Ainda, ele mesmo se declara, na carta que consta no final do livro, como um homem materialista e de ciência, apesar de seu conservadorismo. Bom, as teorias eugênicas predominavam nos variados círculos intelectuais do início do século XX - atingiriam o auge com o nazismo, sendo, obviamente, condenadas posteriormente, e também por falta de evidências.
Lovecraft era um típico representante de seu tempo, portanto. Como ele existiram muitos. E assim como essa sua moral é condenável, com toda a razão, na atualidade, talvez muitos de nós mesmos venhamos a sofrer censura no futuro pela nossa maneira de ver as coisas hoje. Não, não estou passando pano pra racista, apenas ressaltando o quanto isso era comum e nada absurdo há 100 anos. É preciso, sim, que Lovecraft e sua obra sejam assim caracterizados, até porque o medo do desconhecido, discussão central do autor, é uma das emoções que explicam, em parte, os comportamentos racistas e xenófobos de qualquer ser humano - ontem, hoje e sempre.
Para não terminar sem falar do livro, que é o primeiro que leio dele: curti demais o estilo e esse conceito original de horror cósmico, no qual percebe-se claramente o casamento da sua fixação pelo antigo com sua visão científica de mundo (a insignificância do ser humano perante a vastidão incompreensível do universo). Já deve ter ficado claro por aqui, mas sou dos que acham totalmente possível apreciar o legado artístico das pessoas sem referendar mecanicamente sua visão de mundo. Até porque tudo é muito mais cinza do que preto e branco, e todos temos nossos anjos e demônios internos, em maior ou menor grau.

MateusCantele 12/12/2020

Horror cósmico nunca é demais.
Resenha relâmpago: Apesar da xenofobia e o racismo de Lovecraft me incomodarem em diversos contos, confesso que seus contos são envolventes a ponto de ter me deixado receoso de ir a cozinha beber água (principalmente em "A cor que caiu do céu"). "O chamado de Cthulhu" é interessante e Dagon assusta por nossa imaginação preencher as descrições que o autor não ousa descrever. Um livro bom, escrito por um escritor de índole questionável. Horror cósmico, entretanto nunca é demais.

joaoggur 19/11/2020

Apoteose de Lovecraft
Esse livro é o ápice da carreira de HP Lovecraft.

Depois que se separou da sua esposa, começou a viver isolado em seu apartamento em Nova York, cidade na qual nunca gostou. Por ficar muito tempo solitário, começou a escrever diariamente contos, ler mais e estudar sobre o planeta. E no fator de escrever Histórias, foi a apoteose de sua carreira, onde escreveu seus mais prolíficos trabalhos

Nesse tempo, escreveu os contos pertencentes a este livro: ?O Chamado de Cthulhu e outros contos?.

Acho um livro incrível, com histórias cativantes e TOTALMENTE Lovecraftianas. Todas as histórias tem muito de HP, muito de seu estilo.

Não recomendo, mas acho que se pode começar em Lovecraft por este livro.

Para iníciantes na escrita: VÃO SEM MEDO!! (talvez com só um pouquinho, heheheheh) Estudem as histórias, as suas narrativas e seus invejáveis mistérios.

Fico muito feliz que HP Lovecraft está cada vez mais famoso, ele merece. As vezes me vejo pensando o que ele pensaria ao saber que obtém de muito sucesso...

Daniel.Paulo 11/11/2020

Mediano
A maioria dos contos é boa porém tem alguns que não valem tanto a pena, principalmente pelas palavras repetitivas usadas pelo autor, porém creio que o conto que mais gostei foi "ar frio".

Marcela.Silva 06/11/2020

Um talento misterioso.
H.P. Lovecraft tem seu legado na construção da literatura do gênero horror story, que particularmente é meu gênero predileto, e na cultura pop em geral. Estava à frente de seu tempo e creio que por isso seu reconhecimento chegou depois tantos anos. Acho a linguagem de alguns contos um tanto confusa e o preconceito, xenofobia e racismo do autor é algo que me incomoda bastante, assim como a maioria de seus contos não possuir um significado ou desfecho conclusivo. Quase sempre termina com muitas interrogações e dúvidas para seus leitores, mas assumo o quão criativa, interessante e misteriosa são suas obras. Lovecraft era aquele tipo de pessoa que não iria querer como amigo, mas de minha parte, teria seu trabalho admirado.

Marquesca 30/10/2020

Confuso, doido e intrigante
E esse foi o meu primeiro contato com H.P. Lovecraft e achei muito louco, bem sem pé nem cabeça. Esse livro em específico foi difícil de concluir, os contos não faziam tanto sentido. Não sei o que eu esperava quando inicie essa leitura, que eu só peguei para ler por ser uma leitura coletiva. Mas, certeza que esse será um universo que irei explorar, por mais que não tenha entendido muito bem as loucuras de Lovecraft, achei a sua escrita simplesmente maravilhosa.