O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Lelê 15/10/2020

Pensei que fosse gostar mais
Meu primeiro contato com os contos do autor não foi muito satisfatório. Dos seis contos presentes nessa edição, gostei apenas de dois: "O modelo de Pickman" e "O assombro das trevas". Nestes, pude perceber melhor o conceito de terror construído pelo autor e gostei bastante. Os outros contos não me pegaram completamente e fiquei entediada em vários deles. No conto que da nome ao livro, O chamado de Cthulhu é bem gritante o viés racista do autor, ao ponto de ser bem incômodo para alguns leitores. Por fim, foi uma boa experiência conhecer um dos grandes nomes do terror na literatura e entender as diversas menções e referências a ele na cultura pop.

Joana 08/09/2020

É, mais ou menos
Li principalmente pelo conto do chamado do Chthullu, mas não achei tão legal. É meio paradão e eu achei que seria mais assustador. O terror é psicológico, mas ainda assim eu fiquei com um total de zero medo. Mas valeu conhecer o autor.

Wender.Dias 27/08/2020

Meu primeiro contato com H.P Lovecraft.
Destaque para os contos: O chamado de cthullu e Dagon. Gostei bastante desse universo de terror cósmicos. Recheado de mistérios, fiquei intrigado a cada pagina e o desenrolar da história. Pessoas fazendo seita maluca pra se conectar com o "cleitinho". Depois de conhecê-lo ele se conectará a você, e talvez a seita não seja tão maluca assim...

Leo 04/08/2020

H.P. Lovecraft, um gênio.
Com seu estilo de escrita diferente, mexendo um pouco além da consciência humana, te fazendo questionar diariamente o que está acontecendo, mesmo em seus contos mais fantasiosos ele sabe fazer um terror.

Em poucas páginas, em seu conto Os Gatos de Ulthar, ele consegue te colocar no meio de uma história envolvente e que ao termina você fica com aquele leve arrepio na espinha, se questionando como algo tão simples pode ser tão intrigante e com uma aura tão densa e cruel.

O livro se inicia com O Chamado de Cthulhu, um clássico do autor, criando até posteriormente um subgênero dele, o "Mitos de Cthulhu", um termo criado pelo escritor August Derleth para mencionar as criações monstruosas de Lovecraft. Nesse livro inicial você é levado a conhecer a história de um descendente de uma pessoa muito envolvida em um mistério devastador. Mantendo sempre a mística de "será que é real, será que não é" ele vai te envolvendo em uma história e fazendo com que sua imaginação te leve a entender o terror, o medo daquele protagonista, trazendo uma trama crescente e finalizando de uma forma espetacular, uma leitura simples e que te leva a começar a entender o diferencial de Lovecraft, ele sabe mexer com a dúvida e a crença do homem.

Após a introdução a mente de Lovecraft, fiz uma pausa para entender o autor, em seguida fui para o segundo conto, "A música de Erich Zann", um conto bem curto, contudo muito intrigante, você entra na mente do personagem, e com a sua falta de conhecimento para descrever o que vem a escutar, a sua imaginação pode te levar a horizontes distantes com as descrições propositalmente rasas de alguns fatos específicos, contudo o que falta, propositalmente de descrição, ele apresenta de ambientação e entrando na mente do protagonista, trazendo assim uma trama com história cercada de mistério e livre para você imaginar, isso pode ser assustador para sua imaginação.

Depois do conto de Cthulhu, devo admitir que não parei mais, li todos seguidos, então o terceiro conto é "Dagon", trazendo relato de um marinheiro a beira de um problema mental sério, e o decorrer do conto ele vai se aprofundando em como chegou a esse nível de insanidade, aproximando do suicídio, com uma história crescente, ela começa bem tranquila e de repente você se vê em meio a algo estranho, uma vivência que tenho certeza que ninguém gostaria. E aquele final, realmente muito interessante.

O quarto conto é o já citado e comentado "Os Gatos de Ulthar", acho que o mais curto, mas ainda assim não menos perturbador. Devo admitir que é de se abrir um leve sorriso para questionar até onde a mente desse autor vai.

E o próximo conto é "A Casa Abandonada", segunda maior história, muito envolvente, passa por 1 ato de introdução ao medo daquela casa, o centro dessa história, depois ele vai se aprofundando para explicar o medo, dar uma justificativa, tentar entender e o seu final muito interessante.

Todos os contos eles meio que trazem uma aura de arrependimento, de tristeza, de falta de esperança, essa aura ajuda muito na ambientação dos contos de Lovecraft, em alguns momentos você se sente sozinho ali também, vivenciando, o que torna a leitura ainda mais interessante e envolvente. Recomendo muito a leitura para quem gosta do gênero, não é atoa que Lovecraft é considerado um gênio do gênero, percursor de muitas coisas e inspiração de grandes nomes como o de Stephen King.

Nunca entenderei Lovecraft, mas sua leitura é inexplicavelmente maravilhosa.

Kamal.Dehn 28/07/2020

Um clássico
A obra carrega consigo o peso do nome de seu autor. Apesar de ser um clássico, não conseguiu me cativar tanto. Porém é um universo interessante de se mergulhar.

Carolina Del Puppo 17/07/2020

Interessante
Causou uma certa ansiedade em mim, foi agoniante também em algumas partes, e eu estava tão interessada para ler algo de Lovecraft, foi diferente do que eu imaginei mas valeu a pena.

Valério 08/07/2020

Contos extraordinários
Os contos do autor são extraordinários, como entitulei a resenha. Em muitos momentos, até demais. Em outros, de menos. Para nós, que crescemos vendo monstros e terror na TV e no cinema, muitos dos "assombros" criados por H.P. Lovecraft parecem banais e causadores de um temor injustificado em seus personagens.
Não senti o terror que deveria sentir.
Contudo, HP escreve bem, a história desenrola bem.
E, no fim, as 4 estrelas vão mais pela curiosidade histórica e pelo valor literário da obra. Bom. Mas nem tanto.

Brasil Vermelho 30/04/2020

Hype demais
O livro conta que Lovecraft morreu pobre e sem reconhecimento. Apenas em 2005 ele fez sucesso, quando foi publicado um livro com vários contos.

Sobre o livro: o terror é o personagem que passa, não o leitor. Quem lê não está sentindo o horror, mas sim está lendo que o personagem está sentindo o terror da situação.

No conto principal, O Chamado de Cthulhu, ele não detalha como é o monstro. Ele passa o que o herói está sentindo, que apenas diz que é algo inimaginável.

Não dá pra sentir terror assim, não dá pra imaginar algo inimaginável. Não uma obra de terror para o leitor, mas o horror que personagens passam.

Vincent 22/04/2020

Só melhora
Os primeiros contos não impressionam muito mas os dois últimos são espetaculares.

Victor.Hugo 21/04/2020

Recomendo
Pra quem gosta de suspense, mistério e terror, H. P. Lovecraft é considerado pioneiro nesse gênero. Os contos nesse livro, contém todo o ar de suspense, mistério e horror. Em "O Chamado de Cthulhu", algumas partes são até perturbadoras... Mas é uma excelente leitura!!!

raonypimentel 19/04/2020

Receio que H. P. Lovecraft não seja para mim, afinal. Essa coisa de cosmos, universo, galáxia, aliens, não funcionam como terror comigo.
O melhor conto desta coletânea, sem dúvidas, é O chamado de Cthulhu. A sua escrita me lembra, de alguma forma, It - A Coisa, do Stephen King.
Leo 04/08/2020minha estante
King se inspira nele, assumidamente kkkkk realmente lembra.

Everton 22/03/2020

Primeira experiência com Lovercraft! Gostei bastante.

MariBrandão 29/02/2020

Foi meu primeiro contato com o autor, e acho que fui com muita sede ao pote...

Com excessão de dois ou três contos (sendo um deles o único que realmente gostei - O modelo de Pickman) tinha a impressão de estar lendo sempre a mesma coisa. Acho que por conta de um uso de vocabulário muito repetitivo.

Mesmo assim pretendo tentar ler outras coisas do Sr. Lovecraft. Quem sabe tenho mais sorte numa próxima vez.

Emanuel 29/02/2020

Sobre o conto O Chamado de Cthulhu
Existe outros contos no livro, entretanto, pretendo só resenhar O Chamado de Cthulhu.

A narrativa do conto é muito bom. Os relatos somado as opiniões do narrador instiga a leitura. A descrição precisa da escultura de Cthulhu e a cidade dele acima do mar são momentos incríveis da história mostrando o quão Lovecraft é bom como escritor.

Considerando a visão de Lovecraft de que aliens, se existirem, devem ser diferentes tanto fisicamente quanto na forma de pensar a moralidade e em outros aspectos, gosto de imaginar que Cthulhu e sua raça não tem o objetivo de guiar seus discípulos humanos após o fim do mundo causado por eles vendo os humanos, talvez, como apenas seres quaisquer. Por serem tão gigantescos. com aspectos que relacionamos a monstros e com arquitetura diferentes geram espanto, admiração ou até insanidade(que é bem comum na obra lovecraftiana). Alguns associam eles a Deus outros a demónios.

A descrição de Cthulhu não me causou medo, pelo contrário, fiquei impressionado pelo corpo de Cthulhu sem formado por um conjunto de elementos tão diferentes. Contudo, entendo que esse ser com o seu colossal tamanho claramente causaria no minímo medo em um humano que o olhasse e no pior caso causaria a insanidade.

AmadosLivros 13/10/2019

Resenha do Blog Amados Livros
"A emoção mais antiga e mais forte do homem é o medo, e o medo mais antigo e mais forte é o medo do desconhecido" - Howard Phillips Lovecraft.

Hoje é nosso último dia de #OutubroDasTrevas - e obviamente é Halloween - e confesso que este ano a coisa foi meio fraquinha por aqui e pelo canal. Problemas, muitos problemas... Mas deu pelo menos para trazer esta última resenha do mês para vocês, de um livro de contos de terror bem famosos, escritos por ninguém mais, ninguém menos que H. P. Lovecraft. Tive meu primeiro contato com o escritor através de indicações de amigos. Nunca tinha sequer ouvido falar dele há mais ou menos uns dois anos. Aí, somente agora, resolvi ler seus contos. E não sei que diabos eu estava fazendo que demorei tanto!
Esta edição (a qual li em formato ebook) é da editora Hedra, em formato de bolso, e os contos foram traduzidos - bem como uma introdução sobre a obra e vida do autor - por Guilherme da Silva Braga. Aqui estão presentes sete contos de Lovecraft, incluindo o que dá título à obra: Dagon, Ar Frio, O que a lua traz consigo, A música de Erich Zann, O modelo de Pickman, O Assombro das Trevas e O Chamado de Cthulhu (não me pergunte como se pronuncia esse nome, não faço ideia). No final, ainda encontram-se uma carta de H.P. Lovecraft para seu amigo R. Michael, na qual fala sobre sua personalidade e sua vida, e um artigo em que discute o método que empregava na criação de seus contos.

"O corpo enrijecido estava sentado junto à escrivaninha, em frente à janela, e quando os invasores viram os olho fixos, vidrados, e as marcas de horripilante e convulsivo pavor naquela fisionomia contorcida, desviaram o olhar em uma consternação nauseante."

A escrita lovecraftiana é bem angustiante e cheia de tensão. Seus contos são em sua grande maioria de um terror cósmico - desenvolvido por ele mesmo -, e passam um certo desconforto, a angústia começa puxando para o desconhecido para ir aumentando e aumentando, concluindo subitamente - parece uma sinfonia de Beethoven. Também achei sua escrita bastante visual, você meio que consegue visualizar o que ele está dizendo, até o cheiro fétido de muitas das criaturas e lugares descritos é quase possível de sentir. Em Dagon, por exemplo, eu não consegui olhar para a janela do meu quarto a noite toda, ao terminá-lo. Sua escrita é também bastante rebuscada e muitas vezes tive de consultar algumas palavras que nunca tinha ouvido falar no dicionário do kindle (e-reader é vida ♥ mas ainda prefiro o livro físico).

"Uma cabeça polpuda, com tentáculos, colmava um corpo grotesco e escamoso, com asas rudimentares; mas era a silhueta da figura o que a tornava ainda mais horrenda. Atrás da figura aparecia a vaga sugestão de um cenário arquitetônico ciclópico."

Não são exatamente contos de sustos, muito se engana quem confunde terror com suspense. O sobrenatural aqui também não algo que dá as caras o tempo todo, o terror fica mesmo por conta do drama de não se saber com o que se está lidando. Meus contos preferidos foram Dagon, O Modelo de Pickman - ambos me deixaram com receio de dormir -, O Assombro das Trevas e O Chamado de Cthulhu (inclusive Assombro é citado no começo deste e achei ótimo a editora colocar nessa ordem). Ar Frio também foi bastante interessante, eu jamais imaginaria o final que ele teve. Quanto ao monstrengo mais popular do escritor, finalmente entendi o porquê dessa popularidade; não é que o monstro te assuste (como falei, o susto é raro aqui), mas a riqueza de detalhes - os cultos aos Anciões, ao ser mítico e caótico, o fato das pessoas que sabem demais morrerem "do nada", a loucura que acometem os poetas e artistas durante a suposta ascensão de Cthulhu, o "horror que veio do barro", são de roer as unhas.

"A repulsa aguarda e sonha nas profundezas, e a decadência espalha-se pelas frágeis cidades dos homens."

Já em O Modelo de Pickman, as ilustrações bizarras do pintor são de arrepiar. Você consegue visualizar, sem figura alguma no livro, os seres demoníacos saídos de qualquer buraco das trevas, que Pickman desenhava - ai a pessoa tem um belo de um buraco na parede do lado da cama, tem como dormir? Não tem, gente! O final me surpreendeu, principalmente porque a gente acaba por compartilhar dos sentimentos do protagonista.

"Mas um dia a compreensão ampla de todo esse conhecimento dissociado revelará terríveis panoramas da realidade e do pavoroso lugar que nela ocupamos, de modo que ou enlouqueceremos com a revelação ou então fugiremos dessa luz fatal em direção à paz e ao sossego de uma nova idade das trevas."

O Assombro das Trevas me pareceu ser maior que O Chamado de Cthulhu, por sua tamanha complexidade. O conto é sobre um historiador que se sente atraído por uma construção sacra abandonada que ele observa da janela de seu quarto. Um dia ele decide explorar o local e lá ele encontra algo terrível e assustador. E aí passa a ficar cada dia mais obcecado pelo lugar ao ponto de enlouquecer; enquanto isso, sua visita parece ter despertado tudo que havia de ruim armazenado naquele lugar. Angústia total aqui!

"(...)Tudo que é anormal suscita aversão, desconfiança e medo."

Enfim, esta edição da Hedra foi muito prazerosa de se ler. Pequena, é ótima para quem deseja apenas iniciar os caminhos nos trabalhos do escritor, assim como foi comigo. Em breve pretendo ler mais coisas dele. O Chamado de Cthulhu e Outros Contos é uma ótima coletânea e gostei muito das histórias tensas e angustiantes, repletas de terrores ancestrais e indizíveis. Pena que o escritor só teve seu trabalho reconhecido depois de morto. Mas pelo menos ele serviu bastante para influenciar o terror tanto em escritores futuros quando em outras artes, como cinema e até mesmos jogos, do gênero. Boa leitura!

site: http://amadoslivros.blogspot.com/2017/10/livro-o-chamado-de-cthulhu-e-outros.html