O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Matheus Cruvinel 16/08/2017

Histórico
A ausência total de diálogos me incomoda demais, porque torna a leitura meio inverossímil ao ponto de, as vezes, eu não me sentir nos contos. Mas independente disso, o horror que tudo que o Lovecraft escreve é histórico. É fácil enxergar o tamanho da influência que ele teve em muita produção atual, na literatura e no cinema.

PS: Uma das histórias dessa coletânea chama a criatura de "Coisa", com letra maiúscula. E não há ninguém que se inspire mais nele do que o King. Não consigo descartar que tenha relação.

Enfim, sensacional.

Caique Apolinário | Cappuccino Cast 13/07/2017

O Inominável mestre do terror profundo Lovecraft...
Se prepare para conhecer algumas das maiores obras primas de Howard Phillips Lovecraft, o mestre dos terrores inomináveis e indescritíveis de monstros em posições vis e que despertam a pequenez dos homens em meio a imundície e a mutabilidade cósmica...

Dagon

Um dos primeiros contos de Lovecraft em sua nova fase como escritor de ficção fantástica. Nele, vemos como toda a loucura e histeria que afligem um homem centrado, tem como origem uma situação do acaso cheia de terrores. É um conto curto, porém, traz traços da literatura clássica do escritor que com palavras com aspectos líricos, apresenta um acontecimento totalmente traumático na vida de um naufrago.

Ar frio

Neste relato cheio de suspense, é explorada a imaginação em volta dos vizinhos excêntricos. Mesmo com muito ceticismo por parte do protagonista, é difícil duvidar de certas coisas quando evidências cada vez mais fortes são colocadas em pauta. HPL aqui traz uma estória totalmente dinâmica e envolvente com tensão muito bem desenvolvida.

O que a lua traz consigo

O que começa como um relato despretensioso e sem grandes ambições, se transforma em algo totalmente inesperado quando algo indescritível aparece da forma mais repentina possível. Apesar de bem curto, e não trazer grandes desenvolvimentos, o terror que aparece como um pesadelo é bem feito.

Leia mais em http://www.bookstimebrasil.com.br

A música de Erich Zann

Um dos melhores contos da coletânea, traz consigo um conto muito bem elaborado e traz um diferencial interessante. Não é visto diretamente o grande mal da vez, entretanto, ele tem sua presença sentida de forma profunda e avassaladora ao final da estória. Expectativas são geradas e são frustradas sem dó, trazendo ainda mais suspense para a trama.

O modelo de Pickman

Mais uma estória sendo contada em primeira pessoa, nos dando mais proximidade aos acontecimentos, nos dá uma noção muito boa do estranho e inesperado acontecendo em um meio criativo, como é o ramo de pintura. Novamente, HPL não traz o obvio para o leitor, mas coloca uma situação no caminho do protagonista em que com certeza a sua insanidade seria colocada à prova.

O assombro das trevas

A escala da coleção de contos aumenta repentinamente quando um curioso homem começa a se fazer perguntas quanto a uma igreja que fica em uma cidade isolada. Os relatos sobre os acontecimentos para que a igreja continue isolada são sombrios e parecem bem inventivos. Doravante, o curioso protagonista adentra a estrutura antiga e precária e se assombra com suas descobertas, vivendo agora em perseguição psicológica intensa sobre o que pode sair da escuridão sombria e repugnante da igreja.

O Chamado de Cthulhu

O conto mais famoso do autor fecha o livro com chave de ouro ao mostrar todo o seu talento ao colocar relatos à toda prova do terror supremo que está no subterrâneo marítimo. Ao observar todo o desespero de seu tio ao investigar causos sobrenaturais envoltos de sonhos e artes esculpidas em barro de um monstro vil.

A edição ainda fecha com uma carta escrita pelo próprio autor contando um pouco mais sobre sua vida, escrita e contos. Além de uma didática nota sobre a escrita da ficção fantástica que Lovecraft adota, ajudando outras pessoas que desejam seguir seus passos.

O aclamado Lovecraft mostra como é um excelente escritor ao mostrar terrores que moram no imaginário de personagens, em sonhos perturbados e tensões afloradas. O desconhecido é algo inexplorado, e por isso, é um prato cheio para estórias de terror e suspense do escritor. Mais um clássico que deve entrar em sua estante, se tiver coragem...

Leia mais em http://www.bookstimebrasil.com.br

site: Leia mais em http://www.bookstimebrasil.com.br

Marieliton M. B. 13/07/2017

Quando o medo do desconhecido não assusta
Este livro, apesar de curto, abrange obras das diferentes fases do autor H. P. Lovecraft, seja de início de carreira (Drogon), como as do final dela (O Assombro das Trevas). Sem falar de, talvez, o seu maior clássico que também dá título ao livro: O Chamado de Cthulhu.

Lovecraft é hoje conhecido como um dos maiores autores de ficção científica, horror e suspense. Essa foi a minha primeira leitura de uma obra deste autor e devo confessar que não achei seus contos essa Coca-Cola toda não. 8/

Até mesmo o grande clássico O Chamado de Cthulhu me pareceu um conto bem desenvolvido, mas nada surpreendente ou que fizesse jus à sua enorme fama. E olha que li o livro sem expectativa alguma.

Apesar de alguns contos me soarem um pouco bobos e previsíveis em seus finais, sempre levei em consideração a época em que eles foram escritos. Logo, procurei ler eles com uma “suspensão de descrença” maior. Mas apesar disso, não me senti impactado por nenhum conto. Nesse quesito, prefiro bem mais as obras do Edgar Allan Poe.

O maior destaque nesse livro, pra mim, fica por conta da mini autobiografia escrita pelo autor, como também, um resumo feito por ele, contado sobre o processo de escrita de seus contos. Achei bem interessante ver o próprio autor descrevendo seu método criativo.

Carlos.Santos 21/06/2017

HORROR CÓSMICO
Lovecraft é considerado o mestre do terror cósmico: ou seja, nesse gênero de narrativa o ser humano é um mero figurante diante da grandeza do universo. O papel central que ele acha desempenhar na existência, não significa nada perto dos seres que habitam o cosmo e a própria Terra há milhares de anos.

O Chamado do Cthulhu (Cthulhu é propositadamente impronunciável. Eu chamo de CUTULU) é uma das poucas histórias que me deixaram realmente assustado. Tudo começa quando um rapaz recebe de herança de seu falecido tio - um pesquisador de línguas e culturas antigas - manuscritos e pesquisas sobre um certo culto - de pequeno porte - ,porém, que sobrevive há séculos em diversas partes da Terra. Curioso, ele investiga a fundo essa história e acaba encontrando algo inimaginável.

Lovecraft conseguiu me fisgar com esse enredo. Muitos reclamam da maneira como ele escreve - sempre em primeira pessoa e repleto de adjetivos - no entanto, quem está acostumado com literatura mais antiga não vai achar tão estranho assim. O fato é que a ideia de cosmicidade me fascina desde que vi o Space Jockey no primeiro filme da franquia Alien. Todo aquele ambiente, aquela criatura, a nave perdida, o homo sapiens como ser "descartável" perto do que acontece, tudo remete a Lovecraft e Cthulhu.

O relato do velho marinheiro que encerra a história é de uma angústia ímpar, finalizando com chave de ouro uma obra que influenciou desde os animes até grandes produções de hollywood. Pena que Lovecraft tenha morrido jovem, pobre e sem ter ideia de que suas histórias seriam um dia reconhecidas.

Isadora 03/05/2017

Nada demais
Eu estava com receio de ler esse livro. RECEIO. Achei que a leitura teria um grau de horror muito grande, por isso estava hesitante.

Depois da leitura, estou muito decepcionada. Eu não achei nenhum pouco assustador ou fora do comum . Os mais interessantes foram Ar Frio e O Chamado de Cthulhu. Mas ainda assim não senti uma grande imersão no universo desses contos.

Percebi que o autor tentava causar espanto falando de criaturas horrendas e bestiais, mas sem uma pegada realmente surreal.

Enfim, achei bem mediano.

Vinna_Alphonse 05/04/2017

Sensacional em todos os sentidos!
Impressionante o que a leitura do primeiro livro de um autor que você sempre quis ler provoca em você. Já comprei mais um livro para ter acesso a mais e mais contos deste gênio. Acho que vou compensar os anos de atraso. A propósito, o melhor conto disparado é: A música de Erich Zann.

Luís 02/04/2017

Horror verdadeiro
É fenomenal a atmosfera que Lovecraft cria, você consegue enxergar os lugares tenebrosos e malignos do qual ele descreve com uma riqueza de detalhes assustadora! Os contos são muito envolventes e escritos de forma sucinta(sem perder a qualidade) Sempre imprevisíveis e eletrizantes. Apesar de já ter uma ''bagagem'' literária grande com este gênero, nunca antes de conhecer a obra de Lovecraft eu havia sentido medo ou alguma sensação parecida em um história/conto de terror.

Resenhando Com Luke ® 09/03/2017

O Chamado de Chlutlu
Sempre tive muita, mais muita vontade mesmo de ler os contos sobre o Chlutlu. Principalmente: O Chamado que é o primeiro conto de Lovercraft que aborda a criatura e acabei escolhendo essa coletânea para ler.
A Coletânea é separada em 7 Capítulos cada um com um conto, iniciando com uma Introdução Espetacular falando um pouco sobre Esse autor que tanto influenciou e influencia escritores das antigas e atuais.

A Introdução fala desde sua infância, conta como era Craft quando era apenas um garoto, mostra que desde pequeno ele já tinha o dom pra escrita.
Uma coisa que não sabia é que me deixou muito triste foi saber que o conhecimento genuíno demorou muito a chegar e Lovercraft não pode ver isso acontecer.

Ele perdeu o pai muito jovem e a mãe devido a uma cirurgia mal executada anos depois. O que o deixou mais recluso do que já era. Porém Lovercraft não parava de escrever seus contos e vende-los tentando se manter.

Não conseguiu se manter e voltou a morar com a tia.
Já na fase adulta ficou doente e precisaria de uma cirurgia pra ficar melhor. Com medi de fazer a cirurgia, pois foi o modo como sua mãe morreu, optou por não faze-la. Quando as dores por conta da doença estavam insuportáveis, resolver fazer a cirurgia, porém já era tarde e Lovercraft morre sem ao menos ver seus contos sendo reconhecidos e seu nome ficar no "Hall da Fama da Literatura do Horror".

Somente em 2005 muitos anos depois as Obras de Lovercraft foram reconhecidas e seu nome ficou reconhecido no mundo inteiro até os dias de hoje.

Seus contos já inspiraram diversos escritores como Stephen King e deu origem a filmes e jogos de consoles e computador.
Agora vamos a Coletânea com um rapido relato sobre alguns dos contos:

Dagon

Um náufrago, após muito tempo a deriva no mar acaba desmaiando em seu pequeno barco, ao acordar se depara com uma ilha em meio a um pântano, decide então ver onde está.
O que não foi uma boa ideia..
Ótimo conto, meu primeiro de Lovercraft apesar de rápido cada passo do personagem é um calafrio na espinha de quem lê!

Ar Frio

Esse conto fala sobre um homem que tinha uma doença que acabaria o matando, porém em seu condomínio descobre um vizinho médico que lhe daria a cura. Logo depois acaba venerando o sujeito por ter salvo sua vida e a partir daí descobre mais coisas sobre o médico, suas manias esquisitas e o forte equipamento de refrigeração de seu quarto

O Som das Trevas

Em uma cidade há uma igreja que a tempos foi abandonada. A mesma logo criou a fama de ser mal assombrada devido a diversas coisas que ocorreram na cidade desde que a mesma foi construída.

Robert Blake um destemido repórter quis verificar a grande igreja e verificar se a história procedia...
Conto que mais me assustou até agora. A áurea de suspense que Lovercraft coloca em cada cena de seus contos faz o sangue gelar.

O Chamado de Chlutlu

Não é a toa que esse seja o conto mais famoso de Lovercraft. Nele o autor conseguiu criar um monstro tão terrivelmente horrível que é quase impossível imaginá-lo sem que suas pernas comecem a bambear, ele cria em poucas páginas uma história incrível sobre uma ceita que venera um ser desde o início dos tempos.

O conto assim como a maioria é transmitido através de cartas, relatos e entrevistas contada principalmente pelo historiador que quis ir até o final da história que pesquisou durante anos.

O Monstro mais incrível de todos os contos de Lovercraft. Chlutlu é a mistura do fantástico com o terrível!
Ótimo livro apesar das linguagem que é abordada até pelo século que ele viveu. Confesso que fiquei perdido com algumas palavras que nunca tinha visto em livro algum, o dicionário ficou ao meu lado a todo momento.

Luke Novaes
Resenhando Com Luke ®

Marcos Fontes 16/02/2017

Meu primeiro contato.
Esse foi meu primeiro contato com Lovecraft e confesso que esperava muito mais, principalmente do conto que dá nome ao livro e acredito ser o mais famoso, mas fiquei um tanto decepcionado. A linguagem é muito rebuscada, o que fez com que eu tivesse que voltar e reler certos trechos ao me encontrar perdido na história. Enfim, mesmo com essa leve decepção, não desisti do autor e pretendo ler outros escritos do mesmo! A propósito, O Modelo de Pickman foi o meu conto preferido!

Damien Willis 28/01/2017

Apesar do enorme carinho aos contos de terror cósmicos — a especialidade de H.P. Lovecraft — talvez o conto que mais me trouxe sensações ruins fora O modelo de Pickman, com seu horror próximo do que vemos na mitologia cristã, pois trata de seres horrendos mais para o lado "diabólico" do que "cósmico".

Outro conto interessantíssimo se chama O assombro das trevas, pois você é tomado pela curiosidade e pelo espírito investigativo daquele que é narrado, Robert Blake, numa história que mais se aproxima do que se vê em O Chamado de Cthulhu. Aspectos desta obra em particular me parecem reconhecível em vários filmes - como uma fórmula exaustivamente replicada - dos quais nenhum nome em especial me vem à mente.

Falando no diab..., ops, no Cthulhu e seu chamado, como disse em um review menor, já havia lido tal conto, mas não tinha a intenção de pulá-lo - encararia os relatos ciclópicos mais uma vez, nem que a tormenta e a loucura me fizessem prisioneiro. Só que desta vez eu fiquei com uma pulga atrás da orelha, algo que não havia sequer notado anteriormente. Algo próprio da personalidade, do julgo do autor: impressão minha ou Lovecraft descreve os "mestiços" como as criaturas mais vis da face Terra? Não é uma acusação em si, mas parece que, neste conto, não poupa adjetivos ruins para descrevê-los... - aqui cabe a interpretação, a sensibilidade e a tendência de cada leitor, mas em outros contos e mesmo cartas, é mais explícito em suas opiniões, que não se limitam à "pele escura".

Alguns contos são menos impressionáveis, mas bons mesmo assim, porém deixemos as avaliações pormenorizadas para alguma Antologia.

Everson Rodrigues 28/12/2016

Leitura rica em poética e imaginação, porém longe de ser perfeita.
Todo grande fã de literatura de terror contemporânea já esbarrou alguma vez no nome "Lovecraft" e sua fama de pioneiro no gênero. Fui sedento lê-lo e, ao final, confesso que de certa forma esperava que ele fosse uma autor mais completo, mais diverso. É de se reconhecer e até aplaudir a riqueza imaginativa de seus contos. De fato, alguns possuem uma mitologia embasada e bem estruturada e, outros, apenas como contos de horror, conseguem por meio de um realismo na linguagem, tornar a sensação de horror palpável, real. Porém, essas qualidades não tornam Lovecraft (pelo menos nessa coletânea) um autor invicto. Ele é um autor que possui certos defeitos bem visíveis, e o que mais me incomodou foi notar uma fórmula pronta em praticamente todos os contos do livro: (o conto começa lento, com excesso de detalhes e não progride na dinâmica até chegar um clímax brusco, um susto, que pega o leitor de surpresa e mostra o fantástico, finalizando o conto). A riqueza imaginativa do enredo em alguns deles até obscurece essa robotização, mas em uns isso deixou uma monotonia grande e a famoso "susto" às vezes não é tão impactante e climático. A linguagem rebuscada ora atrapalha a leitura, ora aumenta o clima de mistério. E o mesmo digo sobre o detalhismo. Em alguns contos isso aumentou a tensão pois dava um aspecto físico ao terror do conto. Em outros foi pura encheção de linguiça até o clímax aparecer.

Melhores contos: O modelo de Pickman (cenas de um detalhismo brilhante e assombroso), Dagon (curto, instigante, com um terror gradual), O Chamado de Cthulhu (o clássico que é bem estruturado e tem um final marcante).

Jorge.Jacoh 25/11/2016

Um clássico
Dizem que o sentimento mais primitivo do homem é o Medo. E o desconhecido é um prato cheio nas narrativas de Lovecraft. Um clássico do horror para mentes mais refinadas.

Pri 15/11/2016

{Resenha} O chamado de Cthulhu e outros contos - Blog As Meninas que leem livros
Sou apaixonada pelo horror e suspense. Vi muito de Stephen King, por exemplo. Li ainda mais. Poe, também. Tá, minha experiência resume-se mais a esses autores.
Este pequeno livro foi meu primeiro contato com Lovecraft assim, a fundo. Cheguei a começar a jogar um RPG narrado por um amigo baseado nos contos do autor, mas não completamos, foi aí que li um pouco mais sobre ele. E, quando a Hedra nos deus a oportunidade de ler os diversos contos publicados, eu fiquei muito contente e me esbaldei.

Aí... Bem, acho bom falar um pouco de Lovecraft, pois não são muitos que o conhecem ou a sua obra. E nisso o livro já começou acertando, pois Guilherme acerta uma bolona ao apresentar o autor ao leitor incauto. Ligue sua playlist mais sombria e venha adentrar neste universo conosco!
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/09/resenhao-chamado-de-cthulhu-e-outros.html

anacgfp 28/08/2016

achei interessante e fantastico. me ajudou bastante.