O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

JP_Felix 11/09/2019

Curioso
Confesso que boio bastante ao decorrer dos contos, mas todos são bem interessantes e bem feitos.

Elton.Lopes 20/08/2019

Esse livro me surpreendeu. Apesar da escrita rebuscada, existe um grau de sofisticação que excede qualquer problema com palavras complexas. Apesar de sempre ouvir as melhores referências sobre o conto barra noveleta: o chamado de (espera, é melhor nao nominar o inominável). Oconto que mais gostei desse livro foi o modelo de Pickman (acho que é assim que se escreve). Para quem ainda não leu, não se deixe intimidar por comentários como: "Lovecraft é literatura de horror". O horror senhores, também é arte.
Elton.Lopes 20/08/2019minha estante
Que bom que voce gostou da minha resenha. Valeu!

JD 31/07/2019

Clássico Inominável
O Chamado de Cthulhu e Outros Contos.
De Howard Phillips Lovecraft.
Começamos com "Dagon", o relato de um fugitivo das forças navais alemã, à beira do suicídio, onde tentou diversas drogas incluindo morfina pra tentar esquecer da loucura que vivenciou ao partir ao Pacífico à dentro, encontrando uma misteriosa ilha que transforma pra sempre sua vida para horror e caos; em "Ar Frio", um relato de um inquilino de um velho apartamento, faz amizade com um médico que vive num tratamento estranho em seu apartamento à base de baixa temperatura para evitar supostos sintomas de uma doença, que na verdade se trata de um experimento pós morten tenebroso. Em "O que a Lua traz Consigo" revela um ser primevo e o poder natural e horrendo do ciclo da vida e da morte, através de uma visão de uma pessoa num córrego margeado por um jardim de flores narcóticas e 'lótus falantes'. Em "A Música de Erich Zann" presenciamos mais um devaneio, loucura ou força sobrenatural, encare como queira, mas a rua íngreme buscada pela narrador nunca existiu, nem o velho mudo que tocava seu arco, nem a sótão em que vivia e produzia uma entonação cântica única e exclusiva, nem as forças frias e tenebrosas que não o deixaram saber a verdade do velho mudo, muito mesmo do abismo das trevas sem fim observado unicamente pela janela mais alta da cidade, onde a verdadeira entidade maligna comunicava-se através da música de Zann. Seguimos pro relato de Thumber sobre seu amigo, artista plástico, desconsiderado na academia de belas artes e definido por um outro amigo como 'tobogã da evolução reversa' devido às suas ideias e obras substancialmente macabras. "O Modelo de Pickman" pintou 'os fogos do inferno em pigmento' e ao final, reconhecemos a natureza do artista e o verdadeiro modelo de obras que degradam o invólucro mortal. Em "O Assombro das Trevas", Robert Blake procura inspiração, como escritor e pintor, numa cidade pacata chamada Federal Hill, até ser atraído por uma antiquíssima e maligna igreja fundada por um egípcio cultuador de entidades das trevas, imóvel este em que até aves do entardecer evitam os coruchéus. Uma força maior e puramente inominável agora atrai Blake, em sonhos, em pensamentos, em sonambulismo e em vontade própria. Yog sothoth, Azathoth, Shaggai, Yuggoth, Nyarlathotep. E o clássico "O Chamado de Cthulhu", onde o tio Angell teve uma morte súbita e guardava em sua coleção de antiguidades uma caixa misteriosa com runas e hieróglifos incomuns, junto dela havia dois manuscritos de estudo, onde o primeiro indicaria o relato de um estudante com sonhos e delírios febris com um som descomunal e uma cidade com um ser inominável, junto com centenas de outros relatos ao redor do planeta, com os mesmos indícios e período de tempo; e o relato de um oficial à uma inspeção num pântano com ritos vodu encontra uma relíquia mística e um senhor com revelações execrandas dos Ansiões que abitavam a terra em éons imemoriais, além ainda do manuscrito deixado por um capitão de um navio naufragado por uma besta inenarrável, organizando os fatos num quebra cabeça perfeito e abominável.

Edson Camara 25/05/2019

Prepare-se para ter bons sustos e boas surpresas aterrorizantes.
Esta edição da Hedra organizada e traduzida por Guilherme da Silva Braga, traz 7 contos escritos entre 1917 e 1928.
Ler Lovecraft requer uma grande dose de concentração e as ve\es paciência, seu relato, em primeira pessoa garante uma aproximação íntima com seus personagens, mas por ser muito prolixo, muitas vezes é necessário reler um trecho para entender. Esta coleção é uma amostra do talento excepcional deste homem como escritor de literatura fantástica, talento que nem ele próprio reconhecia enquanto vivo.

Dagon é o primeiro conto do livro relata a história de um marujo que perdido após um naufrágio encontra uma ilha no meio do Pacífico habitada por este Deus meio peixe meio homem. Verdade ou alucinação, isso só Lovecraft sabia. Como a maioria de seus contos, o leitor fica no escuro ao concluir.

Ar frio é composto de 10 páginas aterrorizantes. este conto, certamente influenciou Stephen King, só uma imaginação de outra dimensão sairia com uma ideia destas.
O enredo relata a história de um médico maluco que esconde um segredo horrível, morador de uma pensão precisa manter seu quarto refrigerado abaixo de zero. Quando um acidente ocorre e impede a refrigeração, o segredo terrível é revelado.
Este é um dos melhores trabalhos de Lovecraft fora da ficção científica, horror e suspense puro da melhor qualidade.

O conto “O que a lua traz consigo” deve ter sido criado após um baita pesadelo, só pode ser, nenhum ser humano normal é capaz de imaginar um terror tão profundo descrito em apenas duas páginas e meia.

A música de Erich Zahn é sem dúvida um dos melhores contos do livro, pelo menos é claro, é perceptível e é compreensível, tanto o roteiro como os personagens.
Eric Zahn era um músico que duelava com as criaturas da noite tocando cada vez mais alto até seu último momento. O narrador que fugiu no último concerto particular não conseguiu mais encontrar nem a rua, nem a casa e tampouco o músico Éric Zahn.
E assim termina o conto narrado em primeira pessoa deixando o leitor mais uma vez sem entender se o ocorrido foi alucinação ou fato.

O conto, “O modelo de Pickman”, conta a história de um pintor muito talentoso especializado em retratar criaturas sobrenaturais, o narrador, ficava intrigado e admirado de como sua incrível imaginação criava imagens terríveis de criaturas meio cão, meio gente
Até que ao chegar no ateliê deu de encontrar uma imagem que corroborava o terror, só que a imagem do modelo do pintor era na verdade uma fotografia.
O “Assombro das trevas” é em minha opinião o melhor conto do livro e um dos melhores do autor, é o primeiro conto que leio não escrito em primeira pessoa, conta a história de um artista, pintor e escritor chamado Blake que mudou-se para um apartamento em uma vizinhança estranha em um busca de inspiração para suas obras, certo dia olhando pela janela, viu um igreja abandonada, resolveu explorar o local, O que ele encontrou na igreja abandonada o encheu de medo e pavor, mas curiosidade fez com criasse uma sintonia com um ser sobrenatural que habitava o local.
O enredo deste conto é recheado de suspense e agonia, prepare-se para ter alguns sobressaltos durante a leitura. É terror puro da mai alta linhagem. O final, como peculiar de Lovecraft, é surpreendente e previsível ao mesmo tempo.

Finalmente chegamos ao conto que dá título ao livro: “O chamado de Cthulhu” é um conto um pouco mais longo, narrado em primeira pessoa, com uma linha mestra muito bem costurada e com muitos personagens e locações. Foi filmado em 2005, eu não assisti, mas tenho certeza que deve ser aterrorizante.
Chuthulu é uma entidade que aterroriza pessoas em seus pesadelos e em realidade, há muitas passagens de experiências contadas por sobreviventes deste monstro gigante, o encontro final entre o narrador e o monstro, a luta, a perseguição e fuga é literatura fantástica que você lê sem tirar os olhos até a última palavra.A descrição do monstro é perfeita e fácil de visualizar, mas há muitas fontes visuais disponíveis na internet.

O livro ainda traz um apêndice composto de uma carta de Lovecraft a R. Michael com uma pequena biografia de próprio punho do autor e uma nota póstuma do próprio Lovecraft contando como planejava, estruturava e escrevia seus contos.

leitura obrigatória para fãs de terror e de Lovecraft.
Caio 26/05/2019minha estante
Que resenha fantástica. Quero mt ler Lovecraft logo vou comprar um livro dele no sebo. vlw mesmo.

Estela 12/01/2019

3.5
Achei interessante,me fez sair da minha zona de conforto,apesar de eu não ter me conectado logo de cara com os contos.Dentre eles tiverem 2 que para mim se destacaram e foram melhores,(O chamado do Cthulhu e Ar frio), provavelmente lerei mais do autor..

Na Literatura Selvagem 15/12/2018

contos perturbadores
Publicado pela Editora Hedra, O chamado de Cthulu e outros contos é um compilado de histórias de H. P. Lovecraft, escritas ao longo de sua vida, e tem no titulo que nomeia o livro, uma de suas mais famosas obras primas, que trouxe o gênero de horror cósmico ao público que ansiava por descrições assustadoras e convidativas. Ainda temos um apêndice que contem uma carta escrita por Lovecraft a um amigo, contando um pouco de sua personalidade e gostos sobre arte, literatura e suas criações.

A todo apaixonado por leituras de cunho horrorífico, é indispensável ter essa obra em mãos, que nos apresenta contos como Dagon, O que a lua traz consigo e A música de Erich Zann, considerada uma de suas melhores narrativas.

leia mais em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/05/o-chamado-de-cthulhu-e-outros-contos.html

Raul113 12/11/2018

O CHAMADO DE CHTULHU DE H. P. LOVECRAFT
O chamado de Chutulhu é um daqueles contos de terror arrepiantes, que deixam seu cabelo em pé. Mas, mesmo que esse tipo de enredo se apegue a ideologias fantásticas e ficcionistas, ele também demonstra o poder que a literatura tem de agir como espelho da nossa realidade, pois são carregados de verossimilhanças tão próximas ao mundo real que os tornam assustadoramente precisos, principalmente em relação ao comportamento humano e a capacidade das pessoas para bem ou para o mal. É dessa forma que o universo hostil, fantasmagórico e obscuro de H. P. Lovecraft se mistura com o nosso de uma forma, ao mesmo tempo, maravilhosa e terrivelmente assustadora.

Esse é um daqueles contos que você vai ler várias vezes na vida, pelo menos se você gosta desse tipo de história ou é de alguma forma impressionável com elas, porém talvez nem todos se interessem por ele, acredito que isso dependerá do seu nível de ceticismo. No meu caso, devo admitir que faço parte dessa porcentagem de pessoas que sentem uma atração para esse tipo de conto, mesmo sendo uma pessoa bastante impressionável. Durante a leitura, sempre que percebia que estava sozinho eu parava de ler e isso aconteceu várias vezes ao longo do texto. As descrições de Lovecraft sobre os lugares e pessoas são muito precisas e cheias de detalhes, contudo o que mais me assusta é a sutileza macabra com a qual ele detalha e descreve o âmago mais obscuro dos seres humanos, demonstrando nossa capacidade assustadora para fazer coisas terríveis.

Esse conto é um dos meus favoritos desse autor, embora ele me impressione mais toda vez que o leio e me faça passar dias remoendo a leitura depois de termina-la. No entanto, é também aquele tipo de conto que vale sempre a pena reler ou relembrar, pois ele nos transmite muito mais que apenas sensações de medo e angustia, pois nos faz, de certa forma, refletir sobre o mundo e as pessoas. H. P. Lovecraft a seu modo me lembra muito de Edgar Allan Poe, no que concerne ao modo como os dois encaram o mundo a sua volta, talvez seja por isso que eu goste tanto dos dois.

Raul G. M. Silva

Tracy 07/11/2018

Interessante!
Gostei bastante. Ar Frio e A Música de Erich Zann foram os contos que mais gostei. Vale a leitura!

Tracy 07/11/2018

Interessante!

Paulinha 04/11/2018

O Chamado de Cthulhu e Outros contos
Contos bem escritos, uma imaginação implacável, mas não achei aterrorizante como dizem. Tiveram dois contos que deram um arrepiozinho rs

Ilmar 23/05/2018

O chamado de Cthulhu e outros contos
É minha primeira experiência com os contos do autor. Só ouvia falar e pegava algumas referências em séries, HQs e jogos.
Ler os contos me fez pensar em como seria um romance dele.
Agora já faz mais sentido a expressão Universo Lovecraftiano.

@livrodores 11/01/2018

Cthulhu
Eu já havia lido alguns contos de Lovecraft porém foi uma leitura árdua, não conseguia me concentrar, lia e relia diversas vezes e cada vez mais a história parecia fugir do meu entendimento, logo fiquei receosa com essa leitura que já conhecia a respeito mais adiava, o que a leitura em dupla ajudou dando esse empurrãozinho rsrsrs
??????
A edição é muito bacana, apresentando mais sobre o autor do qual eu não conhecia muito. Contém mais contos sobre diversos assuntos, o que me chamou a atenção são os finais às vezes sujetivos o que nos leva a imaginação. Em relação ao temido Cthulhu (e aos outros contos também) não senti nenhum medo, pois terror bom tem que dar um medinho, né? Kkkk
De todo modo, gostei de poder conhecer sobre.

ReinaldoFerraz 17/11/2017

Ótimos contos de narrativas densas
Uma ótima seleção de contos, especialmente pelo " O chamado de Cthulhu" que eu tinha muita curiosidade em conhecer e gostei muito. A narrativa é muito densa e as vezes da para se perder em certos contos, mas a forma de colocar o medo é os finais de alguns contos são surpreendentes. Matei uma pendência com prazer.

Lari 11/10/2017

Como eu amo a escrita do Lovecraft. Fico na fissura pra saber o que vai acontecer. De 7 contos, 5 ficaram um bom tempo em minha mente após a leitura, e ainda ficam.
Crys 28/06/2018minha estante
Ar Frio e o Modelo de Pickman são impactantes.

Lari 30/06/2018minha estante
Sim!