Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

wsx.lipe 08/04/2024

Esse pede uma resenha
Primeiramente, como alguém pode fazer um livro tão tocante?Eu simplesmente adorei acompanhar a história dos dois pombinhos, e que história viu.

geralmente, demoro bem mais tempo pra ler um livro de romance, porém quando se trata de romance lgbt eu leio como se não houvesse amanhã, que foi o caso desse livro. Li em exatos três dias de tão bom que é ???.

amei o jeito que o autor soube manipular o fato da sociedade ser tão homofóbica e como o Ari e o Dante enfrentaram isso e acabaram juntinhos no final. Juro que o final desse livro me fez dar um grito que acordou o bairro inteiro.

gostaria de acrescentar que o Ari e o Dante precisam me adotar, são meus pais mano ??.

já tô com um grau de ansiedade imenso pra ler o segundo livro, e sinceramente, espero que seja tão bom ou melhor quanto esse.

gabe leitor's version 07/04/2024

Ari e Dante Descobrem os Segredos do Universo e são LINDOS
Que belíssima forma de começar as leituras do ano: descobrindo os segredos do Universo junto com Ari e Dante. Tenho muitas coisas a falar dessa obra prima do Benjamin Alire Sáenz.

Primeiro quero falar de Ari: mais doce que ele pode imaginar, e tão durão quanto ele demonstra. Ari é um personagem incrível, com toda a complexidade de um adolescente muito bem descrita ao longo do livro. O que é legal ver em Ari é a sua curiosidade pelo mundo, principalmente a curiosidade pelo seu próprio mundo, e a forma como ele demonstra isso. Ele tenta encontrar sentido pelas coisas que o rodeia e isso o faz um personagem mais interessante ainda. Ele é engraçado, fofo, com princípios maduros para sua própria idade.

Dante: um jovem doce que, para Ari, ele já sabe todos os segredos do Universo. Mas vamos vendo ao longo do livro que NÃO, ele não sabe, mas que ele ao mesmo tempo que dá sentido às coisas, ele procura outras e outras para dar sentido. Dante é fofo, leve, divertido, decidido e delicado.

E o que me encanta nesse livro é a forma como cada um é curioso pelas coisas, enquanto um é todo em dúvida quanto aos mistérios da vida, o outro adora desbravar e colocar sentido nas coisas, e esse contraste entre os dois que deixa a relação MUITO mais legal que ela já é. Além disso, os dois tentam desvendar seus próprios segredos do seu próprio Universo, isso faz o livro se tornar mais especial.

Devo dizer que esperava um romance LGBT mais do mesmo, mas com dois adolescentes que são apenas diferentes, porém tudo o que é apresentado é apenas uma amizade entre os dois e é exatamente nisso em que está presente o verdadeiro segredo do Universo pessoal de Ari. É lindo, poético, interessante e fofo! Feliz por já ter a continuação e ansioso para assistir ao filme.

silviasssantana 06/04/2024

Mais um hype injustificado
Sinceramente, não sei o motivo de tanta fama. Escrita pobre, personagens mal construídos e história rasa: o combo perfeito da desgraça!

Gabriel 06/04/2024

Resolvi ler após assistir o filme, que gostei muito. É um livro legal, porém com alguns defeitos.

Pontos positivos:
- A história é divertida;
- Personagens cativantes e bem construídos;
- Leitura fluída;
- Alguns momentos emocionantes.

Pontos negativos:
- A escrita é muito rasa. Quase não há descrições de cenários e personagens;
- Diálogos muito confusos. Nem sempre dá pra identificar de quem é a fala;
- Final muito corrido;
- Apesar de ser uma história dos anos 80, há sim uma passagem transfóbica que é problemática e completamente desnecessária;
- Alguns personagens são mal aproveitados (por exemplo, a tia de Ari, que aparece no filme).

No geral, vale a pena a leitura e quero muito ler o segundo livro.

Caio_Rafael 06/04/2024

Uma linda história
Um verdadeiro "Alinhamento Milenar" para quem ama essa música. Emocionante, leve, divertido e maravilhoso.

eliza.strege 05/04/2024

Estou aos prantos
Como pode? como pode essa maravilha e ngm mais fala sobre? eu quase deixei de ler por q tinha ouvido falar que tinha problemáticas no livro( n achei nenhuma)

E SIMPLESMENTE INCRÍVEL, os caps sao minusculos o q faz o livro parecer mto mto rapido de ler, e emocionante e lindo eu qria poder ler pra sempre esse livro!

moanasx 04/04/2024

Não vou dizer q é o melhor livro q já li, tem alguns diálogos confusos em q eu tive q voltar algumas vezes para entender, mas tirando isso é legal. gosto desses livros onde a pessoa se descobre e descobre oq sente. o personagem principal me irritou em vários momentos do livro, mas acho q é pra isso q eles servem

Mamuthie 04/04/2024

Ari e Dante me tocou como eu não esperava ser tocado. Cada detalhe dessa amizade que se torna um grande amor me encantou. Desde seus piores momentos nos verões distintos até os melhores e mais doces momentos vividos juntos e separados.

Lerica 04/04/2024

Esse livro não é sobre filósofos, talvez seja sobre filosofias de vida, um livro que nos ensina a crescer, lidar com as nossas emoções, saber ouvir e principalmente, amar.

Aristóteles e Dante são adolescentes descobrindo o que é a vida e já enfrentam tantos desafios, tantas barreiras e limitações para se firmarem e serem quem são.

maya.sun 04/04/2024

Tão leve, mas tão tocante!
Nunca iria imaginar que uma história poderia me trazer tantos sentimentos como essa, me senti muito feliz, triste e muito gay pelos protagonista kkkk eu como uma pessoa que faz parte da comunidade lgbt+ me sinto muito feliz por ter a oportunidade de ler esta obra incrível!

beaa2 03/04/2024

Eu amei ler esse livro. O Ari e a visão dele das coisas me irritaram a ponto de não gostar tanto dele assim, porém conforme a história avança ele vai evoluindo. Amei o Dante desde a primeira aparição dele, amo a maneira dele enxergar o mundo. É uma história muito linda sobre aceitação com muitas reflexões boas. Para mim, os maiores aprendizado são sobre não guardar as coisas pra sí e apreciar as pessoas que estão em nossas vidas. Eu só não gostei do autor ter deixado para revelar tantas coisas importantes nas últimas páginas do livro, mas de alguma forma pareceu mais coerente os mistérios serem revelados a este ponto da história.

Recomendo muito ??

DannySousahh 03/04/2024

Aristoteles e Dantes Descobrem os Segredos do Universo.
Aceitar quem você é, é uma das mais belas formas de viver e ser feliz.????

O livro não me prendeu logo de cara. Fiquei intrigada e me perguntando o porquê de tanto ódio? Parecia que o único sentimento que o ari conhecia era o ódio e de fato!
Aliás não sei ao certo. Mas na metade pro final o livro me prendeu de tal forma que senti a necessidade de só dormi depois de termina-lo e foi oque aconteceu! O livro é lindo, lindo mesmo. Cheio de possibilidades e tbm de muito amor e aceitação. Me apaixonei pelo dantes e tom pelo Ari. (mas mais pelo dantes kkk) confesso que talvez por longe eu seja um pouco parecida com o Ari, em questão de não falar nada nunca e guardar tudo pra si por medo de algo. E através desse livro vi o quanto é difícil para alguém lidar com alguém como eu e o Ari. e tbm percebi o quanto é difícil ser nós mesmos. Mas o amor é capaz de tudo e a aceitação e uma demonstração de amor verdadeiro. aceitar quem vc é, é umas das mais belas formas de viver e ser feliz.

? Aposto que as vezes é o possível desvendar todos os mistérios do universo na mão de uma pessoa?

Izadora 02/04/2024

Virou meu livro favorito ?
Comecei a ler achando que ia ser só mais m livro, mas sai com mil e um pensamentos, Ari você pensa demais, pra mim não dá ?.

Talitubes 01/04/2024

??
Acho que o final poderia ser melhor, acho que a autora acabou querendo deixar assuntos que precisavam de mais questionamentos em pouco tempo de leitura.
Por conta dessa ?pressa? senti que os sentimentos do Dante não foram mostrados o suficiente para que o leitor captasse mais o que estava acontecendo.
Eu li sem saber sobre o que falava por isso me surpreendi em vários momentos e senti muitas emoções.
Senti uma ligação sentimentos sobre alguns temas desse livro por este motivo e pela escrita ser simplesmente incrível eu irei favoritar.

Ariannys 31/03/2024

Uma história de dois amigos que são polos opostos nos anos 80 tentando descobrir os segredos do universo.
Eu tinha poucas expectativas com este livro. Tinha meses com ele na minha wishlist e sempre ficava deixando pra depois.
Mas foi um livro tão lindo de ler. Eu esperava que fosse algo super gay, mas não foi, foi bem leve, com momentos tristes, alegres e apaixonantes. (E com capítulos curtos, eu amo)
Amei.
Não sei se vou ler o segundo livro porque o final deste foi perfeito e não quero me decepcionar.